Contendo a Democracia

Contendo a Democracia Noam Chomsky
Noam Chomsky (Em Português)

Resenhas - Contendo a Democracia

Lendário Tchonsky 07/05/2020

Chomsky
Algumas pessoas me perguntam, qual foi a inspiração para meu nome de palhaço. A explicação está aí, por causa de Noam Chomsky, que na minha opinião é um dos maiores filósofos da nossa época, além de um linguista de prestígio. “Contendo a democracia” é um livro de 1998, mas com conteúdo tão atual que assusta. Acho que os filósofos têm esse poder, escrever alguma coisa atemporal. Neste livro ele descreve como os Estados Unidos controlam a imposição da democracia em boa parte do mundo, principalmente através do medo.
Primeiro, o medo do vermelho. Um investimento massivo em propaganda para apavorar as populações, com slogans que instauravam o “medo do comunismo”. Após a segunda guerra mundial, a corrida armamentista foi se agravando até chegarmos na guerra fria. Em determinado momento a Rússia até freou essa corrida, diminuindo a inversão na indústria bélica, mas o lado ocidental não podia saber disso, então se enfatizava a guerra do Vietnã, ou outra guerra contra os vermelhos, objetivando impor a democracia.
Mas como esse argumento não se sustentaria para sempre, quando o “vermelho” já não era mais uma ameaça, se fez necessário procurar outro inimigo: surge então a frente de combate ao narcotráfico. Chomsky menciona que os Estados Unidos praticamente destruíram países como Costa Rica, Guatemala, Nicarágua, Panamá e Honduras, combatendo o narcotráfico em prol da democracia. Eles faziam isso com outras nações, inferiores em indústria bélica, e ainda por cima vendiam suas drogas (cigarros, por exemplo).
Chomsky mostra neste livro, e em todos os outros, que se queremos entender como funciona a máquina capitalista, temos que ter um olhar mais abrangente, um olhar mais curioso e intrigante. Não somos capazes de reverter a situação sem pensamento crítico e estudo. Como diria a banda Sin Dios, “como entenderás um mundo tão completo, se escuta somente o que queres ouvir”.

Morfindel 03/05/2010

EUA
Livro muito bom.

Os EUA com a sua mania de intervir nos outros países a seu bel-prazer acabou criando e promovendo muitas ditaduras na América Latina e depois tem o cinismo de dizer que luta pela democracia, e luta contra o Eixo do Mal: Irã, Síria, Coréia do Norte etc.

E muitos dos inimigos atuais foram aliados que cometeram as mesmas barbaridadades que cometem hoje mas naquele tempo eram aliados.

Pateta 12/12/2018

IMPÉRIO DO MAL
O conteúdo é um tanto datado, pois foi publicado nos Estados Unidos em 1991. Desde então, muitas pedras rolaram. Entretanto, continua sendo uma excelente introdução à forma como a “democracia americana” manipula a opinião pública do próprio país visando encobrir os reais motivos da presença americana em todo o nosso terceiro mundo. Dá um arrepio na espinha perceber que instrumentos de dominação tão antigos continuam tão poderosos em nossos dias.