A História Não Contada dos Estados Unidos

A História Não Contada dos Estados Unidos Oliver Stone...

Resenhas - A História não Contada dos Estados Unidos

Neto.Antonelli 13/05/2023

O peso de se tornar um império
Após se libertar do colonizador opressor, uma antiga colônia se organiza e passa a defender valores. Com o tempo, o país ganha importância, relevância, ajuda seu antigo opressor e toma a liderança mundial, passando a ser um pouco do que antes combatia.

Esta obra traz fatos conhecidos, mas tira um pouco da versão lapidada pelo Governo, para mostrar o óbvio: "não existem apenas mocinhos e bandidos"

Assim, o livro mostra que, ao combater monstros, a Grande Nação acabou se tornando parte daquilo que jurava combater.

É feita análise histórica, trazidas curiosidades, reflexões, que merecem ser conhecidas.

Gostei muito.

Rodrigo 12/02/2022

A Verdadeira Face
Para quem gosta da história como ela é, esse livro revela muito dos bastidores do poder Americano.

Nunca tratou de Democracia e Liberdade, trata-se simplesmente de Poder e Domínio da economia mundial!

thisilva2001 04/12/2021

Uma história não contada
O autor de fato conta uma história que você nunca verá na grande mídia ou nos livros de história dos Estados Unidos. Com detalhes e bem objetivo, torna o livro bastante imersivo e atrativo para aqueles leitores que querem uma experiência rápida e satisfatória.
O ideal é que tudo o que está neste livro não seja levado como uma verdade absoluta e sim que você forme uma opinião através dos argumentos apresentados.

Tiago.Costa 03/12/2021

Tai uma país que tem muita história obscura por trás das histórias oficiais. Estados Unidos e envolto em conspiração. Tem muita história não oficial bem interessante.

Guilhermo del Toró 08/04/2021

Desmistifica diversos eventos que são ensinados na perspectiva americana, um livro muito importante

Camps 30/01/2021

Quem não conhece sua história está fadada a repeti-la
Mesmo sabendo que as atitudes dos Estados Unidos não eram as das melhores, o livro me surpreendeu muito. Ele relata atrocidades cometidas pelo governo, sem reduzir de nenhuma maneira tudo o que suas ações causaram para os próprios e principalmente para o resto do mundo.

Flávia Menezes 25/08/2020

Toda história tem dois lados.
Para mim, essa frase é uma máxima: Toda história tem dois lados, e também tem a verdade.
Tendo lido algumas biografias de presidentes americanos, vejo essa visão como uma forma de olhar a mesma situação por um novo ângulo, o que tornou a leitura ainda mais interessante.
A escrita é gostosa, fluída, e como tenho grande paixão por ler sobre a História dos Estadoa Unidos, sem dúvida essa foi uma leitura deliciosa.

Sarinha 08/05/2020

Incrível
Precisa de coragem para escrever a realidade de uma das maiores potências mundiais do nosso século, sempre soube que os EUA não são flor que se cheire, mas depois desse livro? Eles não são nem uma flor. O livro conta a dura realidade das atitudes que uma potência mundial sem limites podem tomar, o que não o torna diferente de muitos outros governos.

Charles 17/05/2019

Ótimo
Nesse livro Stone e Kuznick relatam a parte obscura dos Estados Unidos em diversos momentos históricos entre a primeira guerra e o governo de Barack Obama.
Na egunda guerra mundial, os americanos se aproveitaram economicamente de países rivais tendo relações comerciais com ambos os lados.
O mito de que os americanos foram responsáveis pela vitória da segunda guerra, entre aliados contra o eixo, é desfeito nesse livro, sendo revelado que a antiga URSS é que foi a verdadeira responsável pela vitória dos aliados.
O livro traz relatos sobre as batalhas dos Estados Unidos contra o Japão, o uso desnecessário da bomba atômica nessa ocasião como também diversas atrocidades cometidas pelos americanos nessa guerra. Há também relatos sobre a guerra do Vietnã e muito mais, e o grande risco de uma eminente guerra nuclear que ocorreu em três momentos de tensão decisivos entre Estados Unidos e URSS.
Também é abordado sobre a criação da CIA e sua maneira intrusiva de se infiltrar em países subdesenvolvidos e tentar implantar governos corruptos na intenção de tornar esses países como "colônias americanas", é citado alguns exemplos de casos em que isso ocorreu inclusive com o Brasil. É um livro muito interessante principalmente para quem gosta de história e política e pode, inclusive, nos ajudar a entender a própria política do Brasil. eu diria que por vezes ele é até emocionante, devido a forma fluida que os autores contam a história, com certeza me causou grande impacto e mudou a minha maneira de ver o mundo e, principalmente, minha maneira de ver os Estados Unidos.

