La Sabiduría de la Improvisación

La Sabiduría de la Improvisación Patricia Ryan Madson

Resenhas - La Sabiduría de la Improvisación

Moitta 08/07/2015

1. Diga sim
- Apenas diga sim; De uma mudança positiva à situação; Concorde com aqueles que te rodeiam; Cultive frases de sim “pode apostar”, “Estas certo”, “Estou contigo”, “Boa ideia”, etc;

2. Não Prepare
Substitua os preparativa pela atenção. Estar preparado às vezes é necessário, mas o que aprendemos aqui é a estar atento, disposto a seguir o fluxo, a ouvir e se surpreender. Estar aberto à novidade. Cultivar uma mente flexível, um estado de abertura. Exercícios que consigam usar o inconsciente, ao primeiro pegar algo de uma caixa imaginária, e depois descobrir o que é. Se permitir ignorar os filtros de querer ser, querer ser engraçado, visto como inteligente e etc, e apenas fazer a ação e ouvir o que seu corpo diz, o que de fato vem. É a experiência de ser um veículo, um canal, e para isso precisamos estar abertos e sem obstáculos, sejam eles físicos, mentais, o medo de errar, do que os outros vão pensar.
Quando o coração humano tem algo a dizer, dizê-lo é sempre oportuno. Há uma liberdade em descobrir que se tem o que se necessita. Sempre há algo na caixa.
- Preste atenção no que está acontecendo agora mesmo. (Não ouça o outro pensando na resposta); Se permita ser surpreendido; Confia na sua imaginação, sempre tem algo na caixa; Dê boas vindas à qualquer coisa que te venha à mente; O Medo é uma atenção mal dirigida, concentra-te em desviá-la.

3. Apenas Apareça
Aonde estamos faz toda a diferença. Estar presente, de corpo e alma (naturalmente atento). Há rituais que ajudam, como limpar o local de trabalho, arrumar a cama e etc. Pode ser uma forma de entrar no mundo da arte sem a pressão da criação. Uma forma de iniciar algo passo a passo, entrar no palco para varrer, ajeitar alguma coisa, um ritual que te permite entrar no estado que mais tarde será necessário.
Se apresente aos outros. É assim que oferecemos nossos serviços, que nos mostramos ao mundo. Chegue na hora, esteja consciente de sua presença. Não espere que chegue uma hora conveniente para fazer aquilo que é importante pra você.
Estando num lugar importante pra você: Como maximizar essa experiência? Como fazer para estar presente, e como quero estar ali? A Ryan pede que os alunos frequentemente troquem de lugares nas suas aulas, observem a perspectiva dali, que circulem a energia.
- A motivação não é um pré-requisito para você se apresentar; Comece o dia com algo importante pra você; Use os rituais para encaminhar as coisas; Estar presente para ajudar os outros já é um serviço; Muda sua posição estratégica e refresca tua mente; Seja pontual pelo bem dos demais, e seja com você mesmo.

4. Comece de qualquer lugar
Não há um ponto apropriado para se começar. Essa regra de começar de onde seja te libera. Comece de onde você está, da ideia que teve, ou se apresenta vai como for. O improvisador se concentra em fazer com que a ideia seja boa, e não em buscar uma “ideia boa”.
- Todo ponto de partida é igualmente válido; Comece com o que seja óbvio; Qualquer tarefa parece menor depois de se ter iniciado; Ao falar em público, ao invés de um roteiro, escreve perguntas e responde-as; Edita e desenvolve suas ideias enquanto fala.

5. Seja Ordinário
Evite a pressão de “ter que ser original” e do auto-crítico para o qual nada é bom o suficiente. Há momentos para ser perfeccionista, mas não se permita o bloqueio, ficar parado por esse medo. Faça o básico, se atreva a não brilhar. Renunciar à perfeição é o primeiro passo. O segundo é deixar de tentar que te ocorra algo de diferente. Se esforçar em ter uma ideia original nos tira de nossa inteligência cotidiana, e pode, assim, bloquear o processo criativo. Não se esforce onde não precisa. Mais do que buscar ideias pouco convencionais, vale ver o que é realmente óbvio, mas, até esse momento, oculto. Diz o que quer dizer e da maneira mais natural pra você. Cada pessoa vê o mundo de uma forma única. Temos que confiar que nosso ponto de vista é bom e renunciar à busca pelo original. Já o somos.
- O que mais se assemelha é perfeito; Se atreva a não brilhar; Pense “dentro da caixa”; Celebra o óbvio; O que é comum para você muitas vezes é uma revelação pra outro; Não enrole, seja coerente.

