Alucinado Som de Tuba

Alucinado Som de Tuba Frei Betto

Resenhas - Alucinado Som de Tuba

Mari Fourquet 14/11/2023

Livro paradidático da minha infância
Lembro que, na escola, mandaram ler esse livro para fazer prova, era um ano sobre a infância e suas diferenças, lemos esse e O Menino Sem Imaginação da mesma editora e da mesma coleção.

Sobre esse livro: acho incrível como um livro que li em 2002 até hoje é tão atual e tão relevante, quase uma releitura de Capitães da Areia, esse livro conta a história de Nemo (ninguém em Latim) que, por conta das injustiça, é despejado do barraco que vivia com os pais e mais dois irmãos mais velhos.

Depois disso, vemos sua aventura pelas ruas, pela criminalidade e pelas drogas e como isso vai mudá-lo para sempre, mas vemos também o companheirismo na rua entre aqueles que são estigmatizados e marginalizados.

Acho que mais livros desses deveriam ser trabalhados nas escolas.

Adrielle 15/08/2022

Inesquecível...
Foi o primeiro livro que li na vida ,eu tinha 11 anos de idade e peguei amor pela leitura por causa desse livro... ???

Sander.Garcia 10/07/2022

Morar na rua
Por mais que se leia a respeito, só quem vive a experiência da vida nas ruas das grandes cidades, pode relatá-la com toques de realidade. Frei Beto disse que precisou conversar com meninos de rua do Rio e São Paulo, para escrever este romance. A história do menino Nemo, de 11 anos, é apenas mais uma entre tantas. Um tanto chocante quando paramos pra pensar que há muitos Nemos por este Brasil afora.
A história não tem um final feliz.
Acho uma leitura necessária.

Josi 25/07/2021

Uma história pesada, bonita, triste e que mostra a realidade das crianças e famílias pretas e empobrecidas...

Leituras do Sam 06/01/2017

O som das ruas
Em poucas páginas Frei Beto aborda a questão das crianças que vivem em situação de rua e como sobrevivem estando à margem da sociedade que faz caridade no natal.
Estão também presentes no livro a violência policial contra pessoas em situação de rua e travestis, o problema habitacional em São Paulo e o começo da epidemia de HIV/AIDS.
Parece uma historinha simples, mas é o contrário, pois os personagens do livro são encontrados facilmente em uma volta rápida pela praça da Sé.

@leiturasdosamm

Thaís 03/11/2015

[Ratas de Biblioteca] - Alucinado som de tuba
O livro "Alucinado som de tuba", escrito por Frei Betto e publicado pela Editora Ática, conta a história de um menino pobre chamado Nemo.

O garoto vivia em um barraco com a família, até o dia em que receberam uma ordem de despejo. O pai, inconformado com aquela situação, tentou impedir que a casa fosse derrubada e acabou sendo preso por desacato.

O lar deles foi destruído e, em meio aos escombros, a única peça que Nemo conseguiu recuperar foi o bocal da tuba que o pai vivia tocando. O garoto, acompanhado de seus irmãos e de sua mãe, partiu de cadeia em cadeia em busca do pai preso.

Em um desses lugares, Nemo também acabou detido e foi jogando em uma cela com outros adolescentes. Desde então, ele perdeu contato com a mãe e com os irmãos.

O protagonista conseguiu fugir da prisão com os demais meninos e fez amizade com um deles: Banana. O novo companheiro lhe apresentou outras crianças que viviam na rua, como Letícia (filha de uma prostituta) e Panqueca (um garotinho magricela). Nemo se juntou ao bando.

O grupo contava com a proteção de Senhor Nicolau, um homem mais velho viciado em relógios. Ele morava em uma casa cheia de "controladores do tempo" e sempre convidava os pequenos para o lanche. Apesar de não concordar com os roubos que as crianças cometiam por necessidade, Nicolau era um porto seguro quando a situação apertava.

Entre furtos, confusões e saudade, o leitor é apresentado a personagens incríveis como a travesti Cleópatra, que cuida, em casa, de pessoas marginalizadas doentes que não recebem tratamento em hospitais. O livro é voltado para o público jovem e desenvolve temas como AIDS, criminalidade, menores infratores, transexualidade, loucura e abuso de poder policial.

**RESENHA PUBLICADA NO BLOG RATAS DE BIBLIOTECA**

site: http://www.ratasdebiblioteca.com/2015/11/resenha-livro-alucinado-som-de-tuba.html

08/09/2015

Esse livro narra a história de um menino pobre que de uma hora para outra se separa de sua família e é forçado a sobreviver sozinho nas ruas. O livro mostra muitas situações de uma realidade muito dura vivida por classes marginalizadas. Muito bom nesse aspecto.