Leitura fácil

Paulo 06/02/2019

Alguns comentários
Nós temos tanta ligação com a cultura dos Estados Unidos por meio de seus filmes, suas séries, suas músicas, que vale a pena conhecer melhor alguns detalhes de sua história. Este livro é muito bom e ágil de ler, mas eu o vejo mais como uma espécie de "comentário à história". Ele conta os fatos, mas não de uma forma tão organizada como um livro de história. Isso tem a desvantagem de a linha histórica ser menos clara, em especial para o leitor que não é americano, mas tem a vantagem de ser mais crítico, mais interpretativo.
É preciso ressaltar também que se trata de uma história recente. Ele não começa lá na colônia, independência, essas coisas. Passa voando pelo século 19 e é quase todo sobre o século 20, terminando já com fatos do século 21.
Do ponto de vista do Brasil, é interessante a parte em que ele fala como o governo americano influenciou fortemente na derrubada de João Goulart para a implantação da ditadura no país.
O livro tem muitas imagens que contextualizam os eventos e personagens. São todas em preto e branco, mas nítidas, e as legendas são extensas e complementam bem as informações do texto.
Como em todo bom livro de história, encontramos narrativas que parecem sempre se repetir. As pessoas e instituições mais poderosas reaproveitam certos recursos para manter suas posições e quem não estuda está destinado a cair nas mesmas armadilhas que seus pais, seus avós, seus bisavós...

Daniel432 07/07/2018

Arrogância e Prepotência
Um dos autores é cineasta do famoso Platoon, filme que conta parte da história da Guerra do Vietnã, na qual ele combateu.

No livro os autores procuram mostrar aos norte americanos, o que nós (ou pelo menos eu) já sabemos, que o EUA fazem política externa com olhos fixos no próprio umbigo, seus interesses em primeiro, segundo, terceiro e último lugar.

As diversas intervenções, seja na América Latina seja no Iraque ou no Líbano, são baseadas em mentiras, manipulações e interesses financeiros e econômicos escusos, tudo menos no bem estar de povos já sofridos pelas desgraças de seus próprios governantes. Onde estavam as armas de destruição em massa de Saddam Hussein? E suas instalações de armas químicas? Se investigarem com isenção vão descobrir que as armas químicas usadas contra os curdos foram fornecidas pelo próprio EUA quando Saddam Hussein era "parceiro" e não a encarnação do diabo.

E não são poucos os exemplos de antigos parceiros que saem do controle e se tornam inimigos!! Saddam Hussein no Iraque, Taliban no Afeganistão, Manuel Noriega no Panamá e, mais recentemente o ISIS no Líbano.

Você não concorda?? Tudo isso é teoria da conspiração?? Tudo bem, leia o livro e tire suas conclusões.

cotonho72 28/12/2017

Muito bom!!!
Muitos de vocês sabem que os meus gêneros literários favoritos são literatura fantástica e romance policial, mas confesso que também gosto muito de livro- reportagem e história, quando a Faro Editorial lançou esse livro fiquei muito curioso e claro que não deixaria de solicitar o mesmo.

O livro conta os fatos mais marcantes da história dos Estados Unidos que de alguma maneira, seja ela direta ou indiretamente, interferiram em diversos países, tem tudo o que é de interessante e podemos ou não imaginar da história norte-americana, desde o final dos anos 1890 até os dias atuais, ou seja, mais de 100 anos de acontecimentos inimagináveis.
Deparamo-nos com uma série de fatos poucos conhecidos que vão totalmente contra o que vemos e aprendemos ou que fomos levados a acreditar, os Estados Unidos sempre interveio em outros países, sempre com o discurso que estava repondo a ordem e a democracia, mas pelo que consta nessas páginas tudo não passa de conversa para boi dormir, durante anos eles interferem em outros países contra a democracia e contra os direitos humanos, como nos casos dos vietnamitas, Iraque no Afeganistão entre outros, anos de governos que agem em prol da própria nação americana.
No caso dos lançamentos das bombas atômicas que arrasaram Hiroshima e Nagasaki que não foram decisivas na rendição do Japão e suas consequências terríveis, tudo não passava de um aviso extremamente desnecessário para à União Soviética, muitos fatos são relatados nesses livros, a apropriação de Cuba, o surgimento o Ku Klux Klan, o surgimento do Nazismo e a ascensão do fascismo italiano e espanhol, o controle do petróleo, o agravamento da crise no Oriente médio e muitos outros fatos estão no decorrer dessas páginas.
Esta obra é particularmente crítica para com a política externa seguida pelos Estados Unidos, um livro polêmico e revelador, a narrativa dos autores Oliver Stone e Peter Kuznick fluem bem e é muito envolvente, não sendo em nenhum momento cansativo, o livro contém muitas fotos de alguns acontecimentos históricos e de muitas personalidades importantes.
A edição está excelente, a capa é forte e muito surte impacto, a Faro Editorial fez um trabalho excelente. Para quem gosta de história e política, este livro é uma boa pedida, mesmo para as pessoas que não tem o hábito de ler relatos históricos irá gostar, livro mais do que recomendado.

