Grid: Construção e Desconstrução

Grid: Construção e Desconstrução Timothy Samara

Resenhas - Grid: construção e desconstrução

Mimi 05/01/2022

Terminei de ler meu 1° livro do ano! ? Comecei a ler Grid no fim da Maratona do Desespero e foi bom eu ter lido essa MEGA referência do design gráfico, já que é a minha área de atuação e: 1) é sempre bom continuar estudando depois de se formar, para se manter atualizado e levar novas ideias para o trabalho; 2) é sempre bom estudar AS BASES da sua área, para ter sempre um entendimento forte daquilo que já aconteceu com a área em que você atua.

Fernanda_Terena 31/08/2020

É preciso construir para desconstruir
Grid Construção e Desconstrução é um livro de Timothy Samara publicado em 2007 pela Cosac Naify e é uma das principais referências para estudantes e profissionais de criação, principalmente para aqueles que trabalham com composição visual e diagramação.
Antes de iniciarmos a análise, é importante compreender que grid é um sistema de planejamento geométrico que divide as informações de uma página e auxiliam na sua compreensão, são construidos em formato de linhas imaginárias que determinam a ordem, espaçamento, organização e a dinâmica de construção de uma página.
O livro aborda a teoria e a prática de forma exemplar, explicando desde os tipos de grid e os pilares da criação e organização da estrutura, até aplicação e desenvolvimento de exemplos relacionados a explicação teórica. O ponto mais interessante da cronologia do livro, é que para conseguirmos trabalhar com a desconstrução é necessário compreender a construção e esses ensinamentos são transmitidos de forma simples e de fácil compreensão.
Por isso, o livro se faz interessante e essencial para todos os níveis de conhecimento e para aqueles que estão de alguma forma envolvidos com processos de criação, design e comunicação.

ivsonln 18/01/2013

Recomendo pra quem deseja ampliar suas referências visuais, os exemplos são muito ricos.
Jose.Alfredo 24/04/2015minha estante
Boa tarde, você poderia me disponibilizar a versão on-line, traduzida para o português?
Obrigado

Angelita.Ferreira 13/09/2017minha estante
Bom dia! Você tem algum p me indicar?

Vincer 14/09/2012

Simples, direto e vago
Não crie demasiada expectativa, 'Grid: construção e desconstrução' é um breve passeio pelas diferentes 'filosofias' por detrás das grades e recheado de exemplos em cada categoria. O autor aborda de forma sintetizada a história das grades, do desenvolvimento formal à desconstrução, colocando alguns prós e contras quanto ao uso de estruturas formais e a fuga delas sem tomar partidos... mas sem trazer qualquer conclusão relevante. Há uma rápida pincelada sobre os conceitos básicos e o restante do livro (entre 6-7 oitavos do total)se dedica a exemplos dos mais variados, a maioria de grades e alguns poucos de desconstrução.

É um bom guia de referência principalmente para quem está conhecendo o assunto, e enquanto o autor traz alguns ótimos exemplos e uma boa diversidade faltam maiores detalhes acerca deles(como motivos da escolha). O livro não peca com os exemplos mas para mim precisava de mais deles para ser completo.

Como introdução ao tema é uma recomendação, e ter um catálogo físico cheio de exemplos de soluções tem seus benefícios óbvios, mas não figuraria como uma recomendação prioritária minha.
Compre mas não tenha pressa, é uma boa adição à sua estante.
Angelita.Ferreira 13/09/2017minha estante
Bom dia ! você me indicaria algum outro?