O seminário, livro 3

O seminário, livro 3 Jacques Lacan

Resenhas - O seminário, livro 3

Paulo Silas 26/12/2022

Fruto dos seminários ocorridos nos anos de 1955 e 1956, o 'livro 3' de "O Seminário" traz em seu título 'as psicoses' por ser o eixo central (ou um dos eixos) que estabelece as abordagens realizadas por Lacan. Partindo do escritos de Freud sobre o tema, mais precisamente a partir da leitura freudiana do caso Schreber, Lacan estabelece aqui uma análise pormenorizada sobre o fenômeno da psicose, propondo não uma teoria continuada do pai da psicanálise, mas sim um novo olhar cuja perspectiva propositiva se ampara em Freud como ponto de partida ao mesmo tempo em que avança significativamente para algo que pode se dizer novo - ou pelo menos com uma nova roupagem.

Os 25 capítulos (ou seções - ou ainda seminários) que compõem a obra são divididos em 4 partes - contando ainda com um destacado que traz uma conferência sobre Freud no século (tendo em vista o centenário do nascimento de Freud). Na primeira parte há uma "Introdução à questão das psicoses", na qual é abordada a dignificação do delírio e o "funcionamento" do Outro na psicose. Na segunda é trabalhada a "Temática e estrutura do fenômeno psicótico", discorrendo-se sobre questões como a dissolução imaginária e o mecanismo de funcionamento da psicose. Na terceira parte se analisa com bastante atenção as noções "Do significante e do significado", onde também os conceitos de metáfora e metonímia são bem explorados. Por fim, na última parte se tem a investigação sobre "As imediações do buraco", na qual a estruturação do sujeito pela linguagem é um dos pontos trabalhados.

A obra é um importante marco para a compreensão psicanalítica da psicose, cuja tratativa temática realizada pelo autor é densa, complexa e de difícil leitura - como costumam ser seus escritos. Para além do tema título, há um notório detalhamento e aprofundamento a respeito do funcionamento do significante na perspectiva lacaniana - e sua relação com o significado -, o que leva a corroborar com a noção de que o inconsciente é estruturado como linguagem, sendo essa obra aquela em que Lacan evidencia o funcionamento da linguagem na constituição (estruturante) do sujeito.

Alice 09/06/2022

Seminário
Seminário sobre as psicoses, descrição da estrutura e estudo pelo viés lacaniano.
Uma oportunidade para estudar de forma mais abrangente a respeito das psicoses

PH 07/01/2021

Bom, mas nem tanto
Tenho a sensação de que esse seminário não oferece muitos recursos para uma práxis com o atendimento com psicóticos. Ele certamente tenta demarcar algumas questões e produz distanciamentos importantes em relação às teorizações psiquiátricas e freudianas, mas não sei se o produto final consegue oferecer um todo coerente para atendimentos. Eu pelo menos encontro dificuldade nisso.

De toda forma, não é apenas um seminário sobre as psicoses. É aqui que Lacan consegue precisar com maior riqueza de detalhes a concepção de estrutura que anima a sua teoria. Nesse sentido, percebemos então as influências de Lévi-Strauss na constituição de seu pensamento. "A estrutura é em primeiro lugar um grupo de elementos formando um conjunto covariante. Eu disse conjunto, e não uma totalidade. Com efeito, a noção de estrutura é analítica" (p. 214-215). Para mais leiam a lição XIV. Vale o estudo.

É nesse seminário que o francês também passa aulas e mais aulas detalhando um pouco mais para nós o funcionamento do significante. A metáfora e a metonímia também aparecem aqui, dando então todo o peso para a noção de que o inconsciente é estruturado como linguagem. Acho que esse talvez seja um dos méritos do seminário. É nele que de forma mais patente Lacan coloca a linguagem e seu funcionamento na cena analítica.

Também tive a sensação de que esse seminário consegue precisar com muito mais clareza a noção de grande Outro. A classe XXII é paradigmática para essa demarcação.

E o real, que reiteradamente escutamos estar associado ao campo das psicoses? Está aqui, é verdade, o que nem de longe quer dizer que ele me parece bem conceituado. A confusão e escassez de definições dos seminários anteriores continua.

ramonmestri 18/05/2011

Teorização digna
Antes de mais nada, para aqueles que procuram se aprofundar em Psicanálise, a sugestão é ler o que Freud tem a dizer sobre psicose.

Em relação a este seminário, estão aqui reunidas as lições entre os anos 55-56, em que Lacan propõe uma detalhada análise sobre o fenômeno da psicose. Não se trata de uma continuação da teoria freudiana, mas de uma "nova" perspectiva sustentada nas lições de anos anteriores e, fundamentalmente, avançando sobre pontos de impasse.

Em verdade, o ensino lacaniano é um resgate em tempo e essência da teoria freudiana. Neste caso, Lacan ousou ir além do criador, para nos mostrar que as respostas estavam já lá, atrás. O impacto deste esforço é o da novidade em quem acompanha a trajetória de Freud. Uma técnica concreta e moderna para o tratamento dos fenômenos estruturais da psicose. Um viés inaugurado verdadeiramente pelo filósofo francês.

Para quem busca a construção do saber individual, este livro é um passo importante em direção à compreensão psicanalítica da psicose.

Hudson 16/01/2009

BOSTA