Os Mistérios de Udolpho

Os Mistérios de Udolpho Ann Radcliffe

Resenhas - Os Mistérios de Udolpho

Luiz Souza 05/11/2023

O fantasma buuu
O livro vai continuar a saga de Emily ela sai de Udolpho e vai morar com Lady Blanche a filha do Conde de Villefort.
Ela enfrenta vários desafios no castelo e se decepciona com Valancourt que lhe deixa sem nenhuma explicação voltando só no final do livro pra eles se reconciliarem.

A empregada sempre ficava falando de fantasma no fim descobriu que não havia nada de sobrenatural era tudo falácia do povo que não tinha o que inventar kkk.

O livro é bem escrito , mas precisa ter uma boa dose de ânimo pois tem vários capítulos só mostrando Emily triste aliás essa menina não podia sofrer um Aí que ela já ficava melancólica.

Ótima leitura.

Luiz Souza 20/09/2023

Esse castelo é assombrado
O livro conta a história da jovem Emily que após perdes os pais vai ter que morar com a tia malvada Madame Cheron mas antes disso ela se apaixona por Valancourt que vai ter que se separar dele para sua tristeza sua tia não aceita esse relacionamento de jeito nenhum depois sua tia se casa com Madame Montoni pensando que ele era rico mas era só mais um falido a sua única riqueza era o castelo de Udolpho que parece esconder muitos segredos e ser bem assombrado.

O livro é bem legal mas terá que ter paciência pra ler durante vários minutos Emily contemplando a paisagem , algumas passagens são bem tristes vale ressaltar.

Agora vamos pra volume 2.

Ótima leitura.

Nado 30/09/2022

Nada como um clássico de época, no verdadeiro sentido da palavra. Li bem devagar para poder desfrutar integralmente cada capítulo e cenas. Na resenha do volume II eu retrato sobre o que achei da história.

Nado 25/12/2022

Um dos clássicos mais envolventes que já li. Fiquei com receio de que o segundo volume não fosse tão bom quanto o primeiro. Felizmente manteve a mesma qualidade. A autora ganhou um novo admirador. Emily é uma personagem inesquecível ?

Tamires 14/01/2016

Os Mistérios de Udolpho
“Na manhã seguinte, fez um dia lindo, e Catherine se preparou para novas investidas do grupo reunido. Os Tilneys vieram buscá-la na hora combinada; e como não surgiu nenhum novo obstáculo, nenhuma recordação súbita, nenhum chamamento inesperado, nenhuma intrusão impertinente para perturbar os seus planos, minha heroína, por incrível que pareça, pôde cumprir seu compromisso, embora com o próprio herói. Decidiram passear por Beechen Cliff, a nobre colina cuja bela vegetação de arbustos suspensos fazia dela um objeto tão impressionante quando vista de Bath.

– Nunca olhei para lá – disse Catherine, ao caminharem às margens do rio – sem pensar no sul da França.

– Já viajou para o exterior, então? – disse Henry, um pouco surpreso.

– Ah, não! Só me refiro ao que li a respeito de lá. Sempre me faz lembrar do país pelo qual Emily e seu pai viajaram, em Os Mistérios de Udolpho. Mas o senhor nunca lê romances, não é?

– Por que não?

– Por que eles não são inteligentes o bastante para o senhor… Os homens leem livros melhores.

– Aquele que, homem ou mulher, não sente prazer na leitura de um bom romance deve ser insuportavelmente estúpido. Li todas as obras da sra. Radcliffe, e a maioria delas com grande prazer. Quando comecei a ler Os Mistérios de Udolpho, não conseguia largá-lo; lembro-me de que o li em dois dias… de cabelos arrepiados o tempo inteiro.”

