A História Sem Fim

A História Sem Fim Michael Ende

Resenhas - A História Sem Fim

18/12/2010

Perdi as contas de quantas vezes eu li e reli esse livro. Não me lembro direito quando foi a primeira vez, mas ele me acompanhou durante a minha infância e adolescência toda. Arrisco até a dizer que é por causa dele que eu hoje sou apaixonada por fantasia. Foi esse ou As Brumas de Avalon. De qualquer jeito, li ambos pela primeira vez na mesma época...

Mais em: www.natrilhadoslivros.blogspot.com

Leitor Cabuloso 21/01/2011

A HISTÓRIA SEM FIM

Olá ouvintes-leitores ou deveria dizer, meros mortais (brincadeira minha), aqui quem se apresenta é o Enigmático e Misterioso Sem Nome, que de tão misterioso e enigmático nem o rosto aparece na apresentação dos personagens, aqui no Cabulosocast. Deixando de papo furado, vou direto ao assunto e também para minha primeira resenha. Antes de começar, a ideia de falar desse livro, primeiro foi pelo fato de tê-lo lido já, duas vezes por sinal, e segundo porque, naquele microcast sobre livros na nossa adolescência, por se tratar de um microcast, tivemos que resumir nossa leitura a três livros, mas não somente isso que eu li na minha adolescência e acredito que também o Lucien e a Serena. Pelo título logo acima, já dá para notar do que vou falar, é isso, o livro do qual estou falando é “A História sem Fim” do Escritor Michael Ende, que eu adorei muito ter lido, e ainda, por sinal, dando uma pesquisada nas orelhas do próprio livro e na internet descobri outros livros do autor, que infelizmente ainda não li, mas estou curioso e lerei todos, e que outros sejam traduzidos o quanto antes, para que possamos no deleitar com outras leituras do autor.

O início do livro já chama um pouco a atenção, primeiro pelo título e segundo por duas cobras mordendo uma a cauda da outra, que seria o Aurien (no filme o Aurien aparece um pouco diferente, mas ficou bom do mesmo jeito), presente dado pela Imperatriz-Criança ou Imperatriz-Menina a um dos personagens do livro, que é o Jovem Guerreiro Atreyu ou Atreiú, uma outra coisa interessante dentro do livro é que logo no começo aparece o nome de uma livraria e o nome de seu proprietário, o Sr. Koreander, que Bastian acaba conhecendo e digamos “pegando emprestado” o livro A História sem Fim e indo ao colégio para poder lê-lo.

Realmente de tão bom que o livro parece ser, eis um trecho do livro:

“Fantasia é a História sem fim escrita num livro de capa cor-de-cobre que estava no sótão de um colégio. Agora, ele está na sua mão”.

Outra coisa interessante é quando se está no mundo de Bastian as palavras são em uma cor vermelha ou cor-de-cobre e quando se está em Fantasia, o mundo que está dentro de um livro, no outro livro que você está lendo, ou seja, uma história dentro da outra (que confusão e loucura não?) a cor é verde e lá se encontrará muitos personagens, com várias histórias para contar e que Bastian tenta de alguma maneira ajudá-los, será que ele consegue? Leiam para saber.

Não é uma história feliz do começo ao fim, mas pelo menos nós faz pensar, refletir um pouco, primeiro em relação a história que cada personagem tem para contar, por fim, a começar pelo título, e como eu sou Enigmático, vou jogar para vocês algo para pensar, o título já um tanto sugestivo, que por sinal, qual no final das contas é a história que tem fim? Qual realmente é o livro que tem um fim de verdade? No meu pronto de vista, nenhum, todos eles sempre tem uma continuação, mesmo que o autor nunca a escreva, um universo ainda a ser explorado, a ser desvendado, basta cada um querer também isso, pois ali se está tratando de um lapso temporal de cada personagem e do personagem principal, e o lapso temporal da vida de cada personagem que ficou de fora, isso dá pano de fundo para outras histórias, e também o Michael Ende foi esperto e que exemplifica o que estou dizendo e também o título do livro, já que ele diz em algumas partes do livro: “Mas essa é uma outra história e terá de ser contada em outra ocasião”, ou seja, fica ao prazer de cada leitor continuar a história, que como ele mesmo fez questão de demonstrar, não tem fim.
Outra coisa enigmática é o nada, que destrói fantasia, o que ele significa? O que é ele afinal? Seria o desprazer cada vez maior da pessoas pela leitura? Seria o fato de que se ninguém ler um livro é como se ele não existisse? Pois são os leitores que dão vida ao livro, enfim, tudo isso e muito mais pode ser uma definição para o que vem a ser o “nada”, crie a sua própria ideia, sua própria opinião.

