A História Sem Fim

A História Sem Fim Michael Ende

Resenhas - A História Sem Fim

Flávia Menezes 14/12/2021

A HISTÓRIA QUE FALA DA IMPORTÂNCIA DE SE CONTAR HISTÓRIAS.
?A História Sem Fim?, do escritor alemão Michael Andreas Helmuth Ende, publicado em 1979, é a história das histórias, e quem era criança na década de 1980, sem dúvida assistiu várias vezes à adaptação feita para o cinema, e lançada em 1984, tanto quanto cantou várias e várias vezes a música tema ?Neverending Story?.

Agora, se você nasceu mais ao final da década de 1990 ou depois disso, talvez o máximo que você conheça é a música tema. Isso se você assistiu à terceira temporada de ?Stranger Things?, e viu quando o personagem Dustin canta a música tema, ?Neverending Story?, junto com a sua namoradinha Suzie em uma cena divertida e muito emocionante. Muito embora ?Stranger Things? se passe na década de 1980, e por isso mesmo, faça grandes menções a músicas e filmes dessa época, é certo que para os mais novos foi apenas mais uma canção de tempos passados. O que, de fato, é uma pena, porque como eu disse: essa é a história das histórias!

?A História Sem Fim? é realmente uma história incrível, e confesso que não imaginava que o livro fosse diferente do filme. Na adaptação cinematográfica, a história acaba mais ou menos na metade do livro, e as páginas seguintes foram total surpresa para mim. Confesso que não uma boa surpresa, porque a adaptação cinematográfica, que muito embora não tenha agradado o autor do livro, foi bem sensata, tendo feito o final acontecer em um momento ideal!

A segunda metade do livro, na minha humilde opinião, ficaria muito melhor se fosse um livro sequencial. Veja bem, não sou ninguém para dizer como o autor deveria ou não escrever sua história. Como sempre digo, ninguém escreve para agradar aos meus gostos. Mas o que eu quero dizer, é que é uma pena que a editora não tenha sugerido, porque o ritmo da história vai se tornando mais exaustivo.

E isso acontece, por conta do movimento da trama, ligado ao que chamamos de ?articulação da questão essencial do personagem?. Quando chegamos ao clímax, o que precisa acontecer é o esmaecimento do conflito inicial, e o que acontece nessa história é que surgiu uma nova história, e um novo movimento. Por isso que a leitura se torna mais exaustiva, e parece que, assim como no seu título, ela realmente não vai ter fim.

Trago esse alerta porque se você já conhece, ou tem vontade de conhecer, já vá sabendo o que vai encontrar pela frente, e assim, estará preparado(a) para esse movimento que pode sim deixar a sua leitura um pouco mais cansativa. Mas eu te garanto que ela não se torna nunca, desinteressante.

Não vou me estender muito na sinopse da história, até porque esse não é meu perfil aqui, mas para quem não conhece, essa é uma história sobre um menino que foge da sua realidade em um momento em que ele enfrenta uma triste e profunda perda, e mergulha em uma aventura em um livro que não apenas o encanta, mas o coloca na história.

Já pensou como seria ler um livro, e de repente você fazer parte da história? Do seu nome, inclusive, ser mencionado? É realmente muito mágico, e essa é uma história de muita magia, e que fala da importância em se acreditar na fantasia, e de nunca deixar de contar histórias.

Afinal, você consegue pensar em como seria chato o nosso mundo se não tivéssemos homens como Michael Ende para nos fazer mergulhar em um universo de seres fantásticos? Eu nem quero pensar!

Por isso, se você conhece apenas a música tema pelo seriado ?Stranger Things?, e não faz ideia de que esse é o tema de uma das histórias mais incríveis já contadas, eu tenho que dizer: espero que um dia você dê uma chance para esse livro.

E olha...não importa quantos anos você tenha. A fantasia, a magia não fazem distinções de idade. Ao contrário! Ler esse livro é como tomar realmente das ?Águas da Vida?. Você se sente revigorado(a) e disposto(a) a acreditar mais, e ter muito mais esperança, mesmo que ao redor, os nossos ?Nadas? estejam tentando nos engolir.

Se quiser saber o que é o Nada, então, acho que é hora de chamar nossos amigos Bastian, Atreiú e o Falcor para que eles possam te levar até a Imperatriz Criança. Ela vai lhe contar tudinho!
Joao 14/12/2021minha estante
Flávia, que resenha linda! Confesso que mesmo com o seu alerta, fiquei bem curioso para ler o livro (que só descobri recentemente que existia rsrs).
Acho História Sem Fim, até hoje, uma das melhores fantasias já produzidas. É emocionante e bateu até uma vontade de rever os filmes.

