O vento que arrasa

O vento que arrasa Selva Almada

Resenhas - O Vento Que Arrasa

Ozzy 18/03/2024

Todos Nós Temos Fome
Mais um livro que peguei na biblioteca sem saber de nada, super curto e com uma fonte enorme que faz a leitura fluir rápido e no final ter a sensação de ter lido um conto, e que foi uma boa surpresa.
Selva Almada traz personagens confinados por um período de tempo em um cenário bem inóspito, uma mecânica no meio do nada, e seja através dos sentimentos conflitantes de admiração e ódio da filha do pastor pelo seu pai, seja nos momentos tocantes do menino Tapioca pensando na própria mãe e no misterioso mundo além da oficina que ele nunca conheceu, seja na figura superprotetora e bruta do mecânico e no seu contraste com o pastor arrogante e misterioso, a autora criou aqui personagens muito vivos e interessantes e com várias camadas, com muito a ser contemplado, o que e um fato impressionante tendo em vista o tamanho da obra.
"O Vento Que Arrasa" é um pequeno livro sobre solidão e sentimento de abandono (que acabei de ler cantarolando "Hunger" do Florence and the Machine ela semelhança do tema), que me cativou bastante, pretendo ler mais da autora, de repente conferir o que ela consegue fazer com mais páginas.

Mel ð¯ 13/02/2024

Essa é uma história curtinha, de um dia, sobre um reverendo e sua filha adolescente que após verem o seu carro estragar no meio de uma viagem, param em uma oficina de carros no meio do nada e passam um dia com o dono da oficina e o rapaz que é seu ajudante.
O livro em si é um conto sobre famílias que fogem ao padrão (mãe,pai e filhos), sobre a complexa relação pais e filhos e o desejo/sonhos que os pais impõe aqueles.
Passa aquela sensação de viagem na estrada, quando olhamos pela janela ao som de uma música de rádio qualquer e vemos nossa vida passar por sob a paisagem.

pitypooralfie 20/10/2023

16.10.20

Não estava com as expectativas muito altas quando peguei esse livro, e talvez isso tenha sido bom no fim de tudo.

A escrita da Selva Almada me fisgou nas primeiras páginas, e fiquei horas imersa naquele cenário tão bem descrito. Era como se eu pudesse sentir aquele calor, a tempestade chegando, ouvir os personagens conversando?

Os pequenos flashbacks introduzidos aqui e ali ajudaram a deixar os personagens mais substanciais. Adorei acompanhar um pouco da vida pregressa do reverendo Pearson.

Quando escolhi essa leitura, nem de longe eu imaginava o quanto ela me tocaria e o quanto eu ficaria encantada por tudo ali. Fiquei com vontade de ler mais coisas da Selva Almada.

rschuwenk 15/03/2023

O vento que arrasa
Onde nem a chuva chega a água vem como tormenta. Bagunça a vida. Desfaz o chão que até então era firme

Alicia 27/05/2022

É um livro bem escrito, com personagens bem interessante. Uma pena não explicar algumas histórias, me deixou mega curiosa pra saber algumas coisas e conhecer mais os personagens, mas na real acho que esse é o objetivo do livro: ser só uma passagem.

Caroline1091 26/05/2022

É um livro pequeno mas bem conciso, por isso foi possível conhecer os personagens, entender seus passados e suas motivações.

Conta uma história cotidiana e comum, se passa em pouco tempo, tem pouquíssimos personagens e ainda sim dá pra tirar tanta coisa dele, sobre os personagens, sobre a religião, etc.

No final eu fiquei naquilo de querer saber mais, esperando mais, mas nesse livro acho que deixo passar, faz um pouco de sentido.

Recomendo, é daqueles que se começa e só para quando termina. Podem não gostar porque não é uma história de outro mundo, mas pra mim é cativante.

Cris 19/05/2022

Mais um livro do clube que estou participando. Um livro curtinho, quase como se fosse uma crônica, uma leitura interessante que só me deixou decepcionado pelo final fraco

amndmrqs 12/05/2022

Curtinho, simples e diferente. Gostei da narrativa e o desenvolvimento dos personagens em tão pouco tempo. Não sei bem o que pensar, o livro é bom pra matar um tempinho, não achei nada de extraordinário.

