Operação Cavalo de Tróia

Operação Cavalo de Tróia J. J. Benítez

Resenhas - Operação Cavalo de Tróia 3

Fabio Vergara 01/06/2015

Dica de leitura: Operação Cavalo de Tróia 3 - Saidan (Caballo de Troya 3: Saidan. Espanha. 1990)
Sinopse: Após testemunhar a ressurreição de Jesus, Jasão acompanha os apóstolos para estudar as aparições do Cristo.

Nota (0-10): 7.

Benítez é ansioso! Está no seu texto, no qual muitas vezes ele repete “Mas isso eu vou contar mais tarde...”. Outra coisa que me incomodou (já incomodava desde OCdT2) é o didatismo exagerado. A impressão é que os dados técnicos são uma “parede” para disfarçar o argumento, obviamente polêmico. As notas de rodapé, enormes e intermináveis, quebram o ritmo da leitura. Em contrapartida, o enredo surpreende em vários momentos, justamente por tratar de episódios “obscuros” da vida de Jesus. A primeira aparição do rabi para Jasão é emocionante, bem como o encontro do Mestre com Eliseu, personagem cuja importância cresce a cada tomo. Benítez insiste versar que narra fatos, embora seu Jesus apresente conhecimento avançado demais a um homem de seu tempo. Mas tudo bem. Desde que continue a proferir lindas mensagens – que cristãos, ateus e cientistas deveriam aprender –, ele pode!

Leila 15/03/2014

Da para notar que o livro foi dividido em quatro partes:
a primeira onde o autor tenta desvendar o criptograma deixado pelo major...quando ele desvenda ela encontra o diário do major que relata mais uma parte de sua grande viajem;
na segunda parte, já narrada pelo major, ele descreve com riqueza de detalhes aonde vai ocorrer a história, lugar hoje conhecido como mar Morto;
na terceira o major conta a sua conversa com Jesus ressuscitado, muito emocionante com esclarecimentos sobre a educação dos filhos,que devemos confiar em Deus ele faz parte de nós desde o nosso nascimento, o pecado somente é a rebeldia das pessoas contra Deus e as suas leis,devemos amar e respeitar os semelhantes,tudo na vida tem uma justificativa nada é por acaso,Deus faz parte de cada um de nós, que na realidade devemos fazer a vontade de Deus e não da religião,que Jesus veio a mundo não para formar uma igreja e sim para conhecermos a vontade do Pai. Nesta terceira parte pela primeira vez Eliseu sai do módulo,caminha pela região e participa de uma segunda conversa com Jesus;
na quarta parte Jasão encontra-se com Maria, mãe de Jesus e ela lhe conta a infância de Jesus. Quando ela soube que iria dar a luz ao "Filha da Promessa" achou que Jesus seria uma grande político que libertaria seu povo da tirania, enganou-se. Maria teve 8 filhos Jesus, Tiago, Miriam, José, Simão, Marta,Judas e Rute. Jesus, por sua vez não deixou descendência e nada relado por sua mãos. José pai de Jesus morreu ao 36 anos em um acidente de trabalho quando Jesus tinha 14 anos. Nesta parte o major conta a infância de Jesus do nascimento aos 14 anos, encerrado assim mais um livro.

Ewerton 09/03/2013

Um continuação polêmica, mas sóbria.
Nesse volume J. J Benítez mostra, através do testemunho do Major, um Jesus surpreendente e muito revelador. É a primeira vez que o Major e seu irmão Eliseu têm uma conversa mais profunda com o Mestre. Desta vez eles se convencem que Jesus é um ser Sobrenatural e que realmente ressuscitou dos mortos. O livro intercala trechos em que Maria, a mãe de Jesus, revela ao Major detalhes de sua infância. Seu temperamento, personalidade, crescimento e descobrimento de si mesmo como Deus, são esmiuçados aos olhos e ouvidos atentos do Major. Para muitas lacunas em que a Bíblia não esclarece, nem fornece uma resposta contundente e lógica, o autor procura preenche-las com algumas conjecturas, que muitas vezes vão de encontro ao que é aceito pela tradição eclesiástica.

Mais uma vez este mostrou-se ser um livro longo, mas com a marca e riqueza de detalhes histórico-científicos característica de J. J. Benítez. "Saidan", assim como os volumes anteriores é um livro para ser lido com muita atenção.

Bastante recomendado!

