A História Sem Fim

A História Sem Fim Michael Ende

Resenhas - A História Sem Fim

Alan da Silva Nogueira 19/12/2013

Um livro incomum
Um livro para quase todas as idades e personalidades, uma história instigante do inicio ao fim.
Caso você esteja absorvido em excesso com trabalho e estudo, leia este livro, garanto que ele irá dar-lhe um caminho para sua jornada, assim como tem vários caminhos dentro de si mesmo.
Este livro é mágico, repito, é mágico.

Cristal 03/01/2014

Uma longa história sem fim.
Tudo começou com o filme que marcou a minha infância e depois me encantei com a simplicidade dessa leitura e dos personagens que me encantou com tanta descrições bem parecida com a nossa realidade.
Um livro que mostra lealdade e a fé de criança fiquei fascinada com as demostrações de emoções da leitura de Bastiam.

Fernanda @condutaliteraria 25/01/2014

Eu conheci “A História sem Fim” pelo filme e sempre tive muita vontade de ler o livro, pois marcou minha infância.

O livro conta a história de Bastian, um menino desajeitado que sofre bullying na escola e não tem um bom relacionamento com o pai. Um dia correndo de alguns garotos da escola, Bastian entra em uma velha livraria e lá encontra o dono lendo um livro curioso, “A História sem Fim”. Sem ao menos saber o por quê de tanta vontade, Bastian rouba o livro e foge.

Escondido no sótão da escola, Bastian começa sua leitura e aos poucos se vê envolvido com os personagens da história assim como os habitantes de Fantasia começam a sentir sua presença, até que em dado momento essas duas realidades começam a se misturar. A partir daí, a aventura começa.

O livro tem uma particularidade é todo escrito em duas cores – cobre para a realidade de Bastian e verde para a narrativa de Fantasia.É dividido em 26 capítulos e cada um começa com uma letra seguindo a ordem do alfabeto. Outra característica é a presença de várias histórias dentro da história, onde o autor convida o leitor a dar asas a imaginação.

A História sem fim é uma fantasia para adultos e crianças. É uma história linda, que traz o valor de uma amizade, a capacidade de acreditar em si próprio, o orgulho, a magia dos sonhos e o poder de amar. Um livro tocante, uma história que deve ser lida por todos.

“Fantasia é a história sem fim escrita num livro de capa cor-de-cobre que estava no sótão de um colégio. Agora, ele está na sua mão”.

Amora Literária 20/02/2014

Quando o livro chegou eu pirei, ele é colorido, as letras são em verde e vermelho, e a primeira página de cada capítulo (são 26, um pra cada letra do alfabeto) é uma letra toda ornamentada e com desenhos dos personagens, uma linda edição. [...]

site: http://www.amoraliteraria.com.br/resenhas/a-historia-sem-fim-michael-ende/#.UwZvQYVni0g

Mariana 21/02/2014

A História Sem Fim
"“Gostaria de saber”, disse para si mesmo, “o que se passa dentro de um livro quando ele está fechado. É claro que lá dentro só há letras impressas em papel, mas, apesar disso, deve acontecer alguma coisa, porque, quando a abro, existe ali uma história completa. Lá dentro há pessoas que ainda não conheço, e toda a espécie de aventuras, feitos e combates – e muitas vezes há tempestades no mar, ou alguém vai a países e cidades exóticos. Tudo isso, de algum modo, está dentro do livro. É preciso lê-lo para o saber, é claro. Mas, antes disso, já está lá dentro. Gostaria de saber como...” E, de repente, sentiu que aquele momento tinha algo de solene. Endireitou-se no assento, pegou o livro, abriu-o na primeira página e começou a ler A História Sem Fim."

Li A História Sem Fim quando tinha uns 10 ou 11 anos e amei. Recentemente ganhei de Natal de uma amiga querida.
Bom, a história inicia quando Bastian (um menino gordo de cabelos escuros que adorava inventar histórias que só interessavam a ele mesmo) entra em uma livraria para fugir de seus colegas de classe que costumavam o perturbar.
Na livraria ele encontra o sr. Koreander (dono da livraria) lendo um livro de capa de seda cor de cobre intitulado “A história sem fim”. O livro possuía na capa duas serpentes uma branca e uma preta, uma mordendo a cauda da outra.
Numa distração do sr. Koreander, Bastian não aguenta de curiosidade e acaba roubando o livro e se escondendo para lê-lo.
Conforme vai lendo ele vai descobrindo o universo da história sem fim que se passa no “mundo” de fantasia. E descobre que fantasia está em perigo, e seus personagens fantásticos estão de todas as formas se unindo para tentar salvar fantasia e sua imperatriz (Imperatriz Criança), que aparentemente sofrem do mesmo mal – o nada.
Os seres fantásticos e Bastian descobrem então que somente um filho do homem é capaz de salvar fantasia, e aí a história de fantasia começa a se entrelaçar com a história de Bastian.
A História Sem Fim é um livro fantástico (em todos os sentidos), cheio de seres que vivem no imaginário do homem. Recomendo a todos, principalmente aqueles que estão precisando fugir um pouquinho desse mundo ‘real’ demais que vivemos e viajar pelos países de fantasia e descobrir alguns de seus mistérios, seres e histórias.

site: http://www.amoraliteraria.com.br/resenhas/a-historia-sem-fim-michael-ende/#.UwfxlPldWfc

Aline 05/03/2014

Fantástico!
Um dos livros mais legais que já li, só o titulo dele já me traz uma nostalgia gostosa! Recomendo demais!

