Dos Delitos e das Penas

Dos Delitos e das Penas Cesare Beccaria

Resenhas - Dos Delitos e das Penas

Vivi 15/10/2023

Beccaria
Um livro muito bom para o direito penal, principalmente no começo. Me ajudou bastante e na verdade achei bem interessante como o autor teve esse tipo de raciocínio em uma época tão diferente.

Maluzeraaa 17/08/2023

Todos são inocentes até que se prove o contrário
"Se a intenção fosse punida, seria necessário ter não apenas um Código particular para cada cidadão, mas uma nova lei penal para cada crime"

O autor discute sobre alguns temas polêmicos, sentença de morte da qual ele é contra, mas é a favor de escravidão perpétua, enfim bem contraditório

percebi q ele passa muito pano para réu, mas os pontos eles não deixam de ser verdades, nem todos claro

a interpretação e a escrita da lei deve ser clara e acessível para a população, alem disso, as penas q precisam ser proporcionais ao delito, o autor acredita q assim os crimes diminuirão

ficar esperto com relação às testemunhas que nem sempre dizem a verdade mesmo sobre juramento, as perguntas devem ser objetivas e não sugestivas, o juiz ao fazer pergunta não deve oprimir e nem mostrar o seu lado, as perguntas devem ser imparciais apenas para efeitos de esclarecimento dos fatos analisados

é contra tortura na oitiva de testemunhas, mas é a favor quando se trata de escravidão kkkkk

Beccaria tb tem um receio a críticas óbvias, mas o livro é muito bom, me tirou muitas visões q eu tinha sobre o universo do direito, é óbvio q n concordei com tudo que ele fala mass... é um dos melhores livros de direito q já li até agora, é mais objetivo e chega logo ao ponto, gosto de autores q dão suas opiniões polêmicas sem dar rodeios

sem contar que ao ler o livro você possui um conhecimento sobre a carreira jurídica e que te faz pensar e questionar muitas coisas, algo q nem sempre é discutido em aula, diferentemente de muitos outros livros do direito q eu já li q são extremamente inúteis

levarei comigo alguns conselhos pra vida

Regis 16/07/2023

Um sistema penal mais justo e humano...
Dos Delitos e das Penas foi publicado em 1764 escrito pelo jurista italiano Cesare Beccaria, um iluminista que no livro faz a defesa da humanidade e da razão. Denunciando práticas da época como: os julgamentos secretos e os meios de se obter provas de um crime através de torturas. O autor também faz uma defesa clara da proteção dos direitos fundamentais de cada indivíduo, defende também que é melhor prevenir os crimes do que ter que puni-los e fala contra a pena de morte e as punições extremamente violentas e arbitrárias do sistema penal europeu do século XVIII.

Cesare Beccaria escreveu uma obra à frente do seu tempo e que permanece relevante para o direito penal e os direitos humanos até os dias atuais. Ele defende a ideia de igualdade de todo cidadão perante a lei, independentemente de sua posição socioeconômica, em uma época que as penas judiciais aplicavam castigos muito mais severos e cruéis do que os próprios males que eram praticados.

Dos Delitos e das Penas é uma obra que continua inspirando juristas e ativistas na luta por um sistema penal mais justo e humano. Em sua época inspirou pessoas que, como ele, eram contra a pena de morte e o espetáculo público que tinha a finalidade de flagelar o condenado impressionando a sociedade para que não incorressem nos mesmos crimes. As ideias de Cesare foram muito importantes para a reforma na Europa, especialmente na França e na corte de Catarina II na Rússia.

Um amigo me indicou essa leitura que trouxe um complemento muito bem vindo para a defesa que Victor Hugo faz da abolição da pena de morte em seu livro, O Último Dia de um Condenado, e apesar de esse ser um livro lido principalmente por estudantes de direito, eu apreciei a leitura e o conhecimento que ele me trouxe do sistema penal da época e suas deficiências.

Esse foi um livro interessante, que gostei de ter lido e que recomendo.
Alex 22/07/2023minha estante
Ahhh que bacana, saber que você leu e gostou.

Regis 22/07/2023minha estante
Foi ótimo ter feito essa leitura, Alex. Adoro suas dicas! ??

Rocier 28/06/2023

Excelente para o início do estudo de criminologia
Adorei o livro. Busquei ele a partir de uma indicação do professor em aula.
É excelente para criar uma base no estudo criminológico visto que o Beccaria é um dos pais desse conteúdo. Foi possível entender de forma sucinta algumas afirmações e conceitos necessários.

Mini Bittar 24/05/2023

Livro atualíssimo
Dos Delitos e das Penas é um ensaio político de Beccaria que se passa em pleno século 18 porém descreve uma atualidade jurídica impressionante. Sua ideia de uma necessidade de uma onda concisa e fechada e do silogismo do judiciário para não haver o abuso do poder do magistrado é um reflexo de muitos problemas que permeiam o sistema brasileiro.