Flávia Menezes 14/12/2021minha estante
Aaaah, João!! Obrigada mesmo pelas palavras sempre tão gentis!!
Mas tenho que dizer: é um livro lindo!!! Apesar das ?surpresas?, não tirou mesmo a beleza e delicadeza da história.
E, assim como você, eu também não sabia que tinha livro não. Descobri recentemente, aqui no Skoob.
E como eu só assisti ao primeiro filme, agora também vou assistir aos outros 2. Até porque dá aquela sensação boa de Sessão da Tarde! ??????

Joao 14/12/2021minha estante
Exatamente, Flávia! Essa sensação de Sessão da Tarde é maravilhosa ehhehe. Como a minha infância foi do final dos anos 80 e os anos 90, esses filmes de Sessão da Tarde e do Cinema em Casa são bem preciosos para mim

Flávia Menezes 14/12/2021minha estante
João, que lembranças boas!! ?Cinema em Casa?. A televisão brasileira dessa época era maravilhosa! Quantos filmes incríveis né? ?

Flávia Menezes 14/12/2021minha estante
João, tem uma coisa tão bacana que vi sobre essa história. Sabe a joia de Auryn usada no filme? Aquela que também está na capa do livro. O Steven Spielberg acabou adquirindo, e a guarda em uma caixa de vidro. Viu? Até ele se rendeu à magia de Fantasia! ?

Joao 14/12/2021minha estante
Sério, Flávia?! Kkkkkkkkkkkkkkkk, nunca eu saberia disso porém faz muito sentido mesmo. Esse filme sempre me passou um ar "Spielberg".

Flávia Menezes 14/12/2021minha estante
Verdade, João! Tem aquele ar de aventura e de magia bem ao estilo do Spielberg. Como em E.T. ??

Joao 14/12/2021minha estante
Isso, Flávia! Acredito que boa parte do jeito de fazer cinema na época, foi influenciado por ele. Não me estranha ele gostar da mitologia de obras como História Sem Fim :D

Juliana Civitavecchia 19/01/2021

"Eu só queria, passar um tempo lá em casa..." ?
tô me sentindo aqueles maluco de meia idade chorando com os Vingadores no cinema.
como é bom trazer sentimentos bons alimentados durante a infância como forma de abraçar a vida novamente.
a leitura desse livro é um espetáculo a parte. as descrições de Fantasia são tão fantásticas (errrrr) que te transportam junto com Bas/Fuchur e Atreiu durante a saga. é um livro que você não consegue parar de ler enquanto tiver alguma luz acesa.
a experiência pode ser ainda mais aproveitada por quem viveu os anos 90 mas para quem ainda não conhece a história, certamente será um prato cheio também. é uma obra atemporal.
esse vai pra estante de livros que eu gostaria que minha filha lesse.
Lices 19/01/2021minha estante
Esse livro é perfeito aaaaaah

Juliana Civitavecchia 19/01/2021minha estante
MARAVILHOSO! eu to muito feliz depois de ter concluído a leitura. gostinho de paz na boca. ?

Dieguito.Reis 31/01/2021minha estante
Me deu saudade da Bahia... ? Coincidência boa, TB estou lendo esse livro.

Juliana Civitavecchia 31/01/2021minha estante
Vivendo do Ócio + A História Sem Fim = Meu Amor Todim.
Já que você conhece, eu duvido que não te venha Nostalgia na cabeça nas últimas paginas do livro... Termina e me fala. ?

Dieguito.Reis 31/01/2021minha estante
Eu sou o baterista da VDO e um dos compositores dessa música hehehehe quando eu terminar o livro te digo o que senti. ?

Juliana Civitavecchia 31/01/2021minha estante
Ahhhhhh, ce jura???? Gostaria de te agradecer imensamente por ter composto uma das músicas que figuram no meu top5 nacional, brigando direto com Zé Ramalho e Maria Bethânia. A energia que você empregou na composição dela chega pelas ondas sonoras a qualquer um que a escuta! Espero que você consiga sentir o cheirinho dela no final desse livro como senti. ?

Dieguito.Reis 31/01/2021minha estante
Que maravilha! Fiquei muito feliz mesmo em saber que se identifica tanto com a nossa mensagem, Nostalgia é uma música muito especial pra gente, foi composta entre baianos com saudade de casa, saudade do nosso propósito nesse mundo, vou avisar para os outros compositores da música essa coincidência, Jajá, Luca, davide e Pablo Domingues vão amar. ?

Katia Rodrigues 25/11/2021

"Porque os homens, filhinho, vivem de ideias. E as ideias podem ser dirigidas. Esse poder é o único que conta"
Depois de descobrir que um dos meus filmes favoritos de infância havia sido inspirado em um livro não resisti a curiosidade de lê-lo. E a experiência não poderia ter sido melhor.

"Quando chegar a sua vez de saltar para o Nada, você se transformará também em servidor do poder, desfigurado e sem vontade própria. Quem sabe para o que vai servir. É possível que, com ajuda, se possam convencer os homens a comprar o que não necessitam, a odiar o que não conhecem, a acreditar no que os domina ou a duvidar do que os podia salvar. Por seu intermédio, pequenos seres de Fantasia, fazem-se grandes negócios no mundo dos homens, desencadeiam-se guerras, fundam-se impérios...""

