Cem sonetos de amor

Cem sonetos de amor Pablo Neruda

Resenhas - Cem Sonetos de Amor

cinnamongirl612 05/09/2023

"Antes de amar-te, amor, nada era meu:
vacilei pelas ruas e as coisas:
nada contava nem tinha nome:
o mundo era do ar que esperava."

"Dois amantes felizes não têm fim nem morte,
nascem e morrem muitas vezes
enquanto vivem,
têm da natureza a eternidade."

A forma como Neruda retrata e sente o amor em sua escrita é poesia pura, e das mais belas.

Livro curtinho e de uma leitura gostosa. Bom para levar para todo canto e ler em qualquer oportunidade.

jackpveras 02/09/2023

Gostosura Literária
Livrinho delicioso de se ler.
Tive contato com a obra há alguns anos e decidi reler para ver se o efeito catártico era o mesmo, e, para a minha surpresa, os poemas me comoveram ainda mais.

gegegol 26/08/2023

?¿
Achei esse livro muito "cultura livre por bala desejo. poder ser possibilidade três vezes sim. sim sim sim."

mibautista 14/08/2023

Poesias.
Ah, como amo poesias, poemas e ver o amor ser assim, representado em coisas tão bonitas. eu amo o amor, acho tao lindo. sensacional

Maressa 13/08/2023

Antes de amar-te, amor, nada era meu:
nada contava nem tinha nome:
o mundo era do ar que esperava.

Tudo estava vazio, morto e mudo,
caído, abandonado e decaído,
tudo era inevitavelmente alheio,

tudo era dos outros e de ninguém,
até que tua beleza e tua pobreza
de dádivas encheram o outono.

Cris.Olczyk 07/08/2023

??
Livro pelo qual eu era apaixonada, li e reli muitas vezes na adolescência. Recomendo a leitura, é um bom livro.

glwrix 31/07/2023

De tirar o fôlego
A beleza com que neruda articula as palavras pra falar sobre o amor te faz questionar se realmente é possível alguém amar assim.

de uma forma crua, ele nos leva a viagem de uma paixão que exala ternura e longevidade. viagem essa que é situada nas paisagens do chile - utilizadas como metáforas e presentes em grande parte da obra.

lindo lindo e lindo.

dudis 20/07/2023

Amor sendo descrito de forma crua e intensa
Alguns foram de dificeis interpretação, mas eu achei tao lindo.
todas nós um dia vamos ser, eu morreremos a querer ser uma matilde.

madu 18/06/2023

Poesia né
Eu tenho a teoria de que, quando você pega um livro de poemas, ele nunca vai te agradar direito; isso porque você não vai gostar de todos os poemas, e sim alguns em específico. Você pode amar a poética do escritor, aí sim você vai gostar do livro inteiro. Não foi o meu caso.
Entendo que a tradução peca em você entender as sacadas do escritor, principalmente de alguém tão renomado quanto o Pablo Neruda, mas PRA MIM não pegou tanto. Ele usa muito a natureza como metáforas na escrita dele e, na maioria dos poemas, ficou parecendo que ele só jogou um elemento aleatório e falou "vai ser isso mesmo, espero que entendam!". Não entendi, Pablo, por favor seja mais certeiro!
Mas! Em compensação, as que pegaram, eu amei. O cara escreve sobre amor de um jeito muito forte, você queima junto com ele escrevendo. Fez todo o sentido o porquê ele ganhou um Nobel de literatura e até hoje é reconhecido pelos seus poemas de amor. Enfim, admito que me deu uma vontade de amar e sentir o que ele tava falando.

LauraFF 11/06/2023

Manhã tarde e noite
O livro é dividido nos momentos do dia, manhã tarde e noite, desde o início do amor até a morte com Matilde

?Na Itália te batizaram medusa
Pela encrespada e alta luz de tua cabeleira
Eu te chamo brejeira minha e emaranhada:
Meu coração conhece as portas do teu pelo?

Bonitinho demais

Tofuuu 09/06/2023

Chorei litros.
"te amo sem saber como, nem quando, nem onde,
te amo diretamente sem problemas nem orgulho:
assim te amo porque não sei amar de outra maneira,

senão assim deste modo em que não sou nem és
tão perto que tua mão sobre meu peito é minha
tão perto que se fecham teus olhos com meu sonho."

X eros 26/05/2023

Simplesmente maravilhoso, não estava esperando muita coisa no começo, porém, valeu cada segundo. Infelizmente não consegui entender diversos sonetos, mas isso não me preocupa porque foi muito lindo e proveitoso.

Biblioteca Álvaro Guerra 19/05/2023

“Cem Sonetos de Amor” é dedicado a Matilde Urrutia, a terceira e última esposa do Nobel de Literatura. Matilde, uma soprano chilena, conheceu o poeta quando ele morava no México e trabalhava como diplomata. Nessa fase, ele era casado com Delia. Nem mesmo o matrimônio dele impediu os dois de iniciarem um tórrido romance. A relação extraconjugal se transformou em casamento quando ambos voltaram para o Chile. O túmulo do casal está até hoje na casa de Isla Negra, morada onde viveram entre 1966 e 1973. O livro é dividido em quatro partes: "Manhã", "Meio Dia", "Tarde" e "Noite". Em cada etapa, Pablo Neruda caracteriza seu amor por Matilde de uma maneira diferente. A obra possui as características típicas do autor: criação de neologismos, comparação dos sentimentos e dos atos humanos com os acontecimentos da natureza, linguagem erótica e passionalidade exacerbada.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788525406385

Cecília 18/05/2023

Perfeito, me encantei em todas as páginas.
?Se não fosse porque têm cor-de-lua teus olhos?
?E assim quando a terra receber nosso abraço
iremos confundidos numa única morte
a viver para sempre em um beijo de eternidade.?

mdoria1315 17/05/2023

O amor...
Aqui temos o Neruda não explicar, mas demonstrar o que é o amor em toda sua infinitude, em como ele reside em cada aspecto de nossa existência, especialmente quando temos alguém a quem dedicar todo esse amor.