A Vingança de Mara Dyer

A Vingança de Mara Dyer Michelle Hodkin

Resenhas - A VINGANÇA DE MARA DYER

Luma 21/04/2024

Mara Dyer sempre caótica
O livro se inicia de uma forma caótica que mantém a curiosidade do leitor desde o primeiro momento. Os primeiros capítulos criam altas expectativas para o desfecho. Desde o primeiro volume da trilogia, muitos questionamentos surgiram com a promessa de serem respondidos até o final do terceiro livro. Assim, a qualidade vista no começo não acompanhou o desenrolar da história. As questões foram respondidas de forma confusa e muitas vezes corrida. Até o final minha curiosidade já tinha se perdido completamente, embora eu ainda mantenha um carinho muito grande pelos personagens e recomende a leitura. Mara Dyer me consquistou completamente com seu jeito caótico e preencheu minhas tardes com sua trama.

Na livraria das maravilhas 21/03/2024

O final
Bem, eu tirei uma estrela e meia porque eu não achei o livro UOU como o segundo, mas foi bem rápido e bom de ler. A história achei que acabou bem, mas não achei um final perfeito, mas foi satisfatório.
O plot do final eu ja previ kkkkkkkk estão não foi uma coisa bombástica para mim.
Resumindo: como fim de uma trilogia, eu achei uma conclusão agradável.

thaybooks⤠10/03/2024

Essa é facilmente a melhor trilogia que já li em toda a minha vida.

A autora citou fatos que são reais e os encaixou perfeitamente na história, mesclando-os à criação dela e desenvolvendo um enredo impecável no qual você se pergunta se é mesmo ficção.

Leia esse livro e pesquise os termos que são citados em falas, em geral, dos personagens Daniel e Noah. (Digamos que 80% sejam reais.) Esse livro vai ser muito melhor se você fizer isso, acredite em mim, porque, sozinho, ele já é fantástico.

Todos os personagens, sem exceção, são bem construídos, com dilemas e valores muito bem trabalhados e compreensíveis. Só não sei o que acontece com a Stella no fim do livro.

É impressionante e perturbador o modo que tudo se encaixou; como o último parágrafo da trilogia é idêntico ao primeiro (do 1°livro) e é exatamente isso que torna a história toda incrível e única.

Julia G. 29/02/2024

Cheguei até aqui, mas a que custo?
Não abandono livros, e só por isso terminei esse. Minha nossa, essa trilogia conseguiu ser pior do que Crepusculo e Fallen juntos. Se voce nao for um adolescente com mau gosto e com tempo livre, NÃO GASTE SEU TEMPO COM ESSA BOSTA.
É sério.
thaybooks⤠10/03/2024minha estante
Poxa, gosto muito dessa trilogia :( Por que, exatamente, não gostou?

Julia G. 10/03/2024minha estante
É que já li livros muito melhores que esse, e cometi o erro de ler após não suportar mais livros com temáticas mais adolescentes, e quando vejo algum personagem agindo de forma imatura isso me irrita bastante, mesmo que seja coerente com a idade dele. Enfim, essa é só minha opinião, eu ter achado horrível não significa que o livro seja horrível mesmo :)

Clara.Iced 04/12/2023

Complexo Mara Dyer
Confesso os dois primeiros livros são incríveis, a construção de enredo é bem viciante, tem romance, mas a autora se preocupa em dar consequência ao que ocorre ao redor dos personagens.
Conquanto, esse terceiro livro foi... Bom. Dei 4 estrelas porque iniciou legal, mas a interação do trio Jamie, Mara e Stella foi ruim até um certo ponto. Stella desde apresentada nunca foi uma personagem carismática e continuou assim, agora a Mara... Uau, ela agiu com seu coração e foi, algo que achei muito bonito da personagem, afinal nós últimos dois livros ela sempre estava com medo e relutante.
Todavia, Noah me decepcionou, acredito que mesmo com o romance ali, ele dizendo que ela mudou que não sei o que... A parada de amar até a ruína, das habilidades. Sim, a autora quebrou a visão de amor que há entre eles, termino a triologia como a Mara mesmo reparou; Noah a ama devido sua "imortalidade".
Um final trágico, embora tenha ficado insatisfeita com o final, acho que nem tudo há finais felizes e creio que fiquei mais feliz pela Mara e Jamie, eles brilharam feito estrelas nesse final, desde o sanatório até NY.
Uma saga incrível, aliás tem a continuação que é a construção do Noah, mas eu me decepcionei tanto... Tipo, o amor dele foi tão razoável que ao ver a menina ali toda acabada ele se sente "ah não é a garota que eu amava", sem contar o sumiço terrível.
Esperava mais Noah.
Mas de resto a história é boa, incrível, teve apenas algumas coisinhas irritantes, mas sempre carregarei comigo os ensinamentos desses adolescentes mutantes ksksksks