Outra coisa é que por se tratar de um livro infanto-juvenil, praticamente só existem personagens jovens, seres imaginários e fantasiosos, como o Dragão da Sorte, o Come-Pedra, um duende, o Graograman, o leão multicor, também tem a Cidade dos Espectros, e muito mais, e os poucos adultos que aparecem são, o Sr. Koreander, no começo do livro, e o pai de Bastian, no final do livro. Sim, o livro começa com o garoto Bastian totalmente ensopado por causa da chuva, entrando na livraria do Sr. Koreander, a princípio o dono da livraria não é muito hospitaleiro, mas quando descobre que o garoto gostar de ler livros, diferente de outros da mesma idade que ele, que pensam somente em brincar e videogame, um sorriso se estampa em seu rosto, e conversar afora Bastian pergunta o que ele está lendo, que é “A História sem Fim”, e enquanto Koreander atendia a um telefonema, Bastian pega “emprestado” o livro e deixou um recado dizendo que irá devolver depois que lê e ai toda a história começa.
Eu sei que posso não ter falado muita coisa, mas seu eu contar demais aqui, vai perder a graça de ler, realmente é um livro e uma leitura que me prendeu do começo a fim, eu praticamente não parei de ler e de tão bom que o livro é, e possivelmente por ter lido e passado despercebido alguma coisa, li novamente ele e gostei tanto quanto da primeira vez. Alguns outros livros do autor são:

1. Mono e o Senhor do Tempo;

2. Jim Knoft e Lucas, o Maquinista;

3. A Escola de Magia;

4 O Poche dos Desejos;

Sim, eu quase ia me esquecendo, eu recomendo também que assistam o primeiro filme, que é o dos melhores e é fiel ao livro, e é tão bom quanto o livro, é claro que tem algumas coisas diferentes, mas não tira o prazer em se ler o livro ou de assistir ao referido livro. E sendo assim eu me despedindo, foi bom está com vocês, espero de alguma forma possa ter contribuído, a incentivar vocês a lerem um livro tão bom e em um aspecto, tão enigmático quanto eu, posso não ter dito muita coisa e nem explicado bem o livro, mas pelo menos tentei, se não me sai bem, na próxima melhorarei mais. Até a próxima.

Por: O Enigmático Sem-Nome

Dudu 19/06/2009

Este livro é muito bom. Leia para você ver !!
Muito legal esse livro. Gostei muito dele, o filme nao tem a maioria das partes do livro, o filme é bem curto, uma hora e pouquinho.

Eu viajei na historia lendo esse livro. Vale a pena ler.*

O filme também. Vale a pena assistir.*

Michele 17/09/2010

Eu li este livro quando estava na oitava série (faz tempo...rs) e é um livro maravilhoso, lembro-me que a única coisa que eu queria fazer na época era entrar na aventura do Bastian....Hoje, "alguns" anos mais madura, quero ter este livro, lê-lo novamente e passar esta riqueza para meu filho.....

18/12/2010minha estante
Concordo plenamente. Já li não sei quantas vezes, a última não faz um mês, mas ainda me envolvo muito no livro, acho que agora até mais que antes. E, um dia, tamb'me pretendo passar adiante essa experiência.

