Jornalismo: Comunicação, Literatura e Compromisso Social

Jornalismo: Comunicação, Literatura e Compromisso Social Carlos Alberto Vicchiatti

Resenhas - Jornalismo: Comunicação, Literatura e Compromisso Social

Mutante X 25/02/2023

Livro sem compromisso social
Embora não deixe isso claro na introdução ou nos textos de orelha, o livro parece-me baseado numa tese que o autor escreveu para conclusão de curso, pois tem todas as características de um trabalho acadêmico, com o texto amarrado a regras de estilo exigidos pela ABNT. Não me cabe avaliar a qualidade do trabalho do autor, que é doutor em comunicação e, portanto, sabe bem o que escreveu, mas a publicação da tese em livro carecia de uma adaptação para torná-lo um pouco mais fluente e livre das amarras que as teses trazem. Do jeito que está, ficou repetitivo e maçante, com a hipótese do autor sendo reapresentada a cada capítulo e muitos exemplos citados não devidamente explicados. Com um texto pesado, que só é compreensível por pessoas de nível superior para cima, o livro deixa de cumprir justamente aquilo a que se propõe, que é conscientizar sobre o compromisso social do jornalismo.

site: http://mutantexis.wordpress.com

Bia 27/02/2021

?Jornalismo vai além da técnica? Síntese muito clara do papel social do jornalista e como a profissão não deve se fechar aos padrões de frieza que tomam conta das redações. O jornalismo pode (e deve) assumir uma postura mais humana, sempre com foco no público.