A História Sem Fim

A História Sem Fim Michael Ende

Resenhas - A História Sem Fim

Talita.Mantovani 17/11/2017

Espetacular!!
“As paixões humanas são misteriosas, e a das crianças não o são menos que a dos adultos. As pessoas que as experimentaram não as sabem explicar, e as que nunca as viveram não as podem compreender”
Essa frase resume bem o que estou sentindo. É tanto amor, que não sei explicar.
Com certeza, é um livro que devia ser obrigatório para todos!
Tanto crianças quanto adultos, e cada um vai tirar dele o que estiver dentro de seu entendimento no momento. São muitas camadas! As crianças vão desfrutar de uma historia fantástica, cheia de aventuras magicas, cheias de lugares fantásticos e personagens incríveis e que desafiam a imaginação, enquanto os adultos, além de tudo isso, vão se ver refletindo profundamente sobre muitas coisas, que o autor deixa nas entrelinhas, mas principalmente sobre pararem de acreditar, e sobre perder a si mesmos.
Eu sou meio suspeita, pois eu já era apaixonada pelo filme, mas eu amei muito essa leitura e tenho certeza que quem ler, vai amar também.

Hary 18/12/2017

Existem muitas portas para fantasia
Resumo da resenha: Livro infantojuvenil de ótima qualidade em todos os aspectos: descritivos, narrativos, construção de personagens, tempo, etc. Ressaltar, um livro que tem poderosas frases, um livro poético sem perder o chão da história. Válido para todas as idades porém, talvez, se encaixa melhores com aqueles que já tem contato com alguma literatura. - tavelz! -
Pequenas considerações:
~ Essa edição tem cerca de 300 página ~ Boa parte dos capítulos são curtos ( 10 páginas) ~ O livro não é maçante em descrições ( quero dizer aqui que não se tem 1 página inteira só descrevendo algo) ~ uma dose muito boa de nostalgia para quem viu o filme com muito mais (livro melhor que filme HEHE - aquela história, filme uma leitura/adptação/etc do livro, outra ideia ) ~ Trabalha muito com o imaginário ~ Traz "brincadeiras"/"respostas" para muitas perguntas do imaginário ~ Elaboro essa resenha sem spoilers e evitando citar toda hora algo que necessite da leitura do livro

História sem Fim é um daqueles livros que te move, quero dizer, trata-se de um daqueles livros que de forma excelente provoca e instiga o leitor tanto na sua leitura como na sua vida. Todo livro tem essa capacidade mas livros como A história sem fim destacam-se.
Um exemplo disso - divagando ~ - é que sou muito reservado sobre expor minha opinião e até fazer resenha sobre algum livro, mas senti necessidade sobre falar ou mesmo escrever desse livro.

Michel Ende demonstra muita capacidade e maestria na forma como conduz a história e no uso de "técnicas" na escrita. Um dos destaques que podemos expor aqui são as variadas formas que o livro pode se se dividir. Destaco duas possíveis leituras dessas divisões:
- Mundo Real e Mundo Fantasia
- Apresentação e Amadurecimento

- Mundo Real e Mundo de Fantasia
No livro o autor mexe com lúdico e a realidade trazendo consigo um incrível trabalho entre o palpável e o aparente. Sendo um livro infantojuvenil o autor elabora e desenvolve de uma forma livre esses dois mundos até "passeando" entre leitor e a leitura... Algo simples em cima disso para comentar são as cores das palavras que separam o real e fantasia. O desenvolvimento do livro fica tão sedutor aonde apostaria dizer que a maioria das pessoas com esse livro, crianças e adultos, em certas partes, durante a leitura, não se pegaram olhando a capa do livro no mesmo ponto em que o personagem o faz - ou o livro cita - ou pensando sobre como seria sua aventura em Fantasia.

- Apresentação e Amadurecimento
O livro andar de mãos dadas com aquela história de jornada do herói, o personagem sai por uma aventura passando por uma transformação e superando as dificuldades. Daí que temos a forma que o mundo de Fantasia caminha, aquele lugar está - como aparece no livro - sobre o alicerce de todos os sonhos esquecidos ou, ainda, Fantasia é um mundo sem fronteiras em que tudo passa a existir sempre que se conta e ao mesmo tempo sempre existiu. - pouco poético não? -
Quer dizer, existe maior aventura que fantasia? Ou melhor, a ideia é que Fantasia passa a ser não só uma discussão possível do imaginário, realidade e irreal, como passa a atuar quase como um personagem. Fantasia muda e cresce conforme a necessidade do herói cresce e muda, algo sem fim, mesmo depois que o personagem amadurece - e fica uma reflexão caso leia, quem já é o personagem nesse ponto? - Fantasia transforma-se, continua.