Alessandra 07/04/2012

Sinopse - Operação Cavalo de Tróia 3 - Saidan - J. J. Benítez
Muitas pessoas me formulam a mesma pergunta: "Mas é verdade? Tudo isto é verossímil?" E eu me vejo obrigado a repetir a única coisa que sei: que esses documentos existem e que - ainda que alguns se empenhem em pensar o contrário - eu não possuo tanta imaginação. Desafio que quer que o deseje a construir uma "Vida de Cristo" tão rica de lógica, audácia e beleza. Não é tão simples "inventar" discursos de Jesus de Nazaré - práticas inéditas e, o que é mais interessante, cheias de sabedoria - ou esses trinta e dois anos chamados de "vida oculta". "Inventá-los", claro, com dados, nomes, acontecimentos e circunstâncias coerentes. Em Operação Cavalo de Tróia adeja algo "mágico" e "real", alheio a mim mesmo. Eu fui simplesmente instrumento. Em suma, e não me cansarei de insistir, é o coração do leitor que deve "sentir" se estas narrações acerca de Jesus são ou não críveis. Que cada um, portanto, no mais íntimo de seu ser, julgue e decida de acordo com os ditames de sua consciência. Essa jamais se equivoca...

Berenice.Thais 04/10/2011

para ler
E uma facinante estoria de ficção muito bem elaborada, eu achei incrivel foi tão bem contada que poderia facilmente ser verdadeira para vc tirar suas comclusões se acredita ou não.

Li 29/04/2011

DESAFIO LITERÁRIO 2011 - ABRIL - FICÇÃO CIENTÍFICA *LIVRO 10 - EXTRA*
Sinopse: Em 1973, numa operação ultra-secreta batizada de Cavalo de Tróia, dois astronautas voltaram no tempo e presenciaram a Vida, Paixão, Morte, Ressurreição e ?Ascensão? de Jesus de Nazaré. Em Cavalo de Tróia 3, J. J. Benítez transcreve a terceira parte do Diário do Major, que narra as novas aparições do Mestre a seus discípulos na praia de Saidan, às margens do Tiberíades, com a minuciosa análise do "Corpo Glorioso", o misterioso corpo ressuscitado do rabi. É revelada sua infância e adolescência, suas primeiras brincadeiras, seu gosto pela música, pelo desenho e pelos animais. Assiste-se à traumática morte de José, seu pai terreno, quando ele tinha apenas 14 anos, e como então ele precisou assumir o posto de chefe da família, um papel destinado ao primogênito. O que se revela é uma vida tão inquieta, alegre, dolorosa e intensa como a de milhões de seres humanos.

Eu tenho até o 5º em casa. Li os 2 primeiros e achei meio maçantes, mesmo o tema sendo interessante, então nem me abalei em ler os outros! Mas acabei meus livros previstos para este mês faltando 9 dias para o fim dele e me lembrando da série, resolvi ler o 3º para ver se os anos passados me fazem ter mais paciência para encará-los.

O livro é escrito em duas partes. A primeira conta como Benítez passou meses batendo cabeça para desvendar as pistas deixadas pelo major, o astronauta (e médico) líder da operação cavalo de tróia, (de codinome Jasão. A primeira parte do diário foi transcrita nos livros dois primeiros livros), na busca de outra parte do diário de seu "pulo" no tempo. Esta parte é meio chatinha, apesar dos autos e baixos que o pobre jornalista supostamente teve que passar. Acho que meu problema com ele é que não é sucinto, faz cada volta pra falar as coisas... E outra coisa chata é o excesso de adjetivos na narração! Na verdade, acho que não gosto do estilo dele, rs.
A segunda é a transcrição do diário em si.

Claro que Benítez deve ter dado umas pinceladas no diário do major, porque o estilo de escrita dele é insinuante nesta parte também. Eu não me assombraria se a coisa toda for fictícia, mas sempre li esses livros tendendo a acreditar que o relato é real. E Benitez jura de pé junto que não tem tanta imaginação para escrever uma história tão rica em detalhes. Bom, gente, eu não sou cristã ao pé da letra, mas sempre considerei Jesus como um grande e bom homem, um espírito elevado que reencarnou com a missão de trazer alguma luz para o mundo (não, também não sou espírita, mas acho alguns conceitos deles bem lógicos). Então, poder saber mais sobre a época em que ele viveu, a sua vida, infância e adolescência, mais sobre seus discípulos, amigos e familiares, além de receber ensinamentos e esclarecimentos de sua “própria boca” é muito interessante! Claro que tem grandes diferenças entre alguns fatos narrados por Jasão e os da bíblia, como ele próprio não cansa de falar, mas, é como diz o autor, cada um tem a sua verdade.
Muita gente se irritou com a obra, outras tantas a acharam maravilhosa, aí é ver qual seu nível de flexibilidade com relação ao assunto. Eu só digo uma coisa: Este Jesus Cristo visto por Jasão é, até para mim, digno de toda glorificação!

