Os Mistérios de Udolpho

Resenhas - Os Mistérios de Udolpho

Fabíola 20/05/2019

Os mistérios de Udolpho- parte 2
|Resenha|?
Essa é a continuação da obra de Ann Radcliffe e trouxe mais revelações sobre o destino da querida Emily e outros personagens.
Eu não gostei tanto quanto do primeiro livro, mas daria um 4/5. O que realmente me desagradou foram pontos como: a revelação sobre o que havia por trás do véu negro descoberto por Emily; a inserção de novos personagens como a Lady Blanche e seu pai (essa parte para mim foi bem cansativa); o final dado ao personagem de Montoni e as revelações acerca da parte mais fascinante que eram os acontecimentos sobrenaturais.
Alguns trechos eu tive a impressão da narrativa se perder, quando por exemplo o foco muda para Lady Blanche e seu pai.
Adorei a interação final da escritora conosco.
É uma obra que recomendo pela beleza da escrita...muitas vezes senti vontade de viver dentro da história. E suspirei por Emily e Valancourt.
"Embora, às vezes, os maus possam trazer aflição aos bons, o seu poder é transigente e sua punição é certa; e que a inocência, apesar de ser oprimida pela injustiça, ao ser apoiada pela paciência deverá finalmente triunfar sobre os infortúnios."
Editora: @pedrazuleditora
308 páginas.

Carol 02/10/2018

Literatura Gótica Clássica
Clássico da literatura gótica e parodiado por Jane Austen em "A Abadia de Northanger", Os mistérios de Udolpho narra as aventuras e desventuras da doce Emily de St Aubert.

O ano é 1584 e Emily é a filha única e amada de seus pais. Seus prazeres são admirar a natureza dos Pirineus franceses, escrever poesias e tocar alaúde. Nesse idílio de virtude, Emily se apaixona pelo nobre Valancourt.

Porém, isso é uma história gótica e a reviravolta nesse paraíso chega. De uma hora pra outra, Emily torna-se órfã e, sob a guarda de sua frívola tia Mme Chéron, fica à mercê do terrível Signor Otoni. É no castelo de Udolpho, com seus mistérios, passagens secretas e terrores noturnos que a parte mais interessante do livro se desenrola.

O romance é bastante descritivo. Páginas e páginas de odes às paisagens francesas e italianas, detalhamento de castelos abandonados e bosques sombrios, numa atmosfera de tensão constante, intercaladas com poesias laudatórias da própria autora.

Ann Radcliffe chega a ser prolixa, mas sua narrativa é bem bonita e a construção dos personagens principais é muito bem realizada.

Como ponto negativo, cito os personagens aleatórios que surgem apenas para solucionar algum mistério mais pro fim da história (o famoso deus ex machina). Porém, nada que desabone o romance.

Ao fim, os dois volumes de Os mistérios de Udolpho são uma leitura laboriosa, mas satisfatória. Vale a pena conhecer um livro tão influente da literatura inglesa do século XVIII.

Tamires 14/01/2016

Os Mistérios de Udolpho
“Na manhã seguinte, fez um dia lindo, e Catherine se preparou para novas investidas do grupo reunido. Os Tilneys vieram buscá-la na hora combinada; e como não surgiu nenhum novo obstáculo, nenhuma recordação súbita, nenhum chamamento inesperado, nenhuma intrusão impertinente para perturbar os seus planos, minha heroína, por incrível que pareça, pôde cumprir seu compromisso, embora com o próprio herói. Decidiram passear por Beechen Cliff, a nobre colina cuja bela vegetação de arbustos suspensos fazia dela um objeto tão impressionante quando vista de Bath.

– Nunca olhei para lá – disse Catherine, ao caminharem às margens do rio – sem pensar no sul da França.

– Já viajou para o exterior, então? – disse Henry, um pouco surpreso.

– Ah, não! Só me refiro ao que li a respeito de lá. Sempre me faz lembrar do país pelo qual Emily e seu pai viajaram, em Os Mistérios de Udolpho. Mas o senhor nunca lê romances, não é?

– Por que não?

– Por que eles não são inteligentes o bastante para o senhor… Os homens leem livros melhores.

– Aquele que, homem ou mulher, não sente prazer na leitura de um bom romance deve ser insuportavelmente estúpido. Li todas as obras da sra. Radcliffe, e a maioria delas com grande prazer. Quando comecei a ler Os Mistérios de Udolpho, não conseguia largá-lo; lembro-me de que o li em dois dias… de cabelos arrepiados o tempo inteiro.”

(AUSTEN, Jane. A Abadia de Northanger. São Paulo: Martin Claret, 2012. p. 129)

O fragmento acima é apenas uma das passagens em que Os Mistérios de Udolpho (1794), de Ann Radcliffe, é citado em A Abadia de Northanger (1818), de Jane Austen. Lembro-me de terminar a leitura do romance de Austen e ir logo pesquisar sobre Udolpho, pois ele havia não só sido muito bem recomendado pelos queridos personagens de A Abadia de Northanger, como também, obviamente, pela própria Jane Austen. O antigo desejo de ler a obra em português se tornou possível com a publicação de Os Mistérios de Udolpho pela Pedrazul Editora! Agora, todos nós podemos nos sentir como Catherine Moorland, com o coração disparado a cada página e a cada mistério!

A princípio, Udolpho é uma leitura que demora algumas páginas para deslanchar. Acho que isso se deve, em parte, pela ansiedade de conhecer o famoso castelo. Ficamos acostumados com Miss Moorland falando de Udolpho, mas a realidade é que demoramos um pouco para chegar lá. Quando conseguimos entrar no ritmo da história, entretanto, é impossível parar de ler! Trata-se de um romance riquíssimo em detalhes e em conteúdo, surpreendente a cada página!

Veja a resenha completa em http://www.tamiresdecarvalho.com/resenha-os-misterios-de-udolpho-vol-i/

site: http://www.tamiresdecarvalho.com/resenha-os-misterios-de-udolpho-vol-i/
Kassia.Albino 21/01/2016minha estante