Vida e Ensinos

Vida e Ensinos Ellen G. White

Resenhas - Vida e Ensinos

Jessica.Woidaleski 31/08/2023

Livro maravilhoso!
Livro maravilhoso que conta a história de Ellen White, onde podemos nos emocionar com os relatos de suas primeiras visões e a trajetória de sua vida.

Jotta Cavalcanti 07/06/2023

Uma obra esclarecedora!
Sem muitas palavras, pois o livro é simples e claro. São compilações de diversos comentários da autora Ellen G. White comentando suas experiências de sua caminhada cristã nos diversos outros livros e que nestes os principais, e quem sou eu para dizer ao contrario e que ela não viveu nada daquilo que viveu? Não posso opor à uma obra que têm o seu autor contando sua própria história. Não tenho esse direito e nem me atrevo - uma vez que não foge daquilo que se afirma ser coerente.

O que as experiências da autora ensina e nos mostra é que a geração atual é uma geração de fracos cristões que por qualquer coisa reclama e que facilmente desiste de fazer o bem por conta "de num sei lá o que pessoal". O que a autora passou; o que seu marido passou; e os demais que estavam envolvidos com a mensagem adventista passaram/ mostra claramente que pra obra avançar é necessário além de estar conectado com a Fonte, persistirem na adversidade, é estar em um com os demais envolvidos - como num casamento ou uma família unida, nas dificuldades e nas alegrias/conquistas (Como Cristo era um com o Pai e desejava que os outros fossem um com Ele).

A obra têm 40 capítulos, dentre eles são contadas - por mão da própria autora - a sua infância - o acidente que ocorreu, a dificuldade que acarretou no seu desenvolvimento de aprendizagem-, sua juventude - sua fragilidade, suas aflições e medos, experiências com Jesus, o encontro com a mensagem adventista -, sua fase adulta - casamento, dificuldades, publicações, visões, acidentes e livramentos, organização do movimento ao qual fez parte, sonhos etc. Terminando, com dois capítulos extras escritos em 1914 pelos pastores R. W. Munson e D. E. Robinson comprovando através das Escrituras a veracidade dos escritos da autora e de seu dom, além de apresentar os próprios comentários da autora pedidos para aqueles que julgavam (e julgam) seu trabalho que "verificasse os frutos deles", se a obra ao qual exerceu fosse frutos dos céus ou daqui da terra?

Bem, para conhecer ou fazer qualquer afirmação é necessário estudos, leituras e até mesmo experiências através de suas obras. Mas, uma coisa afirmo, pelos três anos lendo e estudando sobre sua vida e histórias, dos dois pontos de vistas (e aqui me refiro aos antagonistas) é que em nenhum momento vi mal testemunho da parte da autora e nem mesmo, em seus escritos lidos até aqui, ela própria se exaltando etc., ao contrario, à Biblia e a Cristo, como até está escrito no próprio livro Vidas e Ensinos, escrito no Apêndice por D. E Robinson.

És uma obra esclarecedora!

Samuel F. (Sansão) 11/05/2023

É muuito gostoso de ler..
Entender a história, desde seu início, tudo que aconteceu antes, durante e depois do seu ministério é muito bom.

Não conseguia parar de ler.

Daire 04/01/2023

Uma bela biografia sobre uma grande pessoa
Ellen. G. White é uma personalidade muito importante e bastante influente para os Adventistas do Sétimo dia, porém, ao ler sua biografia, creio que seus escritos deveriam ser levados em consideração por todos aqueles que tem um mínimo temor de Deus. Ela é conhecida por ter recebido o dom de profecia e este livro mostra como isso aconteceu e o trabalho efetuado por ela através desse dom.
A biografia mostra que em nenhum momento ela usou isso para benefício próprio. Pelo contrário. Algumas vezes chegou a achar um fardo bem pesado mas, pela misericórdia divina, seguiu em frente na obra de levar a mensagem de Deus onde quer que fosse exaltando as suas palavras.
Talvez muita gente não acredite nestes escritos, mas, sem dúvida, há muita coisa a ser considerada neste livro para o crescimento espiritual. Afinal, uma das coisas que a Bíblia ensina é "reter aquilo que é bom".

@Linacoimbra 04/12/2022

Vida e ensinos nos mostra como não sabemos nada... tudo vai muito além do que pensamos e acreditamos.

Lucas 27/09/2021

Experiências e motivações
O livro me chamou positivamente a atenção por, em um dedicado trabalho dos compiladores, organizar de forma equilibrada as experiências e lições que surgiram como consequência destas, com as motivações proporcionadas pelo clarear dos próximos passos. A dinâmica da tradução também me agradou, haja vista que o português apresentado não parece remontar aos vocabulários do século passado.