O livro conversa com uma faixa etária de idade com dilemas que todos passamos e conduz o leitor para algo que todos também encaramos: defrontarmos a realidade - "esquecendo" Fantasia - ou fantasia? - .
Um grande livro, recomendado para menores e maiores.

Considerações:
- O livro tem diversas camadas para possíveis discussões (ou "viagens")
- Tem uma carga um pouco "pesada" em alguns momentos (caso se leia com atenção)
- Talvez o final pudesse ter mais algumas páginas para ser melhor trabalhado ( O final, ainda assim, é bom)
- Acho besteira, mas sim, esse livro poderia ser dividido em dois menores (ou hoje se está na moda de fazer várias séries de livros ou estou chato)

@ALeituradeHoje 25/12/2017

O Amor pelos Livros
Para quem se aventura pelas alegrias da literatura, que faz do passa tempo uma necessidade existencial. Para quem tem consciência da viagem especial que um livro nos proporciona, ler A história sem Fim é se deslumbrar por cada metáfora e entender a mensagem magnífica que o livro pretende passar.
Com a premissa de um menino chamado Bastian, que rouba um livro e começa a lê-lo em um sotão da escola. O livro lido por Bastian, conta sobre a busca de Atreiú para encontrar uma cura para Imperatriz Menina. A história sem fim inicia sua beleza na estrutura física que se apresenta. Sendo um livro dentro de um livro, os parágrafos são impressos em duas cores. Quando tratava da historia que Bastian lia (a história de fantasia), era de uma cor. Quando falava do próprio Bastian (o mundo dos homens) era de outra. Alem disso, em um determinado momento um dos personagens fala sobre o fato de todas as histórias do mundo serem compostas pelas 26 letras do alfabeto. As letras são sempre as mesmas, o que muda é sua combinação. No livro, cada capitulo começa com uma letra do alfabeto, sendo assim 26 capítulos. Um para cada letra.
O esqueleto da história não é denso. Bastian lê a história de um mundo chamado Fantasia onde habitam os seres das histórias escritas e imaginadas. É uma fábula contata com delicadeza e simplicidade. O forte é o que tem por traz da desse esqueleto. É a análise sobre o que acontece quando o mundo dos homens se esquece de buscar o mundo dos livros. O diálogo entre Atreiú e Gmork é profundo. “Tinham perdido a esperança. Isso torna as pessoas fracas. O nada as atrai irresistivelmente e nenhuma delas consegue resistir durante muito tempo.”
O livro nos mostra que pessoas vazias, que não buscam conhecimento são dominadas pela massa (aquela história das ovelhas de A Revolução dos Bichos). Pessoas vazias são facilmente enganadas por qualquer mentira. São massa de manobra.
Um primor de livro. Uma delicia de ler. Um ensinamento a se ganhar.
Indicação? Com certeza!
“Há pessoas que não podem ir a Fantasia, disse o senhor Koreander, e há pessoas que podem, mas ficam lá para sempre. Porem, há outros que vão a Fantasia e regressam. Como você, Bastian. E são esses que devolvem a saúde aos dois mundos.”
Autor: Michael Ende
Editora: Martins Fontes

site: https://aleituradehoje.blogspot.com.br/

Tábata Kotowiski 07/01/2018

A primeira parte do livro, onde conhecemos Fantasia, seus personagens e suas terras e onde boa parte da aventura acontece é ótima; a segunda parte, onde ficamos sabendo mais da história (e do psicológico) de Bastian, a coisa se torna mais obscura e sem graça, na minha opinião. Achei que o livro me cativaria mais mas o protagonista não me encantou. O livro valeu pela metalinguagem e principalmente pela grande metáfora contida nele.

site: randomicidades.wordpress.com

Amanda Aires 09/01/2018

Uma obra-prima para todas as gerações
Sem sombra de dúvidas, este magnífico livro de MIchael Ende é um dos meus livros favoritos. A leitura é cheia de magia, um Universo inteiro belo e inteiramente inesquecível. Essa história, pra mim, nunca teve fim, de fato, em meu coração. Sempre estará comigo.

