A História Sem Fim

A História Sem Fim Michael Ende

Resenhas - A História Sem Fim

SakuraUchiha 18/03/2015

"Gostaria de saber, disse para si mesmo, o que se passa dentro de um livro quando ele está fechado."
"Quem nunca chorou, ás escondida ou na frente de todo o mundo, lágrimas amargas porque uma história maravilhosa chegou ao fim e é preciso dizer adeus ás personagens na companhia das quais se viveram tantas aventuras, que foram amadas e admiradas, pelas quais se temeu ou ansiou, e sem cuja companhia a vida parece vazia e sem sentido?"

Crianças e adultos vão desfrutar desta história de outros mundos, magia e criaturas que estimulam a imaginação. Este é um livro muito especial, inteligente e bonita que muda forma de olhar a vida dos leitores. Especial, porque descobre das profundezas do seu subconsciente as fantasias infantis escondidas fantasias que você pensou que tinham ido embora há muitos anos. Inteligente, porque ele leva você para uma terra de fantasia cheia de metáforas e jogos de lógica. Belo, porque o livro em si, bem como o seu conteúdo, é uma obra de arte.

Jaíne 01/04/2015

O livro das letrinhas coloridas
Como já bem diz o título desta resenha, este livro não tem as letras em cor preta, como é normal, e sim em verde e vermelho. Isso é importante de citar já que torna o livro diferente dos outros das prateleiras das livrarias.
É uma história de fantasia, muito fofa e meiga (awnt) que provavelmente foi feita pro público infantil, mas mesmo se você é adulto, pode, ou melhor, deve ler.
Bastian Baltasar Bux é nosso personagem principal. Um garoto triste, inseguro, solitário, mas que tem um dom de inventar histórias. E por coincidência do destino, ele encontra A História Sem Fim, ou será que ele foi encontrado por ela? (A História Sem Fim nada mais é do que um livro, quero dizer, na verdade ela é bem mais do que um livro, leiam que vocês entenderão) Enfim... Vou falar o motivo pelo qual as letras do livro são separadas em vermelhas e verdes:
a escrita verde é usada para falar da história que ocorre em Fantasia (imaginem que Fantasia é mais ou menos como Nárnia, um lugar diferente e que poucos conseguem chegar), e as letras vermelhas são usadas para descrever o que se passa nesse mundo, o nosso mundo, o mundo dos homens, o mundo em que Bastian mora.
Em diversos momentos eu achei a história parecidíssima com O Senhor Dos Anéis. Aí vocês vão pensar: "Por quê? Tem um anel do mal chamado preciossso e o Bastian tem que destruí-lo?" Não, não é bem isso, são as descrições dos acontecimentos que remetem ao senhor dos anéis, uma jornada por um mundo mágico, comitivas, batalhas, povos de espécies diferentes. Tudo remete muito ao Senhor dos Anéis e até a Nárnia.
Mas se tem um momento que é MEGA senhor dos anéis, é o momento em que o protagonista Bastian, ganha uma pedra que ilumina. Lembram de quando o Frodo ganha da Galadriel uma pedra que ilumina? Pois é, mais ou menos assim.
Outra coisa que ocorre em diversos momentos... Muitos e muitos personagens aparecem ao longo dessa história tem sua "história" própria, mas se fossem ser narradas, o livro teria que ser bem maior do que já é, então o autor usa muito a seguinte frase: "mas essa é uma outra história e terá que ser contada em outra ocasião".
Poxa, e onde está essa outra ocasião? Então nesse aspecto, muitas lacunas ficaram em aberto.
Mas, mesmo assim, tenho certeza que quando vocês lerem, vão querer estar no lugar de Bastian para viver todas as suas aventuras.
Ao final do livro, cheguei a uma conclusão de qual é a "moral" que o autor quis passar.
A primeira, claro, é a importância do amor, de saber amar...
E a segunda, que os livros são mágicos e que dependendo das mãos em que eles estejam, eles levarão a pessoa que o lê a viagens incríveis, a lugares extraordinários, basta a pessoa acreditar na história contida nele.
Já falei que a história é muito fofa né? Porque é muito fofa mesmo!
Agora leia, porque decididamente vale a pena!

