The Last Ever After

The Last Ever After Soman Chainani

Resenhas - The Last Ever After

lexi 04/08/2022

o melhor da trilogia!
tenho tanta coisa pra falar mas só vou pontuar umas coisinhas pra não escrever cinco mil palavras aqui ?

primeiro: agatha e tedros são muito lindos. eu tava precisando encontrar um novo casal pra me obcecar e eles são perfeitos. meus personagens favoritos!!
segundo: amei a jornada da sophie. ela é uma personagem muito complexa, às vezes queremos m4t#r ela e às vezes a queremos abraçar apenas.
terceiro: esse livro me fez chorar, logo merece 5 estrelinhas

Maria.Fedulo 14/07/2021

-estava esperando menos desse livro, porque já tava sentindo que a série estava se arrastando demais;
-MAS VALEU A PENA CONTINUAR LENDO ELE, PORQUE É MTO BOM.
-o quadrado amoroso todo me irritou um pouco, A SOPHIE ENTÃO, DEUS ME LIVRE, mas acabou que se redimiram e eu gostei mais deless
-sophie aceitando sua felicidade sozinha perfeita, MAS sinto q algo faltou
-TAGATHA MEUS LINDINHOS ??
-O MERLIN É EXATAMENTE O QUE O DUMBLEDORE PODERIA TER SIDO, SOQ MERLIN>>>>
-LADY LESSO ????????
-o que menos gostava na ideia da saga era essa coisa de "Evil or Good" separadas, preto e branco, você só pode ser um... mas esse livro quebrou um pouco isso. Deixou claro que o bem não existe sem o mal e quero ver agora como as coisas na escola vão ficar com o 'balance' realmente justo, sem o Storian dar privilegios a ninguém

G@by 04/05/2021

Um final digno para The Tale of Sophie and Agatha!
Milagre dos milagres, eu gostei dos capítulos que se passaram em Gavaldon. Mesmo eles ainda não sendo tão bons quanto os outros, eles não foram nem de perto tão chatos quanto os dos livros anteriores. Talvez o problema seja a Sophie, ou então a solução tenha sido o Tedros, ou ambos. Só sei que não foi um martírio ter que lê-los para poder chegar na parte boa da história.
A Sophie conseguiu no finalzinho do livro me fazer gostar dela. Passei proticamente a história toda querendo socá-la, mas graças a Deus no final ela faz a escolha certa, you go girl! Adorei que ela finalmente percebeu que antes de mais nada ela tem que se amar e que ela não precisa de um homem para ser feliz. Porém fiquei com dó do pobrezinho do Hort, ainda não foi dessa vez, mas tenho fé que daqui pro final de "One True King" eles se acertam.
A Agatha finalmente aceitou seu papel no conto de fadas dela e da Sophie, e foi lindo, claro que demorou, mas antes tarde do que nunca. Todos os medos e as inseguranças dela precisavam ser vencidos para que ela pudesse enfim se tornar a rainha que ela estava destinada a ser, e eles foram vencidos com bastante sofrimento, mas no final tudo valeu a pena. Ela conseguiu provar para todo mundo que não é preciso abrir mão de uma amizade para viver um grande amor e vice versa. A Agatha é foda e tenho dito!
O Tedros, minha gente, ele cresceu tanto como pessoa que até parece um outro personagem, mas isso não fez com que esse crescimento parecesse forçado, muito pelo contrário, ele foi bem natural. O Tedros machão do primeiro livro jamais deixaria a sua princesa salvar a todos, jamais assumiria qualquer fraqueza e jamais perdoaria a mãe. Ele se tornou o rei que Camelot precisava e merecia.
Apesar de não aparecer tanto quanto em "A World without Princes" o Melhor Coven Ever foi essencial para que os protagonistas conseguissem salvar o dia. A Dot é a melhor, apesar de eu amar todas as três, a Dot tem um lugarzinho especial. E finalmente em "The Last Ever After" ela começa a ser reconhecida por sua inteligência e suas observações precisas. Espero que ela, a Hester e a Anadil ainda apareçam bastante na segunda trilogia.
Ah, não posso deixar de mencionar a história da Callis e da Vanessa, eu com certeza fiquei surpresa com as revelações dela. I didn't see that one coming! Ela explica tantas coisas que estavam confusas e é tão adoravelmente triste. Amei!
Terminei a primeira trilogia e agora vou começar a segunda e espero que ela seja tão boa quanto essa primeira. Amei os três livros mesmo com os capítulos chatos dos dois primeiros e super recomendo, leiam, leiam e leiam.

Carciofi 23/01/2017

Maravilhoso, até o final...
Estive acompanhando está série há três anos e posso dizer que não deveria estar tão feliz em dar quatro estrelas!
O livro valeria cinco, eu concordo plenamente, porém, algo - ALGO - faltou para concluir a história de Agatha e Sophie.
Desta única vez, comprei o livro em inglês e edição hardcover. Meu bolso chorou - ainda chora - mas valeu a pena sentir um pouquinho de desconforto quando muitas palavras que eu não conhecia surgiram e outras expressões que em português pareciam fazer parte somente daquela história, se tornaram um pouco banais por vê-las em outra língua.
Recentemente Soman Chainani anunciou que estaria escrevendo um quarto livro para a série quando pensamos que a aventura das duas garotas já havia sido terminada. Talvez ele não ficou tão satisfeito com seu próprio final e decidiu dar uma remexida.
Não estou dizendo que a ideia de um final feliz seja a de um casal romântico trocando votos na colina, muito pelo o contrário, esse é UM DOS finais desejados pelo o mundo. Mas de alguma forma, na "conclusão" da trilogia, mesmo Sophie se sentindo feliz, EU não poderia estar mais triste. Foi como se Sophie ainda repetisse para si mesma todas aquelas ideias que eram tão contrárias à realidade: "Eu sou Boa"; "Eu sou suficiente"; "Eu sou amada".
Mesmo Soman escrevendo que Sophie estava feliz, algo dentro do meu peito dizia que aquilo não era o suficiente. Que, mesmo que ela estivesse feliz por saber que Agatha estava feliz, em algum dia da vida dela ela se questionaria se fora mesmo a melhor decisão.
A ideia de um amor Mal, não caiu muito bem também, talvez eu não tenha compreendido a ideia, já que sou do Bem e minha ideia de amor corresponde ao velho e bom fato de que quem ama cuida, quem ama se sente feliz só de ver a pessoa amada feliz, etc...
Oque faz com que tudo embaralhe na cabeça quando você se depara com o amor do Mal. Esse tal de "amor de vilão" não faz o menor sentido! E muitas vezes Soman transforma oque foi falado contra aquele que no primeiro momento era inocente!
É a mesma coisa que Agatha faz todas as vezes que atravessa as escolas, brincando com as palavras do espelho e me fazendo ler duas vezes oque foi falado, com direito a cinco minutinhos de reflexão.
Isso é algo na escrita e reflexão de Soman que me irrita. Mas da mesma forma é tão cruel que chega a ser genial! (Porque É genial)
Uma característica maravilhosa e desgastante de Soman é que ele consegue fazer com que tudo ocorra ao mesmo tempo e à todo momento! Me cansa ler os livros dele por esse motivo, ele te deixa vidrado querendo saber de tudo. Todas as vezes que você tenta dar uma de Sader e prever o futuro, ele simplesmente move a história de tal forma que tenho duvidas sobre a minha criatividade e capacidade de reflexão.