My Brilliant Friend

My Brilliant Friend Elena Ferrante

Resenhas - My Brilliant Friend

yas :) 09/04/2024

You have to be the best of all
Elena Ferrante é uma artesã que tece com as linhas de suas palavras uma história como nenhuma outra.

É raro achar livros com personagens (até os secundários) tão bem construídos desse jeito. Eu me senti completamente imersa e inundada pela vizinhança de Nápoles, como se fosse eu quem estivesse caminhando pelas ruas e vivendo a adolescência das meninas.

Lila e Lenu, meu deus! A Lila é avassaladora, cada vez que você pensa ter entendido e descoberto quem ela é, mais uma vez ela se reinventa e se molda à algo novo. É inevitável fazer uma análise do caráter dela ao longo da história inteira, até porque não temos acesso ao seu ponto de vista, mas igualmente inevitável é cair em seus encantos e entender seus nuances. E a mesma inevitabilidade se estende ao percebemos que não podemos salva-la dela mesma. E a Lenu é alguém que me soa familiar, alguém que por estar ali é que não consegue enxergar o óbvio, alguém como nós. Ela permeia o mundo de maneira tão incerta, tão fora de si e cheia dos outros, mas ela é uma garota completa, brilhante.

Acredito que Elena Ferrante conseguiu aqui brincar com um aspecto do feminino que pode parecer trivial e difícil de articular, justamente por ser tão comum. Mas é exatamente isso que nos toca. Todas nós mulheres já fomos Lila e Lenu, todas nós sentimos o que elas sentem, e todas nós em algum momento não soubemos nomear tão bem esse sentimento quanto a autora conseguiu aqui.

Algo que me marcou muito lendo essa obra, foi perceber como quando somos meninas temos pouco ou quase nenhum tempo antes que nossas amizades com outras meninas sejam invadidas por essa coisa inevitável da competitividade e pelo olhar masculino no nosso comportamento. Não temos tempo de ser garotas juntas, não conseguimos aproveitar plenamente do afeto que uma tem à oferecer para outra. Logo nossas cabeças rodeiam a dor que nasce conosco, e nesse ponto já perdemos.

É um livro angustiante mas que bom que histórias assim existem, nos lembra que sempre há a possibilidade de resgate de coisas que pensamos perder ou não percebemos que tínhamos!!

cinnamongir1 10/04/2024minha estante
a resenha perfeita ????????

yas :) 10/04/2024minha estante
ai obrigada ? (adoro quando vc comenta!!)

Bárbara 22/02/2024

Livro péssimo, história chata, personagens chatos. Relações tóxicas, invejosas e dependentes. E o final pior ainda ?

livia1418 19/02/2024

Quem disse que esse livro era bom? eu só achei chato chato chato! desinteressante e entediante, deu até sono

ritinha 27/11/2023

Taylor swift coded
Eu não imaginava o quão humano esse livro iria ser. O quão atual. O quão comum e simultaneamente o quão único.
Me enganei ao pensar que se resumia a um feliz "coming of age" de duas amigas italianas. É um livro sobre autoconhecimento, sobre aceitação - como mulher e como pessoa. Lila era marcante, inteligente, bonita, enquanto Lenú, encolhida em sua sombra, sentia um misto de emoções incompreensíveis: amor? admiração? inveja? raiva?
"Lila is prettier than I am. So I was second in everything. I hoped that no one would ever realized it."
Me conectei muito com essa leitura pela sensação de pertencimento. Existem certos livros tão delicados que trazem à tona os desconfortantes pensamentos sufocados no fundo de nossas mentes e a reconfortante sensação de acolhimento ao percebermos que eles não estão apenas conosco. Senti exatamente isso em alguns momentos. Me vi na Lenú e na Lila em alguns aspectos e acredito que, nesse mundo atual ainda mais ganancioso e exigente do que a década de 50, não fui só eu.
A violência do meio, a descoberta da sexualidade (que pode muitas vezes não ser como deveria), as relações familiares (e suas mudanças ao longo do tempo), a cobrança, a insegurança, os vínculos e todas essas situações que permeiam o cotidiano humano e social. Quem somos? O que devemos sentir? O que sentimos de fato? Para onde vamos? Isso é real?
"She had had the impression that something absolutely material [...] was breaking down the outlines of persons and things and revealing itself"

Karina 25/04/2023

Uma viagem ao tempo e ao mesmo tempo à minha vizinhança
Eu consegui ver muitas semelhanças à minha vida pessoal com a Lina e Lenu e a vizinhança delas. Ainda que seja uma comparação bem ousada, visto que elas estão no pós guerra, eu consigo identificar de certa forma os mesmos resquícios de violência, falta de senso crítico e uma certa sedução pelo dinheiro que também está na vizinhança em que eu cresci. Esse livro é muito envolvente. Mal posso esperar para ler o segundo.
Mikaelen.Bezerra 25/04/2023minha estante
O segundo é tão bom quanto o primeiro, se não até melhor.

