O Hobbit

O Hobbit J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Hobbit

Norton11 03/01/2024

Uma aventura extraordinária
Meu livro favorito de fantasia, li quando era adolescente e marcou essa época da minha vida, no ano seguinte os filmes começaram a ser lançados. Pretendo reler em breve e fazer uma resenha mais detalhada.

ttharg0 02/01/2024

O Hobbit ???
"E o que vocês fariam, se um anão aparecesse sem ser convidado em sua casa, e pendurasse suas coisas no seu corredor sem uma palavra de explicação?"

O Hobbit foi meu primeiro contato com Tolkien, e estou muito feliz!

Confesso que comecei muito curiosa, devorava páginas e páginas. Ao longo do caminho, pelo fato de ser iniciante no mundo da alta fantasia, senti que a leitura não estava fluindo, estava bem maçante. Ainda estou me habituando com pouco diálogo e muita descrição de ambiente, mas isso é um problema pessoal meu.
A história em si é muito bem construída, um belo relato sobre coragem e amizade, que faz jus à grande fama do autor.

Estou encantada com a Terra Média, Bilbo e seus companheiros. Sinto que dei um grande passo como leitora ao poder dizer que já conheço J. R. R. Tolkien!

"É estranho, mas as coisas boas e os dias agradáveis são narrados depressa, e não há muito que ouvir sobre eles, enquanto as coisas desconfortáveis, palpitantes e até mesmo horríveis podem dar uma boa história e levar um bom tempo para contar."

wsilva.12 01/01/2024

Lá e de volta outra vez ... ?
"Em uma toca no chão, vivia um Hobbit" ? Sempre me arrepio toda vez que leio ou ouço isso ?

Uma história simples, mas com uma riqueza imensa. Certamente uma das grandes obras de fantasia, que sem dúvida segue até hoje inspirando milhares de escritores pelo mundo, incluindo eu próprio.

O Hobbit é aquela obra que nos faz viajar e se aventurar por lugares onde apesar de seus perigosos, não perde a magia e o encanto de suas paisagens descritas com tantos detalhes que torna até possível sentir os aromas suaves de Valfenda ou o calor e o conforto de uma toca de Hobbit.

Dito isso, graças a toda sua riqueza mágica e literária, as obras de Tolkien são a principal base para meus livros, sendo a Terra Média além das bordas do Ermo um lugar onde sempre busco inspiração quando não a encontro em meus próprios pensamentos. Talvez Valinor sempre ache um jeito de me ajudar.

Mas é claro, isso soa mais como um desabafo do que uma resenha. Mas não poderia deixar de expressar a importância que esse livro tem em minha vida. ?

Jules 01/01/2024

Lá e de Volta Outra Vez
Uma aventura muito bem escrita. Um trabalho muito cuidadoso e minucioso. O Hobbit é uma obra que dispensa introduções. É um clássico e de fato é merecedor desse título. Impossível não se divertir e se emocionar com as aventuras de Thorin Escudo-de-Carvalho, Fili, Kili, Balin, Nori, Dori, Ori, Oin, Gloin, Bifur, Bofur, Bombur, Gandalf e é claro Bilbo Bolseiro, O Gatuno.

Jacqueline79 01/01/2024

Horrivel
Encheram a boca para falar que ele era maior no ramo de fantasia. Mas o livro é ruim demais. É lento, não acontece nada. Só os detalhes que são bons mas os acontecimentos. Horrível mesmo. Fui enganada.

milenavifer 01/01/2024

Um classico
Finalmente li esse clássico.
Pretendo me aventurar na literatura de Tolkien e aparentemente começar por O Hobbit é a melhor escolha.
Um livro bem tranquilo de ler.

Mateus 01/01/2024

MDS E QUE AVENTURA
Já tinha assistido os filmes e achei q sabia como seria, ainda estava me perguntando como havia mais de um filme sendo que o livro não é tão grande assim, começei a ficar com medo de não ter nada dos filmes no livro, mas mesmo contando bem mais rapidamente que nos filmes o livro é uma aula de como se contar uma aventura, ele tem aventura/descrição/tensão na medida certa, simplesmente é um livro que da vontade de aplaudir ao final e a cada página você aprende tanto que se torna uma nova pessoa, como alguns dizem a vida se divide em antes e depois de ler esse livro, recomendo de mais, leiam que vocês não vão se arrepender.

Gaby Kolano 31/12/2023

Hobbit
A leitura desse livro é mais fácil que a do Silmarillion, provavelmente por ser voltada para um público mais jovem. É possível ler e entender sem precisar ler o Silmarillion primeiro e é uma história criativa e emocionante.

Lilly 31/12/2023

Muito fofo e divertido porém tem hora que é meio confuso (burrice minha) por ter muitos personagens e um mapa enorme. o tempo todo me senti como se soubesse demenos sobre o universo para entender realmente a história e os eventos :(

comunistinha 31/12/2023

Bem legal
Comecei a ler por causa de um edit do thranduil KKKKKKKKKK E NAO ME ARREPENDO. achei que a escrita seria parada e longa mas me surpreendi muito porque é algo muito levinho e tranquilo de se entender. adorei a história e tô meio obcecada com os filmes agora

Regina 30/12/2023

Excelente
O Hobbit foi um livro que tive muita resistência e.comecar a ler. Quando decidi, amei o livro. Gostei da escrita, dos personagens, de tudo. Para ler o autor comece por Hobbit. Recomendo

belalivies 30/12/2023

Confesso que tinha muito receio de ler o hobbit pois já tinham me falado que era bem arrastada e chato mais ao contrário do que me disseram eu amei demais comprei o livro só pela capa ser linda mas concerteza a história fez valer mais apena ainda, as aventuras são muito empolgantes e divertidas amei demais o livro e estou louca para ler os outros livros da saga

Escadinha 30/12/2023

Tolkien sendo O Tolkien
Fazia tempo que tava querendo ler e quando li não me arrependi nem por um minuto!
Esse cara e fantástico, assim como suas história e escrita, nada na história pesa na hora de ler e é tudo muito incrível!

Bom, eu n sei muito oq te dizer pra te convencer a ler a n ser tudo que já ouviu provavelmente, só... só leiam!

Marjorie.Ravena 29/12/2023

Minha experiência com o Hobbit
Bem, terminei o livro hoje e confesso que esperava mais, eu amo mitologia e livros de fantasia e já estava querendo ler algum do Tolkien a um tempo mas o livro não me prendeu muito,eu gostei bastante do universo e até ri em algumas partes mas a leitura se tornou cansativa, tanto que mal prestava atenção na história e sentia que era minha obrigação termina lo mesmo que não estivesse gostando. Por ser um livro narrado em terceira pessoa e muito detalhista quando se trata de lugares e até mesmo de objetos simples não me agradou muito pois não estou acostumada com esse tipo de narrativa o que acabou fazendo com que eu fosse perdendo o interesse na história. Algo que eu gostei mesmo no livro foram as runas ( aqueles símbolos nórdicos) pois como eu disse amo mitologia e depois de ter lido Magnus chase fique bastante curiosa em saber o que elas significavam ou seja eu fiquei dias tentando desvendar aquelas mensagens e consegui. Mas o livro não é ruim, acho que só li no momento errado já que estava com uma baita ressaca literário a algum tempo.

Danny 29/12/2023

Sr. Bolseiro!
"... Está é a história de como um Bolseiro participou de uma aventura e se descobriu fazendo e dizendo coisas de todo inesperadas..."