A Megera Domada

A Megera Domada William Shakespeare

Resenhas - A Megera Domada

midnightrainz_ 26/04/2024

Ignorando completamente o tom meio machista da história, é um livro até que divertido (pra qm gosta do humor "insulto")

sam.h 12/04/2024

Eu achei bem engraçadinho msm percebendo o quão machista eh, porem eu relevo pq era uma época diferente ent ne

Vitinho 29/12/2023

William Shakespeare é um dos maiores nomes da literatura mundial e o maior dramaturgo e poeta da Inglaterra. Nascido em 1564 ele teve acesso desde cedo a uma ótima educação que o levou a buscar oportunidades no ramo da cultura e posteriormente ingressar no ramo da literatura. Com um leque de mais de 40 peças escritas, Shakespeare tem suas obras divididas em 3 períodos intitulados primeira, segunda e terceira fase e tendo como característica, respectivamente, as tragédias, comédias e obras mais tênues.
A Megera Domada é um livro composto por 136 páginas que é dividido em atos e 12 cenas. Por seguir o estilo teatral, o enredo é desenvolvido na forma de falas e um personagem foi intitulado narrador para os momentos em que é preciso descrever as ambientações. Sendo escrita a mais de 400 anos atrás e tendo se consagrado como a mais famosa comédia do autor, esta obra irá tratar do espalhafatoso Petrúquio e as suas artimanhas para conquistar Catarina.
Situada na cidade de Pádua, na Itália, a história começa quando o leitor é apresentado à Catarina e Bianca, filhas de Batista, sendo a primeira delas a mais velha e a mais brava de todas, enquanto a segunda é a mais nova e a mais meiga de todas. Por causa de seu jeito afável e amistoso de lidar com a vida, Bianca possui diversos pretendentes, diferentemente de Catarina que afasta todos ao seu redor e não possui nenhum futuro marido. A partir desse contexto, Batista decide que sua filha Bianca só se casará depois de Catarina e é aí que entra Petrúquio com suas artimanhas para tentar conquistar a donzela mais temida de Pádua.
Assim, chega-se à conclusão que A Megera Domada é uma obra que, dentre outros temas, fala sobre os casamentos por interesse e,por se tratar de uma comédia, é uma ótima leitura para se divertir e sair da rotina. Portanto, tendo diversas adaptações infanto-juvenis, é uma obra indicada para crianças e adolescentes

sophiataylors 19/11/2023

Li por causa da escola...
Achei um livro até bem interessante, mas seria 1000 vezes melhor assistir a peça do que lê-la.
Achei a Catarina uma personagem maravilhosa, mas dps do casamento com petruquio a personalidade dela se perdeu. Eu entendo q ela tava passando fome e não podia nem dormir direito, mas não faz sentido no contexto da personalidade dela ela ter sido domada assim tão facilmente, ela jamais faria aql monólogo no final.
O livro eh bem confuso, e senti q às vezes não deixava claro o q realmente acontecia, sabe?
Li algumas resenhas falando sobre como esse livro eh machista, mas gente, entendam q isso p época era considerado super normal, temos q analisar no contexto da época, e não no de hj em dia...
Enfim, tenho prova sobre ele amanhã, me desejem sorte

marikkkkkkk0 06/10/2023

O começo foi bom, o final não
Eu gostei muito do começo do livro por que me entreteu e eu consegui me interessar com a história, mas apartir do momento que a Catarina foi "domada" pelo petruquio o livro parou de me interessar. O pior foi simplesmente o pior final de livro que eu já li, achei que a personalidade da Catarina se perdeu completamente e ela jamais faria aquele monólogo.

Luluh_costah 01/09/2023

Escola
Adorei e ri muito, mas sou feminista e não gostei dessa domação, viva a liberdade feminina e todos amam a Catarina, lenda!
amandoca_ 01/09/2023minha estante
No livro pode

merqy_ 29/05/2023

Resenha A Megera Domada-W.S.
Livro extremamente machista e preconceituoso,achei até que razoável por conta da escrita ser consideravelmente boa.
Não tenho familiaridade com livros clássicos,mas tento ao máximo ler e me aproximar dessa literatura tão "diferente" do meu costume.
sophiataylors 19/11/2023minha estante
Pode até ser machista, mas pra época isso era considerado normal, temos que analisar no contexto da época, e não no de hoje em dia

merqy_ 20/11/2023minha estante
oi amg! eu super entendo! é pq na época q eu li eu só queria ficar puta com alguma coisa,atualmente eu considero SEMPRE o contexto histórico!!?

sophiataylors 20/11/2023minha estante
Oii, entendii, eu sou bem assim tbm

merqy_ 20/11/2023minha estante
adoro gente assim KKKKKKK

Ingrid45 11/03/2023

As ilustrações são lindas, o trabalho que o autor teve em resumir e contar de forma lúdica para crianças/adolescentes. Porém nunca tinha lido a peça original, e me senti angustiada com a mudança de vida de Catarina. Claramente um relacionamento abusivo em que ela nunca poderá sair.

