Dos Delitos e das Penas

Dos Delitos e das Penas Cesare Beccaria

Resenhas - Dos Delitos e das Penas

Fer.ros 08/01/2024

Direito Penal
Se você estiver nos primeiros semestres do curso de direito é uma boa ideia ler essa obra. Uma forma de pensamento que mesmo distante se faz presente.

v1toriasousa 03/11/2023

Vindo resenhar depois de vários meses da leitura.

Assim como outros livros com teor mais acadêmico, eu esperava de Beccaria uma escrita rebuscada e leitura densa. Mas, assim como o de Bauman, fui surpreendida com uma leitura fluida, apesar de certos entraves e que me deixou com várias questões em mente.

Para ser sincera, eu acredito que esse livro poderia ter sido melhor aproveitado por mim, então pretendo reler de forma mais paciente num momento conveniente.

É uma ótima leitura independentemente se você fizer parte da área do direito ou não. Recomendo.

Vivi 15/10/2023

Beccaria
Um livro muito bom para o direito penal, principalmente no começo. Me ajudou bastante e na verdade achei bem interessante como o autor teve esse tipo de raciocínio em uma época tão diferente.

Maluzeraaa 17/08/2023

Todos são inocentes até que se prove o contrário
"Se a intenção fosse punida, seria necessário ter não apenas um Código particular para cada cidadão, mas uma nova lei penal para cada crime"

O autor discute sobre alguns temas polêmicos, sentença de morte da qual ele é contra, mas é a favor de escravidão perpétua, enfim bem contraditório

percebi q ele passa muito pano para réu, mas os pontos eles não deixam de ser verdades, nem todos claro

a interpretação e a escrita da lei deve ser clara e acessível para a população, alem disso, as penas q precisam ser proporcionais ao delito, o autor acredita q assim os crimes diminuirão

ficar esperto com relação às testemunhas que nem sempre dizem a verdade mesmo sobre juramento, as perguntas devem ser objetivas e não sugestivas, o juiz ao fazer pergunta não deve oprimir e nem mostrar o seu lado, as perguntas devem ser imparciais apenas para efeitos de esclarecimento dos fatos analisados

é contra tortura na oitiva de testemunhas, mas é a favor quando se trata de escravidão kkkkk

Beccaria tb tem um receio a críticas óbvias, mas o livro é muito bom, me tirou muitas visões q eu tinha sobre o universo do direito, é óbvio q n concordei com tudo que ele fala mass... é um dos melhores livros de direito q já li até agora, é mais objetivo e chega logo ao ponto, gosto de autores q dão suas opiniões polêmicas sem dar rodeios

sem contar que ao ler o livro você possui um conhecimento sobre a carreira jurídica e que te faz pensar e questionar muitas coisas, algo q nem sempre é discutido em aula, diferentemente de muitos outros livros do direito q eu já li q são extremamente inúteis

levarei comigo alguns conselhos pra vida

Regis 16/07/2023

Um sistema penal mais justo e humano...
Dos Delitos e das Penas foi publicado em 1764 escrito pelo jurista italiano Cesare Beccaria, um iluminista que no livro faz a defesa da humanidade e da razão. Denunciando práticas da época como: os julgamentos secretos e os meios de se obter provas de um crime através de torturas. O autor também faz uma defesa clara da proteção dos direitos fundamentais de cada indivíduo, defende também que é melhor prevenir os crimes do que ter que puni-los e fala contra a pena de morte e as punições extremamente violentas e arbitrárias do sistema penal europeu do século XVIII.

Cesare Beccaria escreveu uma obra à frente do seu tempo e que permanece relevante para o direito penal e os direitos humanos até os dias atuais. Ele defende a ideia de igualdade de todo cidadão perante a lei, independentemente de sua posição socioeconômica, em uma época que as penas judiciais aplicavam castigos muito mais severos e cruéis do que os próprios males que eram praticados.

Dos Delitos e das Penas é uma obra que continua inspirando juristas e ativistas na luta por um sistema penal mais justo e humano. Em sua época inspirou pessoas que, como ele, eram contra a pena de morte e o espetáculo público que tinha a finalidade de flagelar o condenado impressionando a sociedade para que não incorressem nos mesmos crimes. As ideias de Cesare foram muito importantes para a reforma na Europa, especialmente na França e na corte de Catarina II na Rússia.

Um amigo me indicou essa leitura que trouxe um complemento muito bem vindo para a defesa que Victor Hugo faz da abolição da pena de morte em seu livro, O Último Dia de um Condenado, e apesar de esse ser um livro lido principalmente por estudantes de direito, eu apreciei a leitura e o conhecimento que ele me trouxe do sistema penal da época e suas deficiências.

Esse foi um livro interessante, que gostei de ter lido e que recomendo.
Alex 22/07/2023minha estante
Ahhh que bacana, saber que você leu e gostou.

Regis 22/07/2023minha estante
Foi ótimo ter feito essa leitura, Alex. Adoro suas dicas! ??

