Plutão

Resenhas - Plutão

1 | 2 | 3 | 4 | 5

dicas_books 11/03/2021

O ebook que virou livro
Gostei mto do capítulo do cipitulo dele é mto bom e da para sentir mto o que ele sente pelo auggie e como é a amizade dele aí amei ?

Naute 16/10/2022

Bem curtinho, mas me prendeu.
Esse livro conta sobre a história do Chris. No começo, fiquei meio irritada com ele por ele ser tão mimado, mas conforme o livro foi desenrolando, comecei a gostar dele um pouco.

Alguns assuntos ficaram em aberto e gostaria de saber o motivo de terem acontecido algumas coisas.

Estou gostando das continuações de Extraordinário, porque mostram visões de outras pessoas. Comecei e terminei no mesmo dia porque me prendeu e é uma leitura bem leve.

MiCandeloro 17/07/2015

Uma lição de amizade!
Christopher Angus Blake tinha apenas dois dias quando foi apresentado formalmente para August Matthew Pullman e, desde então, se tornaram inseparáveis. Chris custou a entender que Auggie era diferente, mas quando compreendeu por que tantas pessoas encaravam o menino e por que tantas crianças se assustavam, a ponto de darem chiliques e caírem no choro, percebeu que não seria fácil ser amigo dele. E não porque Chris fosse preconceituoso, ou tivesse nojo da deformidade facial de Auggie, mas por causa das inúmeras restrições e consequências que essa amizade acarretava em sua vida.

Por muito tempo, Chris pareceu não se importar, e curtiu divertidos momentos ao lado do melhor amigo, até ser obrigado a se mudar. A distância e a falta de tempo fizeram com que ambos se distanciassem gradualmente, até praticamente perderem o contato. Porém, certa manhã, Chris recebeu uma triste notícia de Lisa, sua mãe, que contou que Darth Daisy, a cachorrinha de Auggie, havia morrido.

Essa informação reavivou diversas memórias na mente do garoto, de tudo que ele e Auggie haviam passado juntos e de uma época em que as coisas pareciam ser mais fáceis. Lisa queria que Chris ligasse para o amigo, para dar os pêsames pela perda de Daisy, mas isso nem passou pela cabeça dele. Chris tinha outras tarefas com as quais se preocupar e das quais reclamar, e Auggie não fazia parte de sua lista.

Será que é possível resgatar amizades que ficaram no passado? E o que fazer quando passamos a dar mais valor para as trivialidades do que para o que realmente importa?

Querem saber o que vai acontecer? Então leiam!

***

Plutão é um conto exclusivo em ebook que faz parte da série de Extraordinário. Narrado em primeira pessoa, por Chris, desvendamos, em um período de 24 horas, parte do passado e do presente do menino, que enfrenta diversidades responsáveis por fazê-lo rever os seus conceitos e colocar a mão na consciência.

Chris e Auggie sempre foram amigos. Juntos, encararam as mais diversas aventuras imaginárias, mas a preferida deles era brincar no espaço e viajar até o "planeta" Plutão. Como diziam os meninos, Plutão era o Tatooine deles. A casa de Auggie era como se fosse um segundo lar para Chris, já que sempre esteve por lá e participava ativamente do dia-a-dia da família Pullman, tanto é que, numa dessas, pôde presenciar o momento da chegada de Daisy e, por isso, a sua morte o abalou tanto, já que o garoto sabia o quanto a cadela era importante para Auggie.

Foi lindo presenciar esta amizade nascer e florescer entre os meninos, e ver Chris, assim como Via, a irmã de Auggie, amá-lo e tratá-lo sem nenhuma diferença, apesar de suas deformidades físicas e limitações de saúde. Entretanto, sei que não é fácil crescer e que, muitas vezes, nos tornamos egoístas e materialistas a ponto de nos esquecermos do que realmente importa.

Chris não mudou apenas de residência, ele conheceu novos amigos, se viu em meio à separação dos pais, se tornou um menino esquecido, relapso e descompromissado, e passou a tratar a sua mãe com determinada frieza e desdém. Porém, a vida lhe reservou determinadas surpresas que abalou as suas bases e o fragilizou. Assim, Chris finalmente acordou do seu torpor e percebeu a tempo as atitudes e pensamentos errados que estava tomando, um deles, em relação à Auggie e à sua falta de interesse em procurá-lo.

R. J. sempre insere importantes lições em cada texto que escreve. Nesse, ela nos fez questionar acerca da amizade. O quanto vale uma amizade? Até onde podemos ou devemos ir para ajudar um amigo? Quando o nosso altruísmo passa a interferir negativamente nas nossas vidas e quando o nosso egocentrismo nos faz perder valiosas oportunidades?

"(...) quando amigos precisam de nós, fazemos o que podemos para ajudar, certo? Não podemos ser amigos só quando é conveniente para a gente. Boas amizades valem um esforcinho a mais!"

Após Extraordinário, a autora elaborou diversas outras tramas paralelas nas quais não só tivemos a oportunidade de conhecer personagens correlacionados à Auggie, como desvendar fragmentos da história do menino, fazendo com que, a cada novo livro, costurássemos um novo pedaço de uma colcha de retalhos.

Atualmente, existem três livros lançados no Brasil que complementam a narrativa de Extraordinário: O Capítulo de Julian, 365 dias extraordinários e Plutão. Em maio deste ano, R. J. publicou Shingaling: A Wonder Story, que conta a história de Charlotte, uma das meninas que recepcionou Auggie quando ele foi estudar na Beecher Prep. No conto, Charlotte compartilha conosco como foi a chegada do garoto no colégio e como as meninas reagiram a ele no momento em que o viram pela primeira vez. Ainda não há previsão da vinda de Shingaling, mas vamos torcer para que seja logo.