Celo 21/07/2009

minha visão
a história é muito legal e involvente porem é uma leitura cansativa devido a troca de cor das paginas entre o magenta e o verde, foi o que eu não gostei, pois cansa muito a visão eu q leio uma média de 400 a 500 paginas por dia não aguento ler mais que 25 no mesmo dia dele, mas vale a pena a história é muito legal... porem paciencia para aguentar a leitura =P, bjos boa leitura

Tânia Souza 12/02/2011

A História Sem Fim

Resenha de Tânia Souza

A História Sem Fim, de Michael Ende, não começa com o clássico Era uma vez... e sim em uma manhã de chuva, fria e cinzenta, quando um garoto fugindo da perseguição dos colegas, entra numa livraria e encontra o livro que irá mudar sua vida. No entanto, ainda que não ofereça o conhecido “Era uma vez...” tem em si a essência dos mais belos contos de fantasia. E como as mais interessantes narrativas, convida o leitor a se deixar envolver por ela a ponto de descobrir em si mesmo, facetas desconhecidas. Um livro que brinca com a ideia de transformar leitores em protagonistas.

É a história de Bastian Balthazar Bux. Um menino melancólico, deslocado, perdido em um mundo, para ele, cada vez mais cruel. Um jovem contador de histórias que se resguarda no universo da fantasia e que, em sua jornada pessoal, primeiro como leitor, depois como personagem, deverá aprender inúmeras lições e, encontrar-se ou perder-se de vez. São páginas que nos contam de uma busca, de um caminho entre imaginação e realidade, entre a fantasia e a razão.

Ler A História Sem Fim é conhecer Fantasia, este local onde todas as criaturas e aventuras florescem, para o Bem ou para o Mal, para o Belo ou para o Feio. Encantar-se com valente Atreiú e Fuchur, O Dragão Branco da Sorte. Admirar uma Imperatriz Criança. Temer a força do Nada. E surpreender-se com tantas outras criaturas fantásticas. Aliás, cada uma delas exerce um fascínio singular. Mas é principalmente, lembrar-se da necessidade de manter viva a magia de acreditar e principalmente, reconhecer a força da literatura. É apaixonar-se mil vezes mais pela magia da imaginação, das fábulas, dos contos.

Pois nessa manhã de chuva, após sentir-se irremediavelmente atraído por ele, Bastian rouba um livro chamado A História Sem Fim, e mergulha no universo dessas páginas, tentando não se lembrar da realidade que o envolve. Quando a existência do mundo presente no livro passa a depender de suas ações, tudo se transforma. Também ele se tornará um personagem de Fantasia? Entre as diversas emoções que a leitura oferece a ele e, também a nós leitores, surgem questionamentos sobre a própria existência; têm-se a presença da vida e da morte, da força das escolhas, da culpa, do medo, do sonho, da fantasia, da alegria e da tristeza, da solidão, do autoconhecimento, da coragem e do amor.

Por isso, pode-se dizer que essa é também uma história da própria leitura, da formação do leitor, do fascínio e da paixão que o universo literário pode oferecer. “O livro começou a tremer em suas mãos. Decididamente, aquilo estava indo longe demais! Não era possível que, em um livro impresso, pudesse estar escrito algo que só se referia àquele momento e a ele.”

Esse não é o mesmo sentimento de um leitor perplexo em ver como um autor consegue, por meio de simples palavras, saber de algo que lhe toca tão profundamente? Talvez a literatura seja um longo caminho de sensibilização e percepção para quem ousa se perder, ou se encontrar, nas páginas de um livro. De leitor a protagonista, Bastian mergulha no universo de Fantasia e também ele, ajudou a escrever uma história sem fim. A força desse titulo já me intrigou. Mas é justamente minha concepção de leitura que passa por ele, afinal, toda história não tem de fato um fim, enquanto um leitor estiver vivenciando-a, o verdadeiro sentido só será construído ali, no momento da leitura, no instante em que as palavras do autor tomam forma e sentido na força imaginativa do leitor.

"Mesmo que Bastian quisesse, não teria podido evitar o que estava lhe acontecendo. Mas não queria, de maneira nenhuma! Pelo contrário, não renunciaria a esse tesouro por nada deste mundo. Só queria uma coisa: continuar a ler, para reencontrar a Filha da Lua, para tornar a vê-la. Ele não podia adivinhar que, assim, iria lançar-se irrevogavelmente em uma aventura estranha e também perigosa. Mas, mesmo que tivesse podido adivinhar, nem por isso teria fechado o livro, pondo-o de lado para não mais tocá-lo."