50livros 04/02/2018

Livro bom para viajar na imaginação
O gênero de fantasia é sempre um assunto delicado, já que sempre polariza a galera: Harry Potter, Senhor dos Anéis ou Crônicas de Nárnia (e que os jogos comecem! hahahahahaha). Só que ninguém fica do lado de A História Sem Fim. Por que será?

Talvez falta de divulgação no Brasil? Uma adaptação para filme bizarra e cheia de white-wash? Ser um livro meio antigo? Não sei, mas garanto que você vai amar se colocar na sua TBR. É uma história linda, criativa, cheia de magia não convencional. O que significa isso? Significa que é um mundo COMPLETAMENTE fantástico, fora do eixo HP e Senhor dos Anéis.

A trama começa com um menino lendo um livro de fantasia cheio de mistério. A partir de um certo momento, a realidade e o mundo de Fantasia se misturam, mas sem ficar óbvio, sabe? Os personagens são maravilhosos, muito bem construídos, além do mundo ser incrivelmente bem feito, sem nenhuma ponta solta, coisa impressionante, já que se trata de um livro único que nem é gigante, então... sim, é uma façanha.

O livro me prendeu do início ao fim, mesmo que no meio tenha uma mudança drástica na trama, que a gente não espera de forma alguma. Isso obriga a gente a mudar o ritmo, até mudar o foco mesmo. Apesar disso, a leitura é ágil, com descrições precisas e não prolixas e uma escrita bem fácil, bem própria para o público alvo, que é o infantil.

Existem muitas metáforas e ensinamentos dentro da história e, às vezes, pode não ser percebido facilmente pelos leitores infantis, mas isso também cria um motivo a mais para a galera mais velha ir atrás da trama. Ou seja, A História Sem Fim é um livro que tem o poder de agradar gregos e troianos, sendo uma deliciosa leitura familiar, cheia de fantasia e aprendizagem.

site: https://www.50livros.com/single-post/2017/12/11/DESAFIO-LITER%C3%81RIO---Fantastona2017

Jenner Azevedo 08/02/2018

-Mas afinal, o que é o nada? - O nada é o vazio que resta
Tenho poucas lembranças do filme que passava quase todo mês no SBT. Talvez por ter começado logo após ter lido Cornwell, ou por algum outro motivo, não fiquei tão maravilhado como todos que postaram avaliações aqui. Em alguns momentos tinha a sensação de que o livro era muito nonsense como Alice no país das maravilhas, que não acho nada divertido. Em outros momentos a história fica interessante, cheia de metáforas e lições. Respeito muito o autor, e entendo que ele tem uma escrita mais compatível com a época em que foi publicado, acredito que em 1979. Acho que valeu pelo reencontro com a história sem fim da infância. Talvez esse livro seja mais apreciando por crianças entre 10 e 14 anos. Mas essa é uma outra história e terá de ser contada em outra ocasião.

@eu_rafaprado 29/06/2018

Fantasia
11 / 2018
A História sem fim.
Em 1979, o alemão Michael Ende, lançava este livro incrível, que ganharia mais tarde 3 versões para o cinema, sendo a primeira mais famosa e que reprisou varias vezes na sessão da tarde! O Autor não ficou satisfeito com a adaptação para o cinema, convém que um livro tão rico não caberia em algumas cenas para cinema, mesmo assim o filme foi uma das produções mais caras do cinema alemão.
Li a história de Bastian ainda adolescente, a releitura foi tão especial quanto !!! Uma criança apaixonada por livros, acaba se tornando personagem principal da história na luta por salvar fantasia!
#ahistoriasemfim #theneverendingstory #michaelende #livro #ler #le #literatura #leia #leitura #book #booklover #booklovers #bookstagram #livros #leituracompartilhada

Jae398 19/01/2019

Amei.
Esse livro simplesmente marcou minha vida, cada personagem, cada página e frase marcou o meu coração, recomendo de verdade.

