Holy Avenger

Holy Avenger Erica Awano

Resenhas - Holy Avenger - Edição Definitiva Vol. 4

Diego 04/06/2023

Uma pena que histórias boas assim acabam. Seria demais pedir um anime de Holy Avenger? Não, né. A série terminou como começou: qualidade de roteiro, personagens carismáticos, cenas épicas e muitas revelações bombástica. Mais um livro de nota MÁXIMA!

BrunoFF 18/03/2024

Holy Avenger vol. 4
Finalmente, a saga **Holy Avenger**, que nos conduziu através de uma jornada épica com personagens como Sandro, Niele, Tork e Lisandra, chega ao seu desfecho. A busca pelos rubis da virtude foi repleta de eventos marcantes, e alguns personagens receberam maior destaque enquanto outros proporcionaram momentos de alívio cômico.

O **universo de Tormenta** é notável por sua riqueza e criatividade, e a arte de Awano manteve sua qualidade excepcional desde o primeiro volume. Uma das surpresas mais agradáveis foi a forma como os deuses guiaram a trama desde o início, mantendo o leitor no escuro até o momento certo.

Entretanto, é importante reconhecer que a narrativa não está isenta de críticas. O **machismo**, infelizmente, permeia a história, com os personagens masculinos protagonizando a maioria dos eventos e sendo os mais poderosos no universo de Arton. Embora o autor, Cassaro, tenha tentado corrigir essa desigualdade em alguns volumes, ele não conseguiu sustentar uma mudança significativa. É compreensível que, considerando o contexto de criação em 1999, esses padrões estivessem presentes.

Os **eventos finais** da obra foram surpreendentes, com revelações impactantes e combates memoráveis. No entanto, o que mais me chamou a atenção foi o desfecho dos vilões. Como leitor, fiquei satisfeito com o destino dos personagens apresentados.

Em resumo, **Holy Avenger** permanece como um clássico dos quadrinhos nacionais, com uma história envolvente e momentos marcantes. Ainda que tenha suas imperfeições, é uma jornada que vale a pena explorar e apreciar. ??

Haag 19/10/2015

Um sonho de criança enfim realizado. (RESENHA DA COLEÇÃO COMPLETA)
A série narra a aventura de Lisandra, Sandro, Niele e Tork em busca dos sagrados Rubis da Virtude, estranhas gemas que contem o poder dos 20 deuses e que podem ressuscitar o maior herói do mundo. A história é baseada no RPG (também criado por Cassaro, junto com Trevisan e Saladino) Tormenta.

O cenário de Holy Avenger é rico e gira em um mundo muito (mas põe muito) grande e explorável. Quem já jogou RPG, principalmente o Tormenta sabe que é um universo onde tudo é possível e as opções são as mais variadas. Eu sou suspeito para falar de Arton, é meu jogo favorito, já mestrei, já fui jogador e o primeiro livro que escrevi foi uma aventura em Tormenta. Então eu gosto demais de lugar e dessa ambientação.

Um ponto muito interessante em HA é o alto número de personagens e tramas. A série parece grande se pensarmos que são 40 volumes, mas cada volume tinha em média 20 à 30 páginas, então a obra inteira não chega nem na casa das 1000 páginas, o que é relativamente pouco se analisar que isso é 5 volumes de um mangá normal.

Porém, mesmo assim a história explora ao máximo diversas mudanças e experiências, pois ela tem um foco desde o inicio, e mesmo que mostrando diversos pontos de vista, o foco continua sempre o mesmo. Por cima, acho que é possível separarmos a históra em no minimo uns 10 mini-arcos bem montados e bem concluídos, óbvio que algumas tramas ficam mal esclarecidas (o que aconteceu com Deenar?), mas na grande parte tudo se explica e se resolve dentro dessas poucas páginas.

Os personagens são extremamente cativantes, desde os 4 protagonistas, até os personagens secundário (que são muitos) e principalmente os vilões. Sério, até os vilões são incríveis, é impossível não admirar Mestre Arsenal, ou aplaudir o plano de Sszzaas (oh nomezinho). Nos protagonistas, como não amar Tork e Niele (sem pensamentos impuros), o primeiro por ser o típico personagem foda e sincero, a segunda por sua carisma (ela deve ter rolado um 20 nesse atributo).

A trama é séria, o final é bem tenso, porém o decorrer da leitura é muito boa, tem piadas bem boladas e inteligentes, várias referências a animes e mangás famosos (Niele está sempre cantando alguma abertura de anime) e isso é algo que descontrai o leitor, principalmente quando ele entende a piada. O traço da Érica Awano é fantástico, e dá uma riqueza única a Holy Avenger.

Porém tem os lados negativos, principalmente na qualidade física da edição. Essa minha resenha é sobre a Edição Definitiva, e aqui vou ser bem rigoroso, "ah, porque você vai ser rigoso Haag?", simples, essa não é uma "edição de luxo" nem uma "edição especial", a Jambo deixou bem claro que essa é uma edição DEFINITIVA, então se é definitiva, eu quero algo definitivo, algo que não possa ser melhorado, pois se "pode melhorar", então não é definitivo.

E bem, essa não é uma edição definitiva.

As capas são linda, com capa dura e artes exclusivas. O papel também é muito bom, é offset mas bem mais grosso do que estamos acostumados em mangás. Porém encontrei diversos errinhos, como pequenas manchas de tinta, ou falas com erros de escrita, como por exemplo uma cena em que deveria ser "Eu estou!" e está escrito "Eu ebtou!".

Um outro ponto que incomoda um pouco é que (eu não sou especialista, mas é a impressão que tive) a arte não foi, como posso dizer, refeita para a edição, ela foi apenas "trabalhada" para o novo tamanho. Eu notei isso nos primeiros volumes, pois tenho as edições antigas e é possível comparar uma com a outra e notar que alguns quadros estão meio que "cortados" no fim da folha, ou "espichados" para caber.