6. Preste Atenção
Aquilo no que prestamos atenção se converte no nosso mundo. É aonde colocamos a nossa atenção que em grande medida determina a nossa experiência do mundo. Perceba as coisas, as pequenas, as que não costuma reparar. Lembrar o nome das pessoas, e das personagens, é um hábito, uma habilidade que pode ser desenvolvida com a prática. Exercícios de ter atenção total ao que está fazendo. Escutar atentamente.
- A vida é atenção; Tome nota de tudo, especialmente dos detalhes; Move sua atenção de si para os outros; Este momento só ocorre uma vez, valorize-o.

7. Encare os Fatos
Há aceitação aqui. O “e”, do “sim, e…”. Aceitar a realidade como ela é é um grande aprendizado do improviso. Aceitar uma pessoa como ela é, um colega de cena, e ver o que há de bom ou útil, sem reclamar. Escreva, descreva os fatos de uma situação que te incomoda ou problema. Evite os juízos de valor e emoções (exercício). Podemos perceber que muitos incômodos vêm de conflitos internos, querer estar em forma e querer comer frituras, e tantos outros mais complexos. Os fatos de qualquer problema emergem quando observamos os detalhes. Receber o bambolê de braços abertos, pois a vida não consiste em estar em equilíbrio, e sim em buscar o equilíbrio.
- Não lute contra a realidade; Aceita os outros tal como são; Trabalhe com o que te derem; Quais são os fatos? (Provavelmente não se deu conta de todos); A insegurança é normal, conte com ela.

8. Mantenha o Curso
Toda improvisação tem um objetivo, nunca é “qualquer coisa”. O improviso é um meio, e o fim varia. Em vez de se perguntar “O que tenho vontade de fazer?”, pergunte “Qual o meu propósito agora?”. Nos convertemos numa cultura do ‘como se sente?’. Pensar em propósito, o que precisa ser feito, proporciona uma direção. Usa da atenção, da aceitação da realidade, do ‘começar de onde estiver’ e tantas outras máximas.
- Cada improvisação tem um objetivo; Não se deixe guiar unicamente pelos sentimentos; Há um significado em tudo o que fazemos, inclusive nas menores tarefas; Não perca de vista aonde está indo; Se se desviar do objetivo, ajuste sua pontaria; Pergunte-se com frequência: Qual o meu propósito?; O que é que não ocorreria se eu não estivesse aqui?

9. Perceba os Presentes
Nada existe por si só. Tudo é interdependente. Existem presentes por todas as partes, se aprendemos a vê-los. Posso ver uma pessoa ou evento de 3 posições estratégicas: Ver o que há de mal (ver os erros), ver objetivamente (o método científico) e ver o presente que há dentro (o método do improvisador). A visão da posse é estática, nos prende a uma expectativa antiga e me impede de ver a mudança, a impermanência de cada momento, o presente que há em todo momento. Nunca estamos a sós em cena, estamos sempre cercados de presentes. Com essa visão vêm uma segurança.
A Ryan conta de sua experiência no Japão, da medição de uma semana, 14 horas por dia com as 3 perguntas: ‘O que recebi dos outros durante a minha vida?’, ‘O que lhes dei de volta?’, ‘Que problemas ou incômodos causei?’. Eram uns 90 minutos por sessão, ao final da qual uma pessoa vinha, fazia uma reverência, e pedia que lhe informasse o que você havia aprendido. O guia escutava silenciosamente, dava a próxima tarefa, fazia uma reverência, agradecia e ia embora. Como improvisadores, precisamos ver a contribuição dos outros, e reconhecer nossa interdependência. Descobrir presente ocultos é um bom exercício, pensar nos objetos que te cercam, como foram feitos e chegaram até você.
- Se atente aos detalhes; ‘Quem ou o que está te ajudando nesse momento?’; Se proponha a agradecer aqueles cujos trabalhos não são reconhecidos; O que está fazendo para retornar o favor?; Mantenha os presente em movimento e siga em frente; As menores ações contam, tudo o que fazemos tem o potencial de ajudar os outros.