Porque ler é construir sentido, é a união entre leitor, autor e texto, é a construção de um mundo único, e a cada vez que voltamos a esse mundo, somos outros, e outro é o universo que ali nos espera. “... mas essa é uma outra história e terá de ser contada em outra ocasião.”

Ge Ribeiro 09/02/2011

Um dos livros mais lindos que eu li esse ano, há muito tempo venho querendo ler um livro que misturasse fantasia, realidade, e que passasse uma idéia verdadeira e que fizesse refletir. A história sem fim tem tudo isso e muito mais. Conta a história de um garoto chamado Bastian, que ao roubar o livro de uma biblioteca não fazia idéia que iria embarcar na sua maior aventura.

O mundo da fantasia está desaparecendo por causa do mundo dos homens, que deixaram de acreditar na fantasia, e só Bastian pode ajudar, dando um novo nome a Imperatriz Criança, que é a razão de toda a existência da fantasia, com isso ele é literalmente transportado para dentro do livro onde ele descobre a verdadeira razão de estar lá e o porquê de apenas alguns homens terem ido lá. Descobrindo isso, Bastian está pronto para regressar ao mundo dos homens e transmitir para toda sua sabedoria.

O livro me chamou muita atenção por vários aspectos, primeira é um livro que conta a história de outro livro que é o mesmo! HAHA eu sei que não deu para entender, mais é impossível descrever em palavras, só lendo você tem a mesma sensação, segundo pelo fato de que a narrativa é super fácil de compreender, por ser um livro bem antigo, não esperava que fosse ter uma linguagem fácil.

É um livro bem caro, mais vale a pena fazer um esforço, estou ate agora emocionada com a mensagem do livro e espero que todos fiquem como eu, uma das melhores literaturas juvenis de todos os tempos.

Ariane 07/03/2011

História Fantástica em polissemia
A História sem Fim é um mergulho de bungee jumpping no mundo da fantasia. Tento lembrar, mas ainda não consegui me recordar de um livro que descrevesse tão bem um mundo encantado. Eu me senti uma verdadeira criança voando pelo mundo da imaginação, rodeado de seres incríveis e paisagens exóticas. Michel Ende soube descrever com maestria um mundo fantástico e consegue com isso nos transportar a este reino juntamente com Bastian Baltazar Bux.

O menino Bastian vive uma vida de medos, privações, solidão e perseguições. Não consegue se adaptar ao mundo em que vive e através do furto de um livro se depara com histórias mirabolantes em um reino encantado, protagonizados pelo jovem Atreiú. Misteriosamente ele é transportado para dentro do livro onde vê todos seus desejos realizados e de quebra ainda salva o mundo da Fantasia da extinção. Mas este não é o ponto máximo, na verdade esta viagem tem como objetivo fazer com que Bastian descubra a si mesmo e aprenda a amar incondicionalmente.

História sem Fim é um livro para todas as idades. Para crianças que encantam com a imaginação e talvez seja muito mais para adultos, para que jamais esqueçam do quanto a Fantasia nos faz feliz.

Marina 20/03/2011minha estante
Bela resenha! ;) Eu gostava mto do filme, um dia ainda vou ler o livro!

Junior Cazeri 10/07/2011

Um clássico do gênero infanto-juvenil, A História Sem Fim, do escritor alemão Michael Ende, é um livro tão cativante quanto original em sua grandiosidade. Nele, acompanhamos a história de Bastian Balthasar Bux, um menino comum, tímido, obeso e órfão de mãe, que vive com um pai frio e distante. Tomado por um sentimento de desamparo e abandono, o jovenzinho decide, graças a uma oportunidade do destino, roubar um livro de um antiquário e esconde-se do mundo para mergulhar nos encantos da leitura.

O livro roubado, A História Sem Fim, apresenta o mundo de Fantasia, um universo repleto de centenas de criaturas que conhecemos de outras obras, tais como dragões, duendes, trolls, feiticeiras malignas, unicórnio, gênios, entre tantos outros que seria impossível listá-los de uma só vez. E esse universo corre perigo, já que a Imperatriz Criança, senhora de Fantasia, está adoentada e, aparentemente, apenas alguém do mundo dos homens pode salvá-lo. E aí a história muda, já que a narrativa do livro parece falar diretamente a Bastian, que acaba por entrar neste universo e viver ele mesmo a aventura que antes apenas admirava.

