Ruína y leveza

Ruína y leveza Julia Dantas

Resenhas - Ruina y Leveza

Raphael Santos 03/02/2020

Uma viagem sem comparação
A autora apresenta uma história com profundidade, tocando em pequenos pontos culturais que fazem a gente refletir sobre o outro e sobre nós mesmos.

Fefa 20/08/2018

Quem está realmente satisfeito com a própria vida?
Talvez, inevitavelmente, aconteça a todo mundo, em alguma altura da vida, um dia se apaixonar. E mais pra frente, por urgência ou auto preservação, seja preciso superar um grande amor. E depois seguir.

Ocorreu a Sara, nossa protagonista, assim como a milhares de pessoas reais, que viajar poderia ser a resposta, mesmo que a pergunta ainda não estivesse clara. Como sem nada a perder, ela apenas vai.

A cultura do país vizinho, os trejeitos de uma nova realidade, as pessoas que passam por seu caminho, sua relação com cada lugar e, claro, todas as memórias que culminam no seu presente apontam também para uma lógica distinta: você vai crescer. Com essas experiências, Sara é exposta, então, às suas próprias feridas e tem a oportunidade de expurgar seus medos.

A dor que ela carrega é uma bagagem pesada que vai sendo esvaziada à medida que dá sentido a um passado ainda muito recente. Já suas reflexões são sagazes e abissais, tornando os acontecimentos um tanto secundários, em uma obra bastante introspectiva.

Nós lemos sobre a busca de identidade, solidão, amor, felicidade e auto descoberta. Em tom melancólico, Sara não expressa somente os próprios anseios e expectativas, ela é a voz de uma geração, um tanto perdida, mas com imensa urgência de se encontrar em si mesma.

E eu não poderia deixar de falar da parte em que a narrativa, escrita em primeira pessoa, passa a ser escrita em segunda, como numa breve carta, um pedido de desculpa meio escondido nas entrelinhas. Fiquei sem fôlego, o estômago revirado e um nó na garganta.

É deslumbrante como, com uma fórmula simples, a Julia Dantas desenvolve o enredo de Ruína Y Leveza e brinca com todos os clichês possíveis, sem entrar em limites previsíveis e com tal sensibilidade que você pode querer marcar todos os parágrafos do livro só por poesia.

❝Eu tinha desejado muitas coisas ao longo da vida e as tinha tido às vezes, a maioria não, como acontece a todo mundo. Mas agora eu estava ali e não desejava nada. Era como ter tudo.

site: https://www.instagram.com/felizlivronovo/

Delirium Nerd 29/01/2018

Uma viagem para se encontrar
Ruína y leveza talvez seja um dos livros mais melancólicos escritos em 2015, em partes porque não encontramos um livro repleto de ações, onde mil acontecimentos são descritos em 1 parágrafo, e em partes porque é um livro repleto de memórias. A história contada é de Sara, para Sara e por Sara.

Sara é uma jovem que trabalha com publicidade, e assim como muitas pessoas encontra-se confusa e sozinha diante da vida adulta. Oscilando entre trabalho, bares e encontros casuais, Sara percebe que aos poucos vai ficando cada dia mais depressiva, ansiosa e também alcoólatra. A protagonista logo percebe que seus problemas internos não serão solucionados tão cedo e decide uma mudança radical em sua vida, planeja uma viagem ao Peru.

Todo mundo deve conhecer alguém ou é essa pessoa, que coloca a vontade e expectativa todas em uma viagem para outro país, acreditando que indo para algum local distante terá uma grande revelação ou grande epifania. Em Ruína y leveza não é diferente; Sara parte quase às cegas para realizar sua viagem pela América Latina.

O livro ganha muitos pontos positivos ao trabalhar diversos assuntos importantes e atuais em sua narrativa, não ficando preso à descrições turísticas de viagem. Um dos temas mais falados e problematizados por Sara em sua viagem é a pobreza encontrada no Peru.

Leia a resenha completa no link abaixo:

site: http://deliriumnerd.com/2017/12/04/ruina-y-leveza/

Carlos.Leao 21/05/2017

Uma viagem interior
A história deste romance, a viagem de Sara, pelo Perú e Bolívia, que sai em jornada de autoconhecimento.
Não nutro grandes simpatias por essas trips previsíveis de jovens descolados, gente endiada apostando em roteiros alternativos como se fosse a única alternativa. Mas a protagonista tem consciência disso, e nas suas divagações repletas de cinismo e, as vezes?, auto-indulgencia, conquistou minha simpatia.

"Claro que eu não precisava ter ido até o Peru para ter um choque social...mas era mais fácil ir a outro país que às vilas de Porto Alegre."

É uma jornada dentro de outra. Enquanto a protagonista se descobre, o leitor descobre a protagonista.
Li na velocidade que o tempo permitiu. Mérito de uma narrativa com grandes doses de diálogo interior, o que pode ser, muitas vezes, maçante. Único senão é o conflito entre Sara e Lucho, algo um tanto clichê, mesmo a autora não caindo no desfecho totalmente previsível.
Uma fala representa bem o livro:
"Turistas voltam para casa com malas mais pesadas. Viajantes voltam com mais leveza."
Recomendo.

Paula 09/03/2016

Super recomendo!!
Eu devo agradecer por Julia Dantas ter escrito um livro tão cativante. Ruína y Leveza é um livro narrado em primeira pessoa, que se passa entre lembranças da personagem Sara, e o momento presente na estória, tudo se enredando para explicar como ela chegou onde estava. Eu me vi concordando e discordando de atitudes dela, me vi torcendo por ela, shippando ela com o Lucho, (como adorei este personagem). Gostei muito do enredo, dos cenários, da forma simples como a autora me fez perceber que há tanto para se conhecer dos nossos vizinhos, de como eles são mais de nós mesmo do que nossos ancestrais colonizadores. Um livro apaixonante que com certeza está agora na minha lista de favoritos.