Vagner 22/01/2019

“- É por isso que os homens temem e odeiam Fantasia e tudo o que dela vem. Querem aniquilá-la. Mas não sabem que, ao fazê-lo aumentam a torrente de mentiras que caem ininterruptamente em seu mundo…”
Certamente qualquer pessoa na faixa dos 25 a 30 anos de idade já assistiu ao menos uma única vez a adaptação para os cinemas do livro de Michael Ende. Um clássico da Sessão da Tarde que encantou e talvez traumatizou (pobre Artax) no mínimo duas gerações. E claro, como toda adaptação cinematográfica essa, apesar de satisfatória, também não fez jus ao livro que é simplesmente sensacional. A história começa com Bastian Balthazar Bux, um garoto gordinho, pequeno e de pernas tortas fugindo de valentões que o perseguiam e tendo que se esconder numa velha loja de livros. Lá ele se sente atraído por um estranho livro e mesmo com toda a antipatia e rabugice do dono da loja, Batian rouba o livro e se esconde no sótão de sua escola. Então ele começa a ler e viver A História Sem Fim junto de Atreiú, o jovem guerreiro dos Peles-Verdes e Fuchur o dragão da sorte numa jornada pelo reino Fantástico de Fantasia. O livro possui 26 capítulos, um para cada letra do alfabeto e é divido em duas partes; a primeira uma busca heroica de Atreiú e Fuchur pela salvação de Fantasia e a segunda, uma jornada de autoconhecimento do próprio Bastian em busca da sua Verdadeira Vontade. Bem mais do que apenas uma aventura fantasiosa, o livro faz críticas ao método ensino tradicional que impede a criatividade, bem como trata de assuntos delicados como a depressão e luto. E no final A História Sem Fim mostra que cada um assimila e aprende aquilo que mais lhe parece necessário, a história se adapta, se reinventa e nunca acaba.

Rafael 28/02/2019

uma obra de arte
Ao ler A história sem fim, não tem como não comparar com o filme de Wolfgang Petersen, de 1984, mas a obra literária é superior quanto ao desenrolar da narrativa, com diálogos bem desenvolvidos e profundos, sem ser cansativos, já que o livro é bastante dinâmico, para o gênero. recomendo a obra para quem gosta de refletir sobre questões filosóficas, considerando que Michael Ende bebe nos grandes debates sobre existencialismo e antroposofia sobre a busca do "herói". é uma obra prima que merece ser lida.

Aline Teodosio @leituras.da.aline 03/03/2019

Sabe aquele livro que tem gostinho de infância? É este. Tantas vezes reprisado na famigerada sessão da tarde, porém, das minhas longínquas lembranças só me vinha à mente o inesquecível e famoso "cachorro-voador", que descobri agora com a leitura ser na verdade um dragão.

Impossível, portanto, não comparar as duas obras; entretanto, ao ler, percebemos logo de cara a superioridade do livro em relação ao filme. Há ação o tempo inteiro e as cenas são construídas e narradas com riqueza de detalhes, conduzidas pela escrita mágica e brilhante de Ende.

A narrativa é dividida em duas partes: na primeira, Bastian, o protagonista desta saga, rouba um livro mágico e ajuda a salvar o reino da Fantasia. Já na segunda parte, em Fantasia, ele sai em busca do conhecimento de si próprio e da sua Verdade. Essa segunda parte, por sinal, foi longa, descritiva, cheia de aventuras, e por vezes, deu a impressão de que era mesmo uma história sem fim. Sem dúvidas, uma trama permeada de encantos, magia, lutas e fortes emoções.

Mas engana-se quem pensa tratar-se apenas de uma aventura de fantasia infanto-juvenil. A obra é imbuída de metáforas da vida. O autor levanta a questão do bullying e dos efeitos psicológicos que ele acarreta, fala das relações familiares e do peso delas na formação da criança, questiona estereótipos, fala de amizade, lealdade, caráter, empatia, e, sobretudo, de auto-aceitação e amor ? próprio.

Um romance de formação leve, mas ao mesmo tempo denso e cheio de aprendizados, que em muitas passagens nos faz refletir, renovando as nossas esperanças em nós mesmos e no outro. Sonhar é preciso, contudo mais preciso ainda é conseguir tomar as rédeas da própria vida.

"Mas há muitas coisas que não se aprendem só pensando, é preciso vivê-las."

Edna 16/05/2019

Fábula
#Quotes

"__Você procura as águas da vida. Queria ser capaz de amar, para poder voltar ao seu mundo. Não se pode amar simplesmente de qualquer maneira....Terá que esquecer você mesmo."