carolinesieves 24/04/2023

A brilliant book
Eu consegui me imaginar em um bairro pequeno e podre da Itália, crescendo com as duas meninas, experimentando violência familiar e interfamiliar, humilhações e depreciações, salpicados de pequenas vitórias e alegrias. Lenu e Lina lidam com o estigma colocado sobre as meninas em relação à educação, a emoção e a dor do amor jovem crescente e os desafios de potencialmente escapar da pobreza e das restrições de sua vizinhança. É fácil ver o vínculo entre as meninas mesmo com a tradução do italiano para o inglês, acredito que a tradução do italiano para o português irá internalizar melhor os sentimentos para entre as duas amigas.
Karina 25/04/2023minha estante
Que comentário!! Eu fiquei me pensando a mesma coisa, especialmente pq ela fala da diferença entre ?dialeto? e ?italiano?

Sofia.muts 22/10/2022

O resumo das relações femininas em 200 páginas
Esse livro descreveu todas as relações que já tive com figuras femininas na minha vida; o ódio na relação com a mãe, o amor, comparação e inveja das amizades entre mulheres. Simplesmente perfeito e reflexivo.

Bianca 14/10/2022

Admito que não gostei tanto da primeira metade do livro, achei meio confusa, um pouco estranha. MAS A SEGUNDA METADE É ABSOLUTAMENTE TUDO, fiquei viciada, não conseguia parar de ler! No final amei o livro e ja vou começar o próximo da série!

Talia.Moniz 10/03/2022

As amizades femininas
Para qualquer menina, não há nada mais gratificante do que encontrar a sua alma gêmea. Não uma alma gêmea romântica, que faz o coração acelarar e as pupilas dilatar. Mas sim uma alma gêmea platónica, que preenche o vazio com sorrisos e gargalhadas.

Porém, ninguém fala do sentimento agridoce que fica quando nessas amizades somos subitamente invadidos por pensamentos negativos, pensamentos que arruinam a felicidade e o conforto que essas alma gémeas causam. Pensamentos de insuficiência, que nos lembram que nós nunca seremos tão boas quanto as nossas alma gémeas e que o mundo inteiro sabe disso.

Então vem a culpa, o rancor e a vergonha de se sentir assim, de pensar de forma negativa e invejosa de alguém que temos tão perto de nós como as nossas melhores amigas.

É assim que a protagonista desse livro se sente. Lenu, descreve durante a obra a história da amizade de si com a sua melhor amiga. Relata com detalhes o sentimento de insuficiência, de insegurança que sente perto dela, ainda que a sua melhor amiga seja a pessoa que ela mais ama no mundo. Acompanha as duas durante a infância e adolescência, acomonhanado os altos e baixos de uma vida de duas pequenas garotas com grandes sonhos.

A história é coberta de conforto, demarcada por histórias de bairro, rumores e brigas fúteis, que nos embalam numa melodia infantil e nostálgica. É o primeiro livro de uma trilogia, trilogia essa que estou muito entusiasmada para continuar. Ferrante tem uma escrita maravilhosa, do tipo que nos faz esquecer do mundo à nossa volta para se concentrar num pequeno bairro em Nápoles na Itália.

É uma obra sobre a infância, sobre a adolescência, sobre amor e amizades. O que relamente marcou foi de facto esse sentimento agridoce que vêm com uma alma gêmea platónica, o sentimento de nunca ser bom o suficiente para elu, o sentimento que vem em odiar a pessoa que você mais ama.

Vitória 22/04/2020

My Brilliant Friend se passa na Itália, mais especificamente em Nápoles, no período pós segunda guerra mundial. Acompanhamos Elena, Lenù para os íntimos, uma menina inteligente que mora em um bairro pobre da cidade. Vemos neste livro sua infância e parte da adolescencia. O livro é o primeiro da Série Napolitana, composta também por mais outros três títulos.

A história é contada do ponto de vista de Elena, mas tem também um grande foco em Lila, sua amiga de infância, e a relação, muitas vezes conturbada e obsessiva, das duas. Seguimos as duas tentando se destacar na escola, lutando com a realidade pobre e violenta de onde vivem, o período da puberdade e o início de suas vidas amorosas.
É uma leitura gostosa, embora um pouco lenta em alguns momentos. Alguns aspectos do relacionamento das duas me incomodou um pouco, em especial como a Lenù depende da Lila de certa forma.

My Brilliant Friend foi adaptado para uma série italiana homônima, que no Brasil é exibida no canal HBO, que em sua primeira temporada (8 episódios) conta a história do livro de forma bem fiel e muito bem adaptada. Vale a pena conferir também.

site: https://www.instagram.com/alguemparacomentar/