(AUSTEN, Jane. A Abadia de Northanger. São Paulo: Martin Claret, 2012. p. 129)

O fragmento acima é apenas uma das passagens em que Os Mistérios de Udolpho (1794), de Ann Radcliffe, é citado em A Abadia de Northanger (1818), de Jane Austen. Lembro-me de terminar a leitura do romance de Austen e ir logo pesquisar sobre Udolpho, pois ele havia não só sido muito bem recomendado pelos queridos personagens de A Abadia de Northanger, como também, obviamente, pela própria Jane Austen. O antigo desejo de ler a obra em português se tornou possível com a publicação de Os Mistérios de Udolpho pela Pedrazul Editora! Agora, todos nós podemos nos sentir como Catherine Moorland, com o coração disparado a cada página e a cada mistério!

A princípio, Udolpho é uma leitura que demora algumas páginas para deslanchar. Acho que isso se deve, em parte, pela ansiedade de conhecer o famoso castelo. Ficamos acostumados com Miss Moorland falando de Udolpho, mas a realidade é que demoramos um pouco para chegar lá. Quando conseguimos entrar no ritmo da história, entretanto, é impossível parar de ler! Trata-se de um romance riquíssimo em detalhes e em conteúdo, surpreendente a cada página!

Veja a resenha completa em http://www.tamiresdecarvalho.com/resenha-os-misterios-de-udolpho-vol-i/

site: http://www.tamiresdecarvalho.com/resenha-os-misterios-de-udolpho-vol-i/
Kassia.Albino 21/01/2016minha estante
Lendo e amando xD

Regina279 08/02/2023

Muito obrigada, Jane Austen ??
Gente, esse livro é demais. Há tempos não me divertia tanto com uma leitura como estou me divertindo com as reviravoltas mirabolantes, os cenários góticos, o horror sugerido, os vilões execráveis e as tortas de climão que recheiam o primeiro volume dessa história. Mal posso esperar para iniciar o segundo volume!

Emily422 26/01/2022

Eis a romântica era da razão
Pois então, perscrutando cenas pastorais de uma idade média já há muito decadente e do início efervescente da modernidade, eis, sobre isso, o olhar da romântica era da razão!
Ann Radcliffe, ao passear por construções antiquíssimas não mede esforços poéticos para desvendar seus mistérios e expor a razão, deveras iluminada (se isso não for um grande pleonasmo), de sua época. O mundo é profundamente assombrado por demônios? Talvez, mas, se o for, a estaca de Radcliffe é de madeira polida com a lâmina da racionalidade do brilhante século XVIII, e os demônios se encontram em esferas psicológicas que mais tarde seriam investigadas ou discutidas por pessoas como o querido Carl Sagan, Oliver Sacks, (...).
Independente das resoluções dos mistérios, ou da falta delas, percorrer gigantescas e pesadas fortalezas no estilo gótico saxão é um prazer a parte! Em algumas partes me senti de volta ao mirabolante e obscuro Castelo de Otranto.
Logo, Os mistérios de Udolpho, apesar de capítulos irrelevantes, enrolações/redundâncias astronômicas e a grande tendência insuportável ao desmaio, a cada vento que passa, das personagens femininas (principalmente da protagonista, pelo amor de deus), é uma obra deliciosa que oferece tudo que a primorosa literatura gótica pode dar e mais um pouco: o épico se impõe ao sobrenatural!

Enfim, o livro é constituído de descrições tão minuciosas e apaixonadas das paisagens e dos modos de vida, que senti que depois de lê-lo eu estive, presencialmente, na França e na Itália, entre Alpes "assustadores" & magníficos e campos verdejantes no final do século XVI. Portando, quanto à mágicas de outras naturezas não sei.... mas, novamente, os livros contêm algo de solene, tenho certeza, eles são "[...] a prova de que os homens são capazes de fazer magia".