Rocier 28/06/2023

Excelente para o início do estudo de criminologia
Adorei o livro. Busquei ele a partir de uma indicação do professor em aula.
É excelente para criar uma base no estudo criminológico visto que o Beccaria é um dos pais desse conteúdo. Foi possível entender de forma sucinta algumas afirmações e conceitos necessários.

Mini Bittar 24/05/2023

Livro atualíssimo
Dos Delitos e das Penas é um ensaio político de Beccaria que se passa em pleno século 18 porém descreve uma atualidade jurídica impressionante. Sua ideia de uma necessidade de uma onda concisa e fechada e do silogismo do judiciário para não haver o abuso do poder do magistrado é um reflexo de muitos problemas que permeiam o sistema brasileiro.

Maria 11/05/2023

Cesare hablando verdades
Me deixa abismada como um livro antigo, instiga críticas atuais ao sistema penal. foi uma obra que o meu professor de penal indicou e recomendo muito a leitura mesmo pra quem não seja da área, pra que possa ser esclarecedor como o processo de humanização das penas é de suma importância.

Isabela 27/04/2023

Qual a origem do direito de punir?
Dos delitos e das penas é daqueles livros essenciais a todo bom penalista. Esse pequeno ensaio escrito em 1764 pelo jurista Cesare Beccaria foi inovador na época por defender que acusados/presos também mereciam respeito e garantia de direitos mínimos e continua atual em tempos em que a frase ?bandido bom é bandido morto? segue com força total entre grupos conservadores.
É uma obra é uma das principais responsáveis pelo processo de humanização das penas e das prisões e é de extrema importância desde o início da faculdade e para qualquer atuação criminal. Recomendo fortemente.

Mareufq 21/04/2023

?Um dos maiores freios aos delitos não é a crueldade das penas, mas sua infalibilidade e, em consequência, a vigilância dos magistrados e a severidade de um juiz inexorável, a qual, para ser uma virtude útil, deve vir acompanhada de uma legislação suave?

Debora0311 15/04/2023

"A segurança das pessoas é um direito natural"- Beccaria
Esse livro é aquele tipo que não importa a época ele fala com você, e com a sociedade em que você vive. Beccaria explica de forma muito natural sobre suas convicções de como os delitos e as penas devem ser tratados. Ele tinha uma visão muito sábia dos crimes e das leis. A maneira que ele escreveu o seu livro é simplesmente magnífico, considerando que na época as pessoas não tinham a mente aberta para quem tinha uma opinião contrária a da igreja.
A leitura não é difícil (confesso que demorei pra ler um pouquinho por que estava no mês de trabalho e provas da faculdade), as palavras são bem atuais, e você consegue até sentir um pouco de deboche em algumas frases do autor. O apêndice, dedicado a responder as injúrias sofridas pelo autor é perfeito.
Adorei ter lido esse livro, sinto que me agregou muito.

Jack! 13/04/2023

Tiveram algumas coisas e ideias que não consegui entender muito bem, quero ler esse livro novamente em alguns semestres mais avançados

Marcos606 12/04/2023

A primeira análise crítica da pena de morte que exigia sua abolição. Beccaria também argumentou contra a tortura, acreditando que era cruel e desnecessária.

Foi traduzido para o francês em 1766 e publicado com um comentário anônimo de Voltaire. Uma tradução para o inglês apareceu em 1767 e foi traduzida para vários outros idiomas. O livro foi lido por todos os luminares da época, inclusive, nos Estados Unidos, por John Adams e Thomas Jefferson.

Os princípios do livro influenciaram o pensamento sobre a justiça criminal e a punição dos infratores, levando a reformas na Europa, especialmente na França e na corte de Catarina II da Rússia. Na Inglaterra, as ideias de Beccaria alimentaram os escritos sobre punição de Sir William Blackstone (seletivamente) e, mais sinceramente, os de William Eden e Jeremy Bentham. As reformas que ele defendia levaram à abolição da pena de morte no Grão-Ducado da Toscana, o primeiro estado do mundo a adotar essa medida.

A. Mendes 01/04/2023

Céus e Beccarias
Para aqueles que lerem pela editora Martin Claret, garanto a vocês uma reflexão pós-leitura, no final do livro é trazido algumas notas do próprio autor sobre respostas dele a algumas das críticas recebidas após a primeira publicação.
Eu no meu singelo pensamento, imaginei que por alguns momentos, se trazia reflexões e temas mais que atuais em matéria de penal e processo penal, claro que também houve momentos que encontrei alguns pensamentos escravagistas um tanto destoantes. Mas a verdadeira cereja do bolo, são as críticas externas sobre o livro (que aparentemente se focaram bem mais em ver apenas o que seus olhos queriam, apesar que muito nem era sobre realmente uma matéria debatida no livro) que mostram como o pensamento refletido no livro foi visto como uma verdadeira blasfêmia aos príncipes, clérigos e companhia.
A partir deste momento, é possível você realmente compreender o que é o inicio da luta pelos julgamentos justos e preservação do devido processo legal.

site: https://eupoucoum.blogspot.com/