Nath @biscoito.esperto 25/01/2023

Este é um dos quatro livros paradidáticos que li para as aulas de português do sétimo ano:
- O fantasma da segundona, de Menalton Braff;
- Meu avô e eu, de Telma Guimarães;
- A megera domada, de William Shakespeare;
- Os criminosos vieram para o chá, de Stella Carr.

Em 2022 eu finalmente passei de ano! Após três anos trabalhando com os alunos do 6° ano do ensino fundamental, decidi seguir em frente e dar aula para os sétimos. Sendo assim, usei o mês de janeiro para me preparar para este ano letivo. Além de ter estudado a apostila deste ano, também li e criei atividades para os quatro livros paradidáticos que serão lidos pelos meus alunos. Tenho que me adiantar, não é mesmo?

Comecei por "O Fantasma da Segundona", um romance jovem que conta a história de Maurício, filho de um famoso jogador de futebol que é contratado para salvar o Clube Esportivo Planalto do rebaixamento para a segunda divisão. Mas será que um jogador é capaz de salvar um time inteiro? 👀 Me surpreendi com o suspense que o autor foi criando a cada jogo, e gostei muito da narrativa do protagonista!

Depois li "Meu avô e eu", um livro delicado e brutal sobre o preconceito que nossa sociedade tem contra os idosos. Joaquim, nosso protagonista, tem corpo de velho e coração de jovem, e acaba se aproximando muito de seu neto enquanto não consegue refazer os laços com seu filho.

O terceiro livro foi uma adaptação de "A Megera Domada", de Shakespeare. Confesso que nunca fui muito fã das comédias shakesperianas, sou muito mais chegada às tragédias. Inclusive, já encenei Hamlet sozinha em sala de aula. Enfim, neste ano meus alunos conhecerão como era a comédia maluca do século XVI. Uma peça machista, ou uma história que denuncia o sofrimento das mulheres? Vai ser muito interessante debater isso com meus alunos.

Por fim, li "Os criminosos vieram para o chá", um livro de suspense escrito em homenagem a Alfred Hitchcock. Tem roubo de jóias, criminosos atrapalhados, uma testemunha com Alzheimer e muitas referências a histórias de detetive. Confesso que vi os plot twists vindo a 5km de distância, mas apostaria meu dinheiro que este é o livro do qual meus alunos mais irão gostar. Eles sempre gostam de bancar o Xeroque Romes

site: www.nathlambert.blogspot.com

Laura 02/08/2022

A Megera Domada
A real é que eu li esse livro pra escola, mas achei realmente muito ruim.

Objetificação da mulher, machismo, opressão...

Que ódio dos personagens e do próprio Shakespeare!

Dei uma estrela pq pelo menos me fez rir um pouco com a estupidez.

Myka 04/04/2022

A megera domada
Uma peça de teatro, cá entre nós, é muito melhor assistida do que lida. Não foi uma leitura que me agradou muito, não sou acostumada com esse tipo de livro. Porém para quem goste pode ser uma leitura prazerosa.

Nanda 06/06/2021

A Megera Domada- Fernanda
Eu particularmente não gostei muito do livro, é em algumas partes confuso e tem um vocabulário mais antigo, trazendo palavras desconhecidas que podem ser entendidas apenas pelo contexto. É um livro escrito em forma de roteiro de peça teatral, portanto, diferente do que costumamos ler. A história até que é legal, mas trata as mulheres de uma forma que não é muito legal pra nossa época (mas se adequa aos costumes da época).

bruna3810 05/06/2021

Eu não gostei desse livro, porque não entendi a história, só tem coisa machista, terminei na base do ódio mesmo e eu li só pq a escola pediu tbm

tetê 04/06/2021

te odeio escola
Esse é o livro da escola que eu tinha que ler, tinha que ler até segunda ent li só hoje e meudeus odiei, ruim, não da de entender quase nada porque você não consegue saber quem é quem, toda hora eles fingem ser outro, muito personagem chato, quando eu achei que pudesse ficar bom veio o final, horrível.
Enfim finalmente terminei agora vou voltar para pjo