Leve a sério sua vida espiritual

Leve a sério sua vida espiritual Maria Emmir Oquendo Nogueira

Resenhas - Leve a sério sua vida espiritual

Victor Hugo Fernandes 14/04/2024

Livro sobre espiritualidade
O livro é uma excelente sugestão para quem deseja aprofundar sua vida espiritual. A obra nos ensina que rezar é algo simples e nos transporta para uma jornada de reflexão sobre a importância de levar a sério nossa vida espiritual.

Shalomita 26/01/2024

Determinada determinação!
"Importa muito, e tudo, uma grande e mui determinação de não parar até chegar à Fonte. Venha o que vier, suceda o que suceder, custe o que custar, murmure quem murmurar."

O livro é um resumo profundo que nos faz refletir bastante sobre: "estou mesmo levando a sério minha vida espiritual?"

Conhecendo sobre o que seria o engenho por trás do que seria uma vida de oração, os benefícios e a necessidade que nossa alma tem de ter esse "laço de amizade" com Deus.

Conhecer o Divino Amigo, conhecer nossas fraquezas e o que devemos fazer para lutar contra elas. Entender que é normal ter algo em nós que não quer rezar, mas tem tudo em nós que clama pelo céu.

E um poema que me fez rezar por dias...

Um livro pra ser lido mais de uma vez por ano.

dani ^_^ 19/01/2024

O capítulo 8 desse livro é a história de amor mais linda que eu já li na vida! Mas em geral é lindo como a mamis resume bem e explica como santa Tereza nos ensina a rezar.

Hidalberto 18/07/2023

Um pouco sobre oração
Baseado na experiência de Santa Teresa e nos escritos do São João da Cruz a autora faz uma belíssima reflexão sobre a prática da oração, esse instrumento tão necessário para o nosso crescimento espiritual. A oração não consiste em seguir padrões mais um diálogo constante e diário que vai aumentando cada vez mais. O último capítulo, muito interessante, sobre os passos de Madalena que enriquece ainda mais a reflexão sobre a oração.

Taina.Bessa 02/05/2023

Excelente
É um livro que contém um breve resumo das obras de Santa Teresa Dávila Como Castelo interior, Caminho de perfeição, livro da vida. Todos citados de forma clara e objetiva, facilitando a compreensão a Emmir é uma escritora incrível

Sírio 03/01/2022

Simples e edificador
Por meio da leitura deste livro nosso coração vai sendo formado e atraído a viver a contemplação aos moldes de Santa Teresa d'Ávila. A autora vai de maneira muito concreta assinalando pontos é aspectos importantes a serem vividos por alguém que deseja se aprofundar no conhecimento de si mesmo e no conhecimento do Senhor.

Izanio Martins 18/07/2021

LEVE A SÉRIO SUA VIDA ESPIRITUAL I Oração aos moldes de Teresa I MARIA EMMIR O. NOGUEIRA I EDIÇÕES SHALOM I #2015
INTRODUÇÃO
Como estamos diante de um livro formativo ao invés de uma narrativa, somos apresentados a textos diversos que nos inserem na dinâmica de seus ensinamentos. Talvez por isso, eu tenha tido maior dificuldade para elaborar uma resenha ou talvez tenha sido porque eu percebo a experiencia pessoal com a leitura aqui como algo que transcende os meus sentidos e o meu entendimento, algo que passa por um campo que eu ainda não consigo expressar em palavras. Enfim, vou tentar não parecer prolixo e destacar pontos que espero, despertem o seu interesse nesta leitura.
Então, como sempre fazemos, vamos conversar primeiro um pouco sobre a autora. A Maria Emmir é cofundadora e formadora geral da comunidade católica Shalom, uma comunidade que nasce como resposta de Deus aos anseios da humanidade deste tempo, uma comunidade que leva a sua frente a mensagem de paz do Cristo Ressuscitado que passou pela cruz. Ela tem formação em letras com especialização em inglês, linguística e fonética. E sabendo disso, eu passo a entender como ela lida tão bem com o sentido das palavras em seus textos. Atualmente, dedica grande parte do seu tempo ao ensino e a formação. É também autora de diversos outros livros na área da espiritualidade formação e humana.
PRIMEIROS PASSOS
O livro nos traz a preciosa lição de que a oração consiste em aprender a relacionar-se na solidão, em intimidade e muitas vezes com o Divino Amigo em todo momento da vida, “pois a amizade empenha a vida, não se é amigo apenas em alguns momentos.” Nos traz ainda, uma grande sensibilidade ao tempo que alia teoria e aspectos de praticidade.