LuliFiedler 09/02/2020

Então...
O livro é bom? É. Recomendaria pra qualquer um? Não..
A história é gostosa, meio agoniante com todas as injustiças que Emily sofre, mas tem momentos bastante maçantes.
Duas coisas que nunca faço, fiz pela primeira vez lendo esse livro. Primeiro, fui procurar o final na internet porque tava agoniada com o "andar da carruagem", segundo pulei várias páginas no início do livro.
Radcliffe tem um escrita bonita e cativante, mas a parte inicial do livro é uma lenga lenga descritiva sobre as belezas da natureza e como os personagens se deleitam com cada florzinha diferente que aparece na frente deles. Eu tentei ler por várias páginas, até que depois da 30 comecei a pular parágrafos inteiros porque não aguentava mais. Numa época que as pessoas viajavam pouco e tinham pouco a fazer como entretenimento além de ler, o livro tem uma ótima proposta, mas no século atual ele é só cansativo rs (pelo menos pra mim).
Passando essa parte inicial de sofrência, a história engrena em tantas surpresas e reviravoltas e injustiças com a pobre da Emily que você fica bem envolvido. De modo geral é um ótimo livro, mas não acho que agrade a todo tipo de leitor. Se você gosta muito de clássicos e está acostumado a eles, com certeza vai gostar..

_bbrcam 28/05/2021

Passei tantos anos querendo ler esse livro e me alegro de finalmente poder ter essa oportunidade!
É um livro bem descritivo e tem alguns picos de ação, mas no geral, é um livro com um desenvolvimento bem lento. Eu gostei.

Carol 01/03/2021

Cheguei ao fim deste primeiro volume curiosa para saber o que vai acontecer... mas é um livro lento, muito descritivo, por vezes cansativo...
Passado dos 65% a história começa a ficar mais interessante... agora é partir para o segundo volume.
Kalinka 01/03/2021minha estante
Tive a mesma sensação, Carol! E, quase um ano depois, ainda não comecei o segundo. ?????

Diana 27/12/2022

Muito bom! Vale a pena a leitura ??????????
Eu confesso que comecei a ler "Os Mistérios de Udolpho" sem muitas expectativa de gostar bastante, mas me surpreendi com o que eu li. Apesar de achar o Volume I mais interessante, o Volume II me deixou empolgada para chegar ao final. Emily é uma personagem que, apesar de inocente, é forte em suas crenças e nas suas decisões. Eu até achei que ela seria influenciada pelas histórias de fantasmas, mas ela foi bem mais racional (apesar de, em alguns casos, ela ter sido influenciada). Os outros personagens também são interessantes, e o par romântico de Emily, Valancourt, é um caso: ele realmente quis ser digno do amor de Emily; e, apesar de não haver tanto moments românticos, os poucos que tinham eram suficiente para ver como ele gostava dela e como ela sofria por causa de valores morais que a faziam se afastar dele.
Fiquei feliz com as explicações dos acontecimentos e dúvidas surgidas durante todo o romance, mas tem que estar disposto a chegar nos últimos capítulos - literalmente! A escrita é tranquila e simples, o que torna a leitura bem animada (você se empolga com o os acontecimentos e não para até descobrir o que acontece)!
Enfim, eu gostei bastante do romance e recomendo bastante.

Diana 22/12/2022

Surpresa muito boa! ????????
Quis ler por causa de Jane Austen citar o livro em "A Abadia de Northanger", mas acabou que eu demorei muito para começar a ler "Os Mistérios de Udolpho". Porém, resolvi ler antes de 2022 acabar - e que bom que eu fiz isso. O livro é divertido, apesar de ter algumas partes entediantes. Você se interessa bastante pelos mistérios que começam a rodar Emily desde o início do romance (o qual eu preciso de respostas no Volume II, por favor) e anseia pela personagem e os seus acontecimentos. A personagem principal tem o seu par romântico, Valancourt, mas isso não é muito visto, afinal, coisas acontecem para isso não se desenvolver muito. Por isso, ele é o interesse que pouco descobrimos sobre nesse primeiro volume. O romance foca muito nos acontecimentos da vida de Emily e em como ela os enfrenta. É um romance bem gostoso de ler e te prende com a sua linguagem tranquila. Estou ansiosa para ler o segundo volume e terminar o romance de Ann Radcliffe.

Drika.livros 28/07/2020

Ok
Poderia ser melhor. As vezes é muito cansativo, mas o desenrolar da história é satisfatória. Romance gótico típico.