Mariana Dal Chico 17/12/2021

“O vento que arrasa”, de Selva Almada, foi publicado no Brasil em 2015 pela Editora Cosacnaify, com tradução de Samuel Titan Jr.

Depois de muitos anos na estante, resolvi pegar esse livro para conhecer um pouco mais da #literaturaargentina contemporânea e fui positivamente surpreendida.

Com um enredo que se passa entre uma tarde e a manhã seguinte, em um cenário árido e quente de uma mecânica de veículos esquecida em uma estrada deserta, com quatro personagens de características bem diferentes.

Gringo é cínico e não acredita que a religião seja importante, tudo o que precisa ensinar ao tímido Tapica, vem da observação da natureza.

O reverendo Pearson é um fanático religioso que acredita que apenas a sua forma de religiosidade é a correta e pura. Sua filha Leni, é uma adolescente entediada que guarda rancor do pai pela forma como eles vivem: na estrada, em hotéis baratos nas cidades mais pobres da região.

A escrita da autora é simples e direta, a tensão entre os personagens é crescente e inevitável como uma tempestade tropical - farejada pelo cachorro que tem sua voz dentro do livro. Fiquei tão envolvida que não consegui deixar o livro de lado e em pouco mais de três horas eu já tinha chegado ao fim.

Com um final melancólico e bem diferente do esperado, fiquei animada para ler outros livros da autora.

site: https://www.instagram.com/p/CXmZ8cALgNb/

Gabriel Zupiroli 01/12/2021

O clássico romance de estreia
"O vento que arrasa" soa muito bem como um romance de estreia. É direto, de linguagem simples, com uma evocação de certa poética que passa pelas visões cotidianas e questões facilmente evocáveis. Não é um livro que se aprofunda densamente em seu objeto; pelo contrário, transita entre as profundidades de maneira sutil, observadora e com olhares de cronista - vide o onisciente narrador em terceira pessoa que está sumariamente interessado em descrever os fatos, para expôr a psicologia através deles.

Dito isso, é um livro que cadência bem essa forma que utiliza. Isso porque nunca deposita esperança demais em caminhos que poderiam torná-lo cansativo ou perdido em si mesmo. Na verdade, sua economia é muito satisfatória para a leitura e combina perfeitamente com a ideia da transmissão serena. Assim, Selva Almada retrata, sem pretensiosamente evocar uma voz. O que está ali é o que está ali, e o final da narrativa representa isso de maneira perfeitamente crível.

É claro que, justamente por estas mesmas questões, peca na falta de coragem que muitas vezes é usual a esses romances de estreia. A opção pela escrita do conforto é acertada para evitar o problema, mas também acaba por limitar as próprias potencialidades do que poderia ser explorado. Não que eu deva falar do que não foi, mas às vezes ele é justamente o objeto ausente. Um outro livro posterior da autora que li, "Garotas mortas", dá conta dessa questão de maneira mais madura. Mais consciente. O que, também, faz todo o sentido.

"O vento que arrasa" é agradável, é direto, sutil e simples. Dá conta de muita coisa. Justamente por isso, é um bom romance - especialmente de estreia -, que, na verdade, não procura ser muito mais que isso mesmo.

suellen 27/05/2021

Ótimo, a escritora conseguiu deixar o livro delicado e gostoso de ser lido. Gostei muito da relação crença x descrença. Fiquei com vontade de ler outros títulos da autora.

Sid Dantas 09/09/2020

Ótimo romance de estréia
Livro curtinho e original da escritora argentina Selva Almada. Com o tema da religião ou a falta dela. Gostei.

Isa 04/04/2020

O enredo é bom
A trama deste livro de Selva Almada não deixou a desejar. Me perguntei várias vezes durante a leitura como aquela história iria terminar. Apesar do livro se passar em apenas um único dia, você fica preso no enredo e não consegue abandonar até ler a última página.

Myckaio 10/02/2020

null
Uma leitura rápida e com um potencial que poderia ser maior e mais poderoso, se abordase mais discussões entre os personagens sobre crescença e descrença. Mesmo assim, e delicado e singelo.