Como numa composição musical, certos seres mágicos e reflexões filosóficos se insinuam, desaparecem e reaparecem, deixando na memória a ideia de uma sinfonia misteriosa, magistralmente traduzida em palavras por Ende em um livro cheio de aventuras (como todo bom livro de fantasia deve ser) mas que vai além e nos convida a refletir sobre nós mesmos, nossos medos e inseguranças. Assim como Bastian, faremos nós parte da História sem fim.
Joao 25/11/2021minha estante
Sensacional!! Não sabia que o filme (que acho maravilhoso, por sinal) tinha sido inspirado em um livro :O

Katia Rodrigues 25/11/2021minha estante
Eu fiquei chocada qnd descobri, João. Amo demais o filme. E olha o livro é tão bom quanto ?

Joao 25/11/2021minha estante
Fantástico Kátia! Vou procurar o livro porque agora a curiosidade bateu forte heheh.

Katia Rodrigues 25/11/2021minha estante

Boa futura leitura!

Julia Mendes 26/11/2021minha estante
Katia, é um livro?! Eu amava assistir o filme (vi milhares de vezes). ? Lembro de pensar "Fantasia vai sobreviver, eu vou continuar lendo". ???

Katia Rodrigues 26/11/2021minha estante
Eu tbm amava o filme, Julia ? O livro tem mais elementos, aprofunda mais a história, mas basicamente os elementos q amamos do filme estão lá.

Gio 26/11/2021minha estante
"Um dos meus filmes favoritos de infância", assino embaixo.

Anne92 18/07/2009

quem não acredita em magia?
meu filho vai ler esse livro!

se existe um livro que adultos e crianças deveriam ler. é esse. impossivel ler um capitulo por dia. ele é envolvente, faz com que voce se apaixone. e mesmo que não acredite em magia passara a repensar sobre isso.

percebo que cada dia as crianças estão ficando mais doentes, e estamos formando futuros adultos com serios problemas.

eu acredito em magia. e acredito em papai noel também. enquanto uma unica criança acreditar em magia, certamente ela contribuira para um mundo melhor.

não roube a infancia das crianças. deixe que elas acreditem em fadas, duendes e papai noel. deixe que elas nos ensinem mais sobre a vida!
Aline Maia 10/12/2009minha estante
meu filho vai ler esse livro! (2) . Que mensagem perfeita que você passou aqui *o*

Renan 19/04/2013minha estante
vou ler, me convenceu ;)

ThiagoIrish 11/06/2014minha estante
A história é linda e resgata a essência de quando eramos crianças. Hoje em dia a criançada está perdendo a inocência muito cedo e isso é triste.

Ainda não li o livro, só assisti ao filme, mas com certeza lerei. muito boa sua resenha

Ana Claudia Car 14/01/2015minha estante

luisaugustoprat 09/04/2015minha estante
Vendo por aí, me fica a impressão que algumas (muitas) pessoas não enxergaram esta mensagem do livro, mesmo que tenham gostado. Talvez por terem um pouco daquilo que o livro critíca na sociedade e que está sendo perdido. Você, em poucas palavras, sintetizou a principal mensagem que absorvi do livro. Pelo menos, a da primeira parte, porque a segunda, ao meu ver, explora o lado contrário, das pessoas que se perdem nas próprias fantasias e desejos de poder. Maravilhoso livro!

Jonatas 12/08/2022minha estante
Já li este livro três vezes, e assisti ao filme outras tantas, e certamente o lerei mais algumas, livro fantástico, história envolvente e recheado de fantasia e criaturas fantásticas. Já percorri o caminho dos desejos dei nomes diferentes para nossa querida Imperatriz Criança, posso dizer que conheço cada centímetro da Torre de Marfim. Obrigado por essa magnífica obra senhor Michel Ende.

Li 17/01/2011

DESAFIO LITERÁRIO 2011 - JANEIRO - LITERATURA INFANTO-JUVENIL *TEXTO 5*

Sinopse: “A história sem fim é a mágica aventura de um garoto solitário que passa através das páginas de um livro para um reino muito particular, o reino da fantasia. Aqui, nesta terra imaginária, numa busca original e cheia de perigos, Bastian descobre a verdadeira medida de sua própria coragem e aprende também que até ele tem capacidade para amar. O texto impresso em duas cores, verde e vinho, as belas ilustrações das aberturas dos capítulos completam o clima de encantamento que envolve o leitor de A história sem fim.”