Maria 11/05/2023

Cesare hablando verdades
Me deixa abismada como um livro antigo, instiga críticas atuais ao sistema penal. foi uma obra que o meu professor de penal indicou e recomendo muito a leitura mesmo pra quem não seja da área, pra que possa ser esclarecedor como o processo de humanização das penas é de suma importância.

Isabela 27/04/2023

Qual a origem do direito de punir?
Dos delitos e das penas é daqueles livros essenciais a todo bom penalista. Esse pequeno ensaio escrito em 1764 pelo jurista Cesare Beccaria foi inovador na época por defender que acusados/presos também mereciam respeito e garantia de direitos mínimos e continua atual em tempos em que a frase ?bandido bom é bandido morto? segue com força total entre grupos conservadores.
É uma obra é uma das principais responsáveis pelo processo de humanização das penas e das prisões e é de extrema importância desde o início da faculdade e para qualquer atuação criminal. Recomendo fortemente.

Mareufq 21/04/2023

?Um dos maiores freios aos delitos não é a crueldade das penas, mas sua infalibilidade e, em consequência, a vigilância dos magistrados e a severidade de um juiz inexorável, a qual, para ser uma virtude útil, deve vir acompanhada de uma legislação suave?

Debora0311 15/04/2023

"A segurança das pessoas é um direito natural"- Beccaria
Esse livro é aquele tipo que não importa a época ele fala com você, e com a sociedade em que você vive. Beccaria explica de forma muito natural sobre suas convicções de como os delitos e as penas devem ser tratados. Ele tinha uma visão muito sábia dos crimes e das leis. A maneira que ele escreveu o seu livro é simplesmente magnífico, considerando que na época as pessoas não tinham a mente aberta para quem tinha uma opinião contrária a da igreja.
A leitura não é difícil (confesso que demorei pra ler um pouquinho por que estava no mês de trabalho e provas da faculdade), as palavras são bem atuais, e você consegue até sentir um pouco de deboche em algumas frases do autor. O apêndice, dedicado a responder as injúrias sofridas pelo autor é perfeito.
Adorei ter lido esse livro, sinto que me agregou muito.

Jack! 13/04/2023

Tiveram algumas coisas e ideias que não consegui entender muito bem, quero ler esse livro novamente em alguns semestres mais avançados

Marcos606 12/04/2023

A primeira análise crítica da pena de morte que exigia sua abolição. Beccaria também argumentou contra a tortura, acreditando que era cruel e desnecessária.

Foi traduzido para o francês em 1766 e publicado com um comentário anônimo de Voltaire. Uma tradução para o inglês apareceu em 1767 e foi traduzida para vários outros idiomas. O livro foi lido por todos os luminares da época, inclusive, nos Estados Unidos, por John Adams e Thomas Jefferson.

Os princípios do livro influenciaram o pensamento sobre a justiça criminal e a punição dos infratores, levando a reformas na Europa, especialmente na França e na corte de Catarina II da Rússia. Na Inglaterra, as ideias de Beccaria alimentaram os escritos sobre punição de Sir William Blackstone (seletivamente) e, mais sinceramente, os de William Eden e Jeremy Bentham. As reformas que ele defendia levaram à abolição da pena de morte no Grão-Ducado da Toscana, o primeiro estado do mundo a adotar essa medida.

A. Mendes 01/04/2023

Céus e Beccarias
Para aqueles que lerem pela editora Martin Claret, garanto a vocês uma reflexão pós-leitura, no final do livro é trazido algumas notas do próprio autor sobre respostas dele a algumas das críticas recebidas após a primeira publicação.
Eu no meu singelo pensamento, imaginei que por alguns momentos, se trazia reflexões e temas mais que atuais em matéria de penal e processo penal, claro que também houve momentos que encontrei alguns pensamentos escravagistas um tanto destoantes. Mas a verdadeira cereja do bolo, são as críticas externas sobre o livro (que aparentemente se focaram bem mais em ver apenas o que seus olhos queriam, apesar que muito nem era sobre realmente uma matéria debatida no livro) que mostram como o pensamento refletido no livro foi visto como uma verdadeira blasfêmia aos príncipes, clérigos e companhia.
A partir deste momento, é possível você realmente compreender o que é o inicio da luta pelos julgamentos justos e preservação do devido processo legal.

site: https://eupoucoum.blogspot.com/

anakaroliners 30/03/2023

A maneira que o autor dirige a sua opinião é extremamente respeitosa, existe até uma parte onde ele fez uma observação que havia mudado de opinião sobre o que escreveu.
Apesar de ser o primeiro livro que leio que redige-se sobre teorias, me senti conectada e parece que ele escreveu esse livro recentemente pois suas palavras e pensamentos é extremamente atual e com certeza irá me ajudar a entender e usar a doutrina do autor em trabalhos.
Havia pegado emprestado da biblioteca mas irei comprá-lo para deixar na minha estante.