A experiencia de leitura do livro nos traz um percurso de descoberta do sentido da oração cristã explorando a sabedoria rememorada na vida de tantos santos da igreja. E é este percurso que você vai conhecer e trilhar junto a autora ao longo dos capítulos. A depender de seu conhecimento prévio no tema, a leitura pode se tornar mais fácil ou mais difícil. Digo, se você já estiver habituado com os temas e com os termos utilizados aqui, irá se localizar melhor.
Caso seja um tema completamente novo para você, vou tomar a liberdade de pedir que você comece a leitura pelo oitavo capítulo. É apenas uma recomendação pessoal, totalmente baseada em minha experiencia com o livro. Sinta-se a vontade de me ouvir ou não.
A GLORIOSA MADALENA
Explico-me: o oitavo capítulo se chama A gloriosa Madalena que era o nome através do qual Santa Tereza Dávila chamava a mulher pecadora apresentada no texto bíblico de São Lucas, capítulo 7. Aqui um adendo sobre Santa Tereza, ela é a santa e doutora da igreja cujos livros, ensinamentos e molde de oração tanto influenciam a escrita deste livro e que possuía especial empatia com os santos “convertidos”, aqueles que viviam situações de pecados mortais, mas que tiveram suas vidas transformadas.
Então, por que começar a ler pelo oitavo capítulo? Bom, isto porque ele trás o formato narrativo e neste formato, apresenta a experiencia daquela mulher pecadora que ao ter o seu olhar encontrado com o olhar de Jesus Cristo, teve sua vida transformada, ou melhor ainda, sentia-se renascida, como alguém que andasse pelas trevas e que agora habitava sob a luz que traz vida. É neste capítulo que você percebe a presença de todos os elementos formativos apresentados nos capítulos anteriores como que desabrochando em uma experiencia de vida.

Pode parecer estranha esta minha sugestão. O oitavo capítulo é praticamente o último. Mas recordei-me de colocar isto aqui porque quando eu peguei o livro para reler e resenhar, percebi minhas várias anotações nos rodapés e cantos de página, as anotações de um Izanio lá de 2015, que nem faz tanto tempo assim, mas certamente, alguém que era diferente de quem eu sou hoje. E nas minhas anotações eu destacava como queria desistir do livro e como me sentia perdido nos conceitos apresentados até que eu li o oitavo capítulo, e tudo fez sentido.
AUTOCONHECIMENTO
Foi um livro importante para estes meus primeiros passos de reconciliação com Deus. Foi para mim, um livro de retorno. E sim, sua leitura é agradável e os ensinamentos contidos aqui são virtuosos. Mas nem sempre fáceis de encarnar. Digo, somos apresentados a oração como caminho de conversa constante com Deus. Tudo em nossas vidas pode ser expressão desta relação, o tempo inteiro.
E à medida que eu vou mais e mais conhecendo a Deus e me relacionando com Ele, mais e mais, Deus vai me revelando quem eu verdadeiramente sou. O que chamamos de processo de autoconhecimento que é um processo doloroso pois não somos educados ao longo de nossas vidas, na maior parte das vezes pelo menos, a encarar quem realmente somos. Construímos falsas imagens das nossas pessoas em cima de referenciais egocêntricos e este é um local muito alto do qual o autoconhecimento nos derruba, por isso, diante de tão grande tombo, precisa haver disposição de coração para lidar com a verdade, humildade para acolher e transformar o que precisa ser transformado e a bendita oração para nos guiar e moldar.
CONCLUSÃO
Enfim, ao longo do livro, nos são apresentados diversos conceitos sobre a vida de oração. São conceitos introdutórios e que obviamente não poderiam ser esgotados em tão poucas páginas, mas que para mim, funcionaram para despertar meu interesse por tais temas e a partir daí, buscar por leituras mais densas e mais do que isso, despertou em mim, a vontade de querer rezar mais, a vontade de querer conhecer mais a Deus, que eu acabara de descobrir, também esperava paciente e amorosamente por mim.

Emanuelle Melo 01/05/2021

Perfeito
Simples e objetiva inspiração para a vida de oração, mostrando que ela deve ser simples como Deus é simples. Apenas se expor ao sol do Amor e deixar-se amar e consumir.

Lore 21/04/2021

Aonde te escondeste, amado meu?
"Sentia-se nova! Seus pensamentos e sentimentos eram novos. Além disso, havia uma estranha e desconhecida alegria em seu coração."

Foi assim que me senti ao terminar de ler esse livro tão pequeno, mas mesmo assim, tão sensível, teórico e prático!
A obra não é um apanhado em detalhes da vida de Teresinha de Lisieux e com certeza quem busca isso provavelmente terá as expectativas um pouco frustradas. Também não é uma reprodução ou um estudo do Castelo Interior de Teresa e nem se propõe a se-lo!

Ao contrário, é uma obra que mistura a vivência e a experiência em oração da autora, a senhora Maria Emmir, e uma introdução a teoria da oração desenvolvida por Santa Teresinha, ricamente ilustrada com a poesia de Teresa, João da Cruz e até da própria autora, que conseguem mostrar a conexão que há entre o ato de orar e o amor sentido por e advindo de Deus, o Grande Mestre.

Claro, é uma obra que encerra em si muita beleza e sensibilidade, sendo especialmente maravilhosa para apresentar pessoas novas na fé ou que possuem dúvidas sobre a oração a uma teoria simples e sólida.

Leiam com o coração aberto, fazendo suas próprias orações ao longo do livro. Tenho certeza que o Senhor há de abençoá-los enormemente com essa leitura!

Jess 11/12/2020

Sou apaixonada lá minha formadora, mas nesse livro não senti muita conexão entre os texto, mas me trouxe boas lições.

Eliane Maria 24/01/2017

O que eu achei do livro.
Dá uma pincelada nas obras de Santa Teresa De Jesus, dando dicas valiosas para termos maior intimidade com Deus, nos levando a um caminho de oração profundo e verdadeiro, e esse era o objetivo principal de Santa Teresa
“Esse livro foi escrito baseado na experiência pessoal de um grande número de santos, religiosos e leigos, que tomaram Teresa por mestra e seguiram humildemente seus conselhos.”