E para ler a essa e outras resenhas, é só acessar:

site: mundodasresenhas.com.br

Stephany 24/04/2015

Queria que o Livro não Tivesse Fim! rs

Esse Livro é narrado em terceira pessoa e é meio que dividido, em partes com letras vermelhas (Narrando o que está acontecendo à Bastian) e partes com letras verdes (Narrando a leitura de A História Sem Fim) o que parece confuso...mas vocês vão entender kkk
O livro fala sobre Bastian Baltasar Bux, um garoto triste, cheio de problemas pessoais que após encontrar e roubar o livro , inicia a leitura de A HISTÓRIA SEM FIM e tem sua vida mudada para sempre.
Com mensagens e ensinamentos importantes, a história te prende do começo ao fim , te faz sentir como se estivesse vivenciando tudo aquilo e também te faz sentir um misto de emoções a cada página!Super recomendo, para todas as idades!

marcoabpalma 13/05/2015

A História Sem Fim, de Michael Ende
“A História Sem Fim” narra à aventura de “Bastian Batltazar Bux”, um garoto que vive problemas de relacionamento com o pai e é constantemente agredido pelos colegas de escola, e que, por essa razão, acaba refugiando no mundo fantástico dos livros. Até que um dia ele se esconde em uma livraria e conhece “Karl Konrad Koreander”, dono da livraria, mas o cara não demonstra muita simpatia por ele e nem por criança nenhuma, e acaba saindo para atender um telefonema. Assim Bastian vê-se sozinho na livraria e começa a dar uma olhada nos livros e é nesse momento que é atraído pelo livro (A História Sem Fim) que Karl estava lendo e acaba roubando ele. O garoto, se sentindo culpado pelo roubo, não quer voltar para casa, mas também quer muito ler o livro, assim ele acha um esconderijo na escola para ler o livro.

O livro “A História Sem Fim” apresenta para nós um ligar mágico, daqueles que todos gostariam de fugir quando as coisas na vida real não estão indo muito bem!!! Esse novo mundo chama-se Fantasia, cheio de criaturas fantásticas que é governado pela Imperatiz Criança, que tem a sua vida ligada a existência de Fantasia, mas ela não interefere no curso das coisas, não dá ordens, somente conselhos. Todo poder dela é representado por AURIN, um colar com uma inscrição e o símbolo das 2 serpentes.

Na história, Bastian (e nós leitores), estamos lendo é o grande problema que Fantasia esta enfrentando. Com a imperatriz doente, o mundo Fantasia esta começando a sumir, uma parte de cada vez. Então o herói Atreiú – um garoto-guerreiro muito corajoso recebe AURIN e inicia a missão de salvar a imperatriz. Nessa missão, ele recebe ajuda do seu companheiro de viagem, o grande dragão da sorte – Fuchur, assim inicia essa incrível aventura.

“ – Zombavam de você porque contava histórias que ninguém tinha ouvido? Como isso é possível? Nenhum de nós é capaz de o fazer, e tanto eu como os meu concidadãos ficaríamos muito gratos se você nos quisesse presentear com algumas histórias novas”

O que eu acho mais fascinante no livro é que o fato de contar a história de um leitor que não somente está lendo uma história, mas, conforme a leitura vai se desenrolando, o leitor passa a fazer parte da história podendo ele mudar o seu final.

“- O senhor só poderá descobrir os caminhos de Fantasia, disse Graograman, através dos seus desejos. E só poderá fazê-lo indo de um desejo para outro. Aquilo que o senhor não deseja, não conseguirá atingir. É esse o significado das palavras “perto” e “longe” neste lugar. E também não basta querer ir embora de um lugar. É preciso que se queira ir para outro. Deixe que os seus desejos o conduzam.”

O livro é escrito em cores diferentes, de forma que quando narra Bastian na sua vida real as palavras são escritas na cor verde, e quando narra a aventura que se desenrola dentro de Fantasia, as palavras são escritas na cor vermelha.

Diferente e bem melhor que o filme, ele é um daqueles livros escritos para o público infantil mas que todo adulto vai se apaixonar. Bastante filosófico, profundo e intenso. Carrega mensagens de força, esperança e perseverança. Da importância de conhecer a sua capacidade e ter fé em si mesmo, mostrando que temos nossas responsabilidades e as nossas consequências.