O filme faz parte da minha infância! Nem sabia que era baseado em livro, que conta a história de um garoto, Bastian, que não é bom em nada, fora inventar histórias. Sofre bullying, é orfão de mãe e o pai é meio ausente. Mas Bastian adora ler, e odeia quando o livro termina. Um dia, ele entra em uma loja fugindo de uns colegas que tentavam atormentá-lo e repara num livro, ou melhor, na sua personificação do livro perfeito: “A hisória sem fim”. Bastian, hum, se apossa do livro e começa a lê-lo, descobrindo o reino de Fantasia.

Uma coisa que achei interessante no livro foi o fato da história de Bastian e a de Fantasia serem contadas paralelamente, mas separadas por cor de fonte; verde para Fantasia e vermelha para Bastian! E as imagens de abertura dos capítulos são horrorosas, mas de alguma forma, combinam com o livro!

A história sem fim quase não teve fim para mim mesmo! Rs.
Sinceramente, não sei se gostei muito dele! Terminei de ler pois já havia começado e queria saber o fim, ou seja lá o que fosse. Ler descrições detalhadas de cenários e personagens não é meu forte, sempre preciso reler mil vezes pois me desconcentro com facilidade. Além disso, me peguei pensando que, afinal, não gosto de livros muito nonsense... Mas não posso reclamar, eu sabia que o livro falava de um “universo” alternativo, e claro que todos esses elementos que falei acima fazem parte dele, então...

Há boas passagens no livro, como esta abaixo.
“- O senhor só poderá descobrir os caminhos de Fantasia, disse Graograman, através dos seus desejos. E só poderá fazê-lo indo de um desejo para outro. Aquilo que o senhor não deseja, não conseguirá atingir. É esse o significado das palavras “perto” e “longe” neste lugar. E também não basta querer ir embora de um lugar. É preciso que se queira ir para outro. Deixe que os seus desejos o conduzam.”
Mas no geral, achei o livro maçante, confuso, meio triste e angustiante... E nada divertido de ler! Mas não posso deixar de dizer que é também filosófico, profundo e carrega mensagens de esperança e perseverança, da importância de conhecer, aceitar e ter fé em si mesmo e de que qualquer ato, seja ele bom ou ruim, traz responsabilidades e consequências.
Acho que a moral do livro é que o grande desafio do ser humano é vencer a si mesmo e se tornar melhor para o mundo.

*http://desafioliterariobyrg.blogspot.com/*
17/01/2011minha estante
Engraçado, parece o tipo de leitura que gosto, srsrsrs.... mas, ainda acho que o filme é mais indicado para mostrar pro meu filhote...
Agradeço pela dica...
Bjus
Roberta

Karol 19/01/2011minha estante
Hmmm eu gostei do livro quando li. Eu era novinha, tinha uns 14, 15 anos, então, não sei o que acharia dele hoje, mas na época eu gostei.

Depois da sua resenha, acho até que vou ler de novo, pra ver se ele me cansaria hoje.. De qualquer maneira, parabéns pela coragem. Se você não curtiu muito o livro, deve ter sido uma verdadeira penitência terminá-lo.. rs

Viquinha 19/01/2011minha estante
Quando eu era criança, lembro-me que esse filme passava muito no SBT. Direto, aliás. Sabia que tinha o livro, mas nunca senti vontade de lê-lo. Que suas próximas leituras sejam mais agradáveis, Li!

Beijocas

Evy 20/01/2011minha estante
Eu amo esse filme, e se tinha vontade de ler o livro agora tenho mais ainda! Ótima resneha!

Cláudia 13/02/2012

Bastian Batltazar Bux é um garoto rejeitado pelo pai e avacalhado pelos colegas de escola que encontra refugio nos seus livros, um dia entra em uma livraria e conversa com o livreiro - Karl Konrad Koreander (nomes assim tem que ser reproduzidos) - o cara não quer saber dele e de criança nenhuma, quando saí para atender o telefone, Bastian sente-se atraído pelo livro (A história sem fim) que Karl estava lendo e acaba roubando ele. O garoto sente culpa mas ao mesmo tempo quer muito o livro então resolve não voltar para casa, para não precisar lidar com o roubo, e acha um esconderijo na escola para ler.

A história sem fim apresenta um "novo" mundo - Fantasia - é um lugar mágico, cheio de criaturas fantásticas governado pela imperatiz Criança, é por causa dela que Fantasia existe, mas ela não interefere no curso das coisas, não manda ... não exerce poder sobre a terra e seus habitantes - todo poder dela esta depositado e é representado por AURIN, um colar com uma inscrição e o símbolo das 2 serpentes. O enredo principal do livro que Bastian (e nós leitores) esta lendo é o grande problema que Fantasia esta enfrentando, como a imperatriz esta doente, o mundo Fantasia esta começando a sumir, uma parte de cada vez. Atreiú - um garoto-guerreiro muito corajoso recebe AURIN e tem a missão de salvar a imperatriz, ele tem como companheiro de viagem o belo dragão da sorte - Fuchur, assim inicia essa incrível aventura.