Sally 06/09/2015

Alucinado som de tubo
Li o Alucinado som de tuba no ensino fundamental, e esse livro me marcou até hoje. Leitura mais do que recomendada!

@ysalemos 15/01/2015

É um dos livros que denuncia uma realidade do mundo : pessoas que não tem onde viver,e acabam recorrendo ao furto pra sobreviver.

Nas primeira páginas do livro nós conhecemos Nemo,o personagem principal do livro. Logo o leitor vê a vida do menino virar de ponta cabeça de um dia pro outro : o barraco que ele morava é destruído e o pai dele é preso, com a alegação de que aquela terra não pertence a família de Nemo.

O menino logo se vê preso também, mas logo foge da prisão e conhece o mundo daqueles que tem as ruas como casa. Depois disso, o maior objetivo de Nemo é sobreviver para conseguir encontrar seu pai. Porém, até que ele descubra um paradeiro do pai, passa por muitas coisas ruins e muita dificuldade.

Pra resumir a conversa: a história é muito bonita e emocionante. Porém, foi um dos livros que quando eu terminei,voltei uma página e falei “Pera,ta faltando página aqui.NÃO PODE TERMINAR ASSIM!”. Sim,fiquei um pouco revoltada com o final,mas vou deixar vocês tirarem as próprias conclusões.

site: https://heyysa.wordpress.com/2014/09/15/resenha-alucinado-som-de-tuba-frei-betto/
Sérgio Filho 15/01/2015minha estante
O final é bem realista no sentido de que esse é o desfecho da vida de muitos que encontraram na rua o seu lar.

Denise.Lima 22/08/2017minha estante
qual e o final?

Felipe 26/01/2014

8/10
Uma crítica à sociedade e ao capitalismo narrada com estilo, brincando com palavras e fornecendo curiosidades. Embora decepcione um pouco no final, e, casualmente, ao longo do romance, o texto provoca reflexões acerca da linha que divide a alta sociedade dos marginalizados.

Aldimir.Santos 24/04/2013

Alucinado som de tuba
Ótimo livro com narrativas marginais, pra min pode ser chamado de literatura marginal. conta a aventura de um menino que foi expulso de sua própria casa e se separou dos pais e irmãos e foi mora nas grandes ruas de são paulo a procura do pai.

Daniel 27/08/2010

o alucinado som de tuba conta a história do menino nemo, que ver sua vida mudar em uma simples tarde quando vem da simples escola onde estudar, ele descobre que sua casa e sua família não está más lá, onde a três gerações da sua família viveu com a maior calma do mundo, ver que apar-ti daquele momento onde ver que nem seu pai nem sua mãe está maís ali, sabe que sua vida nunca maís será aquela mesma, estudando e ajudando seu pai que trabalhava como catador de lixo e que passará pelo uma grande mudança que vai trazer amizade ou desespero,acompanhe essa linda história que parece retratar uma simples realidade maís que é umas das maiores do brasil.
Sérgio Filho 27/08/2010minha estante
O autor desse livro, Frei Betto, um dos mais prolíficos da nossa atual literatura, pesquisou bastante a vida dos menores abandonados para compôr essa excelente obra. Frei Betto é dos poucos a conhecer com profundidade a realidade brasileira, e isso é demonstrado muito bem em Alucinado Som de Tuba.

Douglas 28/08/2010minha estante
Gostei do livro!
já li alguns livros desse autor,cujo qual admiro muito!esse também deve ser muito interresante
XD

Marcão 05/07/2010

Alucinado som de tuba
O livro alucinado som de tuba conta de um menino que foi abandonado por sua família que se chama Nemo. Nemo era de uma família pobre sem noções de que era ter filhos e assim que o teve largou-le nas ruas. Esse menino um dia escuta um jovem tocando um instrumento chamado trombone e seu sonho era um dia poder tocar aquele instrumento. Um dia quando Nemo estava na porta de um conservatório, um homem viu que ele estava bem empougado e pediu para que ele entrasse e começou dar aulas a Nemo e viu que seu talento era tocar trombone e ganhou sua vida a partir disso. Esse livro é ótimo pelo fato do assunto uma coisa muito real que acontece muito no mundo, por ter um final feliz. A autora deste livro esta de parebens por montar uma história dessas inspiradora e feliz, eu não mudaria nada.
fabricia.f.senr 21/06/2020minha estante
Não é nada disso que está escrito. Deve ser uma pegadinha, pois a história do livro Alucinado Som de Tuba não é esta que foi escrita aí.