Vrykolakas: apenas lembranças

Vrykolakas: apenas lembranças Nathalia Yamao

Resenhas - Vrykolakas: apenas lembranças

Tamirez | @resenhandosonhos 12/01/2016

Vrykolakas
Vrykolakas, como o próprio subtítulo já diz, vai ser um livro sobre as lembranças do passado de quatro “jovens” vampiras que moram juntas em Manhattan de forma muito discreta, quase como se tivessem se escondendo ou fugindo de algo.

É no passado de Mika, Midore, Rukia e Tomoyo que vamos encontrar algumas das respostas para o presente que elas vivem hoje, e logo somos apresentadas as histórias de amor de Midore e Mika, após já serem vampiras, e do desfecho não tão feliz desses envolvimentos. E é claro, suas consequências.

Entretanto, também voltaremos a uma época onde essas quarto eram apenas meninas normais e viviam a infância, até que algo aconteceu. Cada uma, por um caminho diferente, acabou chegando nas mãos da família Vrykolakas e através deles, seus destinos foram traçados. Porém, ao olharmos mais de perto, percebemos que essas quatro jovens tem muitas coisas em especial e, sendo capazes de manipular energias, formam um quarteto poderoso e diferente.

Quais são as normas desse mundo? Quem são esses vampiros? E o mais importante, do que elas se escondem?

CAPA E EDIÇÃO
Eu me apaixonei por essa capa logo que vi, e antes mesmo de saber que se tratava de um livro sobre vampiros – coisa que não ando lendo muito – , já queria dar uma chance para a história. Acho que a imagem retrata algo mágico e pacífico ao mesmo tempo em que me dá uma sensação muito positiva. É uma dessas capas bonitas que adoramos sem saber nem explicar o porquê.

Esse é um livro curtinho, de apenas 250 páginas, com folhas amareladas e bom tamanho de fonte. Temos uma leitura fluída que não precisa de muito tempo para ser concluída, colocando Vrykolakas como um daqueles livros que nos sentimos orgulhosos por conseguir terminar em apenas um dia, o que foi o meu caso. Em algumas horas ele havia sido devorado e não parei enquanto tivesse desbravado toda a história.

MINHA OPINIÃO
Vrykolakas é um livro com dois timings que podem ser absorvidos de forma bem distintas dependendo de cada leitor. Pra mim, o começo foi bem levinho e com cara de chick-lit encontra vampiros, trazendo uma pegada bem feminina na relação delas e em como ela foi contada, quase retratando contos de fadas quando apresentava os romances de duas das protagonistas. Já em um segundo momento, vemos a evolução da história para um universo mágico e misterioso, onde os vampiros não são tão comuns como os tradicionais, e há várias coisas disponíveis para o leitor desbravar.

Com isso, não posso deixar de dizer o quanto ter ambas as partes separadas por um quebrar de capítulos foi ao mesmo tempo difícil de entender e aterrador, pois veio para dar a certeza de que a história iria crescer e nos levar a um bom caminho.

Como falei no vídeo resenha, acho as partes que retratam os primeiros romances longas demais. A história, que lá no fim do livro vai fazer sentido, podia ter sido mais sucinta a fim de dar espaço para que a outra parte se desenvolvesse melhor. Porém não foi assim que aconteceu e mais da primeira metade do livro serve para contar sobre os relacionamentos.

Entretanto, mesmo que presente em menor número de páginas, a segunda história, e pra mim a mais interessante, ganha total atenção, sendo capaz de fazer o leitor esquecer que estava achando a narrativa simples e ir se deliciar nesse universo muito bacana criado por Nathalia Yamao. Um mundo onde alguns vampiros são quase magos, pois também conseguem manipular energias e usar do que está disponível ao seu redor para exercitar suas habilidades. Pode parecer um monte de coisas que vocês já viram, mas não é.

E como a história tem seus altos e baixos, a escrita também. A autora constrói cenas muito boas, com descrições detalhadas e sentimentais, que fazem com que o leitor mergulhe nas páginas, mas peca um pouco nos diálogos, principalmente na primeira parte, onde os diálogos das vampiras parece até um pouco bobo demais pra quem elas são, vampiras com dezenas de anos.

