Desenvolvimento de coleções

Desenvolvimento de coleções Waldomiro Vergueiro

Resenhas - Desenvolvimento de coleções

Cássia Alencar 24/01/2024

Um clássico da Biblioteconomia
Um clássico da Biblioteconomia, antigo mas atual. Necessário!
Algumas frases:
"... o tamanho da coleção ainda parece significar um sinal de status, algo de que se pode jactar perante os colegas, como meninos de creche discutindo qual tem algo a mais ou maior que o outro..."
"E é por isso mesmo que este se caracteriza como o tempo do planejamento de acervos seletivos, dinâmicos, não meros agrupamentos de livros e alguns outros poucos materiais. Acervos integrados à comunidade."
"As bibliotecas não podem ser ser o cemitério de informações insepultas..."
Amei essa última frase!

Elani Araújo 11/07/2023

Clássico biblioteconômico que tem que ser lido
Não tem muito o que falar, é uma leitura técnica que explica de esmiuçada o que é e como acontece o desenvolvimento de coleções. Um manual imprescindível.

Américo 18/01/2022

Obra introdutória e de referência
Este livro se trata de uma referência nacional no que diz respeito ao desenvolvimento de coleções, um dos principais ramos de estudo da Biblioteconomia.

A obra é de caráter introdutório e de fácil leitura, tocando nos principais pontos relativos ao ciclo de atividades envolvidas no gerenciamento de coleções, como pesquisa da comunidade, aquisição, desbaste, avaliação, etc.

É uma obra específica de Biblioteconomia, mas se você possui alguma curiosidade de conhecer mais a fundo essa área, pode ser lida por leigos da mesma forma.