Eu tinha ouvido falar muito bem desse livro, mas não esperava um impacto tão grande, ele é com certeza um dos melhores que já li, para quem gosta do gênero fantástico/fantasia é leitura obrigatória rsss Os lugares e personagens são muito bem construídos, a história tem muitas mensagens que o leitor poderá se identificar, a verdade é que nem a Fantasia é perfeita e até o ser mais inocente pode se perder. É uma narração que o leitor realmente sente que faz parte da história, o estilo do autor é excelente - recomendo.

Marina 19/08/2010minha estante
Eu só vi o filme, mas sua resenha até me deixou com vontade de ler! :) Vou ver se arrumo ele pra ler, ando com vontade de ler algo de fantasia!

18/12/2010minha estante
Também acho que é um dos melhores que eu já li, tanto que já li e reli várias vezes. Digo até que se hoje sou fã de fantasia, é por causa dele.

Ana Claudia Car 14/01/2015minha estante
Pura nostalgia ler esse livro,,,

Kiki 28/03/2016minha estante
Na verdade, o Bastian Baltasar Bux não é rejeitado pelo pai. O pai apenas é triste por causa do falecimento de sua esposa, mãe de Bastian, mas o pai dentista se preocupa com seu filho.

Ju Furtado 14/10/2010

Um livro sobre crianças, escrito para adultos
Parece piegas falarmos sobre um livro mágico quando assim que começamos a lê-lo somos apresentados à Fantasia. Mas a magia deste livro contagia qualquer pessoa com o mínimo de sensibilidade e que tenha sofrido alguns percalços pela vida afora.

Tive um leitura do livro um pouco diferente de algumas opiniões postadas neste espaço. Parece que eu li o livro duas vezes simultaneamente, pois ao mesmo tempo em que acompanhava as aventuras de Bastian, "transportava" os acontecimentos ao mundo real. Por exemplo, eu transformei Graograman em um monstro que representava o desemprego.

Assim, o que posso dizer é o que o livro me tocou de maneira muito profunda. Compreendi o mergulho de Bastian na "fantasia" como uma tentativa desesperada de se encontrar. Um menino, e já com uma busca tão grande, era impossível não me comover.

Como me faltam palavras para expressar sinteticamente tudo que a leitura me transmitiu, tomo emprestadas as palavras do alfarrabista Koreander: "Há muitas portas para Fantasia, meu rapaz. Há muitos outros livros mágicos. Muitas pessoas nunca percebem isso. Tudo depende da pessoa em cujas mãos o livro vai parar." ... e mais adiante: "Além disso, não são só os livros que levam você a Fantasia, há outras possibilidades de ir até lá e voltar. Você virá a sabê-lo mais tarde."

Enfim, a sensação que ficou em mim foi que sofri tanta transformação quanto o Sr. Koreander e o pai de Bastian, transformações que ficam implícitas na obra, mas que justificam o romance inteiro.

Ah! Já ia me esquecendo de um detalhe praticamente banal se comparado à magnitude do livro: repararam na criatividade absurda do autor??? Ah... tô extasiada aqui!
18/12/2010minha estante
Não tinha pensado desta forma. Mas concordo com você. Eu reli esse livro não tem um mês, e, mesmo após muito tempo, e depois de não sei quantas vezes, ele ainda me comove.

Marta Skoober 24/07/2013minha estante
Instigante sua resenha e de uma sensibilidade ímpar. Me faz pensar: tenho que ler este livro.

Thyago 20/08/2015minha estante
Eu diria que é um livro para todas as idades, e que deve ser lido, se possível, uma vez em cada uma das fases da vida: Na infância, na fase adulta e na velhice.

Em todas as três leituras, compreenderá aquilo que seu amadurecimento permitir. E serão leituras e experiencias totalmente distintas uma das outras.

daniel henrique 26/06/2010

Lovely ^.^'
Minha relação com Never-Ending Story começa quando eu ainda era criança, nos anos 90 - quando minhas atividades diárias resumiam-se a assistir desenhos da Walt Disney no SBT, animações educativas no canal Futura e a ler pequenos livros infantis - os quais, cria eu (nada erroneamente) falavam de assuntos sérios, que mereciam ser tratados com devido respeito.

Never-Ending Story era exibido com frequência, nessa época, na Sessão da Tarde; e, juntamente com outros filmes de fantasia e magia (como Abracadabra e Convenção das Bruxas, por exemplo) era meu favorito. Bastian me cativava, assim como Fuchur, o Dragão da Sorte, com seus olhos de rubi e sua voz e sino. Eu ainda não sabia que aquilo filme se tratava de uma adaptação cinematográfica de um livro, o que descobri apenas muito recentemente.

