Os Mistérios de Udolpho

Os Mistérios de Udolpho Ann Radcliffe

Resenhas - Os Mistérios de Udolpho

_bbrcam 28/05/2021

Passei tantos anos querendo ler esse livro e me alegro de finalmente poder ter essa oportunidade!
É um livro bem descritivo e tem alguns picos de ação, mas no geral, é um livro com um desenvolvimento bem lento. Eu gostei.

Carol 01/03/2021

Cheguei ao fim deste primeiro volume curiosa para saber o que vai acontecer... mas é um livro lento, muito descritivo, por vezes cansativo...
Passado dos 65% a história começa a ficar mais interessante... agora é partir para o segundo volume.
Kalinka 01/03/2021minha estante
Tive a mesma sensação, Carol! E, quase um ano depois, ainda não comecei o segundo. ?????

Drika.livros 28/07/2020

Ok
Poderia ser melhor. As vezes é muito cansativo, mas o desenrolar da história é satisfatória. Romance gótico típico.

Jaqueline 15/07/2020

Li esse livro no começo do ano como indicação de um canal de literatura que sigo. Embora a história e o mistério sejam bem interessantes, o fato do livro ser extremamente descritivo e demorar para se desenvolver em alguns momentos fez com que a leitura se tornasse maçante para mim. Não é um livro que deve ser indicado para todos os que gostam de mistério.

Fernanda 23/03/2020

Uma história instigante, com muitos mistérios e que me conquistou, apesar de os dois primeiros capítulos serem mais descritivos e de certa maneira cansativos, a partir do terceiro a narrativa se tornou bem mais interessante e não consegui desgrudar do livro até chegar ao fim.

Então...
O livro é bom? É. Recomendaria pra qualquer um? Não..
A história é gostosa, meio agoniante com todas as injustiças que Emily sofre, mas tem momentos bastante maçantes.
Duas coisas que nunca faço, fiz pela primeira vez lendo esse livro. Primeiro, fui procurar o final na internet porque tava agoniada com o "andar da carruagem", segundo pulei várias páginas no início do livro.
Radcliffe tem um escrita bonita e cativante, mas a parte inicial do livro é uma lenga lenga descritiva sobre as belezas da natureza e como os personagens se deleitam com cada florzinha diferente que aparece na frente deles. Eu tentei ler por várias páginas, até que depois da 30 comecei a pular parágrafos inteiros porque não aguentava mais. Numa época que as pessoas viajavam pouco e tinham pouco a fazer como entretenimento além de ler, o livro tem uma ótima proposta, mas no século atual ele é só cansativo rs (pelo menos pra mim).
Passando essa parte inicial de sofrência, a história engrena em tantas surpresas e reviravoltas e injustiças com a pobre da Emily que você fica bem envolvido. De modo geral é um ótimo livro, mas não acho que agrade a todo tipo de leitor. Se você gosta muito de clássicos e está acostumado a eles, com certeza vai gostar..

Gostei
Esse segundo volume é o ápice da história. Para uma pessoa curiosa como eu, foi prazeroso de ler, pois cada vez que eu começava a achar que a história ficaria mais do mesmo, acontecia uma reviravolta qualquer.
De modo geral, Mistérios de Udolpho é um novelão, com diversos dramas e aventuras acontecendo a personagens inocentes e um número considerável de Deus Ex Machina por toda a história. Eu gostei, ainda que tenha tido a sensação de que era um "livro de massa" da época, o que é bem diferente dos clássicos que li.

Gostei

LuizaSH 17/01/2020

Segundo volume, conclusão desse romance gótico que virou um clássico que, inclusive, inspirou nada mais nada menos que Jane Austen, quando esta escreveu seu romance "Northanger Abbey".
Emily continua sua saga de sofrimento nas mãos do bandido Montoni e a esperança de conseguir escapar, voltar pra França e reencontrar seu grande amor Valancourt.
Tanto os mistérios do castelo de Udolpho quanto outros vão sendo revelados, principalmente quando o livro vai chegando ao fim, e para todos há uma explicação lógica, quer dizer, nada é o que parece, isto é, nada tem fundo de assombração ou sobrenatural.
Foi uma leitura interessante, conhecer uma obra escrita há tanto tempo e que serviu de inspiração a outros autores. É engraçada em certos pontos, com algumas surpresas entre as revelações feitas. As partes descritivas de ambientes e cenários cansa um pouco, mas quando há ação/interação entre personagens prende bem e dá vontade de seguir adiante, saber o que vai acontecer.

LuizaSH 26/12/2019

Meu interesse por ler este livro veio após ler (e ver) "A Abadia de Northanger", de Jane Austen, que cita esse livro.
É um romance gótico, escrito no séc. XVIII, e relata a vida de Emily St. Aubert, uma moça da França que, após perder todos os familiares mais próximos, fica aos cuidados de uma tia, irmã de seu pai, uma mulher mesquinha e movida a vaidade, que cai na mão de um homem sem escrúpulos e que, após estes se casarem, o cara leva ambas para seu castelo de Udolpho, que fica na Itália, e lá começam a se desenrolar várias histórias, dramas e suspenses. O livro foi dividido em dois volumes, não sei se originalmente era assim ou foi opção da editora aqui no Brasil, mas gostei, não fica tão pesado e facilita o manuseio para leitura.
Vivi momentos distintos com a leitura. Como tem um estilo de escrita descritiva, em muitos momentos a autora esmiúça os detalhes de pessoas, lugares, cenários, e aí eu achei que deixa a história arrastada, até chatinha de acompanhar. Mas quando há interação entre personagens ou mesmo ações isoladas de um ou outro, aí fica bom, pois há uma atividade no enredo. Mas as melhores partes são quando a Annette - empregada particular da tia de Emily - aparece, porque ela acredita em fantasmas e toma cada susto com qualquer barulho, e desata a falar sobre as conversas que ouve pelo castelo kkkkk ela é muito hilária.
Agora vou para o volume II e ver como todos os mistérios serão explicados e se Emily terá seu final feliz ou não.