São erros bobinhos e que não interferem em nada na história ou leitura, já encontrei coisa parecida (e até pior) em obras da JBC e da Panini. Naruto Gold tem erros assim, CardCaptors Sakura também teve, mas então porque estou falando disso? Novamente por causa do nome usado, essa deveria ser uma Edição Definitiva, pode ser uma coisa pessoal minha, mas acho que quando você fala em Definitiva, tem que ser algo impecável, errinhos bestas são aceitáveis em obras normais ou até "especiais", mas quando se quer algo que encerre e ponha um ponto final, então tem que caprichar 100%, ou não é definitivo.

Mais uma coisa que me decepcionou foi a ausência dos extras, não sei se a Jambo planeja uma edição 5 com todos os 7 volumes extras (Holy Avenger 2 e os especiais de Sandro, Lisandra, Niele, Tork, Petra). A única coisa que tem é o A Arte de Holy Avenger, que foi dividido entre os quatro volumes. Na minha opinião, poderia sim ter uma 5ª edição com esses extras (quem sabe com o Palada na capa).

Esses errinhos são o suficiente para dizer que Holy Avenger ED não vale a pena? Claro que não! Essa obra tem que ser comprada e colocada na estante, quem gosta de uma boa história em quadrinhos e com final surpreendente, deve comprar HA.

Cada volume custa R$ 59,90 em lojas e livrarias, porém na Jambo todos eles tem desconto e custam R$ 57,90 ou R$ 199,90 se comprar o pacote especial com todos os volumes.

Nota: 4,8 / 5

site: https://itadakimasuanimes.wordpress.com/2015/10/17/review-21-holy-avenger/

Kauan 31/10/2015

Cabô?! Comassim?!
Se passando no mundo de Tormenta,o maior RPG do brasil,"Holy Avenger" surgiu no inicio dos anos 2000 e se tornou a revista em estilo mangá mais popular do país numa época em que muitos outros autores investiam no estilo.

Escrita por Marcelo Cassaro e ilustrada por Erica Awano,a HQ conta a história de Lisandra,uma jovem druida que cresceu numa ilha selvagem e vivia sua vida,até que o Paladino começou a aparecer em seus sonhos. Ela via como ele era um herói da justiça,como havia sido derrotado e como ela podia ressuscitá-lo. É aí que a loira sai em busca dos Rubis da Virtude (gemas sagradas com o poder de vinte deuses) com a ajuda de Sandro Galtran,filho do maior ladrão de Arton,Niele,uma elfa simpática em roupas sumarias,e Tork,um troglodita anão que a considera uma filha.

Além de acompanhar as aventuras e desventuras deste novo grupo de heróis,ainda conhecemos o grupo ao qual o Paladino de Arton pertencera um dia e que também tinha o pai de Sandro como integrante. Num determinado ponto da história,percebemos o quanto este grupo influenciou no que viria a acontecer com os nossos heróis.

Vale destacar a ótima construção dos personagens. Além dos quatro protagonistas,a HQ tem várias tramas e vários bons personagens conduzindo-as,isto me fez não conseguir escolher um personagem favorito. Gosto muito da Anne e do seu jeito esperto e carismático,acho o bardo do grupo do Palada supimpa (seria o único personagem de HA que eu seria),e não posso esquecer da Niele,esse poço de teta carisma.

Originalmente,a publicação durou 42 edições e foi encerrada em 2005,mas agora retorna através das quatro edições definitivas da Jambô Editora. A publicação traz menos material extra do que os fãs esperavam,mas ainda assim,a edição é linda. Gosto muito das capas,sem poluição,só ilustrações incríveis e a logo da editora. No inicio de cada parte,conferimos uma tirinha dos "Little Avengers",e ,no final,vemos depoimentos dos envolvidos no projeto e ilustrações. A história é toda em preto e branco,diferente dos volumes originais que tinham algumas páginas coloridas.

Apesar das ótimas piadas quase sempre protagonizadas por Tork e Niele e das várias referências incríveis,a trama é séria e tem um desfecho surpreendente.

O mundo onde Holy Avenger se passa foi criado por Cassaro,Trevisan e Saladino e vale à pena conferir as outras HQ's que se passam neste universo. Sendo elas Ledd,Duengeon Crowlers,Dbride: A Noiva do Dragão e 20 Deuses,sendo os dois primeiros os meus preferidos. Ah,não podemos esquecer que um jogo também foi lançado (Tormenta: O Desafio dos Deuses) e há participação de nossa querida Niele.

Como revista em estilo mangá que é,nada mais justo que Holy Avenger ganhar uma animação em estilo anime. Foram feitos testes,um longa metragem chegou a ser dublado,mas o visual da Niele,que foi criado justamente para atrair leitores,tem impedido a realização do projeto. Nos resta torcer muito para que a personagem seja adaptada. Um timaço de dubladores chegou a se reunir para produzir um audio-drama que chegou a ser lançado em CD pela editora e hoje está disponível no youtube.

Enfim,espero que você dê uma chance a Holy Avenger,tenho certeza que ela vai te surpreender com sua qualidade e sua construção.

confira a versão completa e com imagens da resenha no link abaixo:

site: http://www.conexaomista.com.br/2015/10/resenha-holy-avengerde-marcelo-cassaro.html

Camila(Aetria) 16/12/2015

Holy Avenger 4, - acaboooou
Demorei pra ler com a correria que estava e não quero nem falar sobre não ter conseguido o autógrafo da Awano na CCXP no meu exemplar, maaas, li.

Skoob com bug, confira o resto da resenha no blog

site: http://www.castelodecartas.com.br/?p=3492