Damiris 21/03/2019

Conhecendo Jesus
Admiro demais a autora Ellen White e foi bom ler sobre sua vida e seus ensinos. Principalmente sobre como ela começou seu relacionamento com Deus. Vale muito a pena conferir todo esse processo e ver que não foi fácil. Ela tinha angústias e não foi de uma hora para outra que entegou seu fardo nas mãos de Deus... certamente uma inspiração para todos nós..

Beatriz2871 19/04/2018

Resenha do blog Oásis Literário
Intenso, emocionante e arrebatador! Definitivamente é um livro altamente marcado por sentimentos, confissões e experiências dramáticas, mas, ao mesmo tempo, maravilhosas e enriquecedoras, as quais envolvem o leitor por inteiro. Foi assim comigo.

O livro escrito de forma autobiográfica nos apresenta a oportunidade de conhecer a história de Ellen G. White – escritora americana de não ficção mais traduzida do mundo. Porém, sem dúvida alguma e por experiência própria, digo que com sua narrativa em primeira pessoa, escrita de forma fluída e transparente, a Sra. White nos proporciona uma experiência única: sentir suas emoções, viver seus dramas, enxergar por seus olhos as inúmeras visões relatadas neste livro e nos inspirar com a vida de uma cristã que fez tudo o que estava ao seu alcance para honrar a Deus com o seu viver.

Nas primeiras páginas, ao narrar a infância, a autora nos transporta ao seu passado. Sendo assim, logo de início a pequena Ellen divide com o leitor a fatalidade que marcou o seu 9º ano de vida e trouxe dificuldades para todos os seus demais anos vividos.

“Quando pude tomar parte nos brinquedos com minhas amiguinhas, fui obrigada a aprender a amarga lição de que nossa aparência pessoal muitas vezes estabelece diferenças no tratamento que recebemos dos companheiros”.

Particularmente vi nesse trágico episódio mais do que uma transformação física, percebi uma mudança espiritual. Pois, acredito que a Ellen G. White – pioneira do adventismo do sétimo dia e reconhecida por milhões ao redor do mundo como profetisa – começou a desabrochar desse infortúnio sofrido na meninice.

A narrativa prossegue e a cada página virada encontramo-nos mais e mais imersos na vida da irmã White. Dessa forma, vamos tomando conhecimento dos medos e angústias que a real protagonista carregou consigo durante a juventude. Tomamos par dos detalhes do seu lado esposa e mãe. Emocionamos-nos com sua experiência espiritual que lhe concedeu a paz. E, ao acompanhar o seu crescimento em Cristo, as primeiras apresentações públicas e testemunhos, inevitavelmente crescemos e amadurecemos em nossa fé.

Por outro lado, por meio de "Vida e Ensinos", é possível discorrer sobre os pormenores do surgimento do advento, a sede de propagar a boa nova da volta de Jesus presente nos conversos da época, adquirir conhecimento histórico relativos à Igreja Adventista do Sétimo Dia e às contribuições que Ellen G. White deu para a consolidação da mesma.

“Cada momento me parecia ser de máxima importância. Eu pressentia que estávamos trabalhando para a eternidade... Muitas vezes visitava famílias e empenhava-me em fervorosa oração com aqueles que estavam oprimidos por temores e desânimo. Minha fé era tão forte que nunca duvidava, um momento que fosse, de que Deus atendesse as minhas orações”.

Na continuidade surge, linha após linha, a tristeza dos desapontados de 1844. Ao ler sobre o caos que o adventismo primitivo passou somos levados a refletir sobre os alicerces e limites da nossa fé, ora nos identificando com um dos grupos que surgiram no pós-desapontamento, ora sendo levados a avaliar a nossa própria vida espiritual.

Em linhas gerais, "Vida e Ensinos" é uma prova de como Deus capacita seus escolhidos, pois, ao conhecer as limitações de Ellen e ao mesmo tempo sua história de vida, torna-se indiscutível a ação do Criador em usá-la para realizar propósitos divinos. Além disso, a obra nos ajuda a conhecer melhor o Deus que amamos, visto que por meio da intimidade espiritual da autora percebemos características incríveis de um Pai de amor cheio de cuidado e que sempre está pronto para atender as súplicas dos seus filhos.

Bom, que a obra tem uma alta dose de drama é um fato, mas muito mais certo é que ela apresenta, em dobro, esperança. Visto que por meio das suas visões Ellen nos deixa mais convictos da volta de Jesus e de quão maravilhosos são os planos de Deus pra nós. Outro ponto positivo é a sua linguagem simples, que mesmo sendo um livro do século XIX, é de fácil leitura. No entanto, embora as visões sejam um dos pontos altos do livro, creio que a edição dos escritos de Ellen G. White falhou no excesso de visões colocadas nessa obra. Pois há visões no livro que fogem um pouco da temática autobiográfica e se relacionam mais com os eventos finais, mas felizmente isso não prejudica a leitura.

