Freud e a Psicanálise

Freud e a Psicanálise Carl Gustav Jung

Resenhas - Freud e a Psicanálise

morasca 30/11/2015

THE TRETA HAS BEEN PLANTED
O trabalho dos editores, nessa coleção, foi magistral. Eles conseguem marcar bem a evolução do pensamento de Jung, especialmente no que concerne à definição de libido. Os artigos foram reunidos de acordo com a concordância (ou não) dele com Freud. No início, Jung junta suas forças com a de seu mestre, tentando destacar a contribuição de Freud na esfera do inconsciente; pelo meio, Jung já traz ressalvas ao trabalho de Freud, e o leitor percebe o gradual distanciamento teórico entre as duas visões. No entanto, achei particularmente que o que Jung fez foi ampliar o prisma no que concerne à própria metodologia da psicanálise. A questão da causalidade como ponto principal na construção do método psicanalítico parece a ele algo estreito demais, e ele vai além: ele consegue provar que existe uma função teleológica para os chamados complexos, isto é, os complexos não são simplesmente doenças que devam ser tratadas através da regressão aos estados mais primitivos de consciência, mas também sinais que o nosso sistema psíquico emite, que podem moldar e ajudar a construir uma personalidade sadia. Neste caso, ele se utiliza de exemplos de comportamentos que são incutidos inconscientemente pelos pais na criança, fazendo com que ela repita os ciclos de erros cometidos no passado. Sendo assim, fica claro que, para Jung, todos deveriam passar pelo consultório do analista. Além disso, o volume ainda contém cartas trocadas entre Jung e seu colega, o Dr. Loy, que versam sobre o escopo de trabalho da ciência psicanalítica, então ainda recém-formada e eivada de contradições. O intelecto do autor me pareceu bem razoável, não dando ao próprio método ares de verdade absoluta, mas referindo-se a ele como contribuição e ao futuro como uma incógnita.

Para quem quer começar a entrar no mundo de Jung e se familiarizar com o conceito de arquétipos, esse é um bom ponto de partida. Acredito que a partir do próximo livro, "Símbolos da Transformção", ele vá desenvolver mais os diferentes arquétipos.