Vivi 19/11/2023

Será que a autora realmente denunciou algo que aconteceu?
Paranóica fiquei depois daquele final. Super gostei desse livro, só fiquei um pouco travada no começo pq demorei a conseguir o terceiro volume. Amei a história no geral, só não curti muito q certas pessoas não foram punidas. Acho que deve ter alguma continuação, mas ignorarei e pra mim a história acaba ali.

laris.booksuni 17/11/2023

Boa trilogia, mas esse final?
Queria poder dizer isso em um sentido positivo, mas infelizmente não foi isso que entregou.
Gostei muito do primeiro e mais ainda do segundo, entretanto, esse terceiro a autora se perdeu completamente. Desde o início as coisas não estavam colando, ela jogava tanto plot que no final acabou deixando muita ponta solta. Como a Stella (que teve participação em pelo menos 60% do livro e foi totalmente abandonada), a questão da família da Mara, a do pai do Noah?
Com um final foi agridoce, achei que a trilogia teve um encerramento não tão agradável e ainda não tenho certeza se lerei o livro do Noah. Talvez algum dia?

A trilogia ao todo é ótima, um plot interessante e personagens magníficos. É uma pena ter terminado de maneira consideravelmente inferior.

Mariana113 14/11/2023

Mara + Noah = M.A.D.N.E.S.S (Loucura)
A vingança de Mara Dyer veio! Literalmente!!
Aqui Mara evoluiu e eu adorei como ela nao se desculpa mais por quem tem que ser para sobreviver e nem de quem quer se vingar!
"Não. Não me sentia culpada. Estava cansada de ter vergonha das coisas que pensava e queria."

Esse livro é mais pesado que os outros, contém cenas de tortura e gatilhos explícitos, Mara e Noah passam a maior parte desse livro separados oq deixa espaço para focar em outras coisas além do romance, oq é muito bom. O final não é tanto oq eu esperava, porém é razoável, todos os personagens fazem valer a pena. Essa é uma trilogia que vai ficar no meu coração. Me identifiquei tanto com a Mara em várias partes, e até com o Noah. Os dois são extremamente solitários, são opostos um do outro, porém se completam de um jeito incrível. Eles são meus pais kkkkk. Amo como a autora explora essa coisa de vilão e herói e tbm a parte do terror psicológico em todos os três livros.

A partir daqui SPOILERS!!!

Amo protagonistas totalmente assassinas???
"? Não se preocupe ? falei à Dra. Kells. ? Vai doer só um pouquinho."
"? Boa menina.
Inclinei a cabeça para o lado.
? Você não é tão ruim, não é mesmo?
Foram as últimas palavras que disse antes de eu lhe cortar a garganta." Aaaaaaa aqui eu surtei totalmente, adoro vinganças!

Amei muito no começo o trio Mara, Jamie e Stella, porém a Stella depois começou a julgar a Mara, tipo??? A menina literalmente te salvou de um est*pro e ela quer julgar por matar o cara??? Não suportei mais a Stella depois disso. Poderia ser uma personagem incrível e eu realmente gostava dela, porém não dá mais!