10. Cometa erros, por favor
“Se não cometeu erros, não está fazendo improviso”. Faça algo arriscado, saia da sua zona de conforto. A questão não é ser descuidado nem desatento. Se meu erro gera problemas a alguém de certo irei me desculpar. Não seja descuidado nem cuidadoso em exagero. Nossa meta aqui é a capacidade de nos recuperarmos e a perseverança de seguir em frente ao fracasso. Quando o palhaço erra, vai ao público e faz um reverência, falando antes ’ta da!’.
- Errou? Se concentra no que vem vindo; Se desapegue dos resultados esperados, cultive uma mente flexível; Pratique a bricolagem, utiliza o que tem à mão de uma forma artística; Converta-se em um criador de erros seguro de si mesmo; Admitir um erro demonstra caráter.

11. Age Agora
“Não posso fazer todo o bem de que o mundo necessita, mas o mundo necessita de todo o bem que posso fazer”.
A essência do improviso é a ação. Atuamos/agimos para poder descobrir o que se segue, o que está acontecendo. Agimos pois temos um propósito ou uma pergunta. A maioria das nossas ações são pensadas, planejadas. Buscamos apenas agir quando refletimos, decidimos o que queremos. A 11a máxima nos relembra o poder da ação como parte do processo do descobrimento. Aos escritores com bloqueio - mantenham a mão em movimento. O comportamento construtivo é a melhor terapia. No improviso, a ação gera o jogo. Sempre que vejo algo que necessita ser feito e eu posso fazer, o faço. A não ação consciente também é uma ação. Quantas vezes substituímos uma ação que deveria ser imediata por uma calculada? Como o escorpião no caminho, que continua em posição de defesa muito depois dela ter se afastado, gastando energia desnecessariamente. Fazer as coisas de um jeito diferente pode ser útil.
- Atue/Age pra saber o que vai acontecer; Agende uma tarefa difícil e se atenha ao horário definido para fazê-la; Convide um amigo para te ajudar a fazer algo precise; Faça o mais difícil primeiro; Para encontrar uma nova perspectiva, busque fazer algo de forma diferente; As vezes não fazer nada é o necessário.

12. Contem uns com os outros
Aprender a trabalhar juntos, momento a momento, sem uma fórmula conhecida é uma das essências do improviso. O ‘talento’ do improviso, que envolve escutar cuidadosamente, observar as ações dos demais, tomar as rédeas, ser um bom seguidor, preencher os espaços e buscar o final adequado, são habilidades que se podem ensinar e aprender. Não há uma hierarquia estática no improviso, a coisa é muito mais fluida. Há que se estar em harmonia para perceber pra onde se vai, quem quer e deve conduzir, que vai seguir, que espaços se criaram e como podem/devem ser preenchidos. Esse estado flutuante em constante mudança é aonde o improviso vive.
“Creio que os seres humanos desejam cooperar entre si, mas velhos padrões e reflexos impedem o descobrimento da alegria do dar e receber que emana do controle compartilhado.”
O jogar com um sentimento de consideração e amabilidade suscita um sentimento de segurança. Isto é necessário quando fazemos coisas loucas e arriscadas. Criar esse ambiente é essencial.
Se pensa algo positivo de alguém, faz com que essa pessoa fique sabendo. Veja os outros, perceba-os. A generosidade é consequência da amabilidade.
- Faça-se um anjo da guarda aos outros; Resgate ou acompanhe alguém em suas lutas; Compartilhe o controle; A amabilidade é essencial em momentos de confusão e crise; Entregue-se; Manifesta seus pensamentos positivos em palavras e ações; Realize atos espontâneos de bondade; Ponha a necessidade dos outros à frente das suas; Ouça como se sua vida dependesse disso; Entregue mais do que prometeu.

13. Desfruta da Viagem
“As vezes a alegria é a fonte do sorriso, mas as vezes o sorriso é a fonte da alegria.”
- Encontre a alegria em qualquer coisa que faça, inclusive nas tarefas ordinárias; Busca maneiras de jogar, o jogo é fundamental para o crescimento humano; O aprendizado aumenta quando fazemos as coisas com calma; O riso é um excelente remédio; Se algo não te agrada, mude de opinião; Distribua sorrisos todos os dias; Faça algo só pelo gosto de fazê-lo.