Ecofeminismo e Educação Ambiental

Ecofeminismo e Educação Ambiental Regina Célia Di Ciommo

Resenhas - Ecofeminismo e Educação Ambiental

Milena 20/01/2022

O livro reúne diversas informações e teorias sobre o ecofeminismo, maioritariamente de autoras norte-americanas e europeias, já que foram as primeiras a produzirem textos sobre o tema e o livro é consideravelmente antigpo. Esse apanhado de teorias é bom porque permite um bom entendimento do que se trata a teoria ecofeminista; porém, em diversos momentos, achei o livro repetitivo e contraditório.

A autora apresenta a visão de que o ecofeminismo afirma piamente a diferença entre os gêneros e considera características como sensibilidade e solidariedade como femininas; mas, ao mesmo tempo, afirma que essa consideração não elimina a existência de outras possibilidade de expressão de feminilidade, mas não utiliza argumentos para validar isso; parece não se preocupar com as problemáticas que essa associação das mulheres com o sensível ou com a natureza tem trazido para as mulheres e o quão retrógrado para o feminismo é essa visão.

Acredito que, para ficar a par do que o ecofeminismo, seja enquanto filosofia ou movimento, representa hoje, é necessária a leitura de trabalhos mais atuais a respeito do tema.