Entre jornadas que levam a lugares misteriosos e encantadores, seres repletos de vontades e convicções, Bastian vive uma transformação, tendo ganho poder o suficiente para realizar todos os seus desejos. E é disso que a obra de Ende trata: o quanto a realização de seus desejos poderia transformá-lo e mudar a sua vida? Entre todos os caminhos percorridos por Bastian, nenhum é tão sinuoso quanto aquele que o jovem deve trilhar em busca de autoconhecimento, pondo em risco vidas, amizades e o frágil equilíbrio de Fantasia.

A obra trata de inúmeros temas próprios do gênero infanto juvenil, como o poder da amizade, inveja, prepotência, superação e perdão, todos explorados de maneira suave e agradável, durante a viagem turística criada pelo autor que nos guia pelas terras mágicas. O simbolismo impera em todos os recantos, seja no Lago de Lágrimas ou na Torre da Mão Que Vê, e somos rodeados por sinais que confundem e iluminam, deixando a leitura ainda mais fascinante. As minúcias de pequenos detalhes espalhados pela obra também vão cativar o leitor mais atento, como os capítulos iniciados em ordem alfabética e outros que não vou citar para não estragar a surpresa ou roubar o prazer de ninguém.

Entre tantas obras de fantasia que despontam no horizonte do mercado literário, retornar a um clássico (o livro foi publicado em 1979) mostrou-se verdadeiramente prazeroso, e posso recomendar a leitura de A História Sem Fim com a certeza de que a obra vai agradar até os mais exigentes, com seu inesgotável repertório de lugares e criaturas e sua trama bem amarrada. É fácil notar o quanto o trabalho de Ende influenciou outros autores, como Neil Gaiman, por exemplo.

Pode ter certeza que você demorará muito para esquecer de Bastian, Atreiú, Fuchur e tantos outros personagens e que encontrar similares tão carismáticos em outras obras do gênero será uma tarefa árdua. Mas essa é uma outra história e terá de ser contada em outra ocasião.

Resenhado no http://cafedeontem.wordpress.com/

Bit 14/03/2011

'A História Sem Fim' conta a aventura de um garoto solitário que através das páginas de um livro passa para o reino da fantasia. Nesta terra imaginária, numa busca cheia de perigos, Bastian descobre a verdadeira medida de sua própria coragem e sua capacidade para amar.

Essa 12/03/2011

A melhor história de todos
Livro para toda a vida.

Recomendo para todos que querem viajar sem sair do lugar.

Meu livro do coracão!

Coruja 25/05/2011

Estou apaixonada. Simplesmente apaixonada. Quero partir para Fantasia. Quero viver aventuras ao lado de Atreiú. Quero voar aconchegada ao pescoço de Fuchur. Quero admirar a Imperatriz Criança, a Filha da Lua, Senhora dos Desejos, a dos olhos dourados. Quero contemplar Amargante e perder-me em sua biblioteca. Quero... quero...

Gostaria de saber porque não li esse livro antes.

Claro que assisti o filme. A História sem Fim é um clássico da Sessão da Tarde, tendo sido reprisado dezenas e dezenas de vezes. Bons tempos aqueles em que se revezavam O Feitiço de Áquila, Gremlins, O Jardim Secreto, A Princesinha... Curtindo a Vida Adoidado! Quero ser Grande, com sua inesquecível cena do teclado! Um Morto muito Louco! Goonies! De Volta para o Futuro! INDIANA JONES!!!!

Ok, deixa eu parar a sessão nostalgia por aqui, ou vamos ficar só nisso pelo resto do dia... Voltemos ao tópico principal... o caso é que, assisti o filme; como quase toda criança, queria um Falkor pra mim; mas não fazia nem idéia de que existia um livro com a história do filme – do contrário, teria procurado ele bem mais cedo...

História sem Fim será, sem dúvida, um dos livros que lerei para minha filha imaginária num futuro muito, muito distante (e imaginária, porque, a princípio, pretendo seguir o exemplo do Brás Cubas).

