A Arte da Prudência

A Arte da Prudência Baltasar Gracián

Resenhas - A Arte da Prudência

Ricardo1z 02/04/2016

Clássicos da literatura 3
Baltasar Gracián foi um padre e reitor de colégio jesuítas em meados de 1600 na Espanha. Considerado "brando demais" por seus superiores protegeu um filho ilegítimo de um colega padre. Seu livro revela um conhecimento das sutilezas do mundo e das relações humanas. Composto de curtos aforismos, pode ser lido em qualquer momento, e a partir de qualquer página, não seguindo ordem linear. Seus conselhos permanecem atuais. É como se um amigo sábio e bem vivido tivesse sempre a sua disposição te aconselhando e indicando o melhor caminho. Um livro indispensável para pessoas dinâmicas e que buscam "vencer" na vida.

Raphael 13/05/2020

Indispensável
Um dos melhores livros que já li. Vale sempre a pena reler. Confesso que essa não é a melhor edição pois a tradução ficou numa linguagem muito pesada.

Miireexs 26/08/2020

Não podendo se cobrir com pele de leão. Cubra-se com a de raposa

Manu 08/10/2020

Excelente tratado sobre a prudência abordando também outros conselhos, como: ser comedido e racional.

Kah 09/03/2020

Recomendo
Uma leitura tão significativa quanto O Príncipe ou A Arte da Guerra.

Aurea31 10/05/2019

Um ótimo livro de conselhos e frases inspiradoras para o Instagram e pra vida😂 Só me incomodei com uma única passagem machista e homofóbica, mas é a vida (levando o contexto da época na qual foi escrito)

Cesar.Desidera 12/07/2022

Um oráculo de bolso
Um título provocador que reflete a tônica desta obra. Em cada aforismo um aspecto da vida cotidiana, sempre norteado pela prudência e razão. Um autor cujo título inesperadamente caiu em minhas mãos.

Jessica M. 24/10/2022

Ainda melhor que Meditações de Marco Aurélio, que também tem ideias sobre a filosofia estoica. Achei bem curto e foi possível absorver a sabedoria de cada parágrafo sem se tornar uma leitura enfadonha.
Obviamente, levando em consideração a época em que o livro foi escrito, não concordo com tudo o que ele diz, mas o fato interessante é de que se trata de uma leitura atemporal, então seu conteúdo vale a pena ser revisto de tempos em tempos para poder utilizá-lo como orientação para se melhorar como pessoa.

por Chrystiene Queiroz 09/12/2017

sapekaindica "A arte da prudência", do autor Baltasar Gracián.
Sinopse: "Destina-se a todos e a cada um, mas é susceptível de se tornar o manual de todos aqueles que vivem no grand monde, em particular as pessoas que estão em busca da felicidade. Trata-se de um livro de estratégias para conhecer, julgar e agir; para se avançar no mundo e alcançar o sucesso e a perfeição."
Selecionei 5 aforismos (dos 300) do livro para te mostrar o quanto está obra é significativa, passe o dedíneo para o lado e veja 😊.
Curiosidade: minha bisavó se chamava Prudenciana e minha mãezínea também tem Prudenciana no nome, por isso gostamos tanto dessa palavrínea hihi
O que você entende por "prudência"?

site: https://www.instagram.com/p/BamtnxulOO4/?taken-by=sapekaindica