Ruína y leveza

Ruína y leveza Julia Dantas

Resenhas - Ruina y Leveza

Ana Fortaleza 14/04/2024

A narrativa não linear faz toda diferença nesse livro. Após passar por diversas situações conflitantes a personagem decide viajar, o que permite que ela conheça pessoas e lugares e mude sua perspectiva...

J^! 03/03/2024

O trajeto
Livro de caminho. De processo. De percurso. A latinidade em brisas a todo instante! Frases soltas. Pensamentos concretos.

Tati 06/01/2024

Que delícia de livro. Leve,emocionante,cativante. Acompanhar a jornada da Sara é incrível,parece que passamos junto com ela por cada lugar e acompanhamos de perto sua evolução.

volnei 23/12/2023

Surpresa
Um dos melhores livros que li em 2023.
E, para minha surpresa, de uma jovem escritora brasileira.
Tem muita coisa muito bem escrita aí dentro. Personagens muito bem construídos sem que se pareçam uns com os outros.

sucafonsec 03/12/2023

"Começo a aceitar que preciso confiar no corpo, (...) eu não sei o que fazer agora nem pelo resto da vida, mas meu corpo tem a receita para curar um coração ferido, há um fundo de paz que eu não senti desde antes de ter conhecido Henrique, desde muito antes. Meu corpo me salvou de mim mesma". Eu decidi ler Ruína y Leveza por causa dessa parte na página 93. Vi uma imagem com esse texto e fiquei vidrada, mexeu muito comigo. Durante a leitura fui muito confrontada por Sara, a protagonista, amei, depois a odiei, senti pena, me identifiquei com ela... Houve todas as emoções possíveis. Apesar de parecer um romance de viagem, o foco não é tanto as paisagens e a cultura do Peru, mas sim as transformações internas que Sara vivencia nesta viagem, muito mais interna do que turística. É muito bonito ver seu processo de autoconhecimento e a compreensão do que é a vida e como ela deseja vivê-la. Não há como um livro que começa com a letra de Pétalo de Sal, de Fito Paez, ser ruim! Como o título já adianta, Sara se deixa ruir para sim entender a leveza de se viver.

_ijaqline 30/01/2023

"Queria fazer tudo e qualquer coisa. Aceitava o que a vida me jogasse. Eu queria tomar tudo do mundo e dar tudo de mim. Queria ter tudo. Queria ser tudo. E tudo que fosse, queria que fosse eu."

De início, confesso que foi uma leitura um pouco arrastada, mas aos poucos fui conquistada pelo desenrolar da história. Toda uma jornada partida de um impulso (algo que eu faria se tivesse coragem), em que o ponto mais positivo, na minha opinião, é o desenvolvimento e evolução da Sara, me identifiquei com ela em muitos pontos e adorei como no final ela se mostra mais madura, segura de si, independente e confiante.

books duda 05/01/2023

Se eu prestasse atenção, era mesmo mais azul o céu daquele trecho do mundo...
Mais um da série de livros que li por conta da faculdade e acabei amando. A Julia Dantas me fez imaginar lugares do Peru nitidamente, sendo que nunca estive lá. Logo quando Sara conhece o Lucho, eu pensei que o livro iria para mais um romance fofinho, mas o que aprendi no final que o livro é sobre amor. Especificamente amor próprio, de traçar sua própria jornada e se descobrir. Este livro me fez pensar na minha juventude, e na inquieta busca de ser. De ter tudo e não ter nada. Da maioria das coisas não acontecer como sonhamos. É sobre desconforto. Cinco estrelas e favorito.

Carolina 31/12/2022

Identidade latina?
Adorei essa leitura! O livro relata uma road trip, o que pode parecer super clichê, mas não é, ao contrário, a personagem, em crise existencial, claro, acaba encontrando mais questões e dúvidas enquanto viaja pela América Latina do que respostas e soluções e essa é a graça do enredo nada romântico. Amei!

Filipe Tasbiat 08/11/2022

A longa estrada de olhar para dentro
Tenho o privilégio de cursar a oficina de escrita criativa da autora, Julia Dantas, e ainda não havia lido seu romance de estreia, um delito que foi simplesmente delicioso de corrigir. Não precisa avançar muito na leitura de Ruína y Leveza pra perceber o nível (altíssimo) de seu domínio das palavras e da narrativa. É como pegar carona com alguém que você sabe que manda bem no volante, que sabe dirigir. Então é só curtir a viagem. Pra mim foi, assim. Uma viagem pelos Andes, pelos nossos vizinhos latinos, tão próximos da gente geograficamente e ao mesmo tempo tão diversos em sua cultura, tão singulares. Aliás, singular é uma boa palavra pra definir este romance on the road, as experiências vividas pela protagonista Sara, nem todas muito felizes, são de fato únicas. E é também uma história plural, necessária, convergente, que nos aproxima do marginal, do periférico, dos desiguais. Há ainda alguns interlúdios situados em Porto Alegre, que é sempre muito bacana de ver retratada na literatura, sobretudo pra quem, como eu, vive nela. Uma leitura leve, fluida, importante, que recomendo e certamente vou revisitar.

Ingrid752 06/11/2022

O livro assim como a escrita são incríveis. A forma como a história é entregue nos faz viajar junto pelos lugares, e compartilhar dos mesmos anseis e incomodos da Sara. E no final perceber que depois de tanta aflição ela acabou encontrando o que tanto buscava, que acho que era ela mesma.

Caroline 21/10/2022

É simplesmente incrível essa forma como Júlia Dantas descreve a vida amorosa catastrófica de Sara junto com uma visão sobre outro lugar do mundo sob o ponto de vista de uma brasileira que perde o rumo da própria vida. Foi uma descoberta simplesmente incrível.

snow on the beach 20/10/2022

Surpreendentemente agradável.
Não pensei que fosse gostar da maneira como gostei. É uma leitura que, apesar de alguns pontos, é linda e leve.

hiniamaria 10/10/2022

surto y surto
gnt pelo amor de deus ou do q vcs acreditam: leiam esse livro!!!
olha só, é tão curtinho mas TÃO fantástico, sério
eu tô tão triste de ter terminado kkkkk queria morar nesse livro
tô impactada ainda, é isso, um bj da Anitta