Fiquei super na dúvida de que trecho transcrever aqui, acho que nunca tive tantas opções interessantes, a grande maioria de palavras do próprio Jesus, mas fiquei com essa conversa entre Ele e os dois astronautas da Operação:

"- Por que credes que estais aqui?
A questão colocada pelo Mestre parecia óbvia. Sua interpretação, todavia, nem tanto.
- Digo-vos que nos universos do nosso Pai nada que diga respeito ao domínio do Espírito fica escravizado ao acaso. Tudo é obra do amor, da sabedoria e da misericórdia.
- Não te compreendemos, Senhor.
O Ressuscitado marcou então com seus olhos a posição do "berço"*. Eliseu e eu voltamos a olhar-nos, desarmados.
- ...Quando fordes devolvidos ao mundo e ao momento de onde vindes, uma só realidade brilhará em vossos corações: ensinai a vossos semelhantes, a todos, o que haveis visto, ouvido e vivenciado a meu lado. Sei também que não temeis os homens nem o que eles possam representar. E que proclamareis a Verdade. E outros muitos, graças ao vosso esforço e sacrifício, receberão a luz de minha promessa."

Noves fora, apesar do tema da história ser interessante, o livro em si é meio maçante... Como é de se esperar, Jasão é extremamente descritivo e não deixa passar nadinha, até o material das pedras do caminho ele precisa dizer, então, vaguei a beça! As partes com Jesus são excelentes, mas Ele só vem a aparecer depois de ¾ do livro adiantados... Fiquei tentada a largá-lo, acho que pela terceira vez, mas não o fiz, e foi bom! As partes em que Ele aparece como “Ressuscitado” são muito interessantes, tanto do ponto de vista espiritual, quanto do científico.

*O "berço" é como eles chamam a aeronave.
*http://desafioliterariobyrg.blogspot.com/
Viquinha 29/04/2011minha estante
Meu pai que gosta da temática, leu esse aí e odiou...botou no cestinho de mandar para o sebo. Acho até que já foi. Agora mudando de assunto, olha a Li de novo no passado. Até amanhã já postou umas três resenhas...hehehe

Beijocas

Cíntia 24/03/2014minha estante
A saga da resolução do criptograma está sendo incrivelmente maçante pra mim... Muitos números, explicações enfadonhas e até mesmo irreais.... Espero que esse início entediante seja recompensado com o já comentado diálogo do Major com Jesus.

Daniel 24/01/2016minha estante
Realmente, o Benítez exagera nos adjetivos, e o excesso de detalhes às vezes chega a ser irritante. Mas eu acho que a presença de todos esses detalhes que podem até parecer inúteis (e talvez sejam), é uma evidência de que o relato é real. Não me refiro só aos dados técnicos nas notas, mas aos detalhes de tudo que ele vê, como as pedras no caminho que você comentou.

Digo que isso parece ser evidência de que o relato é real, porque quando fazemos relatos reais de alguma coisa (qualquer tipo de experiência) que consideramos muito importantes, temos essa tendência de incluir todos os detalhes que somos capazes de notar (eu mesmo faço isso), porque a ideia no final é que se tiver algo ali no meio de aproveitável poderá ser aproveitado e caso seja inútil mal não vai fazer, além de dificultar um tanto a leitura.

Enfim, pra mim isso é "apenas uma evidência" a favor do realismo, mas eu gostaria mesmo de descobrir se é ou não real.

Ma 04/01/2011

Esse livro achei a leitura um pouco maçante. Demorei alguns meses para conclui-lo. Poucos foram os trechos que prenderam a minha atenção e todas elas foram os trechos em que A conversa com Cristo foram efetuadas, ou seja, lá no final do mesmo. Aspectos como a composição que do material do corpo ressuscitado pareciam mais aspectos para entendedores de medicina...

Larissa2518 30/12/2009

Adoro essa série, e esse volume só perde para o primeiro.
Mas achei incrível a conversa do Jasão com Jesus de maneira tão clara. Adorei o sentido espírita das respostas de Jesus. Emocionante!

MÁRSON ALQUATI 08/04/2009

EXCELENTE!
Tão bom quanto os anteriores...

Leo 01/04/2009

Mais um pouco de Jason Bourne
150 paginas de angústia até voltarmos a saber o que raios está acontecendo com Eliseu e Jasão. Espionagem, CIA, e todo o recheio "Matt Damon" não são importantes no momento, mas até o Benitez matar a charada impossível e finalmente botar a mão no texto do Major lá se vão paginas e mais paginas que simplesmente dá vontade de pular, assim como uma criança quer começar a comer pela sobremesa...

Quando voltamos a Palestina, conhecemos mais o lado humano dos apóstolos, seus medos perante um Sinédrio Caçador, suas angústias e tristezas perante a insubstituível perda e uma improvavel Ressureição.

Mas o grande momento fica para o final quando Jasão entrevista Maria e descobre um pouco sobre a juventude do menino Jesus é um momento único, muito bem bolado e com respostas que fariam o mais crente dos crentes ver que falta da "aurea mistica" colocada em torno de Jesus e sua mãe pela igreja não diminuem de forma

alguma sua importância para a humanidade.

Raquel Lima 04/02/2009

Boa aventura!
Vale a pena seguir a história...a trama foi muito bem construida, misturando ficção e a " histórinha" tão importante a toda a nossa civilização.