Por que repetimos os mesmos erros

Por que repetimos os mesmos erros J.-D. Nasio

Resenhas - Por que repetimos os mesmos erros

Sapere Aude 31/03/2021

O inconsciente à tona no cotidiano regendo a repetição
Um livro sensacional, um despertar que gera insights interessantes.

A pulsão, uma força propulsora que tem o poder de nós compelir a repetir. A vida pulsa no ritmo da repetição que o inconsciente estimula. Vê-se o mesmo tipo de afeição amorosa e separação, a reprodução compulsiva dos mesmos fracassos, traumas e comportamentos doentios.

O inconsciente rege a aparição e a reaparição dos acontecimentos marcantes que constroem a existência! Repito, logo sou!

Mas o que significa perseverar no seu ser senão repetir-se, conservar sua unidade de indivíduo, desenvolver-se - isto é, existir o máximo possível - e consolidar sua identidade ao longo do tempo?

Existe na vida psíquica uma força mais dominante do que a tendência a buscar prazer e evitar o desprazer. É a compulsão a repetir. Tal repetição pode ser patológica (temporal ou tópica). Nasio traça junto ao leitor um panorama de identificação, passo a passo, frente às questões vitais da infância ao presente.