Bastian Baltasar Bux é um menino bastante comum. Ele não é particularmente inteligente, particularmente atlético ou particularmente popular. Perdeu a mãe não faz muito tempo e vive sozinho com o pai, que parece ter se anulado após a morte da esposa. Sofre constantemente nas mãos dos colegas de escola por ser gordinho e desajeitado. Como aluno, é apenas mediano, o que significa que não é um grande favorito dos professores, que também se comprazem em humilhá-lo em sala de vez em quando.

Até que, um dia, ao fugir dos colegas, ele acaba indo se esconder numa pequena loja, onde se depara com um velho resmungão... e um livro. Não um livro, na verdade, mas O Livro. A História sem Fim.

Se Bastian tem alguma paixão na vida, essa paixão são os livros... e as histórias. Aquele livro, com a promessa de uma história que nunca chega ao fim, encanta-o. E é assim que o garoto acaba por roubar o livro, enfiando-se no sótão esquecido da escola para poder lê-lo, crente que após sua transgressão, jamais poderá voltar para casa.

De certa forma, Bastian tem razão. Ao terminar sua leitura, ele estará completamente mudado. Dentro do livro, ele viveu muitas eras e muitas vidas. Ao voltar para casa, para sua vida de antes, traz consigo tudo aquilo que aprendeu em Fantasia.

É um processo parecido com o dos irmãos Pevensie, de Lewis: reis e rainhas de Nárnia, que acumulam a vivência que tiveram no mundo de Aslam à sua vida comum. São, todos eles, crianças com olhos que viram muito além de seus anos.

A História sem Fim são muitas histórias que se encontram – e algumas, deixadas a terminar, convidam o leitor a, como Bastian, participar da criação de Fantasia. Todos nós, ao acompanharmos as aventuras dele, de Atreiú e Fuchur; todos também damos à Imperatriz Criança um novo nome – e com isso resta assegurada a continuidade de Fantasia.

Faz-me lembrar de Peter Pan, pedindo que as crianças o ajudem a salvar Sininho: o bater palmas enquanto recita "eu acredito em fadas!" é um equivalente à necessidade do novo nome, e tudo o mais se resume à idéia de que precisamos crer para que o encanto resista.

É um livro de personagens apaixonantes, sem maniqueísmos, aberto a inúmeras, infinitas interpretações. Um livro para se ler e reler e continuar em nossa imaginação... uma história sem fim, sem barreiras, sem idades.

Eterna.

Morfindel 18/04/2011

Fantástico!
Um dos melhores livros de fantasia que eu já li. Michael Ende é um dos maiores escritores de fantasia. Nesse livro você vai viver uma das maiores aventuras que é possível com um livro, e nesse livro é possível o leitor, assim como Bastian, participar da história, o que deve ser o sonho de todos que já dedicaram o seu tempo a uma grande história.

azhiel 09/11/2011

O Livro dos Livros
"- Calma, pequeno louco, rosnou o lobisomem. Quando chegar a sua vez de saltar para o Nada, você se transformará também num servidor do poder, desfigurado e sem vontade prórpia. Quem sabe para o que vai servir. É possível que, com sua ajuda, se possam convencer os homens a comprar o que não necessitam, a odiar o que não conhecem, a acreditar no que os domina ou a duvidar do que os podia salvar. Por seu intermédio, pequenos seres de fantasia, fazem-se grandes negócios no mundo dos homens, desencadeiam-se guerras, fundam-se impérios…"

Este é aquele livro para quem gostaria de saber o que acontece quando fechamos as páginas. A História sem Fim conta a história de Bastian, um menino que apanha dos colegas na escola, é péssimo aluno, baixinho, gordo, ou seja, tudo o que não se espera de um herói. Mas ele é como todos os fantasiosos loucos por livros. Cria suas próprias histórias, até esbarrar no livro A História Sem Fim.

Ele lê as aventuras de... bem, melhor parar. O interessante deste livro é que quando você lê a História de Bastian, o livro é com letras em vermelhor. E quando lemos o que ele lê, é em verde!

Para se ler, guardar e aprender.