Cem sonetos de amor

Cem sonetos de amor Pablo Neruda

Resenhas - Cem Sonetos de Amor

gigi borges 09/12/2023

Cem sonetos de amor
Um dos melhores livros de poesia que eu já li! os sonetos não são repetitivos e muito menos forçados, como acontece na maioria, as metáforas são espertas e as rimas são bem ricas
Matilde foi uma mulher de sorte ao ser cortejada por Pablo Neruda, os sonetos mais lindos têm o seu nome no meio

sonetos favoritos:
V - XI - XIV - XVII - XLIII - XLIV - XLV - LVI
LXXVIII - XCII - XCVIII

?E assim quando a terra receber nosso abraço
iremos confundidos numa única morte
a viver para sempre de um beijo a eternidade?

?fui, sou, serei. E em nome
de meu mutante amor proclamo a pureza?
Ricardo.Borges 09/12/2023minha estante
Eu também adoro estes versos?

AlAxia.Amaral 08/12/2023

Perfeito!
Nossa, que leitura boa, a cada poema que se passava eu ficava cada vez mais apaixonada com as declarações de Pablo para a sua amada Matilde! Que lindeza, fervor e profundo são as palavras. Amei demaissss e recomendo muitíssimo ???????

Maria1691 07/12/2023

cem sonetos
e aquela vez foi como nunca e sempre: vamos ali onde não espera nada e achamos tudo que está esperando

vejo em tua vida todo vivente

tenho fome de tua boca, de tua voz, de teu pelo, e pelas ruas vou sem nutrir-me, calado, não me sustenta o pão, a aurora me desequilibra, busco o som líquido de teus pés no dia

e faminto venho e vou olfateando o crepúsculo buscando-te, buscando teu coração ardente

ai, amar é uma viagem com água e com estrelas, com ar opresso e bruscas tempestades de farinha: amar é um combate de relâmpagos e dois corpos por um só mel derrotados

beijo a beijo percorro teu pequeno infinito, tuas margens, teus rios, teus povoados pequenos

me falta tempo para celebrar teus cabelos. um por um devo contá-los e louvá-los: outros amantes querem viver com certos olhos, eu só quero ser penteador de teus cabelos

te amo sem saber como, nem quando, nem onde, te amo diretamente sem problemas nem orgulho: assim te amo porque não sei amar de outra maneira, senão assim deste modo em que não sou nem és tão perto que tua mão sobre meu peito é minha tão perto que se fecham teus olhos com meu sonho. (XVII)

Te amei sem que eu o soubesse

hoje diante do mundo somos como uma só vida. assim foi, assim é  e assim será até quando selvagem e doce amor, o tempo nos assinale a flor final do dia.

sem ti, sem mim, sem luz já não seremos: então mais além da terra e a sombra o resplendor de nosso amor seguirá vivo.

não te quero senão porque te quero e de querer-te a não querer-te chego  e de esperar-te quando não te espero passa meu coração do frio ao fogo

te quero porque só a ti te quero, te odeio sem-fim, e odiando-te rogo, e a medida de meu amor viageiro é não ver-te e amar-te como um cego.

nesta história só eu morro e morrerei de amor porque te quero, porque te quero, amor a sangue e fogo

o amor soube então que se chamava amor. e quando levantei meus olhos a teu nome teu coração  logo dispôs de meu caminho.

hoje é hoje com o peso de todo o tempo ido, com as asas de tudo o que será amanhã.

já és minha. repousa com teu sonho em meu sonho.
e já não sou sem ti senão apenas teu sonho.

mas quando a morte vem tocar a porta há teu olhar para tanto vazio, só tua claridade para não seguir sendo, só teu amor para fechar a sombra

barb 07/12/2023

Lindo, lindo, lindo
Não tem muito o que dizer do Neruda, porque seus poemas falam por si só. Então, aqui vai um trecho:

"Se morro, sobrevive-me com tanta força pura [...] Não quero que vacilem teu riso nem teus passos/ não quero que pereça minha herança de alegria [...] que eu sem vida te verei viver/ e se sofres, meu amor, morrerei outra vez"

crmnc 06/12/2023

Não é uma experiência que eu recomendaria, em vários momentos tive a impressão de estar lendo algo produzido por um gerador de lero-lero. :(

Paulo 11/11/2023

Sua história com Matilde em 100 sonetos
Trata-se de 100 sonetos que Pablo Neruda escreveu tendo seu grande amor, Matilde, como inspiração em diferentes fases da vida, até chegar ao momento em que se foi e aguardaria ela na eternidade.
Definitivamente não é meu estilo de poesia, mas reconheço seu valor

FISTofthe MOON 07/11/2023

"e desde então sou porque tu és,
e desde então és, sou e somos
por amor serei, serás e seremos."

Será que haverá pessoa tão amada quanto Matilde foi por Neruda?
Será que haverá outra pessoa capaz de produzir, com tamanha qualidade, Cem Sonetos de Amor dedicados a uma única pessoa?

Sei apenas que para amar não basta dizer, devemos demonstrar e isso fez Neruda, demonstrou seu amor em cem lindos sonetos.

Rita580 05/11/2023

Puro romance !!
Acho que a icônica fala de chicó " fui logo falando i Love you e ela se derreteu todinha" poderia facilmente ser trocada por " fui logo citando pablo Neruda e ela se derreteu todinha".
Neruda nos faz viajar pelos sentimentos puros e profundos que tinha por sua amada do nascer da aurora ( o inicio) ao fim da noite ( a morte ) ou como o poeta mesmo finaliza seu livro "de um beijo vitorioso a eternidade" .

ferbrito__ 31/10/2023

Dispensa comentários, é um livro muito lindo e recheado de lirismo. Muito bom! Amei demais ler essa obra.

soph127 21/10/2023

Lindo lindo lindo
?Quero que vivas enquanto eu, adormecido, te espero,
quero que teus ouvidos sigam ouvindo o vento,
que cheires o amor do mar que amamos juntos
e que sigas pisando a areia que pisamos.?

Asheley1 14/10/2023

"meu amor tem duas vidas para amar-te. por isso te amo quando não te amo e por isso te amo quando te amo."
sonetos do poeta mais famoso do Chile?

Giulendo 11/10/2023

Cem Sonetos de Amor
Um livro de poesia para os apaixonados. Nem a mais longa das resenhas poderia colocar em palavras o quão sensível e preciso Neruda foi na descrição e narrativa de seu amor por Matilde.
Pablo Neruda escreve o amor como é em sua essência: uma doce contradição. Nossos sentidos são tomados pelo sentimento bucólico de um amor construído pela própria natureza.
Recomendo "Cem Sonetos de Amor" para apaixonados (por poesia, pessoas ou pela vida).

laris 06/09/2023

"Quando eu morrer quero tuas mãos em meus olhos: quero a luz e o trigo de tuas mãos amadas passar uma vez mais sobre mim seu viço: sentir a suavidade que mudou meu destino.
Quero que vivas enquanto eu, adormecido, te espero, quero que teus ouvidos sigam ouvindo o vento, que cheires o amor do mar que amamos juntos e que sigas pisando a areia que pisamos.
Quero que o que amo continue vivo e a ti amei e cantei sobre todas as coisas, por isso segue tu florescendo, florida, para que alcances tudo o que meu amor te ordena, para que passeie minha sombra por teu pelo, para que assim conheçam a razão de meu canto."