Logo no início da leitura do livro, percebi que o que eu tinha nas mãos se tratava de um daqueles constructos especiais que você lê sentindo água na boca (e a sensação era a mesma de quando minha mãe fazia meu bolo de chocolate preferido, na infância); a cada capítulo me apaixonava mais por Fantasia, temia pela morte da Imperatriz Criança, chorava cada perda de Atreiú, sentia regozijo e alegria nas palavras sábias e Fuchur, torcia e arfava de emoção, juntamente com Bastian (que lia a História sem Fim juntamente comigo todo o tempo [e isso era magnpifico])a cada vitória e barreira ultrapassada pelo Herói de Fantasia, aquele que trazia consigo o Signo, o Brilho, a Jóia.

A emoção durante a leitura era indescritível, sentia-me transportado a lembranças do passado, a reminiscências esquecidas, e me lembrava o quanto era bom ser apenas um menino - um menino que acreditava na magia, a verdadeira magia, aquela arrebatadora e, acima de tudo, redentora.

Finalizando, enfim, Never-Ending Story é um daqueles livros que você lê como se fosse um grande marco na sua carreira como ser humano: não se trata de apenas mais um livro do gênero fantástico - é aquele livro que te faz encontrar a si mesmo, a bondade e a maldade que existem dentro de você, e isso, ao meu ver, é um crescimento memorável.

O único defeito nesta obra que eu poderia ressaltar, é o fato de que ela, infelizmente, tem um final, uma última página física a ser folheada, embora, a partir da leitura, prove-se que, na verdade, Fantasia não morre: ela renasce.

Obrigado Michael Ende.

:D
18/12/2010minha estante
Ele também faz parte da minha infância. E como eu lembro de assistir o filme!

SG1 24/10/2014minha estante
Resenha perfeita, esses sentimentos são realmente únicos ou se ler um livro que nos remete à infância. Tão mágico quanto Fantasia! ^^

Brena Sâmela 14/10/2022minha estante
O que é ics?

Brena Sâmela 14/10/2022minha estante
Eu amo demais esse livro, saiu uma edição ilustrada daquelas gigantes que quero muito

Elisio Rebouças 14/10/2022

Gostinho de infância
Sim, eu sou da época em que alugava VHS da História sem Fim. Assistia quantas vezes fosse possível as aventuras de Atreiu e Falcon (Furchur no livro).
Apesar de certa idade eu entrei nessa maravilhosa história, agora mais completa (o filme só vai até a metade do livro). Narrativa maravilhosa, não é superficial, com várias lições de moral.
História sem fim está na minha história desde sempre, ao folhear as páginas senti o cheiro da infância, o gosto do natal, meus amigos e meus pais. Impossível não se apaixonar.
O fato é que desde pequeno quis voltar para Fantasia. Agora consegui.
9luizgustavo9 14/10/2022minha estante
Interessante ?

Luan 14/10/2022minha estante
Eu lembro vagamente do filme. O livro está na minha lista de leitura e tenho certeza que a nostalia vai ser parte da leitura, assim como foi contigo.

Renata.g 02/11/2022

Recomendo a leitura ?
Tentei ler o livro a alguns anos atrás mas não consegui terminar na época não me lembro o porque. Lembrei dele na minha estante e pensei, vou tentar de novo, quem sabe dessa vez eu consigo terminar? Consegui e adorei muito a história do livro, foi muito bom acompanhar as aventuras de Bastian, Atreiú e Fuchur, apesar de algumas vezes as atitudes de Bastian me irritou bastante.
Me interessei pelo livro por causa do filme, queria saber mais da história, se não me engano, o filme só conta a primeira parte do livro.
Em algumas partes do livro a estória fica agarrada e cansativa, porém isso não atrapalha a leitura que é na maior parte é fácil e agradável. No final do livro me emocionei um pouco com a relação de Bastian e seu pai depois que ele voltou de Fantasia.

Lido em 31/10/22
Camila1856 02/11/2022minha estante
Muito bom esse

Renata.g 03/11/2022minha estante
É sim, gostei bastante ??

Marieliton M. B. 28/03/2021

O "fim" pode ser apenas o começo de algo
Bastian é um garoto que adora inventar histórias, e um dia ao se deparar com um livro com uma capa bastante chamativa, ele vivenciará uma aventura que todo leitor sonha em viver: estar dentro de uma história de fantasia.

Eu conhecia o filme dos anos 80, mas pouca coisa eu lembrava da história, por isso ler o livro acabou sendo algo quase que novo pra mim. Tanto que fiquei surpreso que o filme original adapta apenas metade do livro e só depois descobri que existia uma sequência que adaptava o restante da história.

O livro conta com personagens bem interessantes além dos protagonistas, como por exemplo Uiulala e a Xayíde. Outro detalhe que achei bem massa foi notar que cada capítulo como por uma letra seguindo a ordem alfabética. É como se aquilo significasse que toda história começa por uma letra do alfabeto.

