Dos Delitos e das Penas

Dos Delitos e das Penas Cesare Beccaria

Resenhas - Dos Delitos e das Penas

Francini Aguiar EeP 09/07/2013

O livro me impressionou, traz ideias extremamente atuais e muitíssimo bem elaboradas. O motivo do meu assombro é que o autor falesceu em 1794! Cessare Beccaria trata dos delitos e das penas de forma minuciosa, mas objetiva. O livro é dividido em pequenos capítulos (alguns de uma página) dando frequentes pausas ao leitor, facilitando a reflexão sobre o que foi lido e o entendimento de cada parte do livro.

Algumas citações:

"A tudo eu deveria temer se os tiranos lessem meu livro, mas tiranos nunca leem"

"O objetivo da pena, portanto, não é outro que evitar que o criminoso cause mais danos à sociedade e impedir a outros de cometer o mesmo delito. Assim, as penas e o modo de infligi-las devem ser escolhidas de maneira a causar a mais forte e duradoura impressão na mente de outros, com o mínimo de tormento ao corpo do criminoso."

Um tema complexo tratado de forma extremamente simples, embora nada precária. Após 125 páginas de dissertação de fácil e agradável leitura, ainda resume sua tese com um pequeno teorema:

"Que a pena não seja um ato de violência de um ou de muitos contra um membro da sociedade. Ela deve ser pública, imediata e necessária, a menor possível para o caso, proporcional ao crime e determinada pelas leis"

Descrevo o livro como simplesmente brilhante, recomendo a leitura, de fato "essencial ao Direito". Estou encantada, entrou para os meus favoritos.

site: http://espeloteadaepatricinha.blogspot.com.br/2013/06/dos-delitos-e-das-penas-cessare-beccaria.html

Helder 20/03/2012

Essencial!
Trata-se de um livro revolucionário, essencial para a leitura dos estudantes de Direito.

Garcia 06/07/2011

Garantismo penal
Um dos precursores do garantismo penal, Beccaria simplesmente revolucionou o pensamento de sua época, em que ainda predominava os suplícios.

Svartzorn 22/03/2011

Péssimo livro, abordagem contratualista completamente descabida, libertário e uma visão nefasta da instituição familiar.
Apesar de época - escrito, até certo ponto, de forma precária e com pompa desnecessária. O modo de escrever [talvez seja a edição?] do autor é bastante repulsivo no tocante a deixar a pessoa presa ao texto.
Certo que é o marco da humanização e do recolhimento do Direito Penal a seu caráter mínimo - reconheça-se por isso - e até aí há quem possa discutir a propriedade dos preceitos que o autor defende mas, em face dos nossos tempos, mais vale ler um livro que bem explicite os princípios do ordenamento jurídico.
Li bem 5/6 do livro e não sei se voltarei a pegar nele. Se quisesse fazer uma análise realmente crítica [e não o faço por não julgá-lo merecedor] eu poderia fazer o escrutínio do livro, estou certo disso.
Mas fica aí alguns aspectos gerais que me desagradaram.
Não obstante, espero que não sirva demasiadamente de força repulsiva a outros leitores.
Mima Rav 04/05/2012minha estante
DAs ciencias e a pena de morte são bem legais.... Pena que ele era mto positivista e se contradizia mto...
Mas é mto bom, da uma ampla visão do direito e te faz a questionar as leis...

Cautionary 14/09/2010

Incrívelmente atual.
Esta obra escrita por Beccaria, em 1764, impressiona pela atualidade de seu conteúdo. Beccaria expõe com clareza, e através de um texto muito atraente, onde demonstra toda sua habilidade literária, expõe seus ideais, versando seu posicionamento acerca dos mais diversos temas que cercam o legalismo criminal, temas dos quais destaca-se a pena de morte, tortura e a prisão perpetua.

Incrível o conceito que ele traz destes temas, em muito avançados aos conceitos expostos por seus contemporâneos, e em dissonância com os valores morais adotados pela sociedade de sua época.
Bidoia 13/04/2010minha estante
Disse o que eu pretendia dizer.

Assino em baixo.

Thara 07/07/2010minha estante
Assino também.

do Carmo 26/07/2013minha estante
Concordo!

O que mais me impressionou foi a atualidade, mesmo sendo escrito no século XVIII.

Ressalto também a importância que ele dá para a educação de qualidade, afirmando que ela é a melhor - e mais difícil - maneira de diminuir a criminalidade.

Daniel432 21/04/2010

Justiça antiga
O texto é antigo e retrata a visão da sociedade italiana à época e contém muitos entendimentos que não estão mais em vigor(parte de seu livro é dedicado a mostrar o absurdo da prática de tortura em alguns casos, mas só em alguns casos!!) mas mostra como foi a evolução do pensamento ligado às questões judiciais e penais. Entretanto, algumas de seus posicionamentos são válidos ainda hoje.

O autor é contemporâneo de Montesquieu e Rousseau e em seu trabalho nota-se alguma influência destes pensadores.

Maísa 19/10/2009

pela segunda vez eu abandonei esse livro... mas um dia eu leio!
liuhori 22/08/2011minha estante
ele é beeeem curtinho e de fácil compreensão. Vale a pena tentar de novo.

Felipe 19/08/2009

Grande crescimento intelectual
Proporciona este livro, um grande avanço cultural no sentido de entender a pessoa infratora, e proporciona um olhar mais abrangente adaptando-se a idéias de como da melhor fazer com que o infrator pague pelo seu crime a medida de sua culpa i,e desta forma mostrar a toda sociedade o poder de um Estado,sem o estrapolar, fazendo tudo de maneira justa gerando benefícios ao Estado em geral.