“- É por isso que os homens temem e odeiam Fantasia e tudo o que dela vem. Querem aniquilá-la. Mas não sabem que, ao fazê-lo aumentam a torrente de mentiras que caem ininterruptamente em seu mundo…”

Um livro que nos mostra que o grande desafio do ser humano é vencer a si mesmo e os nossos medos interiores de não conseguir ou não ser capaz, ajudando-nos a nos tornarmos pessoas mais corajosas e determinadas, capazes de tornar o mundo um lugar melhor.

“… enquanto contemplava a imagem colocada sobre a neve, Bastian sentiu muita saudade daquele homem que não conhecia. Era um sentimento que vinha de muito longe, como uma onda do mar que ao longe parece inofensiva, mas que, à medida que vai se aproximando se transforma numa parede de água da altura de uma casa, que arrasta tudo consigo. Bastian quase se afogou nessa onda de saudade, e teve de fazer um esforço para respirar.”

Venha conhecer e viver as histórias de Fantasia, fazer amizade com Bastian e as criaturas de Fantasia, fazendo parte dessa incrível aventura.

“… quem nunca passou tardes inteiras diante de um livro, com as orelhas ardendo e o cabelo caído sobre o rosto, esquecido de tudo o que o rodeia e sem se dar conta de que está com fome ou frio…”

site: http://livroscompipoca.com/

Sanoli 15/05/2015

Trabalho PUC-Rio: A História Sem Fim - RESUMO LIVRO (Spoiler) http://trabalhopucrio.blogspot.com/2014/11/a-historia-sem-fim-resumo-livro-spoiler.html?spref=tw

Monica 09/09/2015

Aventura
Uma história de muita aventura de um menino solitário, que através da leitura de um livro entra para o reino de fantasia cheia de perigos e grandes aventuras, Bastian descobre a verdadeira medida de sua própria coragem e sua capacidade para amar.

Nena 09/02/2016

Blé
Não sei o que pensar sobre esse livro. Como história ele é bem maçante, As personagens são um pouco irritantes, e parece que você lê e não sai do lugar. Porém esse livro descreve vários cenários diferentes, todos maravilhosos, e eu tenho a impressão de que mesmo tendo só lido o livro, nunca vou esquecer das paisagens que eu imaginei.

Alberto 09/02/2016

Fantasia lhe espera
- Este é o tipo de livro que consegue superar com larga vantagem a adaptação para o cinema. No caso, as adaptações, já que vários elementos dos dois filmes foram baseados neste único livro. Já falei que ele é muito superior aos filmes? :D

- A parte mais fraca são os diálogos, que aparentam terem sido afobadamente feitos. Mas a construção do mundo de Fantasia, as metáforas, a riqueza de características do protagonista... Todas as qualidades do livro compensam seus defeitos! E refletindo sobre isso, faz muito sentido com a história.

- O título faz menção a várias coisas, incluindo o desejo do leitor ao fim do livro de que ele não acabe.

- Se você tem uma filha ou filho sofrendo bullying, seja um bom guardião e dê este livro para a sua criança. Além de estimula-lo no hábito da leitura, vai ajudá-lo a se tornar uma pessoa melhor. Se você duvida de mim, basta lê-lo. É um livro para todas as idades. ;)

- O livro acaba sendo um eterno manifesto em prol do gênero fantástico. Se você não gosta deste tipo de livro, vai passar a gostar.

Neto 05/03/2016

Lindo mas com ressalvas
Coloquei o livro em meus favoritos porque é um universo fantástico que ti fisga pra dentro dele. Com uma ótima mensagem, o autor bebe muito nas fontes do C S Lewis, até na escrita, porém o mundo de Fantasia é único. O filme dos anos 80 chega até a metade do livro e fica claramente nítido porque: a história muda de planos e os acontecimentos d 2ª parte para serem transportados pro cinema naquela época, não tinha como... seria muito dinheiro mesmo. Ainda sim, caso existisse um remake 2 filmes seriam o suficiente pra contar a história... mas ela é sem fim? ah vamos deixar isso pra outra ocasião.
Essa versão tem umas 390 pág. mas não pense que elas vçao passar voando. A leitura é demorada, pelo menos ao meu ver. E, minha ressalva é justamente sobre isso não sei quanto às outras versões mas essa edição é... péssima o que contribuiu e muito pra que a minha leitura não fosse fluida. O livro não tem orelhas, pág brancas, e fontes diminutas (tinha momentos que ficava a 10 cm do meu rosto pra ler) e pra completar as fntes da maior parte são verdes... o que não achava q fosse ruim mas são porque força muito mais a visão, ao contrário das vermelhas que não são tão ruins e estão em menor quantidade. Na boa, prefira alguma edição em que tudo esteja preto e fontes altas. Outra coisa são a ilustrações, péssimas que parece ter sido impressas naquela impressora antiga (aquelas extensoras dos anos 90).
Mergulhe em Fantasia mas fuja dessa versão da Martins Fontes, vamos aguardar alguma editora que tenha um carinho especial por uma história tão maravilhosa como esta não caia no esquecimento.

