Predictably Irrational

Predictably Irrational Dan Ariely

Resenhas - Predictably Irrational

Leandro.Santana 24/08/2023

Previsivelmente Irracional: como as situações do dia-a-dia influenciam nossas decisões - Dan Ariely - Sextante
A teoria econômica clássica afirma que os seres humanos tomam decisões racionais que irão maximizar a sua utilidade. A verdade é que estudo após estudo demonstra que a ideia de racionalidade é uma falácia. A realidade se mostra muito mais tortuosa e cheia de heurísticas e vieses. O livro de Dan Ariely trata justamente disso. Logo no início da introdução ele apresenta algumas perguntas que visa responder ao longo do livro:

Você sabe por que tantas vezes prometemos a nós mesmos fazer dieta, apenas para que o pensamento desapareça quando o carrinho de sobremesas passa?
Você sabe por que às vezes nos pegamos comprando coisas que realmente não precisamos?
Você sabe por que ainda temos dor de cabeça depois de tomar uma aspirina de um centavo, mas essa mesma dor de cabeça desaparece quando a aspirina custa 50 centavos?
Você sabe por que as pessoas que foram convidadas a relembrar os Dez Mandamentos tendem a ser mais honestas (pelo menos imediatamente depois) do que aquelas que não o fizeram?
Ou por que os códigos de ética realmente reduzem a desonestidade no local de trabalho?

O interessante é que de fato ele responde a todas essas perguntas fazendo uso de diversos estudos que nos ajudam a entender como nossa mente funciona. Infelizmente, esses atalhos não nos atrapalham apenas na dieta, mas no ambiente de trabalho e na sociedade eles são a origem de atos discriminatórios e preconceituosos.

Portanto, entender a nossa irracionalidade intrínseca é uma forma de melhorar nossa forma de agir.

Rafael.Gomes 26/12/2022

Somos peões em um jogo cujas forças em grande parte não conseguimos compreender. Geralmente pensamos que estamos sentados no banco do motorista, com controle total sobre as decisões que tomamos e a direção que nossa vida toma; mas, infelizmente, essa percepção tem mais a ver com nossos desejos - com a forma como queremos nos ver - do que com a realidade.

Marcelo 12/09/2021

Um livro pequeno e muito bem escrito, tratando da psicologia na tomada de decisões e falando um pouco sobre economia comportamental. O autor descreve alguns experimentos elaborados na área e também casos reais onde a irracionalidade na tomada de decisões fica evidente e se torna previsível.

Alef 29/04/2021

Somos previsivelmente irracionais
O livro defende, e o demonstra com vários experimentos, como nossas atitudes são permeadas de irracionalidade, e como isto é um fator previsível. Dadas a irracionalidade e a previsibilidade das situações, o autor também propõe reflexões sobre as situações que analisa por capítulo, numa tentativa que eu diria ser bastante adequada de trazer mais racionalidade às nossas atitudes.

Juliana 17/07/2020

Pra aprender e refletir
Daqueles livros que te fazem enxergar a vida com outros olhos, o mundo com outra mente e ainda assim, ficar refletindo... Fiquei instigada a ler mais sobre o assunto. Aprendendo sempre, tentando entender o mundo, a vida, o cérebro, a razão, as emoções, as decisões...
"We are pawns in a game whose forces we largely fail to comprehend. We usually think of ourselves as sitting in the driver's seat, with ultimate control over the decisions we make and the direction our life takes; but, alas, this perception has more to do with our desires?with how we want to view ourselves?than with reality."

Dalmo 18/01/2020

A ilusão da racionalidade
É comum pensarmos que fazemos nossas escolhas, principalmente aquelas de caráter econômico/financeiro, de forma racional. Na verdade não é bem assim. A economia comportamental, objeto de estudo do autor e exemplificada em diversos estudos e casos ao longo do livro, se baseia na ideia de que as pessoas nem sempre se comportam racionalmente e que frequentemente cometem "erros" em suas decisões. Economistas comportamentais acreditam que somos suscetíveis a influências do meio no qual estamos inseridos e que, por isso, nem sempre fazemos nossas escolhas com base na razão. Nossa percepção de que estamos no controle de nossas decisões tem mais haver com nossos desejos, e como nos queremos nos ver, do que com a realidade. A irracionalidade é inerente ao ser humano e devemos estar cientes disso.