Sei que serei redundante ao dizer que todos deviam ler esses livros e que cada um deles deveria se tornar leitura obrigatória no colégio, afinal, são obras capazes de transformar as nossas vidas, que levaremos no coração para sempre. Portanto, entreguem-se à Extraordinário e suas histórias e lembrem-se que "não basta ser amigável. Vocês têm que ser amigos".

site: http://www.recantodami.com/
Luana C. 17/07/2015minha estante
A Palacio devia pensar em colocar todas essas pequenas histórias em um livro físico, depois. ?

Fernanda Nakamura 21/05/2022minha estante

Também acho Luana C.

Ana 28/04/2021

Incrível aaaaa
Assim como extraordinário, esse conto é muito tocante, fala sobre assuntos sérios de uma forma tão leve, e é tão bom ver a relação entre o Christopher e o Auggie, desta vez, pelo ponto de vista do Chris.

Maria12652 11/05/2021

Um conto de Extraordinário
Nesse conto vamos conhecer o Christopher que era o melhor amigo de infância do August, não me apeguei muito aos personagens mas é porque é realmente apenas um conto que vc lê bem rapidinho. Adorei conhecer a mãe do Chris e achei muito linda a amizade dela com a mãe do Auggie e a própria amizade dos dois meninos é muito singela e verdadeira, nos mostra a importância de ter e valorizar os bons amigos, pois amizades verdadeiras valem um esforcinho a mais

Karol 18/04/2022

PLUTÃO
Um conto sobre o primeiro amigo do August. Eu gostei, bem leve e rápido, podemos conhecer mais quem ele é e o que pensa. A narrativa é ótima pois a história é sobre o ponto de vista de Chris e é tão bom como as coisas são diferentes para as crianças, o jeito que elas vêem e lidam com cada assunto.

Achei linda a amizade entre as mães. Achei o Chris bem mimado e mal educado no sentido de ser bem grosso com os pais.

cinnamon1 15/05/2022

Incrível
Chris é um personagem tão bem construído totalmente gentil, educado e empático e foi muito legal ter uma visão de como ele via e lidava com o Auggie e até mesmo como ele lidava com os problemas do seu cotidiano.

Uma coisa que me deixo curiosa foi em relação a mãe dele que não estava levando os objetos esquecidos pelo Chris no momento do acidente então tenho 2 teorias:

1° Ou ela ainda estava voltando pra casa e foi aí que aconteceu.

2° Ela estava indo encontrar com alguém ou fazer algo que ela não comentou com o Chris.

Willy 13/03/2022

É bonzinho mas achei meio sem relevância em relação ao universo de extraordinário. É um conto bom e rapidinho mas sem muito sentido.

Jota 31/05/2020

Impossível não ler
Se você ainda não leu "Extraordinário", da autora R. J. Palacio, sério, leia.
Você ficará encantado, apaixonado pela história e arrependido por não ter lido antes. E tenho certeza, irá ler os demais livros desse universo, como "O Capítulo de Julian", "365 dias extraordinários" e "Shingaling".

Em Plutão, acompanhamos por 24 horas a vida de Christopher Angus Blake. Desde bebês, Chris e August Matthew Pullman eram inseparáveis. Porém, após Chris mudar de cidade, a distância faz a amizade entre os dois se tornar menos intensa. A história gira em torno desse novo cenário da relação entre os dois.

Uma ótima oportunidade para refletir sobre amizade.

site: https://www.instagram.com/mundolivrosehq/

dandy 13/07/2020

perfeito!!!
são só umas noventa páginas, você deseja até que seja mais, mas vale muito a pena!!
ver a perspectiva de certos momentos na visão do melhor amigo de infância do August é TUDO!!
além de conhecer um pouco mais o Chris sabe não tem UM defeito

Cacau 06/12/2020

Amizade
Como é ser amigo de alguém que é tão diferente e acaba por despertar o preconceito? Nada fácil, mas é possível.

Nay 23/07/2020

Plutão
Plutão é um livro bem leve e de leitura rápida, Chris é uns dos melhores amigos do Auggie desde sempre, suas mães também são melhores amigas, então eles se conhecem desde bebês.
O livro é narrado pelo próprio Chris, pela sua visão, conhecemos um pouco mais sobre ele e a sua amizade com o Auggie. Lá ele retrata as aventuras vividas com o Auggie e a dificuldade de ser amigo dele, e de como é difícil suportar os olhares das pessoas. Chris acaba se mudando de cidade e consequentemente se afastando do Auggie, porém, ele percebe que por mais distante que estejam, amizades verdadeiras sempre prevalecem, não importa o tempo e nem a distância.

Lorrynne.Guimaraes 16/02/2022

O primeiro melhor amigo
"Quando amigos precisam de nós, fazemos o que podemos para ajudar, certo? Não podemos ser amigos só quando é conveniente para a gente. Boas amizades valem um esforcinho a mais!"

Esse conto nos mostra a história do primeiro melhor amigo do Auggie, Christopher, como essa amizade surgiu e também os motivos pelos quais fizeram com que a amizade entre os dois esfriasse. Mas não fica restrito a somente isso... também nos proporcionou acompanhar um dia inteiro na vida do Chris e conhecer um pouco de sua família, os quais têm sido, desde sempre, bons amigos para os Pullman.

1 | 2 | 3 | 4 | 5