Apesar do livro ter alguns trechos meio maçantes, no geral curti a leitura.
kathrein.oliveira 28/03/2021minha estante
Eu amo essa história também

Marieliton M. B. 29/03/2021minha estante
Realmente o livro faz jus à fama. 8)

Verônica 08/01/2021

A história sem fim - Por: Pensamento Literário
A leitura de uma obra é sempre única e isso fica evidente quando são abertas as páginas iniciais de um livro. Embora o design seja um propulsor, quer dizer, uma motivação para a escolha da leitura esse não é o único fator. No entanto, nesse exemplar, as conotações são um pouco diferentes, pois a capa em si é extremamente significativa e traduz, após iniciar a leitura, o eixo principal da narrativa. Sendo assim, a capa dialoga com a trama. Quando se começa a leitura o símbolo impresso na encadernação passa a ter um significado, pois são duas cobras que traduzem a essência do que é o reino de fantasia.

Antes de começar meus apontamentos são essenciais ressaltar algumas peculiaridades. A narrativa é envolvente e contagiante, mas compreendo as razões pelas quais nem todos se sentem compelidos a ler. Não é um exercício fácil compreender o reino de fantasia e toda a imaginação que permeia esse mundo, que é ao mesmo tempo mágico e complexo. Então, para alguns os primeiros capítulos podem não ser tão interessante, porém quando toda essa sedução começa a se desenrolar é difícil resistir ao fascínio.

A narrativa é bem peculiar, uma vez temos no primeiro momento a leitura realizada por Bastian, que não é o único personagem principal, e depois Bastian é inserido na trama e esse ponto de vista é alterado, ou seja, o ledor da “A história sem fim”, nesse caso Bastian, passa ser um protagonista. Cabe antes destacar que Bastian foge dos estereótipos de alguns livros, já que fisicamente ele é “gordinho”, tem as pernas tortas, aparenta ter entre 10/ 11 anos e ama ler. O mesmo sofre bullying na escola, ama contar histórias e tem o hábito de ter diálogos em voz alta consigo mesmo. Logo, ao ter em suas mãos o livro com o título “a história sem fim”, perpassamos por alguns outros “protagonistas” que são muito importantes para todo o desenvolvimento do enredo. Portanto, temos personalidades do reino de fantasia que irão nos conduzir para o mundo da imaginação, tais como: Fogo-fátuo, Cairon e Atreiú.

Conforme os capítulos vão avançando somos apresentados a diversas criaturas maravilhosas e vamos descobrindo qual é a missão de Atreiú (temos sua perspectiva sobre o mundo de fantasia até uma determinada parte do livro). O reino de fantasia está sendo consumido pelo nada e, nesse momento, temos a primeira critica do autor e/ou auto-reflexão. O autor tem o seu olhar voltado para como a contemporaneidade tem alterado a vida social e como isso tem afetado as crianças, pois em decorrência da incredulidade humana a imaginação e a fantasia no mundo dos pequenos vão deixando de acontecer. O mundo de faz de conta é essencial para que meninos e meninas cresçam de forma saudável e, paralelamente a isso, para que o reino de fantasia exista. Desse modo, vemos o reino de fantasia ser apagado pouco a pouco enquanto um filho do homem não der um novo nome à imperatriz criança, visto que para isso é necessário acreditar.

A aventura com Bastian começa quando ele percebe que está no livro que ler e de forma simples e mágica esse menino é transportado para o enredo, se tornando parte do reino de fantasia. Nesse instante Bastian vive aventuras e começa a demonstrar como é o homem e a sua essência. Há uma busca constante e continua para uma satisfação por meio dos desejos que nunca é saciada.

O autor tem momentos de devaneio ao colocar Bastian como o senhor de suas ações, isto é, como a busca incansável pela satisfação dos desejos pessoais pode transformar a natureza do homem, passando de uma alma inocente para uma ambição sem limites. A comparação do tomo com os seres humanos enceta ao identificar que quando perdemos a inocência e inflamos o nosso ego negligenciamos emoções e nos tornamos egocêntricos. Essa análise e reflexão do autor dialogam com outros filósofos, dos quais dois tornam-se mais evidentes: Arthur Schopenhauer e Karl Marx.

Ao perder suas maiores riquezas e não se dar contar dessa circunstância surge em Bastian uma necessidade de regressar ao inicio, a pureza, a infância. A ingenuidade de uma criança é simples e permeada de pureza, mas também há a necessidade de ser cuidado justamente por não haver maldade e ter dificuldade de enfrentar o perigo. A dama Aíuola surge para tutelar essa criança que já foi adulto por tempo demais. E, nesse momento, vemos no texto o prazer da simplicidade, do brincar e do ser cuidado. A dama Aíuola, uma árvore com forte inclinação maternal, permite que em meio às mudanças, isto é, que ao voltar à infância Bastian possa se sentir acolhido e protegido, ações essa que deveria ser oferecido para toda criança.