"Mas há muitas coisas que não se aprendem só pensando, é preciso vive-las

#Resenha

Por indicação da Olana do @aleituradehoje iniciei esse livro acreditando que era uma leitura densa, e entrei em uma história que embute uma fantasia maravilhosa cheia de dragões, morcegos, elfos, gigantes e criaturas mágicas.

A Edição é toda ilustrada e em 26 capítulos todos bem diagramados divididos por cores entre a História e a Fábula recheada de Personagens que vão te fazer refletir através dos diálogos, sobre a busca da união e do conhecimento.

Duas narrativas iniciando por
Bastian, um garoto que está vivendo uma das piores fases de sua vida Ele é o protagonista do livro, em sua fuga dos neninos de sua escola que o perseguem e zoam ele entra em uma Loja sinistra, e rouba um livro, descobrindo que é mágico e ajuda a salvar o reino da Fantasia.

Essa busca do conhecimento para solucionar o problema do Reino da fantasia, Bastian se vê frente as próprias soluções de sua vida, uma trama encantadora e recheada de metáforas que você se pega fazendo pausas e refletindo.

Uma metáfora da própria vida, que está um caos, que me fez viajar de um Cenário como de "Hobbit" à "Arte da Guerra", tendo como superfície o seu mundo perdido, e outro onde as buscas para a cura da Imperatriz Criança no Reino da fantasia o desperta mostrando a soluções para enfrentar seus medos trabalhando as emoções. Um livro com embustes universais?

"Mas esse é o início de uma outra história e terá de ser contada em uma outra ocasião"

@Bagagem.literaria

Heidi Gisele Borges 02/07/2019

Não posso começar de outra forma: A história sem fim (Die unendliche Geschichte, Editora Martins Fontes, 2016), lançado em alemão em 1979, e é o meu livro favorito!

Não apenas de Michael Ende, mas entre todos. Quando falo em minhas resenhas sobre um autor não diminuir seu leitor por sua obra ser destinada principalmente ao público infantil e juvenil é de Ende que vem a grande inspiração. Ele instiga seu leitor, cria novos mundos e nos faz viajar e querer ler mais e mais de suas histórias fascinantes, ricas.

Para entender a ideia de A história sem fim é preciso entender o livro em si:

- É dividido em duas cores: vermelha e verde. A primeira para quando Bastian Baltasar Bux está no mundo comum e sem graça e a segunda para quando ele está no mundo de Fantasia, lendo o livro e, assim, participando de sua criação, afinal uma história só existe para o leitor se for lida.

- Há 26 capítulos e, podemos chamar, uma introdução, quando Bastian encontra o Sr. Karl Konrad Koreander. O menino foge de garotos que querem bater nele, e, para se esconder, tanto deles quanto da chuva, entra na loja “Alfarrabista”, escrito no vidro, e Bastian vê ao contrário por estar do lado de dentro. Bem, e por que exatamente 26 capítulos? Simples, um para cada letra do alfabeto, isso mesmo, cada capítulo inicia com uma grande letra, separada na página da esquerda, que dá continuidade ao parágrafo, essa letra vem acompanhada por desenhos dos personagens que aparecerão no capítulo.

"As paixões humanas são misteriosas, e as das crianças não o são menos que a dos adultos. As pessoas que as experimentam não as sabem explicar, e as que nunca viveram não as podem compreender.

A paixão de Bastian Baltasar Bux eram os livros."

Bem, já conhecemos Bastian, continuemos, então. O menino se vê encantado pela obra que o Sr. Koreander está lendo, e logo que o homem sai ele rouba o livro. Agora é um ladrão. Não pode voltar para casa. Ninguém notaria sua falta mesmo. Bastian se esconde no sótão da escola, não teria mais a obrigação de frequentar as aulas, afinal era um fugitivo.

O livro que Bastian lê começa com a ida de alguns seres, mensageiros, para a Torre de Marfim, eles precisam contar à Imperatriz Criança que algo estranho está acontecendo: O Nada está invadindo algumas partes de Fantasia! Mas quando chegam, percebem, pelo número de mensageiros, que Fantasia está tomada pelo Nada. Seres caem, ou mesmo se jogam, pois aquele grande Nada as atrai, alguns até mesmo colocam apenas uma parte do corpo e ela some.

"É como se uma pessoa ficasse cega, quando olhasse para esse lugar, não é?"

