Informação e globalização na era do conhecimento

Informação e globalização na era do conhecimento Helena M.M.Lastres e Sarita Albagli (orgs)

Resenhas - Informação e globalização na era do conhecimento

Adri 18/09/2009

Informação e globalização na era do conhecimento
Este livro aborda um conjunto de temas e questões que marcaram profundamente esse final de século e de milênio e que, acredita-se, deverão manter-se em evidência nos próximos anos ou décadas,aglutinados em torno de dois fenômenos principais, que estão fortemente interligados: o papel central da informação e do conhecimento no emergente padrão sócio-técnico-econômico; e a aceleração do processo de globalização e os impactos econômicos, políticos e sociais daí decorrentes.

Esse cenário de mudanças requer uma abordagem que permita identificar e analisar seus traços e tendências. O desenvolvimento, a difusão e a convergências das tecnologias da informação e comunicação são vistos como centrais na conformação dessa nova dinâmica tecnico-econômica.

O livro possui 11 capítulos que abordam:

-Economia da Informação, do Conhecimento e do Aprendizado;
-Novos Modelos de Gestão e as Informações;
-Comércio Eletrônico e Globalização: desafios para o Brasil;
-Tecno-globalismo e Acesso ao Conhecimento;
-Inovação na Era do Conhecimento;
-As Pequenas e Médias Empresas na Economia do Conhecimento:
implicações para políticas de inovação;
-A Economia do Conhecimento e as Novas Políticas Industriais e Tecnológicas;
-Desmaterialização e Trabalho;
-Capitalismo na Era das Redes:trabalho, informação e valor no ciclo da comunicação produtiva;
-A Nova Qualidade do Trabalho na Era da Informação;
-Novos Espaços de Regulação na Era da Informação e do Conhecimento.

Todos os títulos abordados referem-se a Nova Era, Sociedade ou Economia do Conhecimento, assim definida pelos autores.

O processo de Inovação é baseado no conhecimento.

"Orientado por esses pressupostos, o livro visa contribuir para um conjunto de esforços que vêm sendo realizados, dentro e fora do Brasil (muitos dos quais referenciados nos diferentes capítulos que o compõem), no sentido de desenvolver um quadro teórico-conceitual e uma base empírica que permitam lidar com a natureza ao mesmo tempo nova e complexa da presente fase. Mais particularmente, procura fazê-lo desde uma ótica brasileira, a partir da constatação da carência de literatura a respeito desses temas, no país, assim como da necessidade do desenvolvimento e da disseminação de uma perspectiva “nossa” a respeito do significado e das implicações das transformações em curso." (LASTRES, H.M.M e ALBAGLI,S., 1999).

A leitura desse livro pode nos fazer entender um emaranhando de fenômenos e processos que repercutem na vida cotidiana.