"Fiz coisas terríveis de que me arrependo, e coisas terríveis de que não me arrependo. Não preciso, porém, de conserto. Não preciso ser salva. Tenho apenas que seguir em frente."
Pode ser que a Mara tenha se tornado alguém moralmente duvidosa, porém eu amei essa evolução de garotinha que acha que precisa ser concertada para que as pessoas amem ela, para essa pessoa que não se arrepende de quem é. E amo que o Noah também a apoie e confie nela de todos os jeitos.
Achei meio estranho a explicação dos poderes deles no final, porém não sei exatamente o que eu esperava, então tudo bem.
Gostei do drama do Noah ser o Herói e a Mara, a Sombra.
Um garoto com tendências suicidas com poder de curar com um toque, e uma garota psicótica com o poder de matar com um pensamento. O que poderia dar errado, não é?

"Não procure paz. Procure paixão. Encontre algo pelo que morreria mais do que algo pelo que quer viver."
Mara, Noah & Jamie vão ficar no meu coração, a experiência dessa leitura foi incrível, virei noites lendo, pq não conseguia largar, foi incrível.

Bruna 01/11/2023

É hora da vingança.
Eu te amo. Hoje. Está noite. Amanhã. Para sempre. Se vivesse mil anos, Pertenceria a você por todos eles. Se vivesse mil vidas, ia querer fazê-la minha em cada uma.
Um das melhores histórias que li esse ano, infinitamente melhor que os primeiros livros. É um mix de emoções, ao mesmo tempo que você ri, você vai chorar, você vai ficar com muita raiva, você vai surtar que nem louca e é desse jeito que eu sei que são os melhores histórias as que provocam mais sensações. Com certeza cinco estrelas favoritado. O que esse livro e essa autora alugaram um triplex na minha cabeça não tá escrito. Todo mundo que tiver oportunidade na vida tem que conhecer essa trilogia.

wluvienana 27/10/2023

Desabafo do dia meninas
Muito intrigante. Gostei muito da discussão sobre determinismo e a leitura como um todo foi muito envolvente, diferente dos outros livros esse é mais emocionante por ter mais ação. Enfim, noah e mara dyer meus pais ?

Cecilia 21/10/2023

Maravilhoso
Eu só passei a amar esse livro por inteiro depois de umas três releituras. Primeiro achava ele meio parado e arrastado, mas depois fui reparando em cada detalhe e apreciando a escrita e vendo as pistas deixadas ao longo da história. É um livro maravilhoso, apesar da angústia presente em boa parte dele. O capítulo 73 estará pra sempre tatuado na minha alma.

Carol 17/10/2023

Trilogia favoritada!!!
"Esta é uma história de amor. Tortuosa e caótica. Cheia de falhas e ferrada. Mas é nossa."

Finalmente teve uma explicação! Ou melhor, várias... A Vingança de Mara Dyer é o terceiro ? não o melhor ? e último livro dessa trilogia que me tirou do sério, mas que o final não foi tão bom quanto eu esperava. As coisas começaram a se desenvolver de uma vez, despachando todas as dúvidas que o leitor teve durante os volumes anteriores. Não foi um final ruim, muito pelo contrário, só que eu esperava que me deixasse de queixo caído como fiquei quando terminei de ler os outros.

O desenvolvimento da história é incrível, as teorias viram fatos e se misturam em uma onda que faz o leitor quase se afogar. Os personagens foram mais explorados dessa vez, a narrativa não ficou presa apenas na relação entre a Mara e o Noah, o romance foi literalmente jogado para escanteio e foi só paulada durante bem mais da metade do livro. O significado dos sonhos da Mara são revelados e quando tudo começa a fazer sentido dá aquela sensação de missão cumprida, sabe? Essa é uma história sobre confiança além de muitas outras características, afinal a questão familiar e entre os amigos é bem construída.

Diferente dos outros, principalmente do volume 2, esse não me causou tanto medo, não me deixou apreensiva e cheia de expectativas, foi meio que só para selar as pontas soltas, fazer uma ligação para dar sentido às coisas. Os primeiros foram intensos de uma forma surreal, onde a Mara estava tentando entender o que estava acontecendo, enquanto esse último ficou mais na parte explicativa, não teve tanto mistério, foi rápido. Senti que a autora estava um pouco de saco cheio e saiu escrevendo toda a ideia maluca e genial que ela teve quando pensou no enredo. Tem uma ótima conclusão, porém.

Contém cenas explícitas de violência e muita morte, então se você tem gatilhos com esse assuntos, não leia, por favor.

