Dos delitos e das penas

Dos delitos e das penas Cesare Beccaria

Resenhas - Dos Delitos e das Penas

Danielle421 21/08/2024

O caba é bom
Já sabia que seria uma leitura um pouco difícil por conta da linguagem rebuscada. Porém, parecia ser uma leitura bem atual em relação aos acontecimentos e ponderações sobre penas e delitos.
Acredito que me perdi em muitas partes e não captei a mensagem do autor.
Será um livro que vou esquecer do conteúdo rapidamente (infelizmente), mas reconheço sua importância para o Direito.
Sei que tem um viés humanista e preventivo em relação às penas.
Espero aprender mais sobre a temática e levá-lo como referência.

Manuzinho_ 16/08/2024

Sem Dúvida Interessante Para A Época
O livro ?Dos Delitos e Das Penas? apresenta diversos conceitos avançados que estavam de acordo com o momento histórico da época: o Iluminismo. Entende-se a obra como um manifesto do autor sobre certos temas do direito que eram ultrapassados ou não discutidos, sendo assim uma obra alinhada com os Direitos Humanos.

A obra por grande parte discorre sobre o tratamento das penas em relação aos crimes cometidos, assim Cesare comenta sobre como algumas penas eram muito mais graves do que o crime e que isso contribui para maior criminalidade. Além de discutir sobre como as leis, os crimes e as punições eram escolhidas e aplicadas, argumentando os métodos que deveriam ser seguidos para os direitos e a justiça fluírem de forma a cumprirem o seus verdadeiros objetivos.

Logo, esta obra representa o sentimento de justiça que motiva a mudança e a discussão sobre o direito nas doutrinas e nas aplicações reais com intuito de melhorá-lo e resolver os conflitos da sociedade e, assim, garantir uma melhor convivência e qualidade de vida para todas as pessoas.

A obra foi uma das mais complexas que eu já li, em questão de robustez, ela propõe textos difíceis, além do tema tratado. Em parte o autor se aprofunda em sua própria ideologia ou questões irrelevantes para a obra ou para o direito contemporâneo. Ainda, vale a leitura.

bea1989 11/08/2024

Interessante
Muita coisa eu não entendi muita coisa eu achei interessante muita coisa me deixou chocada kkk inclusive acho que preciso ler de novo pra ter algo mais aprofundado

ClAudio.Anael 24/06/2024

Aula básica de Direito Penal a luz do Iluminismo
O livro e obrigatório! Maravilhosamente simples e profundo. Argumentos fortes em defesa de uma doutrina penal humanista. É particularmente belo e consistente o argumento que procura rejeitar a Pena de Morte.

Liana73 24/06/2024

Beccaria, um clássico
Livro magnífico para operadores do direito. Quem fez, faz ou quer fazer direito: leia!
Em alguns momentos a leitura pode pesar, mas não se preocupem, o próprio direito pode o ser as vezes.
Uma obra clássica, imprescindível para a compreensão da essência do direito e da retributividade da sanção penal.

Bela91 16/05/2024

Dos delitos e das penas
Esse livro é simplesmente incrível, Beccaria aborda nesse livro muitos pontos importantes que são observados na nossa atual legislação
Se inspirou muito em Montesquieu, esse livro argumenta pela reforma do sistema penal de sua época, destaca a importância de uma justiça imparcial e da igualdade perante a lei
O livro teve grande impacto no pensamento jurídico

Denis Braga 14/05/2024

Livro mediano
Trouxe umas boas reflexões, mas eu esperava mais. Não me arrependi de ter lido, mas também não acrescentou muita coisa.

ge peccini 03/04/2024

Outro q li pra faculdade e me surpreendeu
Esperava um livro exaustivo e difícil e fui surpreendida com uma leitura, inclusive, fluída e instigante.

Becarria escreve com domínio e sem medo das críticas, num tempo em que tudo era baseado em domínios e críticas. É impressionante ver como o livro continua atual e totalmente aplicável ao nosso país. Aprendi muitíssimo com ele.

Katherine.Rayane 25/03/2024

Um homem a frente do seu tempo
Estou lendo esse livro como uma recomendação do professor de Direito Penal, e que obra fantástica para traduzir como essa área do Direito deveria atuar. O autor tem posicionamentos extremamente relevantes e diferentes do que eram propagados no seu tempo e por isso recebeu muitas críticas. Obviamente tenho algumas opiniões contrárias às de Beccaria, mas é preciso levar em consideração o período histórico e social que o livro foj escrito. A única dificuldade que eu tive foi em relação a escrita muito rebuscada, mas se ler devagar você consegue compreender perfeitamente. Recomendo muito para quem deseja se aprofundar no estudo de penal!!

Avyla 20/03/2024

Obra utilizada até hoje no Direito
Esse livro foi bastante surpreendente e adorei acompanhar o posicionamento do autor relacionado às temáticas da pena de morte e da tortura.
É incrível como esse autor 4 séculos atrás conseguiu propor reflexões sobre as leis que são extremamente importantes e atuais para nosso contexto social.

Maria 18/03/2024

Meu primeiro livro do curso de Direito é sinto que comecei muito bem! Beccaria estava muito a frente do seu tempo!

LeSM 15/03/2024

Li pra faculdade, impressionante as ideias super atuais do Beccaria, muitos assuntos abordados aqui parecem óbvios pra nossa sociedade atual, mas considerando que foi publicado em 1764 ele foi muito a frente do seu tempo.

bita 28/02/2024

Necessário
Se você é estudante de direito e não leu esse livro, tá errado. Obra atemporal e nos mostra o que não repetir do passado e o quanto devemos evoluir ainda. Recomendo pra geral, independente se cursa direito, mas aos estudantes é uma obrigação, ao meu ver.

Gihwest 27/02/2024

Impressionante
Pensar como alguém pode ter ideias tão lucidas para a nossa época, infelizmente não a dele. Coisas simples, como a não criminalização do suicídio ( que se diga de passagem, ainda é criminalizado em alguns países), em uma época tão distante, discussão que ainda são (infelizmente) tão proximas, é no mínimo impressionante.

Raphael.Cezar 25/02/2024

?Enquanto o texto das leis não for um livro familiar, uma espécie de catecismo, enquanto forem escritas numa língua morta e ignorada pelo povo, e enquanto forem solenemente conservadas como misteriosos oráculos, o cidadão que não puder julgar por si mesmo as consequências que devem ter os seus próprios atos sobre a sua liberdade e sobre os seus bens ficará na dependência de um pequeno número de homens depositários e intérpretes das leis?