Por fim, acredito que "Vida e Ensinos" é um livro indicado para os Adventistas em geral, e também para todos aqueles que têm curiosidade sobre essa grande escritora. Afinal de contas, se o que se espera ao ler um livro é o despertar de sensações e sentimentos e/ou adquirir conhecimento, bom, posso dizer que Ellen G. White foi feliz em escrever "Vida e Ensinos".

site: www.oasisliterario.com

Tomé 12/10/2017

RESENHA VIDA E ENSINOS
Este é aquele livro que pode ser chamado de livro de memorias. Nele, Ellen conta sua história e experiência de vida. Desde seu nascimento no Estado do Maine nos EUA em 26 de novembro de 1827. Ela nasceu em uma família simples que na altura pertencia a igreja Metodista fundada por João Wesley.
Aos nove anos de idade quase morreu após uma menina, que era sua colega de turma, jogou uma pedra que bateu em seu rosto, deixando Ellen desmaiada e complemente desfigurada até ao ponto de não ser reconhecida pelo seu próprio pai! Depois deste ocorrido, Ellen nunca mais foi a mesma, teve que abandonar a escola, parando apenas na terceira série. Deus foi tão misericordioso com ela que mesmo após isso sobreviveu. E aos 17 anos de idade recebeu o chamado de Deus para ser a mensageira de Seu povo. Deixando a igreja Metodista tornou-se uma Adventista Milerita, grupo que mais tarde deu origem aos Adventistas do Sétimo Dia.

Ellen White descreve como tudo isso ocorreu, seu casamento com Tiago White seu primeiro e único esposo que faleceu tão cedo,. Fala ainda da morte de seus filhos, e de como teve que conciliar a vida de profetiza, pregando e viajando para várias partes do mundo e ao mesmo tempo cuidar dos filhos e da casa. Ela descreve os momentos de aperto pelos quais passou e como Deus foi sempre muito bom para com ela durante os 70 anos de ministério.

A história dessa mulher é um autêntico testemunho de fé, humildade, comunhão com Deus e serviço abnegado ao próximo. Ao ler essa obra, fiquei encantado pela maneira como Ellen se doava para a causa de Deus, passando necessidades para poder socorrer o próximo. Olha, é melhor você mesmo ler esta história e ver o que Deus pode fazer por nós quando nos colocarmos a Sua disposição.

site: http://www.livrosemissao.com/2017/10/resenha-do-livro-vida-e-ensinos.html#more
Knox 05/03/2018minha estante
Amém! Muito obrigado pelo teu resumo mano!

Lucas Scherer 13/02/2016

Luz menor, apontando à Luz maior.
Recomendo 100%. Uma leitura fantástica sobre uma mulher de princípios que, em meio a tantos altos e baixos honrou a Deus sem reservas. Grande caráter e exemplo nos deixou. Leia você também e descubra o segredo de como Ellen G. White conquistou o primeiro lugar na literatura mundial, sendo a autora mais traduzida do Planeta, com mais de 100 mil páginas escritas e, detalhe: sem possuir qualquer diploma.
Reflita no que Deus pode fazer na sua vida se, assim como ela, você Lhe permitir.

Suse 16/08/2015

Sim, nós podemos!
Sim, nós podemos ser instrumentos nas mãos de Deus usados para salvar a vidas!
Ellen, no início de sua juventude, antes de seus 17 anos (quando recebeu de Deus sua primeira visão), reconheceu sua indignidade diante de Deus; reconheceu o quanto era importante trabalhar na obra do Senhor em prol de pessoas que estavam nitidamente caminhando para a morte e decidiu firmemente que dedicaria sua vida a Deus. Um de seus primeiros passos foi a simples superação de sua timidez ao orar publicamente e testemunhar do que Deus havia feito em sua vida. Sim, testemunho pessoal.
Desde então sua vida nunca mais foi a mesma. Ellen esteve susceptível aos mesmos medos, dificuldades e tentações que nós, porém sua fé foi maior e agarrou a mão de Jesus nos momentos grande dificuldade que até mesmo beiravam a morte. Grande luz foi dada a Ellen, e junto a essa, veio grande responsabilidade. Sua fidelidade a Deus foi provada de diversas formas, inclusive se amava mais a Deus do que a seu próprio filho, Henry, quando teve que deixá-lo, em tenra idade, sob o cuidado de outros para ir aonde Deus mandava, juntamente com seu esposo Tiago.
Em constantes sacrifícios ao abrir mão de si mesma, de seus sentimentos, do conforto de sua casa e de seus medos, aprendeu a CONFIAR COMPLETAMENTE e a DEPENDER UNICAMENTE de Deus. Assim, tornou-se a mensageira do Senhor. Acredito que nem ela mesma pôde imaginar tudo o que se tornaria ao colocar-se nas mãos de Deus; e até hoje a palavra de Deus alcança corações por intermédio desse frágil ser humano.