Helenilma 07/10/2023

Você o amará até a ruína.
O livro pareceu me preparar constantemente para algo que não veio. Acabei a leitura cheia de perguntas, que talvez tenham resposta na trilogia do Noah QUE NÃO ACABOU DE SER LANÇADA. (sou a pessoa mais infeliz do mundo)
As memórias antigas são interessantes, às vezes mais que o presente. Sinto que a autora ausentar o Noah fez a história perder parte do carisma, mesmo que os outros sejam interessantes. Faltou elaborar a Mara perdendo a cabeça, faltou elaborar com profundidade como o Lukumi conseguia estar sabendo tantas coisas, faltou elaborar algumas coisas que fugiam da lógica prática. Pareceu corrido, com data para entregar, sem precisar resolver muita coisa. Entendi pouco da natureza dos poderes de Mara e outros, não ficou tão claro qual o problema de juntar Mara e Noah, ainda que a frase "você o amará até a ruína" seja ESPETACULAR. Impactante, mesmo em repetição. Senti falta da identidade mostrada no primeiro e segundo livro, parece que para encerrar dobraram-se as apostas, mas ninguém ganhou. Encerra cheio de dúvidas, até mesmo entre eles dois, o que me deixou curiosa sobre os livros do garoto. Faltou, para mim, um pouco mais da noção de conclusão. Como os pais dela reagiram? Como vão tentar revidar e denunciar? Como ficaram as coisas que ficaram em aberto?
O "grande vilão" não me convenceu e eu meio que adiantei que seria ele, mesmo sem imaginar o porquê seria. A investigação não me envolveu tanto. O Jude não me foi bem explicado, nem suas oscilações. Terminei com um gosto ruim na boca, meio decepcionada, porque caiu o nível ao fim.
A cena da senha do laptop mora em meu coração. A cena dos dois finalmente juntos é poética e gostosa, aquela troca de ponto de vistas. Demorou, mas valeu a pena. Quem sabe um dia rola uma reescrita, sem a demanda de entrega, quase um Michelle's Version haha.
Ainda recomendo, pois encerra e finalmente esse casal tem uma mísera paz. Faltou vingança num livro com Vingança no nome, mas houve ALGUMA vingança. Agora é mendigar pelos livros do Noah saírem e viver com o vazio que Mara Dyer deixou em meu coração.
Te amo, Marinha. Time MaraShaw aqui.

off: a autora pareceu se embolar toda com qual linha teórica psicológica ela gostava mais. Começa recomendando cognitivo comportamental, depois vem uma vibe super psiquiátrica e médica, depois uma chuva de psicanálise nos argumentos da Kells e por fim Jung??????? Fiquei até zonza.

Debyh 04/10/2023

Encerrei a trilogia com saldo super positivo, a trama segue o mesmo conceito do primeiro livro, e mesmo que os livros tenham vibes diferentes continuam com a mesma proposta inicial o que é sempre muito positivo.
resenha completa: https://euinsisto.com.br/a-vinganca-de-mara-dyer-3-michelle-hodkin/

site: https://euinsisto.com.br/a-vinganca-de-mara-dyer-3-michelle-hodkin/

Aline Maia 01/10/2023

Surpreendente
A 'A Vingança de Mara Dyer' é o encerramento da trilogia Mara Dyer e eu me surpreendi bastante.
Essa série passou despercebida para mim na época de seu lançamento e sei que teria gostdo (e surtado) muito lendo como uma adolescente, porém, tem suas vantagens pegar uma série dessa adulta. Consegui não ligar muito para o romance e pude perceber como tem coisas bem feitas e bem escritas pela Michelle Hodkin.

Nessa terceira parte encontramos Mara Dyer mais uma vez presa e tida como louca, mas diferente dos outros livros, as coisas aqui andam muito mais rápidas e bem frenéticas desde o primeiro capítulo. Estava pensando que teria de lidar com muitas páginas até a Dr. Kells sumir da história ou que tudo ia se passar no Horizontes, logo fiquei até chocada com toda essa parte da ilha se encerrar nos primeiros capítulos. Gostei bastante do time Stella, Jamie e Mara, e gostei mais ainda de ver que a Mara está diferente e bem mais sombria. O fato dela sair matando sem dó e frescura (ou até culpa) foi uma novidade muito bem vinda.

