A Era dos Imperios - 1875 - 1914

A Era dos Imperios - 1875 - 1914 Eric J. Hobsbawm

Resenhas - A Era dos Impérios

Volnei 20/09/2016

A era dos impérios
A presente obra relata o período entre 1875 – 1914, começando pela crise e grande dicotomia entre países desenvolvidos e países não desenvolvidos e terminando com o começo da Primeira Guerra Mundial (o fim de fato do século XIX), contudo sem deixar de analisar os componentes que interagem nesse ambiente (o papel das mulheres, as artes, a ciência, a sociedade, …). É o período em que o livre mercado capitalista sobre uma retração e barreiras comerciais são erguidas por diversos países:
Contudo, é aproximadamente correto fazer da indústria um critério de modernidade. Nos anos 1880, nenhum país fora do mundo “desenvolvido” (e do Japão, que se somou a ele) podia ser descrito como industrializado ou em vias de industrialização.
Talvez a grande lição do livro, ao olhar a história entre 1875-1914, seja ver o mundo passando por uma enorme transformação, porém as pessoas mostrando-se incapazes de identifica-las claramente e ao final não encontrando o esplendor da melhora, mas sim, a tragédia da guerra.

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/

Lista de Livros 24/11/2014

Lista de Livros - A Era dos Impérios - Eric J. Hobsbawm
“O protecionismo de qualquer tipo é a economia operando com a ajuda da política.”
“‘Aquele que se decidir a basear seu pensamento político num reexame de como opera a natureza humana, deve começar por uma tentativa de vencer a própria tendência para exagerar a intelectualidade da humanidade’, assim escrevia um cientista político inglês, Graham Wallas, em 1908, consciente de que escrevia também o epitáfio do liberalismo do século XIX.”
“Há lugar para a esperança, pois os seres humanos são animais que esperam.”
Mais em:

site: http://www.listadelivros-doney.blogspot.com.br/2014/11/a-era-dos-imperios-1875-1914-eric-j.html

Luany Torres 01/12/2013

A obra “Era dos Impérios’’ é uma história que começa dupla e decisiva, fazendo uma análise de ocorrências que movimentou alguns territórios em busca de mão de obra barata, e conquistas de mercados e o principal de tudo à busca de matérias primas no continente africano e asiático e com a vinda do imperialismo trabalhista e socialistas sobre o declínio econômico britânico e também com origem da Primeira Guerra Mundial, que até hoje já gerou vários milhares de volume e continua até hoje, dando por exemplo, as guerras civis das regiões africanas, alguns territórios asiáticos vem gerando mortes e miséria extrema. Como o próprio nome diz ‘’ A Era dos Impérios” , foi uma corrida de impérios(Europeu, EUA , etc.) em busca da dominação territorial da África e Ásia, para implementação de Indústrias nesses territórios tendo visão de ampliar esses negócios por meio de exploração. Segundo, Hobsbawn que mostra através de sua obra que os anos que formam o mundo do século XX foram um longo período de paz, expansão capitalista e com a dominação europeia desembocou em Guerra e Crise.

O que falar do livro A Era dos Impérios, tem bastantes detalhes isso, faz com que o você se interesse cada vez mais no assunto contido no livro, o que poderá ajudar futuramente a conhecer a nossa verdadeira sociedade.

Inlectus 16/06/2009

Leitura recomendavel.
Para se fomentar o conhecimento e raciocínio crítico, com cultura histórica, é uma leitura adequada.