3001

3001 Arthur C. Clarke
Arthur C. Clarke

Resenhas - 3001 - THE FINAL ODYSSEY

Lili Machado 07/08/2012

Mil anos após a missão Júpiter para a exploração do misterioso monólito negro ter sido destruída, depois que Dave Bowman foi transformado na Criança Estelar, depois que Frank Poole flutuou esquecido pelo espaço sideral, após o defeito no supercomputador HAL 9000 ...
... Poole retorna a vida, acordando num mundo muito diferente daquele que deixou para trás – extamente quando o monólito surge novamente.
Neste quarto livro final, de uma odisséia de 30 anos (seguindo 2001, 2010, e 2061), o astronauta Frank Poole, que achávamos morto e perdido no espaço, perto de Júpiter, é descoberto congelado em animação suspensa na gravidade zero do espaço, vivo e bem preservado, no ano de 3001.
Ele é reanimado através de técnicas avançadas, e retorna ao satélite de Júpiter, Europa, para entrar em contato com seu antigo companheiro de nave, Dave Bowman, cuja mente fora absorvida por um terceiro monólito.
Todos os seus conhecidos, amigos e parentes estão mortos há muito, muito tempo.
3001 a odisséia final, apresenta uma tremenda oportunidade de juntar todas as pontas soltas e responder as questões dos livros anteriores.
Infelizmente, o autor Arthur Clarke passa muito tempo do livro atualizando Poole com o que ele perdeu durante os últimos 1.000 anos em que ficou desaparecido, e com sua nova condição de celebridade instantânea, antes de continuar a desenvolver a trama principal deste volume da série e chegar ao final da odisséia.
E as revelações sobre o monólito contradizem tudo que descobrimos nos três livros anteriores.
Arthur Clarke inclui vários exemplos de tecnologia futura neste livro, inclusive a técnica de reunião de informações sobre uma pessoa, guardadas em um equipamento cerebral conectado diretamente à rede global de dados e que permite o recebimento de conhecimentos, que levariam anos para serem absorvidos, em alguns minutos.
Alguns leitores recomendam a leitura somente para o caso de completar o quarteto de livros. Mas eu ainda acho que merece ser lido.