Videiras de Cristal

Francisco de Assis Brasil

Resenhas - Videiras de Cristal

PY3LTK - Twitter @py3ltk 27/12/2017

Gostei deste livro!
Parece que voltei no tempo; devorei a leitura. História cabulosa do auge da imigração alemã protestante e católica no RGS. Lembrou-me das histórias dos meus bisavós, filhos de imigrantes que sofreram com suas mazelas, dificuldades, anseios e temores espirituais onde tudo era mato. Um livro cativante que nos conta a história do fanatismo religioso do final do século XIX. Recomendo...

Egídio Pizarro 04/01/2013

Luiz Antonio de Assis Brasil é um dos grandes nomes da literatura gaúcha (e para mim brasileira), e não é à toa. Em "Videiras de cristal", ele mostra o poder que tem de pesquisar e encaixar fatos reais para dar uma consistência soberba à história.

Quanto a impressões pessoais, causou-me certa tristeza ver a que ponto pode chegar o fanatismo e a intransigência. Fiquei com a ideia de que, no fim, não existem mocinhos, apenas bandidos que se diferenciam entre os que querem corrigir erros e os que não querem fazer isso. Certas cenas descritas são de causar embrulho no estômago.

Lica 29/09/2012

da série histórias dentro da História
Nunca gostei de assistir um filme baseando em obra literária sem ter lido antes a citada obra porque fica difícil não associar a imagem dos atores com os personagens, ou se irritar com acontecimentos distorcidos em alguns casos. E alguns filmes fazem uma tremenda bagunça gigante com o que contam os livros (alguns da série Harry Potter são prova disso, assim como algumas "deformações" em O Sr. dos Anéis). Li esse livro já faz algum tempo e depois assisti o filme (A paixão de Jacobina). Resolvi ler novamente e não me surpreendi por gostar mais do livro...again! Não que os atores tenham feito algo menor do que se esperava deles, mesmo por que estou bem longe de ser uma expert em cinema. Não. Apenas a complexidade da sociedade da época e das relações entre as pessoas foi retratada com cuidado e perfeição somente no livro. Trata-se de um trabalho quase "arqueológico" de pesquisa do autor. Pontos para o livro. A narrativa faz com que, apesar da clareza com que se tem o perfil psicológico dos personagens, alguns ainda fizeram com que eu me visse "torcendo" por eles. Recomendo a leitura como veículo de conhecimento de época, àqueles que gostam de ler histórias reais romanceadas e até àqueles que só pretendem ler algo novo. Não é uma leitura leve para se fazer num dia. É preciso compreender os meios e os porquês de tudo o que aconteceu para, só assim, conseguir absorver a lição da história. Aquela que é melhor saber sobre para que não se repita.

Malanovicz 02/05/2012

Muito tri!

A narrativa chega a ser contagiante, cheia de emoção! Eu quase me converti :-) Foi legal a descrição da vida de cada um dos participantes de toda a história ser feita no início, pois isso deixou-os mais "próximos" do leitor, que os conhecia pelo nome e pelos seus dramas interiores. Enquanto tudo estava em paz, a nova "religião" parecia uma saudável contestação!

Degringolou a partir das matanças e violências (odeio essa parte dos filmes e livros!). A tal Jacobina parecia MESMO o próprio Cristo! Muito tri! E a imaginação do Jacó é fantástica! Ainda bem que o Doutor dos cactos o salvou!

Incrível como os que perderam parentes não desistiram antes... o que é o fanatismo! Salve o padre Münch! Legal a presença da descrição do modo de vida dos alemães por aqui naquele tempo (a parte da história em que tudo estava em paz estava ótima!). A descrição minuciosa da guerra também foi interessante! A análise do conflito sob os pontos de vista de quase todos os personagens tornou a trama muito mais profunda!

Bah! Recomendo!

29 fev.2008

Claudine 05/04/2012

Livro espetacular que relata uma história baseada em fatos reais, ocorridos na região de São Leopoldo e Sapiranga no Rio Grande do Sul, que relata situações de preconceito, intolerância, guerra e fé. Leitura imperdível! Cuidado com os pesadelos, eles certamente ocorrerão durante a leitura!!

Paulo Silas 24/01/2010

Um final triste mas realístico
Este é um daqueles livros que você termina de lê-lo, fecha-o e então fica por alguns minutos absorto. E não por acaso: o final é exatamente o momento mais intenso. Principalmente devido a ousadia com a qual estavam imbuídos os revoltosos do Ferrabrás.

Como pode alguém(Jacobina) e muitas outras pessoas(os seguidores de Jacobina) levarem a tal ponto aquela fé?

Talvez essa pergunta com a verdadeira resposta sempre fiquem incompletas. Isto porque penso que somente quem realmente viveu numa comunidade messiânica pode explicar a força presente no espírito comunitário.

É verdade: "Videiras de Cristal" é uma história trágica. Mas não poderia deixar de ser. Primeiro porque tem um fundo histórico(veja-se Jacobina Mentz Maurer na Wikipédia). Segundo, pelo motivo de que, nossas autoridades(do Império à República) nunca compreenderam os verdadeiros motivos das comunidades messiânicas. Ao contrário souberam MASSACRAR com força despropocional aquilo que muitas vezes fora simplesmente uma reação natural às disparidades sociais deste nosso enorme Brasil(disparidades estas tanto para os daqui, quanto para os de além-mar que aqui vieram morar).

Canudos, Contestado, Caldeirão,Muckers... Tristes histórias duma realidade triste e verdadeira.

Tenho para mim que a base do livro se resume em duas únicas partes do livro:

"As almas dos fiéis se assemelham a videiras de cristal: fecundas nos verões luminosos mas frágeis e quebradiças quando cobertas pela geada do inverno." --- Página 139

"Ah, senhora! Ah, senhora que tece com seus amoráveis fios uma teia de destruição à sua volta: quem lhe deu esse direito?" ---- página 334

Certamente um dia relerei este livro.

Elu 03/02/2009

Um livro muito bom, cheio de detalhes interessantes contado por dois pontos de vista diferenciados, cheia de "fantásticos" e afins. Recomendo.

raquelpets 31/01/2009

Inesquecível
Li Videiras de Cristal no início da faculdade. Achei que seria apenas uma entre tantas leituras que eu faria nesse percurso. No entanto, foi uma das obras que mais me prendeu a atenção, que mais me ensinou e que mais me deixou apaixonada. É uma história com ricos detalhes que, infelizmente, se perderam no filme.