Fora esses detalhes, acho que a história tem um potencial muito grande para evoluir e trazer um segundo livro com uma trama mais emocionante e bem trabalhada. Não há previsão ainda de continuação, porém o final do livro fica aberto, o que me faz pensar que esteja sendo preparado algo para seguir com essa história, que apenas começou a ficar interessante e que ainda pode surpreender. E muito.

site: http://resenhandosonhos.com/vrykolakas-apenas-lembrancas-nathalia-yamao/

Fernanda 11/01/2016

Olá Catarina´s (os)!

Vrykolakas nos conta a história de Mika, Midore, Rukia e Tomoyo. Separadas de suas famílias de forma trágica. O que não sabiam era que seus destinos estavam ligados desde que nasceram. As consequências e o desejo mórbido de seres das trevas transformaram suas vidas para sempre.

A primeira história que conhecemos é da Midore. Ela é doce e apaixonada pela vida, mesmo que sinta uma ponta de tristeza por ser quem é e por perder tantas pessoas amadas. Ela se apaixona por Nathan, só que essa relação é complicada, pois ele possui seu destino a cumprir e seu envolvimento com uma vampira pode lhe trazer consequências graves.

Todas tiveram seus amores arrancados do peito de forma dolorosa, e mesmo assim não desistiram de suas vidas ou saíram por aí matando todo mundo. Consideram-se pessoas normais, mesmo sendo vampiras e vivendo as escondidas por anos e anos.

Tomoyo foi a única que teve um contato diferente com os vilões da trama, afinal ela foi criada por eles. Foi também enganada durante toda a vida e quando descobriu que era apenas uma peça no jogo deles ficou destruída e tudo deixou de fazer sentido, ainda assim, fez o possível para proteger a humanidade da escuridão. E no final, o amor acabou se sobressaindo e mudando as coisas.

A forma como a autora narrou as histórias me deixou um pouco confusa, de início achei que conheceríamos a vida de todas elas pela perspectiva de Midore, todavia em certo momento temos um salto na narrativa e já nos deparamos com outra personagem falando de sua vida. A partir daí temos vários saltos e os acontecimentos se enrolam e nos perdemos no tempo da leitura. A meu ver, ela deveria ter deixando as histórias de Midore e Mika para o final, já que revelam mais do presente do que as outras.

Em suma, faltou um pouco mais de desenvolvimento na estruturação no todo do livro, afinal, a autora construiu algo novo, ao menos para mim. Só que ficou confuso e mesmo sabendo diferenciar o futuro e o passado nas lembranças de Midore e Mika me confundiram, pois não sei a época em que elas ocorreram. A diagramação da Editora está impecável mesmo pensando que a capa pudesse falar mais sobre a trama.

site: http://ascattarinas.blogspot.com.br/

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 16/12/2015

Vampiras
"As quatro se reuniram na sala de estar com a pizza, o grande pote de batata frita e comeram juntas, enquanto conversavam e assistiam a um filme na TV; uma cena aparentemente normal, se não fossem os copos cheios de sangue humano que estavam apoiados na mesinha de centro." (página 10)

No livro conhecemos Mika, Midore, Rukia e Tomoyo, quatro vampiras com aparência de adolescentes que moram num apartamento em Nova York. Cada uma passará por uma situação diferente que lhe despertará lembranças, e é através dessas lembranças que a história nos é contada.

Atualmente, elas evitavam se misturar com os humanos, mas nem sempre foi assim, houve uma época em que elas até estudaram em um colégio em Londres, mas alguns acontecimentos mostraram que era impossível vampiras conviverem tão intensamente com humanos. Não que elas atacassem as pessoas, mas elas tinham sede de sangue, e era difícil se alimentar cercadas por humanos.

Sendo "jovens" e bonitas, era normal que despertassem interesse e se interessassem por relacionamentos amorosos, mas amar sendo uma vampira não era uma coisa fácil. E elas tiveram que aprender a viver com a dor da perda, o peso das consequências de suas escolhas e a culpa por relacionamentos que não deram certo.

As quatro nunca quiseram ser imortais nem se conheciam antes da transformação, cada uma tinha sua história e seus sonhos, mas não foi por acaso que elas foram escolhidas para se tornarem vampiras há muito tempo atrás. E o ponto mais impactante do livro é o motivo por traz da transformação das jovens, e a descoberta de que a antiga ameaça parece ainda estar rondando.