Jacqueline.Amadio 09/03/2014

Sem palavras...
Ah, como eu amo esse livro :3
História sem Fim, encontrei na biblioteca do colégio (quem diria? lá só tem livro desinteressante). Nossa, eu simplesmente não sei o que dizer desse livro...Não sei mesmo. É tão único... O garoto solitário que encontra um outro mundo através do livro roubado. A realidade de ter o poder subindo à cabeça e quase não ter volta. A coragem de acordar perante a realidade e conseguir superar o caminho da volta. O triste fato de ter que voltar e o que acontece com os que não voltam. A nobre amizade entre oss protagonistas. Tudo, tudo tão incrível escrito em verde e vermelho :'3

And 22/05/2014

Muito Bom
Estória que marcou minha infância é sempre muito bom recordar. Assim como CS Lewis ou LF Baum, M Ende quer te levar para um mundo de fantasia onde tudo é possível, aconselho aos que irão ler para deixarem a mente fluir sem paradigmas. Eu teria aproveitado mais se tivesse lido quando era mais ingenuo, mas ainda continua encantando e fascinando pra quem gosta do estilo.

Hel 28/06/2014

A julgar pelos outros livros que li de Michael Ende, este é a obra-prima dele.

Li A História Sem Fim na adolescência, emprestado de um primo, muitos anos depois de ter assistido o filme... e fiquei surpresa de ver como o livro era rico em detalhes e muitas coisas que poderiam ter aparecido, mesmo levando-se em conta que adaptações sempre excluem algo do livro e os efeitos especiais dos anos 80 não eram como agora.

A parte em que Bastian descobre a verdade sobre Fantasia e que precisa sair de lá a qualquer custo, me encheu de fascínio e de horror,e também de perguntas. Seria uma metáfora de Michael Ende para a alienação, sugerindo que você deve ter imaginação, sim, mas não perder todo o contato com a realidade? A Imperatriz Criança, tão querida, não é assim tão boazinha, se não deu ao menos uma dica para evitar que tantas pessoas perdessem o juízo ao "enriquecer" Fantasia com seus desejos.

Espero que algum dia alguém decida fazer um novo filme, com todos os detalhes e nuances a que tem direito. Tanto o autor como os fãs merecem isso.

Beta 24/08/2014

Belo livro sem fim
Um livro encantador, recomendo fortemente à quem curte o fantástico. Apesar de não ser fã do gênero, reconheço que a magia de "A História Sem Fim" é mesmo envolvente. A história é muito bem contada e você consegue se sentir participante de todas aquelas aventuras. Para mim (que, como disse, não sou fã do gênero), foi longo demais, com muitos personagens, que lá pela metade do livro começaram a me cansar, fazendo jus ao nome de História Sem Fim. Mas eu não estava disposta a abandonar Bastian, Atreiú ou Fuchur (vai que eles precisassem de mim também?), então da metade pro fim fiz uma leitura dinâmica que, creio eu, não atrapalhou o entendimento. Mas essa é outra história, e terá de ser contada em outra ocasião ;)

Thamires 05/09/2014

UM DOS MELHORES LIVROS DE FANTASIA QUE JÁ LI! APENAS! :D :D LEIAM!!!

Caio 10/10/2014

A História Sem Fim dentro do História Sem Fim
Bastian Balthazar Bux é o personagem central da história, e tudo começa após Bastian roubar de uma livraria o livro A História Sem Fim. Então ao começar a ler, ele começa a se sentir parte da história e os personagens de Fantasia começam a sentir o mesmo. Ao decorrer da narrativa Bastian vai sendo fundamental dentro do mundo de Fantasia, um mundo que está sendo destruído pelo Nada e sua única esperança de se salvo é pelo guerreiro Atreyu. Então ele passa de um garoto comum que é desengonçado e com problemas pessoais a herói de Fantasia, quase sendo um Messias.

E é assim que vamos conhecendo Fantasia junto de Bastian enfrentando os desafios, sentindo suas angustias e participando das suas experiências que são inesquecíveis. Isso faz com que nós nos aproximemos do personagem e da história criados por Michael Ende.

Além de Bastian e Atreyu temos também outros personagens que fazem parte dessa história. Fuchur o dragão (ou cachorro voador) que ajuda Atreyu em um dado momento do livro, a Imperatriz Criança é a pessoa que governa Fantasia e muitos outros personagens como os elfos, o caracol de corrida, o Come-Pedra...

Uma curiosidade: o livro é dividido em duas partes. O mundo real é toda a parte em que o texto é vinho e o que se passa em Fantasia é toda a parte em que o texto é verde.

O livro foi adaptado para o cinema em 1984 e com certeza vocês já devem tê-lo assistido alguma vez na Sessão da Tarde e deve ter chorado na parte mais emocionante do filme/livro, que é quando Artax, o cavalo branco cai na areia movediça (cena no vídeo abaixo). No cinema, A História Sem Fim teve duas continuações, além de duas séries de tv, uma em desenho animado e a outra (Contos da História Sem Fim) era em live action que contou com 13 episódios.

site: http://cyimagine.blogspot.com.br/2014/10/especial-dia-das-criancas-resenha.html

Sanoli 18/10/2014

Em uma frase:
Com duas camadas bem construídas, o livro se desenvolve de maneira prolixa, com passagens repetitivas até a exaustão do leitor.