Contos de Todos Nós

Bia Machado

Resenhas - Contos de Todos Nós

Érika dos Anjos 30/06/2016

Puxando a brasa
Vou puxar um pouco de brasa para minha sardinha. Tive a honra de participar dessa coletânea da Editora Hama como coautora. Nem há como resenhá-lo efetivamente. Por isso, irei apenas contar sua história.

Tudo aconteceu durante a Bienal do Livro do Rio de Janeiro de 2009, quando a Editora Hama lançou um desafio: desenvolver um livro todo durante o evento. Assim sendo, no primeiro fim de semana selecionou o contos a serem publicados. Foram entregues ao todo 306 histórias. Destas apenas 20 foram escolhidas para integrar o livro e, com muita honra, o meu 'Dorothéa' foi um dos escolhidos.

Durante a semana corrente, o livro foi inteiramente produzido pela editora e no sábado seguinte foi feito o lançamento na própria Bienal, com a presença dos autores e do pessoa da editora, todos muito orgulhosos daquele momento. Graças à ousada ideia, a Editora Hama e seu 'Conto de todos nós' teve bastante espaço na mídia tendo sido pauta de diversas matérias naquele fim de semana, inclusive, com veiculação no Jornal Nacional, um dos mais assistidos do país.

Particularmente, foi um momento inesquecível e único. Meu conto fala sobre sexo e traição, com uma pitada de sarcasmo e ironia. Segue um pequeno trecho dele:

"Dentro da sala, ao ouvir os primeiros gritos, Dorothéa ficou curiosa para saber o que estava acontecendo. Se arrumou o melhor que pôde, dentro das circunstâncias, e foi para fora. Ao olhar para sala de espera, sua surpresa não poderia ser maior: seu marido, vermelho de vergonha, a secretária, debulhando-se em lágrimas, e o doutor passando um grande sermão em ambos".

site: quotadas.blogspot.com.br

Renata 08/12/2009

O projeto Contos de Todos Nós foi criado pela Hama Editora com o objetivo de conhecer novos autores e mostrar a capacidade de produção da editora que, depois de 16 anos de atuação na área editorial de revistas, estreava na Bienal. O resultado ultrapassou todas as expectativas. Em apenas quatro dias foram recebidos 306 contos de onde deveriam ser selecionados os 20 que atendessem aos critérios de pluralidade de temas e de maneiras de se contar uma boa história. Uniram autores também de variadas trajetórias pessoais, que no universo da literatura se tornam um só corpo. Com muito senso de responsabilidade que ofereceram ao mercado e aos interessados em bons contos esta seleção. Dramas urbanos, fantasias, relacionamentos, angústias pessoais, críticas sociais, suspense, meio ambiente, traição, bom humor... .