" - Então ele pretende tomar o corpo de algum deles? - perguntou Rukia.
- Acho que sim. - respondeu Tomoyo, ainda com o corpo e a voz trêmulos.
- Temos que impedi-lo. - falou Rukia em um tom determinado.
- E matar Volker de uma vez por todas! - disse Midore, com olhar de raiva, já que Volker foi o responsável pela sua transformação e pela morte de seus pais.
- Mas antes temos que saber quem realmente é o alvo. - disse Tomoyo." (página 107)

Confesso que eu quis ler Vrykolakas por ter achado o título curioso e por ter gostado da capa, sem expectativa alguma, e terminei a leitura bem satisfeita com a história da Nathalia Yamao. Ela fugiu do que já conhecemos sobre vampiros na literatura, acrescentou toques da mitologia e da cultura japonesa (ela é descendente de japoneses) e tornou Vrykolakas uma obra única. Os vampiros da Nathalia bebem sangue sim, mas não tem medo do sol ou precisam dormir em caixões, por outro lado, alguns são mais poderosos do que os outros, especialmente as protagonistas, que tem dons especiais.

"Depois de viverem por tanto tempo, as quatro acumularam muitos imóveis, que geravam uma quantia considerável para elas, e além disso, para pessoas que podiam manipular o tempo, o vento, a terra e realizar qualquer tipo de sortilégios, a falta de dinheiro nunca seria um problema. Habilidades que as diferenciavam dos outros de sua espécie, algo incomum mesmo para o mundo místico, e que as tornavam desejáveis para todos os outros." (página 10)

A autora optou por contar a história voltando no tempo, no início estamos nos dias atuais e a trama começa de forma bem despretensiosa, depois vamos para Londres em 1960, depois para Madri no início do século passado, e vamos voltamos até antes da transformação das protagonistas; no final da história estamos novamente nos dias atuais. Creio que se a autora tivesse optado por seguir uma linha do tempo diferente, começando a trama quando as protagonistas ainda eram humanas e depois mostrando o que elas enfrentaram ao longo do tempo, a história ficaria ainda melhor, pois o leitor compreenderia a sequência dos fatos com mais facilidade.

O livro termina de um jeito que pode ter continuação (que eu adoraria ler, por sinal), mas não achei nada a respeito disso pesquisando na internet. Se alguém souber de alguma coisa, me conta por favor. Se eu descobrir novidades, edito a resenha e conto para vocês.

Achei a capa super bonita, tem a ver com a história, gostei das cores e das fontes escolhidas. A diagramação está boa, com margens, espaçamento e letras de bom tamanho. As páginas são amareladas.

Vrykolakas: apenas lembranças me surpreendeu e é uma boa indicação para quem procura uma leitura rápida ou um livro que foge dos clichês que já vimos por aí quando o assunto são vampiros e outros seres sobrenaturais. É também uma boa indicação para quem gosta de livros relacionados ao Japão ou que gosta de autores nacionais.

site: http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2015/12/resenha-livro-vrykolakas-nathalia-yamao.html

Jooy 01/12/2015

Rukia, Midore, Mika e Tomoyo, quatro vampiras com aparência de adolescentes, a beleza que cada uma possuía não passava despercebido.

Por causa da imortalidade que tinham, ao longo dos anos foram adquirindo uma fortuna em dinheiro.
"Os Hunter são seres humanos normais. Diz a lenda que uma pequena aldeia na Galileia foi atacada por um clã de vampiros e somente um menino sobreviveu ao massacre..."
Onde esse jovem clamava ao Senhor, e Ele teve compaixão de tal, concedendo assim o poder de lutar contra vampiros, tornando-o tão rápido. Podendo agora capturar e deter as criaturas da noite.

Apesar de Rukia e suas amigas serem vampiras, elas não matavam os humanos para saciar a sede de sangue. Buscavam se alimentar com o sangue de animais, ou então, pegavam em hospitais, clínicas, etc... Elas tentavam levar uma vida discreta, sem chamar a atenção daqueles que viviam por lá.

RESENHA COMPLETA NO BLOG. ♥

site: http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/2015/11/resenha-vrykolakas.html