O trio segue para fora da ilha em direção a Nova York através de caronas e muitas caminhadas que só deram certo porque Jamie terminou de manifestar seu poder e estava em pleno controle de sua manipulação através das palavras. Essa coisa de fugitivos se escondendo foi muito boa. Sei que algumas pessoas podem se incomodar por serem adolescentes fazendo essas coisas, mas eu vejo esses três adolescentes sob uma ótica totalmente diferente. Eles não são adolescentes comuns, primeiro porque foram torturados e estudados por tempo suficiente para fazê-los amadurecer muito mais rápido do que se estivessem indo para escola diariamente para fazer provas e assistir aulas. Segundo, possuem uma anomalia/poderes, não dá para colocá-los na mesma ótica de adolescentes normais. Nos livros anteriores eu me peguei revirando os olhos e pensando 'é YA por isso são bobos e tontos' e nesse não me peguei pensando nisso.

Como a Mara está em outra vibe, os flashbacks são mais constantes e não aparecem através de surtos ou da sensação de possessão. Já dá para sacar que estamos conhecendo a história de alguém da família dela e a medida que avança no tempo dá para perceber que é a avó dela. Fiquei com dúvidas, porque na minha cabeça era uma história de séculos passados, então não sei se a avó era meio que imortal ou se eu que não me toquei que era algo dos tempos atuais desde o primeiro flashback. Ter a história de personagens secundários em paralelo da história principal foi ótimo. Gostei de conhecer mais sobre o Professor, sobre a primeira Mara e um pouco sobre a Naomi.

A ausência do Noah nesse primeiro momento para mim foi muito positiva. Encontrar o personagem se tornou uma motivação e as cenas românticas não ficaram aparecendo constantemente como tinha sido no livro anterior. Para mim, essa escolha que a Michelle tomou foi muito boa pois nos possibilitou ver de fato a evolução da Mara. A vingança se tornou o ponto que faltava para ela se entregar de vez a quem de fato é, e aceitar que é sim uma pessoa que faz escolhas egoístas e não se arrepende delas. A mocinha dessa história não é mais vítima ou busca ser uma heroína. Desde 'A Evolução de Mara Dyer' ela já tinha aceitado que heróis fazem escolhas em prol do bem e ela não é uma heroína. Mara não é hipócrita e sabe que seu amor por Noah é mais importante do que outras coisas. Alias, acho que isso faz esse casal ter um bom diferencial dentro desse universo de YA trevosos. Noah e Mara são egoístas quando se trata de seu relacionamento, e optam por fazer escolhas para ficarem juntos, mesmo que isso gere consequências ruins para um grupo maior de pessoas. Essa ausência de hipocrisia me fez finalmente gostar e me importar com esse casal. Maaas, Noah afastado na maior parte do livro foi extremamente bom para a Mara de fato ser a protagonista dessa trilogia. Não canso de falar, nesse livro a personagem está fantástica.

Como eu não era muito apegada ao romance, o final meio trágico foi poético e perfeito para mim. E a medida que a história caminhava para o final, me peguei pensando se essa era uma história que cabia em vários gêneros, mas que acima de tudo era uma história de amor. E fiquei feliz, porque a própria Mara diz isso no epílogo. Dito isso, vejo que a Michelle conseguiu contar de verdade uma história de amor.

As últimas palavras do epílogo foram perfeitas. Não é sempre que as últimas palavras de um livro são super legais ou marcantes, mas aqui foi diferente.

Logo que terminei o ebook, já corri para ver os preços dos livros físicos, pois certamente irei reler algumas vezes essa série e ela merece ter espaço na minha estante. Mara Dyer é uma trilogia que peguei descompromissadamente e talvez por isso me surpreendi bastante. Nos dois primeiros volumes a adolescente em mim ficou feliz de achar essa história trevosa, mas minha versão mais velha ficou super feliz de ter um encerramento como o do último livro.

Vou seguir para a trilogia do Noah torcendo para a história manter essa vibe. Espero saber sobre a carta e onde a Stella foi parar.