Eu Sobrevivi Ao Holocausto

Eu Sobrevivi Ao Holocausto Nanette Blitz Konig

Resenhas - Eu Sobrevivi Ao Holocausto

Cibele 25/04/2024

Maravilhoso
Tipo de leitura maravilhosa que mexe com a gente, fácil a gente pensar, vida e super necessária para que o horror do holocausto nunca seja esquecido.

i7mahz 13/03/2024

É realmente muito triste tudo que ela é aquelas pessoas passaram no "campo do horror", impossível não se impressionar com a crueldade do ser humano.

Lore 04/03/2024

Esse livro vai contar a história da Nanette uma sobrevivente do holocausto e amiga de Anne Frank. Uma história triste e real da vida de uma menina que perdeu a juventude e tem marcas até hoje de algo horrível que aconteceu a mais de 50 anos atrás.

JAlia 11/02/2024

Holocausto
Já li diversos livros sobre o holocausto, mas cada relato é único e nos toca de uma maneira diferente. É chocante perceber até onde vai a maldade humana, até onde o corpo humano pode suportar e as marcas que esse episódio traumático da nossa história pode deixar também nas gerações futuras. O holocausto deveria ser abordado de forma melhor pela escolas, ser aprofundado e compreendido para que nunca mais seja reproduzido. Existem diversos materiais que são pouco reconhecidos, mas que agregam e muito ao nosso conhecimento sobre a segunda guerra mundial.

Vivian366 26/01/2024

Um livro muito interessante para se ler, apesar de serem relatos bem pesados sobre o que a Nanette passou nos campos de concentração, mas é essencial para entendermos coisas até de hoje em dia, super recomendo para quem quer entender mais sobre o que os judeus passaram..

@mari.mdeiros 15/01/2024

Fico chocada toda vez que leio sobre o tema. E pensar que nunca estaremos livres de correr o risco de passar por essas atrocidades novamente.

Como diz a autora: Ler para não esquecer.

@srta.bookstan 12/01/2024

Ler para não esquecer!
Uma leitura necessária. Sempre me surpreendo com as atrocidades contadas nos relatos sobre o holocausto. Gosto de ler sobre a temática Auschwitz e sempre fico impactada a cada novo relato em que leio, mas esse é o primeiro que leio que se passa em outro campo, Bergen-Belsen, que não é diretamente de extermínio.

Nanette Blitz narra sua perspectiva dos acontecimentos em que viveu no período mais sombrio da história mundial. Amiga de Anne Frank, nos conta como a conheceu e até as últimas vezes que a viu no campo. Nos conta um pouco da sua vida antes, durantes e depois dos acontecimentos. Conta sobre sua vivência no Brasil e como fez para se reconstruir depois de tantos traumas vividos. A autora nos deixa diversas reflexões e aprendizados.

"Na Segunda Guerra Mundial fui eu, assim como tantos outros judeus, quem sofreu e, caso não seja tirada uma lição disso tudo, amanhã outras pessoas serão vítimas novamente."

Bia Franzoi 10/01/2024

Recomendo
É uma leitura rápida e necessária. Apresenta alguns pontos de vista diferentes e ajuda a montar o "quebra-cabeça" do que foi o Holocausto.

A autora relata sua vivência no campo de concentração de Bergen-Belsen e traz luz a fatos que, por outras leituras sobre o tema, eu desconhecia.

Livros desse tema sempre são tristes e pesados, e esse não é diferente. Me surpreendi com a força que a autora teve para sobreviver a monstruosidade que foi praticada pelos nazistas.

Recomendo muito a leitura.

Juju Granger 03/01/2024

Esse livro conta a história de Nannette, uma sobrevivente do holocausto que foi colega de classe de Anne-Frank. Ele é bem forte, pois narra todo o sofrimento enfrentado pela autora, que veio morar no Brasil, no fim dos anos 50. Eu gostei muito do fato de que ele conta sobre o campo de Bergen-Belsen, uma vez que a grande maioria das histórias se passam am Aushwitz, e isso traz uma perspectiva diferente sobre os acontecimentos, mostrando a vida em um campo que não era de extermínio direto. Apesar disso, eu achei ele repetitivo em alguns trechos, o que me impediu de dar 5 estrelas. No geral, eu recomendo bastante esse livro, que é uma leitura rápida, porém tocante, com várias reflexões importantes sobre os horrores do holocausto.

Caio383 02/01/2024

É de cortar o coração, uso as mesmas palavras da autora.

"Como compreender o incompreensível?"

Um livro tenso e denso , com relatos de arrepiar a espinha.

TatiBatista 01/01/2024

O livro é um relato real de uma sobrevivente do holocausto, que foi colega de classe da Anne Frank.
Nanette Blitz era uma criança feliz e tinha uma vida confortável e cheia de amor com seus pais e irmão. Até que um dia, são tirados de sua casa rumo ao desconhecido e tudo vira de cabeça para baixo. Após a guerra, Manette se recuperou na Alemanha e foi para a casa dos tios na Inglaterra, lá conheceu seu futuro marido e depois de casados foram morar no Brasil.
Gostei muito do relato da autora, porém, teve momentos muito repetitivos e sem necessidade, mas vale a pena a leitura.

Eliane373 21/12/2023

Nunca esquecer da barbárie que foi o Holocausto
Um livro rico sobre a história de uma sobrevivente do Holocausto que passou por coisas que muitos de nós, jamais suportariamos. Com algumas imagens de seu arquivo pessoal, como documentos e fotos. Apesar da tristeza dos relatos, ela nos dá uma lição sobre empatia e resiliência. "Aqueles que não podem lembrar o passado estão condenados a repeti-lo".

Bella :) 14/12/2023

Forte
Assim como o diário da anne, o livro da nanette também é uma leitura delicada dada a importância do assunto tratado: o holocausto

ela conta de forma detalhista sua experiência em um dos períodos de maior crueldade humana

livros como esse são essenciais porquê, assim como ela diz, dessa forma nunca poderão esquecer ou duvidar do que foi sofrido por milhões de pessoas