Live And Let Die

Live And Let Die Ian Fleming

Resenhas - Live And Let Die

Lilica 19/05/2020

Primeira historia que li de James Bond, estava com altas expectativas, porém, o livro não foi o que eu esperava. A personalidade do protagonista é bem pouco explorada, pelo menos nesse livro específico; o enredo tem uma ambientação bem violenta, contém algumas cenas pesadas de se imaginar; e me pareceu bastante racista. A variação dos termos que Ian usa para designar os pretos e a forma como fala do Voodoo talvez não fossem mal vistas na época de lançamento, mas certamente não é conteúdo para os dias de hoje.

P.S.: O fato de ter lido o livro em inglês certamente influenciou na opinião que adquiri sobre ele.

Marcelo 13/02/2020

Deve ter sido ok na época que saiu
O livro é incrivelmente racista. Tipo, muito. Já tinha lido outros títulos do Ian Fleming publicados no brasil e nenhum me pareceu tão racista como esse. Por outro lado, esse é o primeiro que da uma razão real pro vilão não simplesmente matar o herói logo de cara. O que é interessante. Mas, depois de mais de 20 filmes de james bond, as páginas de ação já não carregam o suspense. Então, deve ter sido ok quando saiu, hoje é mais uma leitura para se espiar como eram pensadas as coisas naquela época.