site: http://devoradordeletras.blogspot.com.br

Don Giuliano 16/09/2017

Dando a real sobre os EUA...
Excelente!
Como já descrito em algumas críticas e resenhas, espanta o estereótipo dos livros chatos de história, se é que se pode simplesmente considerá-lo como um mero livro de história.
A obra consegue, de forma magistral, compilar 100 anos de história dos EUA num calhamaço de 354 páginas. Nenhum capítulo, página ou parágrafo é chato ou enfadonho de se ler. É uma linguagem direta e objetiva. O que o torna um pouco cansativo é o excesso de informação: muita coisa para se absorver e se refletir em poucas páginas para o tamanho e complexidade do assunto.
Todavia, imperdível para quem curte história e quer entender a situação geopolítica mundial.
Isso porque, todo o mundo sabe, a atual ordem mundial é o que é hoje devido ao protagonismo americano. Sem a compreensão de sua história, fica difícil entender tudo o que se está acontecendo entorno do mundo, embora isso seja uma pretensão.
Partindo do pressuposto que o livro é assinado por Oliver Stone e Peter Kuznick, já se tem o tom das dissertações quando se apresenta uma critica auto-reflexiva de americanos para com seu país, seu povo e como seu governo o conduz e o manipula com base nos interesses de grupos financeiros poderosos daquele país e através dos instrumentos midiáticos nada imparciais segundo os próprios autores.
Oliver Stone já é conhecido por muitos, em especial por sua cinematografia, rica em filmes críticos aos desígnios históricos americanos. Filmes como: "Platton", "Nascido em 4 de Julho", "Wall Street" e "JFK" desnudam os mitos sobre a defesa irredutível da liberdade, da democracia e dos demais valores americanos pelo governo daquele país. Associado a Peter Kuznick, PHD em história e renomado questionador das versões oficiais da história americana, produz esta obra surpreendente e quase inimaginável quando se remete ao fato de que os autores são americanos.
Dito isso, certamente que tenho uma grande curiosidade sobre a aceitação desta obra no território americano, visto que coloca em xeque toda a moral pregada pelos líderes americanos ao patrocinarem guerras e intervenções ao redor do globo, revelando a hipocrisia daquele governo ao longo das décadas do sec. XX e início do sec. XXI quando tentam apresentar uma outra roupagem aos seus interesses imperialistas tentando vender a imagem de polícia do mundo. A obra apresenta fatos levantados través de profundas pesquisas a respeito da presunção de vários governos americanos em considerarem os EUA, sem pudores, o real império dominante atual como se isso fosse uma missão divina dada a eles. Mesmo que, para isso, fosse necessário relevar-se a necessidade de se desdenhar iniciativas de paz de supostos inimigos, como a antiga URSS, ou mesmo lançar mão de brutalidades, como o uso da bomba atomica em Hiroshima e Nagasaki sem necessidade ou a manipulação fraudulenta e inescrupulosa de informações falsas para justificar invasões como no Iraque e Afeganistão.
O livro detona governos americanos, como o de Truman, Reagan e W. Bush, ao passo que lamenta a não continuidade do altruísmo pregado por Roosevelt e Kennedy, bem como o fracasso do inicialmente superestimado governo Obama.
Por fim, ao concluir a leitura desse livro, me deparei em uma reflexão: o quanto manipulável é uma sociedade, mesmo que a americana, considerada avançada cultural e intelectualmente, em prol de interesses de poderosos que ditam a ordem mundial. Paro também para pensar e fazer um paralelo sobre a situação do poder no Brasil: se hoje ficamos de cabelo em pé pelo que vemos nos meios de comunicação sobre o que acontece na política nacional, difícil fica tentarmos imaginar tamanho poder que cercam os destinos de uma nação como os EUA.
Vale muito a pena este livro.

David 01/07/2017

O perigo de ontem é o perigo de hoje.
É de suma importância a leitura deste livro, para compreender o que os Estados Unidos fizeram e ainda fazem e também continuarão fazendo contra tudo e contra todos.
Muitos tem dúvidas do envolvimento do EUA no período da nossa Ditadura Militar, após a leitura você terá respostas para suas dúvidas.