A Imperatriz Criança, que está definhando, manda o pequeno Atreiú para que ajude na grande busca do que pode salvar tudo e todos… Mas, o que ele precisa encontrar? Ao menos carrega no pescoço o "Brilho", o símbolo da Imperatriz ­- para quem não o conhece, AURIN -, "um amuleto de ouro, representando duas serpentes, uma clara e outra escura, que mordiam a cauda uma da outra, formando uma figura oval" e, assim como você, leitor, deve ter feito agora, Bastian também o fez, analisou a capa do livro que tinha nas mãos. Mas a edição de agora - não só no Brasil - é azul, e no livro fala em cobre, que era a capa antiga.

Durante a jornada, Atreiú, que sofre altos e baixos, perde seu grande amigo no Pântano da Tristeza, o cavalinho Artax, uma das cenas mais tristes. Muitas aventuras serão intensamente vividas. Atreiú, Bastian e para quem mais acompanha a história, Fuchur, o Dragão Branco da Sorte, chega para ajudar a enfrentar todos os perigos e levar os leitores pelos céus de Fantasia.

Em alguns pontos - quando Bastian para de acompanhar a história para comer, ir ao banheiro (muito importante!), ou fazer algum comentário - as cores de sua vida tornam-se vermelhas. Há muitas aventuras, descobertas e crescimento.

A ideia de "história sem fim" é também porque o narrador sempre fala "mas essa é uma outra história e terá de ser contada em outra ocasião", e todo livro sempre tem gancho para outras história.

A história sem fim já foi filmado (parte I - 1984, dirigida por Wonfgang Petersen, parte II 1990, dirigida por Georde Miller, parte II - 1995, dirigida por Peter Mcdonald), mas o autor não gostou do resultado e pediu para que seu nome fosse retirado dos créditos. Também há o audiolivro, narrado por Gert Heidenreich.

Segundo uma pesquisa realizada em diversos países e divulgada pelo Instituto Goethe, o livro alemão preferido pelos leitores em todo o mundo é A história sem fim. As obras do autor já foram traduzidas para mais de 40 línguas.

Em meu livro, O menino que perdeu a magia (Editora Estronho, 2014), tem várias homenagens ao mestre, por exemplo, o menino Daniel Conrad ganha o livro "A história sem fim" e se torna o seu tesouro.

Infelizmente Michael Ende nos deixou em 28 de agosto de 1995, mas deixou diversos livros incríveis, como Momo e o Senhor do tempo, O ponche dos desejos...

Bem, Momo recebeu o Prêmio de Literatura Juvenil Alemã e o Prêmio Europeu de Livros para a Juventude. Michel Ende estudou na Waldorf School e desertou ao ser convocado para o serviço militar em 1945, aos 16 anos. Nasceu em Garmisch-Partenkirchen, Alemanha, em 12 de novembro de 1929. Viveu no interior da Itália, numa casa chamada Casa do Unicórnio, em meio a um jardim repleto de oliveiras. Por problemas financeiros, Ende não fez faculdade.

Acompanhar suas histórias é sempre brindar pela ótima literatura. Seu primeiro livro Jim Knopf e Lucas, o maquinista (Jim Knopf und Lukas der Lokomotivführer), publicado em 1960, e lançado no Brasil pela Editora Martins Fontes, está sendo filmado na Alemanha e tem previsão de estreia para 2018.

Lummerland é uma pequena ilha com duas montanhas, uma estação de trem e um castelo no topo. Não há nada especial - mas é o lugar mais bonito que você pode imaginar!

Mas essa é uma outra história e terá de ser contada em outra ocasião.

Ou numa próxima resenha.

site: http://www.becodonunca.com.br/

DeiaMolder 29/07/2019

Esse livro me proporcionou uma volta a infância qdo minha mãe lia para mim. Essa obra é um conto de fadas, tem todos as características e principalmente um herói em busca de uma realização pessoal. Foi assim com Bastian, passou por várias aventuras e perigos na terra de Fantasia dentro do livro A História Sem Fim e quando volta para o outro lado , a realidade, está certo de sua coragem e sua capacidade de amar. Eu preciso de um dragão da sorte, Fuchur, que no filme da década de 1990, fizeram dele um cachorro orelhudo voador, que lástima.
Adorei o livro !!!! Vale muito a viagem