Sua Santidade

Sua Santidade Carl Bernstein

Resenhas - Sua Santidade João Paulo II

Taty 09/03/2013

Vossa Santidade, qual é a sua?
A partir dessa leitura, pude entender melhor como funciona o sistema do pontificado e suas nuances, algo que antes não me importava em saber.Também pude observar a trajetória da vida de um Papa, o que foi muito esclarecedor. Confesso que só pude entender o sentido do livro depois de ler sua totalidade.
O que me intrigou, de fato, foi a história do pontificado do Papa João Paulo II, grande diplomata, acima de tudo, ator, estrategista. Ele tinha noção do poder político e geral que a igreja tinha/tem e fez o uso conforme julgou certo.
A luta da Igreja Católica contra o socialismo, teve resultados 'inesperados' para a mesma, uma vez que não estava preparada para as possíveis consequências de um povo mais livre, uma sociedade mudada que se distancia cada vez mais dos parâmetros bíblicos enquanto Karol wojtyla, frustrado, tenta impor pensamentos tidos como polêmicos, como os que envolvem o controle da natalidade, divorcio, ordenação das mulheres, homossexualidade, etc; mais uma forma de relativismo moral, fazendo da igreja uma organização rígida e fechada.