Paulo 11/07/2016

Livro Incrível
Livro incrível, Michael Ende consegue nos mergulhar de cabeça nesta historia, ele retrata viagem de um garoto num mundo magico, que a cada pagina a mais que ele lê, mais ele entra nessa historia, ao qual vive diversas aventuras e desafios, um livro que jovem e adultos devém ler. Um livro que meus filhos com td certeza lerão.

L Soares 24/07/2016

"Todas as verdadeiras histórias são uma História Sem Fim."
Esse livro... Esteticamente já é lindo. A primeira palavra de cada capítulo começa pela letra da sequência de A até Z, e o texto tem duas cores, o que acontece em Fantasia e o que acontece fora. Toda a primeira metade do livro me encantou, e a busca pela salvação de Fantasia de ser consumida pelo nada é fantástica. Tem mais de uma década, talvez duas ou perto disso, que assisti o filme com as aventuras de Bastian, Atreiú e Fuchur, o dragão da sorte (pelo amor de toda e qualquer divindade que acreditem parem de dizer que é um cachorro-falante-voador), mas as lembranças desse filme ainda eclodiam na superfície da mente ao ler. A segunda parte do livro, e não me recordo do filme tratar dela, me foi mais demora e penosa. Bastian Baltasar Bux por todo o livro não me conquistou. Zero empatia por ele em quase toda sua jornada. Ele e seus comentários de fora de Fantasia não me inspiraram nenhuma simpatia e isso me fez me distanciar do livro nas suas viagens, a leitura ficou pesada pra mim, o que me fez demorar muito para terminar. Somente nos últimos capítulos (depois do XXIII, e após o encontro com Argax pra ser preciso) e especialmente nos últimos três é que voltei a me conectar com a magia de Fantasia. Mas o final deste livro sozinho, e tudo que ele representa já garantem as 5 estrelas. É um livro mágico, que nos lembra da magia dos demais.

Sun Rise 03/09/2016

uma imaginação sem fim
"A História Sem Fim", de Michael Ende é uma história fantástica que é, sem dúvida, entre os melhores que eu já li. O personagem principal é Bastian, um menino gordinho jovem que ama livros. Ao ler livros que ele é capaz de escapar da dura realidade ao seu redor: o lugar vazio deixado pela morte de sua mãe e os insultos de seus colegas sobre o seu peso. Mas um dia Bastian tropeça em uma livraria e descobre um livro incomum intitulado "A História Sem Fim". Sem dinheiro para comprá-lo, Bastian rouba o livro para leva-lo afastado para lê-lo no isolamento de sótão da sua escola.No espaço empoeirado acima das salas de aula onde outras crianças estão estudando arduamente,Bastian começa uma viagem que nunca vai esquecer. A História Sem Fim é mais do que um livro, é uma entrada para todo um mundo fantástico, um mundo em perigo. Apenas Bastian pode salvar os personagens e do mundo de A História Sem Fim, e ele só pode fazer isso se ele entra na história em si!

Eu gostei "A História Sem Fim". Prosa de Michael Ende tem um tom que lembra histórias épicas de Tolkien, mas com um toque pessoal que me espanta. A trama vai apelar para todos os amantes de livros que às vezes gostaria que eles poderiam de alguma forma experimentar em primeira mão os mundos maravilhosos que lêem nos livros. Os personagens de "A História Sem Fim" são tão variados como eles são ricos. Michael Ende não se ater apenas a usuais conto de fadas: elfos e fadas. Ao invés Michal Ende criou toda uma série de criaturas únicas e raças para preencher sua história."A História Sem Fim" é um belo livro que é certo para emocionar todos os amantes de livros.