Por conseguinte, Bastian precisa buscar sua verdadeira vontade e descobre que é o amor. Nessas circunstâncias, o menino Bastian em sua inocência precisa encontrar o seu sonho. Somos transportados então para outro cenário e aprendemos que amar é renunciar a si mesmo. Por fim, essa corrida criativa proporciona uma meditação que esta fundamentada na ponderação da ideia principal: conscientização que somos amados, fazemos falta e que o “reino da fantasia” pode ser acessado por diferentes formas

site: https://pensaliterario.blogspot.com/2021/01/resenha-historia-sem-fim-sem-spoiler.html#more; https://www.youtube.com/watch?v=DtaU_H4pq2I&feature=youtu.be
vicki4you 23/02/2021minha estante
Olá ,
como você está? Meu nome é Srta. Vicki Dickson, vi seu perfil hoje e me interessei por você, quero que me envie um e-mail para meu endereço de e-mail privado (vickidickson100@gmail.com) porque tenho um assunto importante que quero compartilhar com você

Verônica 25/02/2021minha estante
Oii! Enviei uma mensagem para o seu perfil. Abraços!

Mandark 19/06/2009

Incrível!
Os filmes encantaram minha infância... E depois de muito tempo tive acesso ao livro que encantou minha juventude... Que leitura fascinante... Nunca pensei que acharia um livro que eu largaria com tanto pesar quando "O Senhor dos Anéis"... Mas esse livro conseguiu!! Cada página, cada final de capítulo... Cada história inacabada... Cada personagem que foi ficando para trás... Era uma alegria e uma dor... E quando eu terminei de ler... A esperança de reabrir o livro e ver que as páginas mudaram, que uma nova história estava sendo escrita a medida que eu o relia... Sem noção... Um livro que realmente me fez sonhar!!!! Muito muito muito bom!
Alysson - @alyssonhp 10/10/2010minha estante
esse foi sem duvidas um dos melhores livros que ja li! Simples e complexo ao mesmo tempo, poetico e cativante a cada pagina lida, Michel Ende se tornou um dos meus Idolos... outro livro dele INCRIVEL tbm é MOMO, leia esse se puder... e Otima resenha, adorei!

Claire Scorzi 17/12/2010minha estante
Esse ainda não li, só vi o filme. Mas, pelo meu contato com Ende até agora (li outro dele) e por Cornelia Funke, Lewis, Jeanette Winterson, Rowling, Carroll, Dahl, parece-me que os grandes escritores para crianças e jovens, aqueles que como adulta li e reli com prazer, são ou britânicos, ou alemães. Interessante.

Babi 01/05/2010

Minha infância...
A História Sem Fim conta a estória de como Bastian Baltazar Bux entrou no mundo de Fantasia.

Um livro que demorei muito para encontrar, quando achava na sebo ele desaparecia, mas há dois meses atrás ele voltou na sebo e não perdi a oportunidade. O livro era exatamente o que eu esperava, com uns toques de quero mais.

Quem quando era pequeno nunca assistiu a História Sem Fim? Seja em casa na sessão da tarde, no cinema ou em VHS (DVD)?

Bastian era um menino gordinho que estava sendo perseguido pelos meninos de sua escola e um dia ele resolve não ir a escola e encontra uma livraria, lá ele entra e o dono do lugar, Sr. Koreander, estava lendo um livro chamado A História Sem Fim, Bastian não sabe, mas ele começa a ser atraído pelo livro, o Sr. Koreander vai para o fundo da loja atender uma ligação, e Bastian lhe rouba o livro, ele foge e vai ler este livro no sótão de sua escola.

A Fantasia está correndo perigo pois o Nada se aproxima, destruindo tudo e todos que entra no seu caminho, tudo isto acontece pois a Imperatriz Criança está doente, e Bastian passa a ser único que pode a salvar.

No livro conhecemos Atréiu, Fuchur (O dragão da Sorte chamado no filme de Falcon), o Come-Rochas, Fogo-Fátuo, faunos e outras diversas criaturas de Fantasia.

No livro são tantas histórias que parecem séries de livros, mas infelizmente Michael Ende só nos proporcionou um livro.
Voltando as criaturas de Fantasia, é claro que vemos escola de C.S. Lewis, T.R.Tolkien e outros, pois faunos, centauros e etc, eram presentes em suas histórias.

Sem sombra de dúvida A História Sem Fim se tornou um dos meus livros favoritos não só porque o filme era o meu favorito quando criança, mas pelo fato de como Michael Ende contava esta maravilhosa história, criando personagens que nós passamos a amar, e ao mesmo tempo odiar, a amizade de um ser humano por outro, o AMOR e o que o egoísmo pode fazer com você.

Sem mais, quem gosta de ficção vai se deliciar com este livro.
18/12/2010minha estante
Também é um dos meus favoritos, e faz parte da minha infância. E outro dia até me espantei quando vi o preço dele no site da Saraiva! Ainda bem que você encontrou no sebo...

Lemes 26/07/2016minha estante
acabei de colocar no kobo... do nada lembrei do filme e procurei o livro!