War horse

War horse Michael Morpurgo

Resenhas - War horse

emlindh 05/10/2022

outro ponto de vista sobre a guerra
Me apaixonei e sofri por Cavalo de Guerra quando vi o filme; tenho um fraco por histórias com animais em geral mas principalmente por cavalos (tipo a animação do Spirit).
O livro é narrado em primeira pessoa por Joey, um lindo e calmo cavalo vermelho, que conta sua história desde que é vendido separado de sua mãe até as barbaridades da guerra.
Essa abordagem sobre a Grande Guerra é interessante por tratar de um participante neutro, passando pelas mãos de britânicos e alemães, onde ambos os lados hora podem se preocupar com o bem estar de um cavalo e hora sem nem conseguir cuidar de si mesmos, não sendo nem inteiramente bons nem maus. O livro trata muito da ideia de homens e animais morrendo por ideias egoístas que nem sequer os envolve, são os sacrifícios no campo de batalha de lutas travadas em gabinetes.
Eu amei a leitura e fico feliz que pude ler em inglês, recomendo tanto o livro quanto o filme para quem está disposto a ver e a sentir a história por um novo olhar.